ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E MATERIAIS Unidade 1 Prof. Adriana Portes adriana_portes@yahoo.com.br
A.P.M. – UNIDADE 1 LOGÍSTICA A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa
A.P.M. – UNIDADE 1 LOGÍSTICA Pode ser conceituada como sendo a atividade responsável pela aquisição, movimentação, armazenamento, produção e distribuição de produtos até seu cliente final, através dos fluxos que coloca em movimento.
LOGÍSTICA DEVE SER VISTA COMO UM PROCESSO ABRANGENTE QUE INTEGRA O... ...Fluxo de materiais e informações, desde a fase de projeto e planejamento de um produto, desenvolvimento de fornecedores, recebimento de matérias-primas e componentes, produção, armazenagem, distribuição e transporte, de forma a atender as necessidades do cliente.
1.1 OS TRÊS TIPOS DE LOGÍSTICA...OS FLUXOS LOGÍSTICOS
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS Caracteriza O início da cadeia logística e tem como elementos: desenvolvimento, especificação, e projeto do produto, previsão de demanda, planejamento das necessidades de novas fontes de fornecimento, compras, recebimento, estocagem de matérias-primas e componentes e seus respectivos controles.
LOGÍSTICA DE PRODUÇÃO Tem início com o Planejamento, Programação e Controle da Produção (PPCP – que recebe matérias-primas e componentes do estoque e envia para a produção, manuseio e transporte interno e estoques em processo)
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE Efetua o planejamento da distribuição (centro de distribuição central e regional, depósito local, atacadista, varejista, revendedor, loja, representante, etc)
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE A partir dos pedidos, define as modalidades (rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo e fluvial) e rotas (com utilização de roteirizadores) de transporte (próprio ou de terceiros), sendo responsável desde a expedição, a partir da retirada dos estoques, até a entrega Ao cliente final (consumidor)
Além do fluxo de materiais, outro elemento importante da logística É o fluxo de informações, o qual deve ser muito bem administrado, contando atualmente com ferramentas muito importantes: O Eletronic Data Interchange – EDI A internet, utilizados para comunicação entre empresas, Computador a Computador O Warehouse Management System – WMS, que é um software para gerenciamento de estoque, espaço, equipamentos e mão-de-obra, na produção, armazéns e centros de distribuição.
Estudo de Caso - IKEA
Estudo de Caso - IKEA
Estudo de Caso - IKEA
Estudo de Caso - IKEA
Estudo de Caso - IKEA O único escritório da Ikea na América do Sul fica em Curitiba e foi instalado há cerca de três anos para a compra de móveis de pinus, que são exportados para os EUA. “A escolha da nossa sede aqui se deu pela proximidade com a madeira de nosso interesse e com as indústrias do Sul”, afirma Michal Silhacek, gerente de compras da Ikea no Brasil.
Estudo de Caso - IKEA A Ikea é conhecida mundialmente – são 338 lojas em 39 países – por oferecer móveis com design moderno, funcionais e a um baixo custo. Segundo Kent-Åke Ahlgren, diretor global de compras, esse é o principal desafio.
Estudo de Caso - IKEA Questões Como o projeto de produção da Ikea difere da maior parte das operações de varejo de móveis? Quais você considera serem as maiores problemas em administrar operações como a Ikea? O que você identifica como a "função de produção" dentro da Ikea? Como ela difere da função de vendas"?
Estudo de Caso - IKEA Comentários Como o projeto de produção da Ikea difere da maior parte das operações de varejo de móveis? Fácil fluxo de consumidores Ambiente limpo e bem projetado Bens suficientes para a demanda Funcionários suficientes para atender os consumidores e repor os estoques Qualidade apropriada de serviços Fluxo contínuo de idéias para melhorar o desempenho
Estudo de Caso - IKEA Comentários 2. Quais você considera serem os maiores problemas em administrar operações como a Ikea? Exercer a responsabilidade particular em administrar algum ou todos os recursos envolvidos pela função produção.
Estudo de Caso - IKEA Comentários 3. O que você identifica como a "função de produção" dentro da Ikea? Como ela difere da função de vendas"? A função produção representa a reunião de recursos destinados a sua produção de bens e serviços. Diferenciais: Controle rigoroso de custos Conhecimento de mercado Conhecimento das necessidades dos seus consumidores Maneira que organiza e presta serviço em suas lojas
RELAÇÕES DA LOGÍSTICA COM AS DEMAIS FUNÇÕES DA EMPRESA Produção na organização É uma função CENTRAL para a organização. Funções com papéis fundamentais: Marketing Contábil-financeira Desenvolvimento de produto/serviço. Funções de apoio à produção R.H. Compras Engenharia / Suporte técnico
RELAÇÕES DA LOGÍSTICA COM AS DEMAIS FUNÇÕES DA EMPRESA
Atividades das funções centrais de algumas empresas (Slack, 2002)
Evolução Histórica da Logística Três períodos distintos: Antes de 1950 Diferentes áreas eram responsáveis pelas atividades logísticas. Entre 1950-1970 Mudanças na distribuição física - entregas mais rápidas e minimização de custo de estocagem. Entre 1970-1990 Os princípios básicos amplamente estabelecidos começam a proporcionar benefícios as empresas.