Orientação para os professores de Biologia – 1° EM A sexualidade no Currículo de Biologia da 1ª série do Ensino Médio
Justificativa No 3º bimestre da 1ª série do Ensino Médio o caderno do aluno – Volume 2 apresenta três situações de aprendizagem voltadas para a Educação Sexual. Segundo o currículo oficial de Ciências da Natureza (Biologia) o objetivo central das atividades previstas para a 1ª série do Ensino Médio é a formação de um cidadão consciente da realidade que o rodeia. Para isso, as orientações presentes no Caderno do Professor e Aluno ressaltam a importância da construção de um espaço de diálogo, no qual o professor atue como um mediador nas discussões sobre sexualidade, coibindo preconceitos e estereótipos. Esta postura condiz com aquela descrita nos PCNs (BRASIL, 1998). Atividades lúdicas ou dinâmicas permitem uma mediação entre razão e afetividade e possibilitem que os alunos aprendam, na mente e no corpo, o assunto desenvolvido. A inserção das oficinas/jogos nas situações de aprendizagem evidenciam essas possibilidades.
Objetivo As oficinas/jogos propostas no caderno do professor/aluno de Biologia – volume 2 visa contribuir para a diminuição da ocorrência de gravidez na adolescência nas escolas de Ensino Médio. A orientação para os professores de Biologia (1° EM) busca capacitá-los e auxiliá-los na implantação das oficinas de prevenção, além de promover informações, orientações e suporte técnico.
Proposta de reflexão para iniciar o tema em sala de aula Vídeo: Minha Vida de João Parte 1 disponível em http://youtu.be/LESrHIGGon8 Acesso em 19/08/2015 Parte 2 disponível em http://youtu.be/hQqNUIgaRho Acesso em 19/08/2015
Guia de discussão do vídeo Minha vida de João Sugestões de como trabalhar com o vídeo Objetivos para inserir o vídeo antes da sequência didática: Facilita a introdução do assunto, Motiva e estimula para o conhecimento, Aproxima o tema do cotidiano das pessoas e, Informa, entretendo Atividades propostas no guia: Dividir o vídeo em 3 temas – socialização do gênero (infância), primeiros planos e experiências (adolescência) e conflito e buscas de resolução e organizar um debate; Outras técnicas: O que é? O que é? ; Quero..não quero..quero...não quero, e Varal da violência. Verificar material em anexo
Trabalhando com o caderno do professor/aluno 1° Ensino médio Biologia Volume 2 Situação de aprendizagem 1 - Vulnerabilidade
Texto de apoio para introduzir o assunto Porque a vulnerabilidade é um critério para orientar as atividades de prevenção? Extraído do Guia para a formação de profissionais de saúde e de educação: Saúde e Prevenção nas Escolas (Ministério da Saúde / Programa Nacional de DST/ Aids ) Disponível em http://www.aids.gov.br/sites/default/files/guia_forma_prof_saude_educacao.pdf Acesso em 19/08/2015 Verificar material em anexo
Vulnerabilidade É a interação de fatores individuais e coletivos que faz com que diferentes pessoas e grupos estejam mais suscetíveis a infecções e adoecimentos do que outras, uma vez que dispõem de menores possibilidades de se proteger ou se prevenir. Significa dizer, então, que todas as pessoas estão suscetíveis a adquirir doenças ou a sofrer danos no dia a dia de suas vidas, mas algumas têm maiores condições de evitá-las porque dispõem de mais recursos (informações, emprego, renda, escolaridade) do que outras.
