Promover Competências no Sector Alimentar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Associação Portuguesa de Usuários de Serviços
Advertisements

Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Workshop “Transferências de bens intangíveis”
Intervenção Social nos
Rotulagem Nutricional
ANÁLISES DE PERIGOS E PONTOS CRÍTICOS DE CONTROLE
DIREITOS E DEVERES DOS CONSUMIDORES
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Direito humano a alimentação adequada
COMBATE A FOME 6°B.
Uma empresa familiar que prima pela qualidade!
Maio de 2007 M. Pedrosa de Barros Estratégia Segurança da Informação Contributos A Estratégia da Informação Nacional Simpósio - Academia Militar.
Direitos e responsabilidades do cidadão consumidor
Princípios de acesso á actividade Física
Acção de Formação “Maia Saudável” – Junho 2009
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Dra. Henriqueta Sacramento
COMERCIALIZAÇÃO DE FRUTAS E LEGUMES NOS HIPERMERCADOS
A logística existe desde os tempos mais antigos
Projeto de Educação Nutricional
HACCP Segurança Alimentar
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
PLANO HACCP NUMA MELARIA NA REGIÃO DO PINHAL INTERIOR SUL
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Normalização na área de Explosões
O objectivo da directiva é assegurar uma melhor protecção dos trabalhadores no local de trabalho, através de medidas de prevenção dos acidentes de trabalho.
A DIA e o RECAPE Júlio de Jesus, engº amb.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Problemas e Propostas de Solução
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Agrupamento de Escolas de Castro Verde
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
Profª. Selma Maria da Silva
PROGRAMA ABNT DE ROTULAGEM AMBIENTAL
Certificação na Hortofruticultura
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Índice 1. Sobre o PRATO LEGAL 2. Parceiros 3. Metodologia 4. O Portal 5. Conteúdo e Ferramentas 6. Benefícios Exclusivos.
1 21 de Janeiro 2010 Encontro com Imprensa Formação Internacional Boas práticas para combater a contrafacção farmacêutica e proteger a saúde pública.
“Certificação e HACCP” Tim Hogg Escola Superior de Biotecnologia, Universidade Católica Portuguesa APCER, LISBOA 29/06/2004.
Conferências de Economia Social Reforma da Legislação do Sector – da Constituição à Legislação Ordinária Lisboa, 14 de Setembro de 2011.
Controlo de Qualidade Alimentar
QI_PME Norte Balanço de Competências Organizacional.
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
Figura 1: Factores determinantes na evolução das fileiras hortofrutícolas DIVERSIFICAÇÃO Massificação da Produção Urbanização Alteração no Consumo CONCENTRAÇÃODADISTRIBUIÇÃOCONCENTRAÇÃODADISTRIBUIÇÃO.
A Gestão de Higiene Tim Hogg ESB-UCP 2002 A gestão da higiene Autocontrolo incluindo HACCP Boas Práticas de Higiene Boas Práticas de Fabrico Gestão.
O Livro de Reclamações Electrónico INFARMED - Direcção de Inspecção e Licenciamento 15 de Abril de 2008.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Vigilância Sanitária Controle de alimentos, pragas e vetores
Programa Gestante A gestação compreende um período especial na vida da mulher, uma vez que seu organismo passa por várias modificações a fim de permitir.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Alimentação Equilibrada
Ana Catarina Marques Mouta Macedo de Cavaleiros, Abril de 2015
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Controlo de Qualidade Alimentar
HACCP Hazard Analysis and Critical Control Análise de Perigos e Controlo de Pontos Criticos O Sistema HACCP foi desenvolvido nos anos 60 pelos laboratórios.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Mercados e Negociação Comercial Docente: Fernanda Policarpo Discentes: Eduardo Rama / Naíde Neves.
Competitividade do Território: Duas vertentes prioritárias A Certificação de Produtos e Serviços Francisco Barroca Director Geral Portalegre, 23 de Novembro.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Prof. Olívio Novaski 1 CONCEITOS DE NORMALIZAÇÃO É A MANEIRA DE ORGANIZAR AS ATIVIDADES PELA CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE REGRAS, VISANDO CONTRIBUIR PARA O.
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 1 Segurança Alimentar Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 3 Metodologias de Auditoria Tema 3 – Programa de auditorias Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida
TEMA 1 SEGURANÇA ALIMENTAR TEMA 4 O SISTEMA HACCP Andreia Santos Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa co-financiado por:
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL MÓDULO 5 Regulamento Comunitário EMAS Maria Gabriela Almeida Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

Promover Competências no Sector Alimentar José António Rousseau Congresso da Nutrição e Alimentação Porto, 28 e 29 de Maio 2009

Promover Competências no Sector Alimentar Alguns factos Distribuição APED Segurança Alimentar Alguns exemplos Iniciativas APED

A Distribuição Meio envolvente Definição Mudança do perfil do consumidor (Re)evolução das estruturas de consumo Agressividade da concorrência Evolução tecnológica Congestionamento urbano Alteração dos modelos familiares e culturais Meio envolvente Conjunto de todas as entidades singulares ou colectivas que, através de múltiplas transacções comerciais e diferentes operações logísticas, desde a fase de produção até à fase de consumo, colocam produtos ou prestam serviços, acrescentando-lhes valor, nas condições de tempo, lugar e modo mais convenientes para satisfazer as necessidades dos consumidores Definição

