A importância da informática na Educação para o séc. XXI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Apresentando.
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
KID VINIL - Zeca Baleiro
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
POWER POINT.
EMEF. PROF. JOSUÉ DE CASTRO
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Prof. Dirce Stein Backes
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
O Aluno.
O Aluno a Distância.
Aprender ao Longo da Vida
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Informática na Educação
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Por quê o computador na educação?
Informática na Educação
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
Capacitação dos professores
educação NA ERA DIGITAL
SECRETARIA MUN. DE EDUCAÇÃO e-proinfo
O Aluno a Distância e suas Necessidades
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Construindo o futuro do seu filho!
Orientação Educacional
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
HÁBITOS DA MENTE.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Empreendedorismo.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Prof. Aron Roberto Ferreira
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Um Problema para TODAS as Idades
Era digital e mudanças sociais
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
Informática na Educação
• Manejo – Formação – Professor.
Mercado de Trabalho.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Início da vida docente: Abril de 1990; Em 1997, 98 e 99 = orientadora do noturno; Em setembro de 2000, começo a lecionar no Estado do Rio Grande do Sul.
Itinerários Formativos
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Mentoring Coaching.
Um Ambiente baseado na Web 2.0 para Educação Médica Construtivista Luiz Henrique Zambom Santana Wanderley Lopes de Souza Antonio Francisco do Prado.
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Programação_ 9h – Boas vindas 9h30m – Atualizações do GELP Brasil 10h – Evento Internacional do GELP em Durban 11h – Oficinas e Outputs do GELP Brasil.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
O uso da informática na educação é importante pois as crianças estão nascendo imersas no mundo digital.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Para Lynn, o uso da tecnologia não deve se restringir a mera utilização ilustrativa ou instrumental da tecnologia na sala de aula. Exemplo disso, segundo.
Transcrição da apresentação:

A importância da informática na Educação para o séc. XXI Alexandra Gross - Jocemara Prado - Juliana Jaines - Vânia Barth – Giseli Ramos

Objetivos Principais O principal objetivo deste capítulo, é despertar uma sensibilidade nos profissionais da educação, quanto a importância da informática para um melhor desempenho em qualquer habilidade humana. E introduzir a informática, dentro das escolas, como um recurso de utilização para um melhor aproveitamento, independente dos métodos utilizados pela escola.

A maioria dos professores, não estão adaptados ao uso da informática, mas e porquê não?! Sendo que em pleno Séc. XXI os demais profissionais, utilizam a informática como um meio de auxílio, facilitando suas atividades.

E as respostas são muitas.... A minha escola, ainda não tem computadores. Os cursos que fiz, não abordavam o uso da informática. O diretor da escola, não investe nos seus profissionais. O meu salário, é pouco para tal situação. Os alunos, não necessitam de tal modernidade, o correto é quadro e giz.

Entre outras... Mas a questão é, todas essas respostas estão ligadas a ações de terceiros. E raros são os professores que percebem, que para haver uma mudança, consiste em um processo interno, partindo do interesse da cada um.

Exemplos de escolas atuais, que utilizam a informática.

Percebemos que os computadores apresentam, inúmeras utilidades compatíveis com o mundo em que vivemos, e são indispensáveis hoje em dia. E através dele, conseguimos desenvolver várias habilidades simultaneamente. Onde facilita a formação de pessoas multifuncionais, ao contrário por exemplo, de uma máquina de escrever, que capacitava a formação de um único profissional: o datilógrafo.

A internet, a partir de 1995 introduziu-se no mercado, dando inicio á uma nova revolução, a era digital, a era da inteligência em rede. Onde pessoas, combinam suas inteligências, compartilham os seus conhecimentos e criatividades, para transformações na construção de riquezas e desenvolvimento social. Essa transformação, englobam todas as áreas sociais, como : aprendizagem, saúde, trabalho, entretenimento, relações em geral.

Várias dessas mudanças/transformações, podem ser realizadas pelos professores, que obtendo uma visão futura e moderna, e claro possuindo uma mente aberta para ativar seu senso crítico, sobre sua prática do processo de ensino-aprendizagem, podem conquistar um papel ativo no sistema educacional. É necessário, visualizar tal situação social em que estamos vivendo. Pois a educação precisa estar atenta aos seus projetos, e não tornar-se antiquada e sem flexibilidade.

O perfil do novo profissional não é mais o especialista O perfil do novo profissional não é mais o especialista. O importante é saber lidar com diferentes situações, resolver problemas imprevistos, ser flexível e multifuncional e estar sempre aprendendo

A escola e os professores devem oferecer a seus educandos os recursos disponíveis nos seus meios. Recusar esta possibilidade significa omissão e não cumprimento da missão principal do educador: preparar cidadãos proativos para um mundo cada vez mais competitivo. Cabe aos educadores assumirem os riscos de novas experiências e reverem suas crenças enquanto facilitadores e coordenadores dos ambientes de aprendizagem.