1ª AULA CICLO DE ESTUDOS DA EDUCAÇÃO DA VIDA - CEEV

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Transcrição da apresentação:

1ª AULA CICLO DE ESTUDOS DA EDUCAÇÃO DA VIDA - CEEV PRINCÍPIOS DOUTRINÁRIOS Virgínia de Mello Shinzato

Relacionar com os 4 pilares. Analisar as possibilidades. Descobrir o significado etimológico. Conceituar meditação. Meditar – concentrar – disciplinar. Trabalhar em grupo a ideia. Associar ao processo ensino aprendizagem. OBJETIVOS:

4 PILARES da Educação (UNESCO) Educação do séc. XXI. EDUCAÇÃO DE VALORES E ATITUDES APRENDER A SABER APRENDER A FAZER APRENDER A SER APRENDER A CONVIVER CONHECIMENTOS. QUALIFICAÇÃO. INDIVÍDUO. SOCIEDADE. CRIATIVIDADE. TRABALHO EM EQUIPE. VALORES E VIRTUDES NO INTERIOR DE CADA SER HUMANO. APRENDIZADOS COLOCADOS EM AÇÃO.

formação de grupos 1ªparte – 20 min. 6 GRUPOS DE 5. A,B: O que é meditação, concentração, gratidão, disciplina. Qual a relação entre eles: C,D: analisando as fotos: Você acredita que é possível? De que forma, esta experiência poderia auxiliar no processo ensino aprendizagem? E,F: Faça a conexão: educação, meditação formação de uma cultura de Paz. 15 MIN ,PARA CONCEITUAR E ESCREVER. 5 MIN P/ EXPLANAR, QUEM VAI CRONOMETRAR É A APRESENTADORA

O QUE É MEDITAÇÃO 2ª PARTE – 20 min. Significado etimológico: A palavra meditação vem do latim, meditare, que significa voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de Si. (Aurélio)

Outros... Estar focado. Refletir. Pensamento mais profundo. Concentrar. Contemplar. Mentalizar.  

PENSAMENTO PALAVRA AÇÃO PALAVRA HÁBITO AÇÃO CARÁTER HÁBITO DESTINO SE MANIFESTA EM PALAVRA PALAVRA SE MATERIALIZA EM AÇÃO SE TRANSFORMA EM HÁBITO AÇÃO FORMA CARÁTER HÁBITO DESTINO CRIA O CARÁTER

Siginificação Onde está o pensamento?   Qual é a ferramenta que é capaz de direcionar o pensamento? Por que?

APLICAÇÃO DA MEDITAÇÃO NA EDUCAÇÃO Disciplina! Autoconfiança! Auto estima! Objetividade! Criatividade ! Autocontrole! Liberdade! Superação! Cultiva-se a individualidade- autenticidade. Autoconhecimento! Verdadeira aprendizagem! Tranquilidade! Harmonia! Paz!

EDUCAÇÃO 'Educar' vem do latim educare, por sua vez ligado a educere, verbo composto do prefixo ex (fora) + ducere (conduzir, levar), e significa literalmente

EDUCAÇÃO CONDUZIR PARA FORA. EXTRAIR !

EXTRAIR: O que? Da onde? Como isso se aplica `educação?

MEDITANDO VAMOS PRATICAR 5 MIN... ... COMO VOCÊ SE SENTE?

A ESSÊNCIA OU A APARÊNCIA

APARÊNCIA – PRÉ CONCEITO

APARÊNCIA = FENÔMENO PEDRA DE DIAMANTE. 5 SENTIDOS: O QUE EU VEJO. O QUE EU SINTO. O QUE PERCEBO.

A essência – vê a potencialidade vê o gênio,diamante.

Qual é o trabalho real da educação?   A meditação é uma eficaz ferramenta que auxilia o educador a atingir o seu real objetivo.

3ªparte – 20 min. SHIN-DEUS O BEM ABSOLUTO/PERFEIÇÃO ABSOLUTA.   SHIN-DEUS O BEM ABSOLUTO/PERFEIÇÃO ABSOLUTA. SO-PENSAR KAN- CONTEMPLAR,VER C/ OS OLHOS INTERNOS.

Pense... Se eu lhe der uma semente de laranja, O que você tem na mão?

AFINAMOS A MENTE. INFINITAS LARANJAS = IDÉIA DA LARANJA A IDÉIA ORIGINAL É SEMPRE PERFEITA ABUNDANTE,POTENCIALIDADE INFINITA. VOCÊ NÃO VÊ,MAS EXISTE. É A ESSÊNCIA. POR ISSO PRATICAMO A MEDITAÇÃO SHINSOKAN.

SEICHO – NO –IE... FILOSOFIA,ESPIRITUALISTA, SEM SECTARISMO RELIGIOSO. MONISTA.

Palavras do prof. MASAHARU TANIGUCHI “Seu destino não é definido pelos movimentos dos astros nem pela fatalidade, e, sim, pela direção para a qual sua mente está voltada. Se estiver voltada para a Luz, você terá um destino radioso; se estiver voltada para a treva, terá um destino sombrio. Sua mente é como um dramaturgo: pode criar uma tragédia, uma comédia ou um espetáculo musical que mostra o aspecto harmonioso do paraíso. E você, sendo o dono de sua mente, possui o poder de fazer com que ela crie qualquer peça no palco da vida. Você deve fazer uso desse poder! “

Referências prof .MasaharuTaniguchi: Phd em FILOSOFIA. Formado em letras Fundador da Seicho – no – ie. Prof.Rubem Alves: Teólogo. Filosófo. Prof e diretor do Unicamp.