Orientação para os professores de Biologia – 1° EM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A escola e a prevenção ao uso de drogas
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
Programa de Ética e Cidadania
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Saúde e Prevenção nas Escolas
“Necessidades e desafios da sexualidade: Vale Sonhar”
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
“Quanto mais preliminares, mais úmida fica a perereca.”
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Programa aluno pesquisador
SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – UMA ABORDAGEM HUMANÍSTICA ARAGUAÍNA, 27 E 28 DE AGOSTO DE 2009.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
Educação Ambiental - GPEEA
Parâmetros Curriculares Nacionais
Programa Ler e Escrever
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
VULNERABILIDADE E AVALIAÇÃO DE RISCO
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Orientações aos Profissionais de Saúde
Mobilização Nacional para a Prevenção de Jovens
REGISTROS.
SPE & PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA
Sexualidade, Orientação e Saúde
Secretaria Municipal de Educação e Saúde
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Monique Estevam – PCNP de Ciências Data: 29/04/2014
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Modelo Dialógico de Resolução de Conflitos. Origem dos conflitos Os conflitos de convivência que vemos e sobre os que atuamos são a ponta do iceberg.
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Ministério da Educação Ministério da Saúde UNESCO UNICEF UNFPA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
SAÚDE REPRODUTIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM E CONVIVEM COM HIV
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
SITUAÇÕES.
Educação Sexual A sexualidade sempre foi um tema de difícil discussão, sobretudo para adolescentes. A curiosidade, a descoberta das diferenças no próprio.
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
1ª Formação de Professores Coordenadores
Como Ensinar Saúde Sexual e Reprodutiva em um Projeto de Extensão
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
Programa de atenção a saúde do Adolescente
VALE SONHAR.
TEMAS TRANSVERSAIS.
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
PROJETO: ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA
Área de Ciências da Natureza
Vulnerabilidade PrevençãoDST HIV AIDS 2010 Nelio Zuccaro
vídeo
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Orientação para os professores de Biologia – 1° EM A sexualidade no Currículo de Biologia da 1ª série do Ensino Médio

Justificativa No 3º bimestre da 1ª série do Ensino Médio o caderno do aluno – Volume 2 apresenta três situações de aprendizagem voltadas para a Educação Sexual. Segundo o currículo oficial de Ciências da Natureza (Biologia) o objetivo central das atividades previstas para a 1ª série do Ensino Médio é a formação de um cidadão consciente da realidade que o rodeia. Para isso, as orientações presentes no Caderno do Professor e Aluno ressaltam a importância da construção de um espaço de diálogo, no qual o professor atue como um mediador nas discussões sobre sexualidade, coibindo preconceitos e estereótipos. Esta postura condiz com aquela descrita nos PCNs (BRASIL, 1998). Atividades lúdicas ou dinâmicas permitem uma mediação entre razão e afetividade e possibilitem que os alunos aprendam, na mente e no corpo, o assunto desenvolvido. A inserção das oficinas/jogos nas situações de aprendizagem evidenciam essas possibilidades.

Objetivo As oficinas/jogos propostas no caderno do professor/aluno de Biologia – volume 2 visa contribuir para a diminuição da ocorrência de gravidez na adolescência nas escolas de Ensino Médio. A orientação para os professores de Biologia (1° EM) busca capacitá-los e auxiliá-los na implantação das oficinas de prevenção, além de promover informações, orientações e suporte técnico.  

Proposta de reflexão para iniciar o tema em sala de aula Vídeo: Minha Vida de João Parte 1 disponível em http://youtu.be/LESrHIGGon8 Acesso em 19/08/2015 Parte 2 disponível em http://youtu.be/hQqNUIgaRho Acesso em 19/08/2015

Guia de discussão do vídeo Minha vida de João Sugestões de como trabalhar com o vídeo Objetivos para inserir o vídeo antes da sequência didática: Facilita a introdução do assunto, Motiva e estimula para o conhecimento, Aproxima o tema do cotidiano das pessoas e, Informa, entretendo Atividades propostas no guia: Dividir o vídeo em 3 temas – socialização do gênero (infância), primeiros planos e experiências (adolescência) e conflito e buscas de resolução e organizar um debate; Outras técnicas: O que é? O que é? ; Quero..não quero..quero...não quero, e Varal da violência. Verificar material em anexo

Trabalhando com o caderno do professor/aluno 1° Ensino médio Biologia Volume 2 Situação de aprendizagem 1 - Vulnerabilidade

