FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis de serem examinados pela observação experimentação, procurando enquadrá-los em esquemas lógicos.
Alguns dos físicos mais conhecidos da História são: Galileu Galilei
Isaac Newton e Albert Einstein.
Michael Faraday
Física é uma ciência fundamental que se desenvolve com base em teorias e experimentos. Fazem parte das principais teorias da física: a mecânica clássica (descrição do movimento de objetos), a mecânica quântica (determinação de medidas de grandezas), a relatividade (relações do espaço-tempo e a gravidade) e o eletromagnetismo (estudo da eletricidade e magnetismo).
A Física Clássica abrange todas as teorias e conhecimentos desenvolvidos até fins do século XIX, abrangendo os princípios da mecânica clássica, ondulatória, termodinâmica e eletromagnetismo. A Física Moderna engloba as teorias e conceitos a partir do século XX, destacando-se a mecânica quântica, relatividade e física experimental (investigação dos fenômenos físicos utilizando processos experimentais).
As áreas em que se divide a Física: Mecânica (estudo do movimento)
Acústica (estudo do som)
Eletricidade (estuda os fenômenos elétricos e magnéticos)
Nuclear (estuda os núcleos e a matéria nuclear)
Óptica (estudo da luz).
RAMOS DA FÍSICA: Mecânica De grande importância, essa é a parte que dá início ao estudo da física. O seu estudo possibilita o compreensão dos movimentos, as causas dos movimentos, a interação dos corpos, possibilita ainda entender conceitos como o de pressão, trabalho de uma força, o movimento de corpos celestes, etc. A mecânica aborda vários assuntos: - movimento dos corpos; - conceito de velocidade e aceleração; - cálculo da velocidade e aceleração dos corpos; - força; - as leis do movimento; - conceitos que ajudam no estudo da hidrostática, como o conceito de pressão; - o que é energia, trabalho; - conservação da quantidade de movimento.
Conceitos básicos para o estudo de movimentos Movimento, Trajetória e Referencial Movimento: um ponto material está em movimento em relação a um dado referencial quando sua posição varia no decorrer do tempo. Trajetória: é o lugar geométrico das posições ocupadas pelo ponto no decorrer do tempo. A trajetória pode ser retilínea ou curvilínea, dependendo do referencial considerado. Referencial: é o sistema adotado como referência para indicar se o ponto está em movimento ou em repouso. O referencial utilizado será o de um sistema rigidamente ligado à Terra.
Movimento, Trajetória e Referencial
Tempo, Intervalo de Tempo, Espaço e Variação de Espaço Tempo: ente físico que é associado a uma sucessão de eventos e é considerado como conceito primitivo. A origem do tempo é um instante que é fixado por convenção e ao qual é atribuído o valor zero. Espaço: grandeza que define a posição de um ponto material sobre sua trajetória. A medida do espaço é realizada a partir da origem dos espaços. A origem do espaço é atribuído o valor de referência que pode ser zero ou qualquer outro valor. Variação de espaço ou deslocamento escalar: quando um ponto material, em um intervalo de tempo, muda sua posição, relativamente a um referencial, ocorre uma variação de espaço ou um deslocamento de espaço. à medida da variação de espaço é portanto a diferença entre o espaço posterior e o espaço anterior.
Tempo, Intervalo de Tempo, Espaço e Variação de Espaço
Velocidade Média e Instantânea Velocidade instantânea: ao trafegar em uma estrada você pode observar no velocímetro do carro que a velocidade indicada varia no decorrer do tempo. Esta velocidade que você lê no velocímetro em um determinado instante é denominada velocidade instantânea. Velocidade escalar média: é a variação de espaço que o ponto material realiza em um intervalo de tempo.
Velocidade Média e Instantânea