GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

Impacto Ambiental Contextualização e conceituação
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
CONSUMO CONSCIENTE.
O que é Educação Ambiental?
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Futuro da Humanidade vs Alterações climáticas
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
Ética Ambiental.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Desafio das novas tecnologias
Conceito de Desenvolvimento Sustentável
Professor Luciano Henrique
Geografia Politica.
NATUREZA DAS ORGANIZAÇÕES
O PALADAR PÓS-MODERNO: Comer fora na era individualizada Donald Sloan
Globalização por S. Hall e Milton Santos:
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
A GLOBALIZAÇÃO EM NOSSAS VIDAS
Ética contemporânea.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
MUNDO DO TRABALHO.
Mudanças climáticas e evolução do Homem
O Fenômeno da Globalização e as Identidades Regionais
O Novo Gestor Uma análise pós-industrial.
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
A COMUNICAÇÃO NOS DIAS DE HOJE
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Unidade VII A Perspectiva Pós-Moderna
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Agroecologia.
A questão ambiental no Brasil
Ética e RSE Sérgio Caldas.
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Maria Luzia De Mello DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E IMPACTO AMBIENTAL.
REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
História do consumo e reflexões sobre sustentabilidade
Luis Felipe G. Bevilacqua  Livro: Hora Final – Alerta de um cientista. Autor: Martin Rees O desastre ambiental ameaça o futuro da humanidade.
Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho
Fraternidade e a vida no planeta “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22)
Marketing e Sociedade: Responsabilidade Social e Ética do Marketing
CRISE AMBIENTAL? E/OU CRISE DE CIVILIZAÇÃO?
O que é globalização ?.
CULTURA E CULTURA ORGANIZACIONAL
Ciência, tecnologia e sociedade
Análise do livro: a identidade cultural na pós-modernidade Stuart hall
3° REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL
FIPEN Profª Maria Inês Zampolin Coelho Outubro
Economia Popular Solidária
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
Educação ambiental e sustentabilidade econômica: comércio justo e consumo sustentável CONSUMO, MEIO AMBIENTE E EDUCACIÓN Rosa M. Pujol Vilallonga.
CULTURA.
UNIDADE LECTIVA 6 – Processos de reprodução e mudança nas sociedades actuais 6.1. Fenómeno da globalização GLOBALIZAÇÃO Estreitamento das relações e das.
Dia Nacional de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E LEGAL.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/15 Ambiente Econômico Global BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, Aula 1 Diferentes Conceitos.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Somos todos seres sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL

Impactos ambientais do consumo E as propostas de mudança dos padrões de consumo

A partir da percepção de que os atuais padrões de consumo estão nas raízes da crise ambiental, a crítica ao consumismo passou a ser vista como uma contribuição para a construção de uma sociedade mais sustentável.

Mas como o consumo faz parte do relacionamento entre as pessoas e promove a sua integração nos grupos sociais, a mudança nos seus padrões torna-se muito difícil. .

Cidadania e Consumo Sustentável Nossas escolhas fazem a diferença Aumento no consumo de energia, água, minerais e elementos da biodiversidade vem causando sérios problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, a contaminação e o desgaste do solo, o desaparecimento de espécies animais e vegetais e as mudanças climáticas.

Para tentar enfrentar estes problemas surgiram muitas propostas de política ambiental, como consumo verde, consciente, ético, responsável ou sustentável. Mas o que significam estas expressões? E o que elas têm a ver com o tema cidadania?

A Sociedade de Consumo

A abundância dos bens de consumo, continuamente produzidos pelo sistema industrial, é considerada, freqüentemente, um símbolo do sucesso das economias capitalistas modernas.

No entanto, esta abundância passou a receber uma conotação negativa, sendo objeto de críticas que consideram o consumismo um dos principais problemas das sociedades industriais modernas.

Os bens, em todas as culturas, funcionam como manifestação concreta dos valores e da posição social de seus usuários. Na atividade de consumo se desenvolvem as identidades sociais e sentimos que pertencemos a um grupo e que fazemos parte de redes sociais. O consumo envolve também coesão social, produção e reprodução de valores. Desta forma, não é uma atividade neutra, individual e despolitizada.

Ao contrário, trata-se de uma atividade que envolve a tomada de decisões políticas e morais praticamente todos os dias. Quando consumimos, de certa forma manifestamos a forma como vemos o mundo.

O termo sociedade de consumo é uma das inúmeras tentativas de compreensão das mudanças que vêm ocorrendo nas sociedades contemporâneas. Refere-se à importância que o consumo tem ganhado na formação e fortalecimento das nossas identidades e na construção das relações sociais.

Assim, o nível e o estilo de consumo se tornam a principal fonte de identidade cultural, de participação na vida coletiva, de aceitação em um grupo e de distinção com os demais. Podemos chamar de consumismo a expansão da cultura do “ter” em detrimento da cultura do “ser”.

O consumo invade diversas esferas da vida social, econômica, cultural e política. Neste processo, os serviços públicos, as relações sociais, a natureza, o tempo e o próprio corpo humano se transformam em mercadorias.

Ao mesmo tempo, novos tipos de protestos e reações ao consumismo emergem, exigindo uma nova postura do consumidor.

O consumo passa a ser encarado, mais do que um direito ou um prazer, como um dever do cidadão. Seja como for, o consumismo, que emergiu na Europa Ocidental no século XVIII, vem se espalhando rapidamente para distintas regiões do planeta, assumindo formas diversas.

O início do século XXI está sendo marcado por profundas inovações que afetam nossas experiências de consumo, como a globalização, o desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação, o comércio através da internet, a biotecnologia, o debate ambientalista etc...

Há, portanto, uma conexão entre valores éticos, escolhas políticas, visões sobre a natureza e comportamentos relacionados às atividades de consumo.

BIBLIOGRAFIA Manual do Instituto de Defesa do Consumidor - IDEC. CONSUMO SUSTENTÁVEL. 2005. Brasília/DF.