Texto de apoio para introduzir o assunto Porque a vulnerabilidade é um critério para orientar as atividades de prevenção? Extraído do Guia para a formação de profissionais de saúde e de educação: Saúde e Prevenção nas Escolas (Ministério da Saúde / Programa Nacional de DST/ Aids ) Disponível em http://www.aids.gov.br/sites/default/files/guia_forma_prof_saude_educacao.pdf Acesso em 19/08/2015 Verificar material em anexo

Vulnerabilidade É a interação de fatores individuais e coletivos que faz com que diferentes pessoas e grupos estejam mais suscetíveis a infecções e adoecimentos do que outras, uma vez que dispõem de menores possibilidades de se proteger ou se prevenir. Significa dizer, então, que todas as pessoas estão suscetíveis a adquirir doenças ou a sofrer danos no dia a dia de suas vidas, mas algumas têm maiores condições de evitá-las porque dispõem de mais recursos (informações, emprego, renda, escolaridade) do que outras.

Não ter conhecimento sobre as formas de transmissão e prevenção das DST e não usar camisinha VULNERABILIDADE INDIVIDUAL Ter dificuldade de acessar a escola ou os serviços de saúde Ser discriminado em função da orientação sexual Não conseguir negociar o Preservativo com o parceiro (idade, situação socioeconômica, gênero) VULNERABILIDADE SOCIAL Não receber informação na escola Ser impedido de realizar o teste no serviço de saúde Inexistência de campanhas de conscientização VULNERABILIDADE PROGRAMÁTICA

Realização da oficina Árvore do prazer Proposta de ação que antecede a situação de aprendizagem Vulnerabilidade Realização da oficina Árvore do prazer Extraído do Guia do professor – Eu preciso fazer o teste do HIV/AIDS? Mobilização Nacional de Adolescentes e jovens de Ensino Médio para Prevenção da Infecção pelo HIV/AIDS Disponível em http://www.unicef.org/brazil/pt/SPE_Guia_Formacao.pdf Acesso em 19/08/2015 Verificar material em anexo

Oficina: Árvore do prazer Tempo de duração: 1h de discussão em grupo O roteiro para a realização da oficina está na pasta. Simulação da árvore do prazer com professores

Fotos da dinâmica – árvore do prazer EE Profª Catharina Casale Padovani Projeto Prevenção e Saúde na Escola Projeto UP!

PRAZERES LISTADOS PELOS ADOLESCENTES Carinho, abraços, beijos, amasso, aventura, sexo, amor, fetiches, namoro, duplo sentido, ternura de um amor, apertar, arrepiar.

RISCOS DOS PRAZERES APONTADOS PELOS ADOLESCENTES Não se correspondido, se magoar, se decepcionar, perder amizades, correr riscos, gravidez, decepções, prejuízos, tristezas, gonorréia, crista de galo, sapinho, se o pai pega lascou, fazer sexo sem camisinha, herpes, DST, doenças pelo sexo proteção, HIV, se arrepender, Aids, sexo sem camisinha traz doenças.

PREVENÇÃO AOS RISCOS ANOTADOS PELOS ADOLESCENTES Não beijar, fazer higiene bucal, usar camisinha, ter orientação, remédio, não quebrar leis, não exagerar, não fazer sexo, pílula, dialogo, consultar um médico, responsabilidade, informação, respeito, consciência, DIU, só não fazer para não pegar doenças, dialogo aberto com o parceiro, uso de preservativo, tomar precauções antes do sexo.

Trabalhando com o caderno do professor/aluno 1° Ensino médio Biologia Volume 2 Situação de aprendizagem 2 – Menina mãe e Menino pai

Proposta de ação para a situação de aprendizagem Menina mãe e Menino pai Oficina 1: O despertar para o sonho. Cria condições para o jovem identificar o seu projeto de vida e perceber o impacto de uma gravidez na adolescência sobre o mesmo. Oficina 2: Nem toda relação sexual engravida. Promove informações sobre sexualidade e reprodução humana, ensinando o jovem a identificar as práticas sexuais de risco. Oficina 3: Engravidar é uma escolha. Desenvolve no jovem a aprendizagem do controle da capacidade reprodutiva e dos mecanismos de prevenção. Verificar caderno do aluno reproduz as oficinas não sendo necessário o uso do kit Vale Sonhar

Oficina 1 – O despertar para um sonho Vídeo Disponível em http://youtu.be/STd8fXFS-HI Acesso em 18/08/2015