APED Surge a partir a Associação Nacional de Supermercados. Associação patronal, de âmbito nacional. Engloba empresas que desenvolvem actividade retalhista (alimentar e/ou não alimentar) de venda de produtos de grande consumo. Regime de livre serviço. APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição

APED São Associados da APED empresas que possuem: Hipermercados Supermercados Lojas de Departamento Cadeias de Lojas Discount Lojas de proximidade Médias e grandes superfícies especializadas não alimentares

Alguns factos Estima-se que mais de 50% da população mundial será obesa em 2025. (Direcção-Geral da Saúde) Obesidade – Epidemia global do século XXI. (Organização Mundial de Saúde) Em 2010, 1 em cada 10 crianças será obesa. (OMS) A Sociedade deve estar envolvida no seu todo no combate à obesidade. Governo, comunidades locais, empresas públicas e privadas (…) devem promover a adopção de um estilo de vida saudável. (DGS)

Segurança Alimentar na Distribuição Preocupação constante pela garantia da máxima qualidade e segurança alimentar desde a origem até ao consumidor Conhecimento das necessidades e exigências dos clientes e desenvolvimento de mecanismos de informação Cooperação com fornecedores, instituições e autoridades no âmbito da promoção da Qualidade e Segurança Alimentar Cumprimento de requisitos legais e observância de requisitos relevantes

Segurança Alimentar na Distribuição HACCP Análise perigos PCC Limites críticos Monitorização Acções correctivas Verificação Sistema documental Autocontrolo Analise perigos

Alguns exemplos… EL CORTE INGLÉS Preocupação constante por uma escolha informada do consumidor Rotulagem nutricional – obrigatória para todos os produtos marca-própria Segmentação em loja – zona dietética com produtos com fins nutricionais específicos; inclui produtos mais equilibrados de cada gama; pessoas especializadas (nutricionistas) Acções pontuais em colaboração com fornecedores

Alguns exemplos… EL CORTE INGLÉS

Alguns exemplos… Programa Alimentação Saudável GRUPO AUCHAN Programa Alimentação Saudável PELO SEU BEM ESTAR - 2009 Ajudar o consumidor na escolha de alimentos para uma alimentação equilibrada Aborda aspectos relacionados com boas práticas de nutrição – 4 temas: Fibras Gorduras Açúcar Sal

Alguns exemplos… GRUPO AUCHAN Programa Alimentação Saudável PELO SEU BEM ESTAR - 2009 De acordo com a calendarização do Programa, cada tema é acompanhado pela identificação de uma série de produtos nas lojas, identificados por símbolos:

Alguns exemplos… GRUPO AUCHAN Programa Alimentação Saudável PELO SEU BEM ESTAR - 2009 Os produtos associados ao Programa estão identificados na loja

Alguns exemplos… GRUPO AUCHAN Programa Alimentação Saudável PELO SEU BEM ESTAR - 2009 Folhetos informativos sobre os 4 temas: Fibras, Gorduras, Açúcares, Sal. Realização de acções de aconselhamento nutricional gratuito (ex. rastreios de glicémia, colesterol)

Alguns exemplos… SONAE DISTRIBUIÇÃO Semáforo Nutricional – marca Continente Novo Sistema de Informação Nutricional Rotulagem esclarecedora, para a promoção de hábitos alimentares saudáveis: simplifica a interpretação das características nutricionais dos alimentos; auxilia o Cliente a fazer uma escolha nutricionalmente mais adequada.

Alguns exemplos… SONAE DISTRIBUIÇÃO Semáforo Nutricional – marca Continente Concentração elevada do nutriente Consumo ocasional ou em menores quantidades Concentração média do nutriente O alimento é uma boa opção Concentração baixa do nutriente O alimento é uma opção mais saudável A cor cinzenta atribuída às calorias não tem qualquer significado nutricional.

Alguns exemplos… SONAE DISTRIBUIÇÃO Gama Equilíbrio – marca Continente Produtos com características nutricionais e/ou de saúde que possam ser evidenciadas na rotulagem como uma mais-valia face aos produtos tradicionais. 2008 – lançadas 93 referências Continente Equilíbrio Gama Biológicos – marca Continente Gama de produtos biológicos e produzidos em protecção integrada 2008 – lançadas 51 referências de Continente Biológico

Alguns exemplos… SONAE DISTRIBUIÇÃO Outras acções Zona em loja para alimentos para necessidades nutricionais específicas (ex. alimentos sem glúten) Artigos imprensa Participação em congressos Formação de colaboradores Microsite

Alguns exemplos… SONAE DISTRIBUIÇÃO www.marcapropria.continente.pt

Alguns exemplos… SONAE DISTRIBUIÇÃO www.modelo.pt

Iniciativas APED CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS DA DISTRIBUIÇÃO ALIMENTAR Reconhecendo a importância da Segurança Alimentar para a preservação da saúde do consumidor, a APED procurou definir linhas de orientação que deverão ser seguidas pelas empresas do sector, como forma de garantir a comercialização de produtos seguros. Desenvolvido pela Comissão de Produtos Alimentares e Segurança Alimentar da APED Estabelece princípios e procedimentos de boas práticas de higiene. Divulgado em 2007 e aprovado pelas entidades oficiais. Revisão periódica.

Obrigado Congresso da Nutrição e Alimentação Porto, 28 e 29 de Maio 2009