Terceiro Setor origem e classificação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é Terceiro Setor? Organizações privadas, filantrópicas, cuja atuação é dirigida a finalidades coletivas ou públicas.Tem o aspecto ambiental e social.
Advertisements

A Responsabilidade Social na Administração Pública
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira
Visão Missão Influir Fazer Mobilização Programas
Auditoria no Terceiro Setor
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Médica Previdenciária
Edgar Luiz Fedrizzi Filho
TÓPICOS INTERDISCIPLINARES Aula 10
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
“Os Incríveis”.
ONG – AME Associação Missão.
INCLUSÃO DIGITAL ROMPENDO BARREIRAS.
Brand in portuguese BID brand No Brasil..... O Problema
Componentes Principais da Carta Olímpica
Cidadania e profissionalidade CP5 DR3
ASSOCIAÇÕES.
Alexandre de Araújo Pereira
Estratégia e Plano de Negócio Social
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
A Igreja Mundial Adventista do Sétimo Dia, também tem se preocupado com este assunto, e procurado dar a sua participação. A Ênfase é assegurar que cada.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Sapatilhas da Transformação
QUAL O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
O TERCEIRO SETOR.
Como o SIVAM poderá contribuir para a solução de problemas sociais da Amazônia? O SIVAM disponibilizará informações confiáveis, que serão repassadas aos.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Contabilidade Geral Fundamentos Básicos
ORGANIZAÇÃO SOCIAL Pessoas Jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos\ ONGs OCIPs- Organização da sociedade Civil de Interesse Público – Lei 9.709/99.
A contribuição da sociedade civil:  Inovação das propostas: ;  Acesso as populações mais vulneráveis;  Controle social;  Advocacy.
Os nossos desafios no Esporte A realidade brasileira Estudantes entre 4 a 17 anos matriculados em escolas públicas e privadas: cerca de 42 milhões.
Administração de Organizações sem fins lucrativos
Faça parte desse ideal Ações promovidas pela Entidade em prol de Crianças e Adolescentes em situação de Risco.
Ana Carolina Vital da Costa
O que é uma ONG? As ONG's são Organismos Não-Governamentais, criados pela sociedade civil para auxiliar o Estado na consecução de seu objetivo mais importante:
Empresa Junior.
Curso: Administração com Marketing Apresentação 4 Terceiro Setor
W w w. c i t i. o r g. b r Centro Integrado de Tecnologia da Informação CITi Cássio de Albuquerque Melo Trainee - Presidência
8 ADM-GERAL NOTURNO - FESVV. AMANDA MAYER DANILO ARAUJO MARILDA MATTOS PATRICK VASCONCELOS RACHEL BONIZIOLLI.
Sistema de atenção suplementar no brasil
Ética e Responsabilidade Social
ADOLESCENTES ANTES DA HORA Namorar, ficar, pedir para sair com a galera, tudo está programado para depois dos quatorze anos.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
Seminário Nacional Imprensa e Organizações da Sociedade Civil Brasília, 12/3/2014 Mapeamento das Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos no.
Estruturas de Organização e de Promoção Esportiva
PLUGADOS NO FUTURO PROJETO
BIOPIRATARIA.
DO A ÇÃO 1 Prof. Guedes 1.
A EMPRESA SOCIAL E O FUTURO DO CAPITALISMO
PROJETO COLMÉIA A Empresa Júnior no Terceiro Setor.
Questões introdutórias
Atuação e função do MPF A fiscalização e o estímulo à regular aplicação do dinheiro público federal.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Organização Não Governamental “ONGS” Prof. Ms. Elcio Henrique dos Santos.
COOPERATIVISMO Departamento de Ciências Agrárias e Ambientais – DCAA
Administração do Terceiro Setor
INTRODUÇÃO O mundo atualmente está cada vez mais desafiador. As mudanças ocorrem rapidamente e a todo tempo. Com isso a globalização se tornou um fenômeno.
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade. Responsabilidade Social Corporativa - RSC  Processo de incorporação na empresa 1) Vontade política/decisão.
Prefeitura do Município de São Paulo SMC - Secretaria Municipal de Cultura São Paulo, dezembro de 2013.
3º SETOR Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
EDUCOMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PROF. DR.CLAUDIA LAGO PROF. ME.LUCI FERRAZ DE MELLO 1º SEMESTRE/2015 ATENÇÃO: este material é tão somente.
O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS SOBRE A ÓTICA DA SAN CONTRIBUIÇÕES AOS PROJETOS DE LEI Nº 672, 675 e 738/2015.
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
Transcrição da apresentação:

Terceiro Setor origem e classificação

Terceiro Setor - Origem USA: organizações sem fins lucrativos, organizações voluntárias Inglaterra: caridade, doação, mecenato Organizações não governamentais – ONU, anos 60 e 70 (projetos de cooperação com países “subdesenvolvidos”), como a OIT Transição: Filantropia X Caridade Cidadania X Mecenato

Terceiro Setor - Conceito “...composto de organizações sem fins lucrativos, criadas e mantidas pela ênfase na participação voluntária, num âmbito não governamental, dando continuidade às práticas tradicionais de caridade, de filantropia e do mecenato e expandindo o seu sentido para outros domínios, graças, sobretudo, à incorporação o conceito de cidadania e de suas múltiplas manifestações na sociedade civil”.

Terceiro Setor - “Compartimentos” Contraponto às ações de governo Contraponto às ações do mercado Amplia o sentido dos seus componentes Visão integradora da vida pública

Terceiro Setor - Composição Associações Institutos Fundações Fundos Comunitários OSCIPs ONGs, entre outros + segmentos de atuação: instituições recreativas e esportivas, educacionais, ambientalistas, científicas, de saúde, culturais, etc.

