Aprendizagem formal, não-formal e informal com a tecnologia móvel: um

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SITE ANALISADO.
Advertisements

Percepção em Mobile Learning
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Contribuições possíveis: contexto e flexibilidade
Portal do Professor SEED/MEC
Apresentando.
Apresentação do Texto: Aprendizagem de Línguas Mediada pelo Computador (Leffa, V.) Milena Mendes.
ESTRUTURAS MOLECULARES EM 3 D
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A utilização da sala de informática
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
TEXTO : VANI MOREIRA KENSKI Informática Educativa UNIANDES - LIDIE
Portal Educacional Clickideia
Prof. Marcos Barros Aprendizagem Móvel Prof. Marcos Barros
Danielle Domeneghetti Crepaldi Orientador: Wilson Massashiro Yonezawa
TIC 10º ano Bases de Dados Grupo de Trabalho António Arroio/CRIE-FCUL 8 Março 2006.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Percepção em M-Learning
Linguagem de Internet prejudica o aprendizado?
Mundo Portáteis passaram a representar a maior parte dos PCs vendidos em 2010 Fonte: Estudos IDC Brasil Q
Conectado com a Educação
Magistra – Curso Tecnologia da Informação
Arlindo Oliveira (IST), Hélder Coelho (FCUL). Popularidade dos MOOCs.
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGEM – MESTRADO RAQUEL BAMBIRRA ELANE AVELAR LANA 08/11/2013.
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Softwares Educacionais – Cód
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
O QUE É UM APLICATIVO? A diferença entre um aplicativo e um site é que o aplicativo é instalado em Tablets e Smart Phones através da Apple Store e Google.
DIRETORIA DE GENTE E GESTÃO Gerência de Relacionamento com Docentes
Considerações finais A proposta de capacitação proposta é usar e o virtual do MOODLE para auxiliar a promover a reflexão acerca do uso crítico das.
1 Edgar Marçal de Barros Filho Orientador: Riverson Rios Co-Orientadora: Rossana Andrade Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade.
Instituto A Vez do Mestre
Giselda dos Santos Costa
GREETINGS PAULA ADRIANA TEIXEIRA DOS SANTOS UME PEDRO II GREETINGS/EJA.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Início da vida docente: Abril de 1990; Em 1997, 98 e 99 = orientadora do noturno; Em setembro de 2000, começo a lecionar no Estado do Rio Grande do Sul.
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
Este trabalho foi elaborado pelas alunas do Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Elaine Teodora Jeane Rodrigues Sara Mota Soraya Margareth.
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
O computador como Meio e como Fim...
T R I B A L Mobile Learning: Design de atividades para o celular em sala de línguas Giselda dos Santos Costa Instituto Federal do Piaui- IFPI
Quando se desenvolve um software educacional para apoio ao processo de aprendizagem, de uma determinada área de conhecimentos e de um determinado conteúdo,
Escola de Educação Básica Teresa Ramos Corupá 2010.
Cellatschool PLUS: um novo design de aplicativo híbrido para ensino e aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira.
Curso Elaboração de Projetos Utilizando os Recursos Tecnológicos.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
 Os softwares educacionais ajudam os alunos a manterem o foco e também a deixá-los em um ambiente onde sintam-se confortáveis.  É possível utilizar.
AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO DIALOGADA: a cooperação como estratégia de aprendizagem Stela C. Bertholo Piconez Faculdade de Educação Universidade de São Paulo.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Softwares Educacional.  Os software podem ser considerados programas educacionais a parti do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia.
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem formal, não-formal e informal com a tecnologia móvel: um processo rizomático Giselda dos Santos Costa Antonio Carlos Xavier Instituto Federal do Piaui- IFPI giseldacostas@hotmail.com

MOBILE LEARNING: Explorando potencialidades com o uso do celular no ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública” Site da tese: http://www.giseldacosta.com.br/public.html

TESE

Sumário 1- parte Apresentar o conceito de mobile learning 2- parte Mostrar aprendizagem contínua como um processo rizomático.

Atualmente, os dispositivos portáteis permitem que os alunos aprendam o quê, quando, onde e como eles querem. Dentre todos os dispositivos tecnológicos existentes a partir da década de 1990, o celular tem se mostrado como o mais popular de todos.

Mobile Learnig Em 15 de setembro de 2000, o Google pontua 40 links m-learning 29.900 e-learning. Em 07 de julho de 2014, pesquisando no Google, encontramos para e-learning 252.000.000 m-learning 231.000.000 links .

Mobile Learnig M-learning uma modalidade educacional ainda complementar na aprendizagem. A MOBILIDADE DAS APRENDIZAGENS

Tipos de aprendizagem

Rizoma A metáfora biológica de um rizoma O caule de uma planta cria raízes e rebentos, cada um dos quais pode tornar-se uma planta nova.

Conceito de rizoma como metáfora desenvolvido por Gilles Deleuze e Felix Guattari (livro Mil Platôs). O rizoma como uma metáfora serve para descrever a complexidade da aprendizagem, principalmente em ambientes tecnológicos.

Rizomas não têm começo nem fim distintos, crescem e se espalham de uma forma nômade, como o processo de aprendizagem

Mobile learning não tem só um um caminho Mobile learning não tem só um um caminho. Existem dezenas de maneiras de usar dispositivos móveis para apoiar os alunos e no controle de sua própria aprendizagem.

Câmera Televisão GPS Rádio / Podcast Bloco Notas Internet SMS/WhatsApp Áudio (MP3/MP4) Televisão Vídeo/Redes sociais Rádio / Podcast Internet e-Mail Gravador

Laboratório móvel

Laboratório móvel

QR code

QR code

A aprendizagem com a tecnologia móvel pode ser vista como um exemplo de aprendizagem rizomática. O aprendiz pode até estabelecer o começo de sua aprendizagem, mas não será capaz de identificar seu fim.

Segundo Sanford a al.(2011), o processo rizomático refere-se à interconexão de ideias e de exploração sem limites de vários modelos educacionais e tecnológicos, considerando que todas as tecnologias têm suas próprias qualidades/potencialidades que podem ser difícil de modificar ou ignorar.

O valor na ideia do rizoma em mobile learning, para nós, é a maneira em que se coloca a imprevisibilidade, a conexão e a flexibilidade das aprendizagens, pois aprender é um processo casual, dinâmico, sem limites, imprevisível, adaptável e não linear.

As tecnologias móveis, principalmente os celulares, estão entrelaçadas com a vida cotidiana das pessoas e permitem a cessar uma aprendizagem muito mais espontânea, movida por uma necessidade imediata de informações.

m-Learning project - IST-2000-25270 - www.m-learning.org

m-Learning project - IST-2000-25270 - www.m-learning.org

m-Learning project - IST-2000-25270 - www.m-learning.org

m-Learning project - IST-2000-25270 - www.m-learning.org

REPRESENTANTE DOCENTE CONSUP No dia 26, contamos com seu apoio. VOTE 11 ! Professor Antônio Júnior e Professora Giselda Costa Campus Teresina Zona Sul