FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

A MATÉRIA EM MOVIMENTO Colégio MV - 9º ano Profª Adriana Amorim.
Aplicações da Integral da Integral
Capítulo 1 O MOVIMENTO Índice remissívo.
Prof. Hebert Monteiro Movimento em I dimensão. Iniciaremos o nosso curso estudando a mecânica como ciência que estuda o movimento. A mecânica é dividida.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS MOVIMENTOS
Universidade Católica de Goiás
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
RELATIVIDADE ESPECIAL
OS MOVIMENTOS.
Introdução ao estudo da física I
FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda.
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
ESTUDO DO MOVIMENTO UNIFORME
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS MOVIMENTOS
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)

Conceitos introdutórios
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
O HOMEM E A FÍSICA 9º Ano AB – 3º Bimestre
Mecânica Cinemática escalar.
Cap Relatividade Relatividade; Efeito Doppler para a luz;
Física Aula 06 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
Física Moderna I Prof. Jaime Urban.
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
Cinemática.
Professor: Diones Charles
TEM FÍSICA AO SEU REDOR Prof.: Joni.
O FIM DA FÍSICA? DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Cinemática Professor PH.
MECÂNICA DANIEL SENTO SÉ.
AULA 1 CINEMÁTICA.
Cinematica Prof° Ale Esta é uma parte da física clássica, onde caracterizamos e classificamos um possível estado de movimento ou repouso de um objeto observado,
Fabiana Heirich Dauhs Educação Básica
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Gráficos Posição-Tempo
Índice Um pouco de história Tempo e Espaço Massa & Energia Sair
Mecânica Estudo dos Movimentos.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
A Revolução da Física Moderna
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
CINEMÁTICA.
Movimento O que é o movimento?.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
1 MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física A Mecânica Clássica se divide em: 1. Cinemática 2. Dinâmica A Mecânica estuda o movimento e.
Física ●A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. ●A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
MECÂNICA Prof. MSc Luiz Rogério Mantelli Setembro de 2010 INCLUSÃO PEDAGÓGICA OFICINAS DE FÍSICA.
FÍSICA - MECÂNICA Professor: Guilherme Eleutério da Silva.
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço
AULA 1 CINEMÁTICA.
Teoria da Relatividade Especial
Professora Paula Melo Silva
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
Tableau Sistema Etapa Física 3º EM Frente A: Mecânica
(Ensino Fundamental , 9º ano)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
A energia e sua conservação
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
Introdução à Cinemática
Cinemática. Móvel e Ponto Material Ramo da Mecânica Clássica que estuda os movimentos sem que nos preocupemos como ocorreram esses movimentos. Em cinemática.
Transcrição da apresentação:

FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis de serem examinados pela observação experimentação, procurando enquadrá-los em esquemas lógicos.

Alguns dos físicos mais conhecidos da História são: Galileu Galilei

Isaac Newton e Albert Einstein.

Michael Faraday

Física é uma ciência fundamental que se desenvolve com base em teorias e experimentos. Fazem parte das principais teorias da física: a mecânica clássica (descrição do movimento de objetos), a mecânica quântica (determinação de medidas de grandezas), a relatividade (relações do espaço-tempo e a gravidade) e o eletromagnetismo (estudo da eletricidade e magnetismo).

A Física Clássica abrange todas as teorias e conhecimentos desenvolvidos até fins do século XIX, abrangendo os princípios da mecânica clássica, ondulatória, termodinâmica e eletromagnetismo. A Física Moderna engloba as teorias e conceitos a partir do século XX, destacando-se a mecânica quântica, relatividade e física experimental (investigação dos fenômenos físicos utilizando processos experimentais).

As áreas em que se divide a Física: Mecânica (estudo do movimento)

Acústica (estudo do som)

Eletricidade (estuda os fenômenos elétricos e magnéticos)

Nuclear (estuda os núcleos e a matéria nuclear)

Óptica (estudo da luz).

RAMOS DA FÍSICA: Mecânica De grande importância, essa é a parte que dá início ao estudo da física. O seu estudo possibilita o compreensão dos movimentos, as causas dos movimentos, a interação dos corpos, possibilita ainda entender conceitos como o de pressão, trabalho de uma força, o movimento de corpos celestes, etc.    A mecânica aborda vários assuntos: - movimento dos corpos;  - conceito de velocidade e aceleração;  - cálculo da velocidade e aceleração dos corpos;  - força;  - as leis do movimento;  - conceitos que ajudam no estudo da hidrostática, como o conceito de pressão;  - o que é energia, trabalho;  - conservação da quantidade de movimento. 

Conceitos básicos para o estudo de movimentos Movimento, Trajetória e Referencial Movimento: um ponto material está em movimento em relação a um dado referencial quando sua posição varia no decorrer do tempo. Trajetória: é o lugar geométrico das posições ocupadas pelo ponto no decorrer do tempo. A trajetória pode ser retilínea ou curvilínea, dependendo do referencial considerado. Referencial: é o sistema adotado como referência para indicar se o ponto está em movimento ou em repouso. O referencial utilizado será o de um sistema rigidamente ligado à Terra.

Movimento, Trajetória e Referencial

Tempo, Intervalo de Tempo, Espaço e Variação de Espaço Tempo: ente físico que é associado a uma sucessão de eventos e é considerado como conceito primitivo. A origem do tempo é um instante que é fixado por convenção e ao qual é atribuído o valor zero. Espaço: grandeza que define a posição de um ponto material sobre sua trajetória. A medida do espaço é realizada a partir da origem dos espaços. A origem do espaço é atribuído o valor de referência que pode ser zero ou qualquer outro valor. Variação de espaço ou deslocamento escalar: quando um ponto material, em um intervalo de tempo, muda sua posição, relativamente a um referencial, ocorre uma variação de espaço ou um deslocamento de espaço. à medida da variação de espaço é portanto a diferença entre o espaço posterior e o espaço anterior.

Tempo, Intervalo de Tempo, Espaço e Variação de Espaço

Velocidade Média e Instantânea Velocidade instantânea: ao trafegar em uma estrada você pode observar no velocímetro do carro que a velocidade indicada varia no decorrer do tempo. Esta velocidade que você lê no velocímetro em um determinado instante é denominada velocidade instantânea. Velocidade escalar média: é a variação de espaço que o ponto material realiza em um intervalo de tempo.

Velocidade Média e Instantânea