Entidades Beneficentes Entidades Beneficentes são as operadoras de fato, cuidam dos carentes, idosos, meninos de rua, drogados e alcoólatras, órfãos e mães solteiras; protegem testemunhas; ajudam a preservar o meio ambiente; educam jovens, velhos e adultos; profissionalizam; doam sangue, merenda, livros, sopão; atendem suicidas às quatro horas da manhã; dão suporte aos desamparados; cuidam de filhos de mães que trabalham; ensinam esportes; combatem a violência; promovem os direitos humanos e a cidadania; reabilitam vitimas de poliomielite; cuidam de cegos, surdos-mudos; enfim, fazem tudo. São publicados números que vão desde 14.000 a 220.000 entidades existentes no Brasil, o que inclui escolas, associações de bairro e clubes sociais. Nosso estudo sobre as entidades que participam do Guia da Filantropia, revela que as 400 Maiores Entidades representam, praticamente, 90% da atividade do setor. Outro dado importante é o piso para entrar no Guia da Filantropia, ou seja, as entidades precisam ter, no mínimo, um dispêndio social de 16.000 reais por mês. Isso nos leva a concluir que as nossas maiores entidades ainda são muito pequenas

Pessoas Físicas No mundo inteiro, as empresas contribuem somente com 10% da verba filantrópica global, enquanto as pessoas físicas, notadamente da classe média, doam os 90% restantes. No Brasil, a nossa classe média doa, em média, 23 reais por ano, menos que 28% do total das doações. As fundações doam 40%, o governo repassa 26% e o resto vem de bingos beneficentes, leilões e eventos.

Fundos Comunitários Ou Community Chests são muito comuns nos Estados Unidos. Em vez de cada empresa doar para uma entidade, todas as empresas doam para um Fundo Comunitário, sendo que os empresários avaliam, estabelecem prioridades, e administram efetivamente a distribuição do dinheiro. Entre os poucos fundos existentes no Brasil, com resultados comprovados, existe a FEAC, de Campinas

ONG's (Organizações Não Governamentais) Nem toda entidade beneficente ajuda prestando serviços a pessoas diretamente. Uma ONG que defenda os direitos da mulher, fazendo pressão sobre nossos deputados, está ajudando indiretamente todas as mulheres. Nos Estados Unidos, esta categoria é chamada também de Advocacy Groups, isto é, organizações que lutam por uma causa. Lá, como aqui, elas são muito poderosas politicamente.

Empresas Doadoras Uma pesquisa feita pela Kanitz & Associados revela que das 500 maiores empresas brasileiras, somente 100 são consideradas parceiras do terceiro setor. Das 250 empresas multinacionais que têm negócios no Brasil, somente 20 são admiradas. A maioria das empresas consideradas parceiras são pequenas e médias e são relativamente desconhecidas pelo grande público.

Fundações Fundações são as instituições que financiam o terceiro setor, fazendo doações às entidades beneficentes. No Brasil, temos também as fundações mistas que doam para terceiros e ao mesmo tempo executam projetos próprios. Temos poucas fundações no Brasil. Depois de 5 anos, o GIFE - Grupo de Instituições, Fundações e Empresas - com heróico esforço, conseguiu 50 fundações como parceiras. No entanto, muitas fundações no Brasil, como a Fundação Ruben Berta e a Fundação Salvador Arena, têm pouca atuação na área social. Nos Estados Unidos já existem 40.000 fundações, sendo que a 10º colocada tem 10 bilhões de dólares de patrimônio. Nossa maior fundação tem 400 milhões. Devido à inflação, seqüestros de dinheiro e congelamentos, a maioria de nossas fundações não têm fundos. Vivem de dotações anuais das empresas que as constituíram. Em épocas de recessão, estas dotações minguam, justamente quando os problemas sociais aumentam. O conceito de fundação é, justamente, o de acumular fundos nos anos bons para poder usá-los nos anos ruins. A Fundação Bradesco é um dos raros exemplos de fundação com fundos.

Empresas Juniores Sociais Nossas universidades pouco fizeram para o social, apesar de serem públicas. É raro encontrar um professor universitário assessorando uma ONG com seus conhecimentos. Nos últimos anos, os alunos criaram Empresas Juniores Sociais, nas quais os alunos das escolas de Administração ajudam entidades. Algumas das mais atuantes são a FEA-Júnior da USP, a Júnior Pública da FGV, e os ex-alunos do MBA da USP.

Empresas sem fins lucrativos Muitas entidades sem fins lucrativos são, na realidade, lucrativas ou atendem os interesses dos próprios usuários. Um clube esportivo, por exemplo, é sem fins lucrativos, mas beneficia somente os seus respectivos sócios. Muitas escolas, universidades e hospitais eram no passado, sem fins lucrativos, somente no nome. Por isto, estes números chegam a 220.000. O importante é diferenciar uma associação de bairro ou um clube que ajuda os próprios associados de uma entidade beneficente, que ajuda os carentes do bairro.

Empresas com Responsabilidade Social A Responsabilidade Social, no fundo, é sempre do indivíduo, nunca de uma empresa jurídica, nem de um Estado impessoal. Caso contrário, as pessoas repassariam as suas responsabilidades às empresas e ao governo, ao invés de as assumirem para si. Mesmo conscientes disso, vivem reclamando que os "outros" não resolvem os problemas sociais do Brasil. Porém, algumas empresas vão além da sua verdadeira responsabilidade principal, que é fazer produtos seguros, acessíveis, produzidos sem danos ambientais, e de estimular seus funcionários a serem mais responsáveis. O Instituto Ethos - organização sem fins lucrativos criado para promover a responsabilidade social nas empresas - foi um dos pioneiros nesta área.