Filosofia moderna.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A RAZÃO: INATA OU ADQUIRIDA?
Advertisements

DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
II. Aberturas 2.2. O conceito de TECNOCIÊNCIA.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Filosofia Moderna Empirismo e Seus Desdobramentos
José Gildo de Araújo Júnior.
O I L U M N S Professora: Marta.
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Prof. Everton da silva correa
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Filosofia
FILOSOFIA OLHAR QUE QUESTIONA E REVELA
OS VÁRIOS SENTIDOS DA PALAVRA RAZÃO
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Psicologia das faculdades
A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana”
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Teorias do conhecimento
Aula 7 Descartes e o Racionalismo
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
FILOSOFIA & SOCIOLOGIA
Immanuel Kant
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
Há realmente leis da natureza? Como é que chegamos a conhecê-las?
Eixo Temático I: Filosofia e Ciência
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
A Hermenêutica na Idade Média
As possibilidades e os limites da razão
Cosmologia A Lógica do Universo.
Pitágoras de Samos (570 – 490 a.C.).
FILOSOFIA 3ª SÉRIE E.M. IDEALISMO ALEMÃO.
Empirismo John Locke (1632 - 1704).
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
CAESP – Filosofia – 2A e B – 20/05/2015
O que é Conhecimento Aula nº1.
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
Teoria do conhecimento na história do pensamento ocidental
As bases da ciência moderna
René Descartes ..
Renascimento século XIII - Itália
PREZADO ESTUDANTE, ESTES SLIDES SERVEM PARA OS ALUNOS FAZEREM O RELATÓRIO DA PALESTRA DA DISCIPLINA MÉTODOS E TÉCNICAS. NÃO É OBRIGATÓRIO E DEVE.
As concepções da verdade
A filosofia Moderna Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Filosofia
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Teoria do conhecimento II
Immanuel Kant
Santo Agostinho d.C.) Crer para compreender.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Filosofia Medieval e Moderna
Surgimento do pensamento filosófico
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Filosofia Moderna.
O que é conhecimento?.
I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Kant e a Filosofia Crítica
Aulas de Filosofia - 2º Ano a e C Immanuel Kant Prof. Ms
1-De acordo com Descartes:
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
Transcrição da apresentação:

Filosofia moderna

A Revolução Científica do século XVII (Livro didático pp. 384-388) “Quase tudo que distingue o mundo moderno dos séculos anteriores é atribuível à ciência, que obteve seus triunfos mais espetaculares no século XVII. [...] O mundo moderno, quanto ao que se refere à perspectiva mental, começa no século XVII. Nenhum italiano da Renascença teria sido ininteligível a Platão ou a Aristóteles; Lutero teria horrorizado Santo Tomás de Aquino, mas não lhe teria sido difícil entendê-lo. Quanto ao século XVII, é diferente: Platão e Aristóteles, Aquino e Occam, não conseguiriam ver nem os pés nem a cabeça de Newton. Os novos conceitos introduzidos pela ciência influenciaram profundamente a filosofia moderna.” Bertrand Russell. História da Filosofia Ocidental. LivroTerceiro.

OS QUATRO PASSOS BÁSICOS DO MÉTODO Galileu Galilei e o método científico como forma de atingir um conhecimento mais seguro OS QUATRO PASSOS BÁSICOS DO MÉTODO  1° - Observação dos fenômenos 2° - Formulação de hipóteses (explicação ao fenômeno observado que deve ser comprovada) 3° - Experimentação (para a verificação da hipótese) 4° - Formulação da lei.

A ascensão da ciência Tênues limites entre a fundação da filosofia e ciência moderna “A filosofia encontra-se escrita neste grande livro que continuamente se abre perante os nossos olhos (isto é, o Universo), que não pode compreender antes de entender a língua e conhecer os caracteres nos quais está escrito. Ele está escrito em língua matemática, os caracteres são triângulos, circunferências e outras figuras geométricas, sem cujos meios é impossível entender humanamente as palavras: sem eles nós vagamos perdidos dentro de um obscuro labirinto.” Galileu Galilei. O ensaiador. (Livro didático, p. 385)

A filosofia moderna O tema do conhecimento perpassa toda a história da filosofia. Não obstante, apenas na Modernidade a “Teoria do Conhecimento” se tornou uma disciplina filosófica específica. Nos primeiros séculos que conformam a modernidade (séculos XVII e XVIII), a preocupação central da filosofia deslocou-se da questão do “ser”, para a questão sobre se de fato podemos conhecer alguma coisa. Diante disso, o ponto de partida dos modernos passa a ser o sujeito do conhecimento. Ou seja: já não se deseja saber se o objeto do conhecimento “é” ou “não é”, mas se a própria condição humana garante a possibilidade de conhecimento seguro; e se garante, quais seriam os limites do conhecimento.

Racionalismo e empirismo As duas soluções apresentadas para o problema do conhecimento -- Para o racionalismo, a fonte do conhecimento verdadeiro é a razão operando por si mesma, sem o auxílio da experiência sensível e controlando a própria experiência sensível. -- Para o empirismo, a fonte de todo e qualquer conhecimento é a experiência sensível, responsável pelas ideias da razão e controlando o trabalho da própria razão. Marilena Chauí. Convite à Filosofia.

Racionalismo Para os racionalistas, o pensamento humano pode chegar ao conhecimento do mundo independentemente da sensibilidade.

Empirismo “Os defensores do empirismo afirmam que a razão, a verdade e as ideias racionais são adquiridos por nós através da experiência. Antes da experiência, dizem eles, nossa razão é como uma “folha em branco”, onde nada foi escrito; uma “tábula rasa”, onde nada foi gravado. Somos como uma cera sem forma e sem nada impresso nela, até que a experiência venha escrever na folha, gravar na tábula, dar forma à cera. [...] A experiência escreve e grava em nosso espírito as idéias, e a razão irá associá- las, combiná-las ou separá-las, formando todos os nossos pensamentos.” Marilena Chauí. Convite à Filosofia.

Razão e fé “A primeira tarefa que os modernos se deram foi a de recusar o poder de autoridade sobre a razão, seja a autoridade das Igrejas, seja das escolas e dos livros. Começam por isso, separando fé de razão, considerando cada uma delas voltadas para conhecimentos diferentes, sem que uma deva subordinar-se à outra.” Marilena Chauí. Filosofia.

“O silêncio desses espaços infinitos me apavora.” A crise existencial O cosmos tal qual se havia conhecido estava “destruído” “O silêncio desses espaços infinitos me apavora.” Pascal. Pensamentos, aforismos. Livro didático, p. 387.