SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22
Advertisements

Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
Nomes: Ariane, Bruna Nº 03, 04 Série: 2º ano “A” Profº Cristiane
Romantismo.
ROMANTISMO.
PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
Século XIX na Europa as inovações na arte
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
RENASCIMENTO – Itália, 1300 a O Renascimento revive a antiga cultura greco- romana e incorpora os progressos movidos pelo ideal humanista no campo.
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
“Temos a arte para não morrer da verdade.” Friedrich Nietzsche
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
ROMANTISMO Esta tela, do pintor francês Delacroix, remete-se ao principal alvo dos românticos, a Grécia, berço da cultura clássica e dos valores agora.
Comunicação, Arte e Cultura
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
Eugène Delacroix - La liberté guidant le peuple
O Rococó Estilo desenvolvido no sul da Alemanha e Áustria e principalmente na França, a partir de Também conhecido como "estilo regência", reflete.
BARROCO.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Revisão – professora Margarete
Museo del Prado Madrid Com áudio.
Teoria filosófica da arte.
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
ROMANTISMO Profª: Indianara..
Museu do Prado 2ª parte Continuando a visita pelo Museu do Prado em Madri, na Espanha, apresento mais 6 das grandes obras lá existentes. O endereço do.
Arte século XIX.
ROMANTISMO.
São frequentes em suas telas os céus grandiosos, as tempestades, as ruínas e as cruzes, testemunhas da presença de Deus. Símbolos da morte também não são.
Prof. Esp. Ribamar II Corrêa
Romântico e Neoclássico: “ Rupturas e Inovações”
Fenando José de Goya.
Jean Auguste Dominique Ingres
Neoclassicismo Capitólio de Washington Amor e psique 1800 – Louvre
A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.
DEBRET FICOU NO BRASIL ATÉ 1831 E PRODUZIU UMA OBRA IMENSA: RETRATOS DA FAMÍLIA REAL, CENÁRIOS PARA O TEATRO SÃO JOÃO E TRABALHOS DECORATIVOS PARA.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
SÉCULO XIX NO BRASIL: A INFLUÊNCIA ESTRANGEIRA
ESTUDAR PARA TESTE Capítulos 12, 13,14 E 15
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Arcadismo Profª Sandra. O Arcadismo surgiu na 2ª metade do século XVIII, num momento extremamente importante para as ciências e as artes em geral (Século.
Teoria Política: nacionalismo
HISTÓRIA DA ARTE Neoclassicismo.
Neoclassicismo e Romantismo
Impressionismo Ensino Médio.
Neoclassicismo. Neoclassicismo, um estilo revolucionário T: final do século XVIII e início do século XIX. E: França. O estilo neoclássico na França recebeu.
Neoclássico. Final do Século XVIII- Início Séc XIX Revolução Francesa 1789 Era da Razão Período de questionamentos Arte sendo questionada, estilos sendo.
ROMANTISMO. O Romantismo foi uma corrente estético-filosófica que surgiu no século XVIII na Europa, em três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. No.
Períodos Musicais na Idade Moderna
E a superação do academicismo
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
NEOCLASSICISMO, ROMANTISMO E REALISMO. NEOCLASSICISMO Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência.
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
Arte de Vanguarda Impressionismo Quais os objetivos de suas críticas? Quem foram seus inimigos? Quais mudanças trouxeram?
Profª. Ms. Sabrina R. Magalhães.  Chamamos Arte Rupestre as representações artísticas encontradas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos,
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO. “ Todas as atividades humanas deveriam ser dirigidas pela razão e pela autoridade estabelecida.” Pensamento proclamado.
Profª Sandra. O Romantismo é uma escola que surgiu aos poucos, desde fins do século XVIII. Vários autores estavam dispostos a mudar o estilo literário.
NEOCLASSICISMO.
IMPRESSIONISMO.
O BARROCO.
ROMANTISMO. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO
Transcrição da apresentação:

SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE CAPÍTULO 12 SÉCULO XIX NA EUROPA : AS INOVAÇÕES NA ARTE

Pompéia NO FIM DO SÉCULO XVIII E NO INÍCIO DO SÉCULO XIX, PREDOMINOU NA ARTE EUROPÉIA O NEOCLASSICISMO, OU ACADEMISMO.

Principais características: • retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos; • academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes; • arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.

+ NEOCLASSICISMO, DO GREGO NEO, “NOVO”, SIGNIFICA “NOVO CLASSICISMO”, RETOMADA DA CULTURA CLÁSSICA, GRECO-ROMANA.