Não ter conhecimento sobre as formas de transmissão e prevenção das DST e não usar camisinha VULNERABILIDADE INDIVIDUAL Ter dificuldade de acessar a escola ou os serviços de saúde Ser discriminado em função da orientação sexual Não conseguir negociar o Preservativo com o parceiro (idade, situação socioeconômica, gênero) VULNERABILIDADE SOCIAL Não receber informação na escola Ser impedido de realizar o teste no serviço de saúde Inexistência de campanhas de conscientização VULNERABILIDADE PROGRAMÁTICA
Realização da oficina Árvore do prazer Proposta de ação que antecede a situação de aprendizagem Vulnerabilidade Realização da oficina Árvore do prazer Extraído do Guia do professor – Eu preciso fazer o teste do HIV/AIDS? Mobilização Nacional de Adolescentes e jovens de Ensino Médio para Prevenção da Infecção pelo HIV/AIDS Disponível em http://www.unicef.org/brazil/pt/SPE_Guia_Formacao.pdf Acesso em 19/08/2015 Verificar material em anexo
Oficina: Árvore do prazer Tempo de duração: 1h de discussão em grupo O roteiro para a realização da oficina está na pasta. Simulação da árvore do prazer com professores
Fotos da dinâmica – árvore do prazer EE Profª Catharina Casale Padovani Projeto Prevenção e Saúde na Escola Projeto UP!
PRAZERES LISTADOS PELOS ADOLESCENTES Carinho, abraços, beijos, amasso, aventura, sexo, amor, fetiches, namoro, duplo sentido, ternura de um amor, apertar, arrepiar.
RISCOS DOS PRAZERES APONTADOS PELOS ADOLESCENTES Não se correspondido, se magoar, se decepcionar, perder amizades, correr riscos, gravidez, decepções, prejuízos, tristezas, gonorréia, crista de galo, sapinho, se o pai pega lascou, fazer sexo sem camisinha, herpes, DST, doenças pelo sexo proteção, HIV, se arrepender, Aids, sexo sem camisinha traz doenças.
PREVENÇÃO AOS RISCOS ANOTADOS PELOS ADOLESCENTES Não beijar, fazer higiene bucal, usar camisinha, ter orientação, remédio, não quebrar leis, não exagerar, não fazer sexo, pílula, dialogo, consultar um médico, responsabilidade, informação, respeito, consciência, DIU, só não fazer para não pegar doenças, dialogo aberto com o parceiro, uso de preservativo, tomar precauções antes do sexo.
Trabalhando com o caderno do professor/aluno 1° Ensino médio Biologia Volume 2 Situação de aprendizagem 2 – Menina mãe e Menino pai
Proposta de ação para a situação de aprendizagem Menina mãe e Menino pai Oficina 1: O despertar para o sonho. Cria condições para o jovem identificar o seu projeto de vida e perceber o impacto de uma gravidez na adolescência sobre o mesmo. Oficina 2: Nem toda relação sexual engravida. Promove informações sobre sexualidade e reprodução humana, ensinando o jovem a identificar as práticas sexuais de risco. Oficina 3: Engravidar é uma escolha. Desenvolve no jovem a aprendizagem do controle da capacidade reprodutiva e dos mecanismos de prevenção. Verificar caderno do aluno reproduz as oficinas não sendo necessário o uso do kit Vale Sonhar
Oficina 1 – O despertar para um sonho Vídeo Disponível em http://youtu.be/STd8fXFS-HI Acesso em 18/08/2015
RELATÓRIO: PSE NA ESCOLA EE “Prof RELATÓRIO: PSE NA ESCOLA EE “Prof.ª CATHARINA CASALE PADOVANI” DINÂMICA – O despertar para o sonho Depoimentos e Respostas dos alunos
As outras dinâmicas estão em vídeos: Disponível em http://youtu.be/oa4E2A1s1ro Acesso em 18/08/2015 Disponível em http://youtu.be/cHYGNg7YLEM Acesso em 19/08/2015
Trabalhando com o caderno do professor/aluno 1° Ensino médio Biologia Volume 2 Situação de aprendizagem 3 – A Aids também é problema seu
