QUALIDADE DESENVOLVIDA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa das Aulas 20/09/05 - Apresentação da disciplina
Advertisements

“Tecnologia Global Reichhold em Composites para a Construção Civil”
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Palestras, oficinas e outras atividades
Objectivos Caracterizar a Região Autónoma da Madeira
II SEMINÁRIO ATLÂNTICO DE MULHERES EMPRESÁRIAS QUALIDADE: UM NOVO DESAFIO PARA A RAM 27 e 28 Novembro 2003.
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Prof Silvio Ribeiro ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Investor Relations4Q07 | 1. Investor Relations4Q07 | 2 2.
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Consumo e Investimento
Mercados Financeiros e o Caso Especial da Moeda
Visão Global da Macroeconomia UNIVERSIDADE DOS AÇORES
Aula 7 : Sinalização Vertical (continuação)
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Guilherme Augusto Marques Araujo
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Crescimento Econômico Brasileiro : Uma Visão Comparada de Longo Prazo Prof. Giácomo Balbinotto Neto UFRGS.
Questionário de Avaliação Institucional
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Modelos de Avaliação: Ações
Provas de Concursos Anteriores
Incertezas em um novo cenário Roberto Padovani Setembro 2008.
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
OF PRODUÇÕES DESTINO: ZAMBUJEIRA DO MAR RESORT***** ECO CAMPING.
As Maravilhosas Pontes da China By : E. Cheong.
1 Celulose.
Festo Didactic - BR H510 Automação Hidráulica.
Cinética Plana de uma Partícula: Força e Aceleração Cap. 13
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
Veículos e Sustentabilidade Ambiental
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 01.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 05.
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
01 - Vezes que visitou o Rio de Janeiro Média ponderada: 1,82 vezes Base filtro: não mora no Grande Rio de Janeiro (254 entrevistas)
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
VI Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira
O N OVO M APA J UDICIÁRIO M ARÇO DE 2014 D ISTRITO J UDICIAL DA MADEIRA R EORGANIZAÇÃO J UDICIÁRIA N ACIONAL.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
Portugal: Convergência Real Para a União Europeia Abel Moreira Mateus Outubro 2000.
MATRICIAL CONSULTORIA LTDA. PREFEITURA MUNICIPAL DE GARIBALDI 23/10/ : ATENÇÃO Os locais descritos nas planilhas anexas não correspondem ao total.
Preleções Científicas Universidade Estadual do Ceará Pró-Reitoria de Extensão Integrais Múltiplas e Integrais de Volume Ministrante: Prof. K. David Sabóia.
Matemática Financeira
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
01. Conceitos Básicos e definições
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Formação: Higiene e Segurança Alimentar
B. Que fatores explicam a distribuição da população em Portugal?
PROJETO DE AUTOMAÇÃO RESIDÊNCIAL
GINÁSTICA LABORAL UM NOVO CAMINHO.
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE DESENVOLVIDA NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA 1. CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA   A Região Autónoma da Madeira é composta pelas Ilhas:  Madeira (736 Km2),  Porto Santo (42,17 Km2),  Desertas (14,23 Km2) e Selvagens (3,62 Km2),  Encontrando-se a sua capital, Funchal, a cerca de 980 quilómetros de Lisboa.  População residente: 253.426 pessoas  Densidade populacional de 318.07/Km2.  Fluxo turístico de 12 000 turistas/dia.

A Região divide-se em 11 concelhos: A Madeira é uma Ilha verde com uma exuberante vegetação com um clima temperado e Invernos amenos. A Região divide-se em 11 concelhos:   Funchal,  Câmara de Lobos,  Ribeira Brava,  Ponta de Sol,  Calheta,  Porto Moniz,  São Vicente,  Santana,  Machico,  Santa Cruz,  Porto Santo.  

Em termos económicos, a Região é caracterizada por:  forte especialização no sector dos serviços, 64% o turismo é a indústria de maior importância na ilha. A sua oferta hoteleira é composta por 25.000 camas distribuídas por cerca de 60 hotéis, dos quais:  oito de 5 estrelas,    vinte de 4 estrelas,  treze de 3 estrelas e o restante distribuído por outras categorias.

A atractividade da Região tem-se centrado:    nas condições naturais favoráveis (clima, paisagem, flora e o mar),  na qualidade da oferta.

O sector da agricultura    representa 3,5% do VAB  A superfície agrícola representa apenas cerca de 9% da superfície total. A agricultura desempenha uma função basilar na:  manutenção e conservação da paisagem humanizada factor de equilíbrio ecológico e social. A agricultura é condicionada por um conjunto de factores físicos adversos, como seja o caso:  da orografia.  declive dos terrenos.

A agricultura assenta na produção:  banana,  vinho,  frutos subtropicais e  diversos produtos hortícolas, incluindo a floricultura.

O tecido empresarial da Região, é constituído por:  empresas de muito pequena dimensão O sector do comércio contribui com:  14% para a formação do PIB e  absorve cerca de 10% da população activa.

Caracteriza-se por:  uma elevada fragmentação,  predominam unidades empresariais de pequena dimensão  com baixo valor bruto de produtos por estabelecimento,  É no Concelho do Funchal que se localiza um maior número de estabelecimentos comerciais (55,8%) e onde se realiza 95% do volume de vendas.

O sector da indústria, constituído por: Indústrias orientadas para o mercado regional:  Moagens, massas alimentícias  Alimentos compostos para animais  Lacticínios  Bebidas (cervejas e refrigerantes)  Tabaco Indústrias de base artesanal orientadas para a exportação:  Bordados  Tapeçarias  Vimes  Vinhos Possuem baixos níveis de produtividade que são determinados por:  base tecnológica relativamente atrasada  Fraca utilização de técnicas avançadas de gestão e organização da produção  insuficiências no conhecimento dos mercados

Assiste-se actualmente a uma maior dinamização do sector:  Sistemas de Incentivos ao Investimento  SIBR  SIDERAM  PEDIP II  Criação de parques industriais Tem possibilitado às empresas aí instaladas:  Uma melhor estruturação  Maior economicidade, rentabilidade e produtividade  Melhor prestação de serviços.

A nível de infra-estruturas rodoviárias Tem sido desenvolvido, nos últimos anos, um significativo esforço de investimento com o objectivo de:  Reforçar os níveis de acessibilidade intra-regional  a criação de uma rede hierarquizada de acessibilidades internas

A nível das infra-estruturas básicas de telecomunicações, a Região dispõe:  Meios de grande capacidade nas ligações com o continente europeu e o resto do mundo (via cabo submarino e via satélite)  rede interna de telecomunicações e de TV por cabo modernas

A Ilha do Porto Santo, situada a nordeste da Ilha da Madeira a cerca de 60 Km de distância Caracteriza-se:  pequena dimensão: cerca de 42 Km2 e 4 800 residentes  escassez de recursos hídricos.  A superfície agrícola útil ocupa cerca de 413 ha  indústria: pequenas actividades de reparação e actividades ligadas à construção civil.

Pretendemos este ano iniciar o processo de acreditação do Laboratório.

O Laboratório de Metrologia dispõe de equipamentos que permitem efectuar o controlo metrológico de vários Instrumentos de Medição (IM): Massas Instrumentos de Pesagem Manómetros Conjuntos de Medição de Abastecimento de Combustíveis Contadores de Tempo Taxímetros

LABORATÓRIO DE METROLOGIA DA MADEIRA (Instrumentos de medição sujeitos a controlo metrológico) Taxímetro Manómetro Industrial Bomba de Combustível Instrumento de Pesagem Colecção de Massas Parcómetro