RELATÓRIO: PSE NA ESCOLA EE “Prof RELATÓRIO: PSE NA ESCOLA EE “Prof.ª CATHARINA CASALE PADOVANI” DINÂMICA – O despertar para o sonho Depoimentos e Respostas dos alunos

As outras dinâmicas estão em vídeos: Disponível em http://youtu.be/oa4E2A1s1ro Acesso em 18/08/2015 Disponível em http://youtu.be/cHYGNg7YLEM Acesso em 19/08/2015

Trabalhando com o caderno do professor/aluno 1° Ensino médio Biologia Volume 2 Situação de aprendizagem 3 – A Aids também é problema seu

Proposta de ação que antecede a situação de aprendizagem A Aids também é problema seu Oficina – “ Festinha ” Objetivo: Desconstruir preconceitos Mostrar que todos são iguais Mostrar que todos podem ser contaminados por HIV Direitos Humanos Ética e cidadania Verificar roteiro em anexo

Trabalhando com o caderno do professor/aluno 1° Ensino médio Biologia Volume 2 Situação de aprendizagem 4 – Camisinha é prevenção

Proposta de ação que antecede a situação de aprendizagem Camisinha é prevenção Verificar roteiro em anexo

Fonte: O Caderno das coisas importantes Disponível em http://www.unicef.org/brazil/pt/O_Caderno_das_Coisas_Importantes.pdf Acesso 18/08/2015

Finalizando os trabalhos: Fonte: “Cá entre nós” – Guia de Educação integral em Sexualidade entre jovens Disponível em Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002170/217096por.pdf Acesso em 19/08/2015 Verificar material em anexo

Enquete: Gravidez na Adolescência Este instrumento deverá ser aplicado a todos os alunos – homens e mulheres - do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio de sua escola, antes de realizar as oficinas. A enquete deve ser aplicada em cada uma das salas de Ensino Médio da escola. A enquete pode ser aplicada por qualquer professor que receba as orientações do PC e se sinta seguro para tanto.

ENQUETE – GRAVIDEZ na ADOLESCÊNCIA Aplicação da enquete ENQUETE – GRAVIDEZ na ADOLESCÊNCIA   Idade: Sexo: M ( ) F ( ) Série: 1ª ( ) 2ª ( ) 3ª ( ) Meninos Você engravidou alguma menina nos últimos 12 meses? Sim ( ) Não ( ) Meninas Você engravidou ou esteve grávida nos últimos 12 meses?

No de alunos de 14 a 19 anos que responderam “Sim” Enquete – Gravidez na Adolescência DE: Escola: Professor: N° total de Alunos pesquisados: N° total de Alunos pesquisados de 14 a 19 anos: Série No de alunos de 14 a 19 anos que responderam “Sim”   M F Total 1a 2a 3a

Aplicação das Oficinas Caderno do aluno – S.A. 2 O professor de Biologia inicia a 1ª oficina (pg. 14) em determinada série, registrando: série; total de alunos da sala; identificação dos alunos presentes e faltantes. Faz o mesmo na 2ª e 3ª oficinas (pg. 15 a 18). Depois que realizou todas as oficinas registra na última coluna o N° DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS.

LISTA DE PRESENÇA – OFICINAS   1ª A – total alunos:_______ 1ª B – total alunos:______ Alunos Oficina 1 Oficina 2 Oficina 3 Todas 1 2 3 4 ... total

Verificar planilhas em anexo OFICINAS – Caderno do Aluno Biologia – Volume 3 – 1° E.M.   DE: Município: Escola: Professor: Ano: 2015 Alunos que PARTICIPARAM DAS OFICINAS SÉRIE   1º EM Nº TOTAL DE ALUNOS DO 1º EM Nº DE ALUNOS Nº DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS 1ª OFICINA 2ª OFICINA 3ª OFICINA TOTAL Verificar planilhas em anexo

Retomada da videoconferência Debates sobre Educação em Saúde – Tema II: Prevenção também se ensina - Kit 2012 e uma conversa sobre drogas Área: Prevenção também se ensina, kit 2012   Bloco 1 de 1 01:54:12 02/04/2013 http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=1 79 Retomada das caixas - conjunto de publicações selecionado pela equipe técnica do Departamento de Educação Preventiva responsáveis pelos Projetos Comunidade Presente e Prevenção Também se Ensina.  Esse conjunto é acompanhado do manual “Sugestões de Atividades Preventivas para HTPC e Sala de Aula”.

"Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas" (Albert Einstein) Bom trabalho à todos!!