Proposta de ação que antecede a situação de aprendizagem A Aids também é problema seu Oficina – “ Festinha ” Objetivo: Desconstruir preconceitos Mostrar que todos são iguais Mostrar que todos podem ser contaminados por HIV Direitos Humanos Ética e cidadania Verificar roteiro em anexo
Trabalhando com o caderno do professor/aluno 1° Ensino médio Biologia Volume 2 Situação de aprendizagem 4 – Camisinha é prevenção
Proposta de ação que antecede a situação de aprendizagem Camisinha é prevenção Verificar roteiro em anexo
Fonte: O Caderno das coisas importantes Disponível em http://www.unicef.org/brazil/pt/O_Caderno_das_Coisas_Importantes.pdf Acesso 18/08/2015
Finalizando os trabalhos: Fonte: “Cá entre nós” – Guia de Educação integral em Sexualidade entre jovens Disponível em Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002170/217096por.pdf Acesso em 19/08/2015 Verificar material em anexo
Enquete: Gravidez na Adolescência Este instrumento deverá ser aplicado a todos os alunos – homens e mulheres - do 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio de sua escola, antes de realizar as oficinas. A enquete deve ser aplicada em cada uma das salas de Ensino Médio da escola. A enquete pode ser aplicada por qualquer professor que receba as orientações do PC e se sinta seguro para tanto.
ENQUETE – GRAVIDEZ na ADOLESCÊNCIA Aplicação da enquete ENQUETE – GRAVIDEZ na ADOLESCÊNCIA Idade: Sexo: M ( ) F ( ) Série: 1ª ( ) 2ª ( ) 3ª ( ) Meninos Você engravidou alguma menina nos últimos 12 meses? Sim ( ) Não ( ) Meninas Você engravidou ou esteve grávida nos últimos 12 meses?
No de alunos de 14 a 19 anos que responderam “Sim” Enquete – Gravidez na Adolescência DE: Escola: Professor: N° total de Alunos pesquisados: N° total de Alunos pesquisados de 14 a 19 anos: Série No de alunos de 14 a 19 anos que responderam “Sim” M F Total 1a 2a 3a
Aplicação das Oficinas Caderno do aluno – S.A. 2 O professor de Biologia inicia a 1ª oficina (pg. 14) em determinada série, registrando: série; total de alunos da sala; identificação dos alunos presentes e faltantes. Faz o mesmo na 2ª e 3ª oficinas (pg. 15 a 18). Depois que realizou todas as oficinas registra na última coluna o N° DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS.
LISTA DE PRESENÇA – OFICINAS 1ª A – total alunos:_______ 1ª B – total alunos:______ Alunos Oficina 1 Oficina 2 Oficina 3 Todas 1 2 3 4 ... total
Verificar planilhas em anexo OFICINAS – Caderno do Aluno Biologia – Volume 3 – 1° E.M. DE: Município: Escola: Professor: Ano: 2015 Alunos que PARTICIPARAM DAS OFICINAS SÉRIE 1º EM Nº TOTAL DE ALUNOS DO 1º EM Nº DE ALUNOS Nº DE ALUNOS QUE PARTICIPARAM DAS 3 OFICINAS 1ª OFICINA 2ª OFICINA 3ª OFICINA TOTAL Verificar planilhas em anexo
Retomada da videoconferência Debates sobre Educação em Saúde – Tema II: Prevenção também se ensina - Kit 2012 e uma conversa sobre drogas Área: Prevenção também se ensina, kit 2012 Bloco 1 de 1 01:54:12 02/04/2013 http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Default.aspx?tabid=1 79 Retomada das caixas - conjunto de publicações selecionado pela equipe técnica do Departamento de Educação Preventiva responsáveis pelos Projetos Comunidade Presente e Prevenção Também se Ensina. Esse conjunto é acompanhado do manual “Sugestões de Atividades Preventivas para HTPC e Sala de Aula”.
"Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas" (Albert Einstein) Bom trabalho à todos!!