Escola de Bela Artes de Paris ACADEMISMO VEM DO FATO DE AS CONCEPÇÕES CLÁSSICAS SEREM A BASE PARA O ENSINO NAS ACADEMIAS, AS ESCOLAS DE BELAS-ARTES MANTIDAS PELOS GOVERNOS EUROPEUS.

O SÉCULO XIX, PORÉM, PASSOU POR FORTES MUDANÇAS, DECORRENTES DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E DA REVOLUÇÃO FRANCESA, NO FIM DO SÉCULO XVIII.

NEOCLÁSSICO ROMANTISMO REALISMO A ARTE REFLETIU ESSAS MUDANÇAS, TORNANDO-SE MAIS COMPLEXA E DANDO LUGAR A VÁRIOS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS.

A morte de Marat, 1793, David O Fuzilamento de 3 de maio,1814, Goya ENQUANTO OS ARTISTAS NEOCLÁSSICOS SUBMETIAM-SE ÀS REGRAS DAS ACADEMIAS, OUTROS BUSCAVAM LIBERTAR-SE DELAS E EXPRESSAR LIVREMENTE SEUS SENTIMENTOS E SUA IMAGINAÇÃO.

A morte de Sócrates, 1787,David O FRANCÊS JACQUES-LOUIS DAVID (1748-1825) É O MAIOR REPRESENTANTE DA PINTURA NEOCLÁSSICA.

O Juramento dos Horácios (1784). SEGUNDO O NEOCLASSICISMO, A OBRA DE ARTE SÓ SERIA PERFEITAMENTE BELA SE IMITASSE AS FORMAS CRIADAS PELOS ARTISTAS CLÁSSICOS GREGOS E PELOS RENASCENTISTAS ITALIANOS.

Retrato de Lavoisier e sua esposa, 1788 Páris e Helena, 1788

AS INOVAÇÕES NA PINTURA A Liberdade Guiando o Povo, Delacroix ,1830, Museu do Louvre - Paris. HÁ DOIS ASPECTOS RELEVANTES NO TRABALHO DOS ARTISTAS QUE REAGIRAM AO NEOCLASSICISMO: A VALORIZAÇÃO DA COR E OS CONTRASTES DE CLARO-ESCURO.

A barca de Dante, Delacroix, 1822, Museu do Louvre - Paris. QUANTO AOS TEMAS, ELES SE INTERESSARAM MAIS PELOS FATOS DE SUA ÉPOCA QUE PELA MITOLOGIA GRECO-ROMANA.

A NATUREZA TAMBÉM PASSA A SER TEMA DA PINTURA. Um tigre novo que joga com a sua mãe ,1830-1831 ,Eugène Delacroix A NATUREZA TAMBÉM PASSA A SER TEMA DA PINTURA.

GOYA: A LUTA CONTRA A TIRANIA. Que se tem de fazer mais?". Goya reflete na sua obra gráfica a brutalidade e barbárie a que se chegou na Guerra da Independência Espanhola O ESPANHOL FRANCISCO JOSÉ GOYA Y LUCIENTES (1746-1828) USOU TEMAS DIVERSOS: RETRATOS DA CORTE ESPANHOLA E DO POVO, OS HORRORES DA GUERRA, A AÇÃO INCOMPREENSÍVEL DE PERSONAGENS FANTÁSTICAS E CENAS HISTÓRICAS.

O Guarda Sol, 1777

A Maja Vestida. Museo del Prado

A Maja Desnuda. Museo del Prado

DESSA VARIEDADE, DESTACAMOS UMA IMAGEM QUE É SÍMBOLO DAS LUTAS PELA LIBERDADE OS FUZILAMENTOS DE 3 DE MAIO DE 1808- GOYA – 2,63 X 4,10 M. MUSEU DO PRADO, MADRI).

DELACROIX: A AGITAÇÃO NAS RUAS. A Morte de Sardanapalo - 1827-28 AOS 29 ANOS, O FRANCÊS EUGÈNE DELACROIX (1799-1863) VIVEU UMA IMPORTANTE EXPERIÊNCIA: VISITOU O MARROCOS, NO NORTE DA ÁFRICA, COM A MISSÃO DE DOCUMENTAR, POR MEIO DA PINTURA, OS HÁBITOS E COSTUMES DAS PESSOAS DAÍ.

A LIBERDADE GUIANDO O POVO, 1830 - 2,60 X 3,25 M A LIBERDADE GUIANDO O POVO, 1830 - 2,60 X 3,25 M. MUSEU DO LOUVRE, PARIS). MAS DELACROIX TORNOU-SE FAMOSO TAMBÉM POR RETRATAR A AGITAÇÃO DAS RUAS, COMO EM SEU QUADRO MAIS CONHECIDO -