DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP. Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Avaliação Discente do Curso de Ciências Biológicas 19/04/2006.
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Educação Ambiental - GPEEA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Câmara de Avaliação. Processo de Avaliação de Cursos de Graduação: Câmara de Avaliação.
Pró-Reitoria de Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROPAG – Programa Reuni de Orientação e Operacionalização da Pós- Graduação Articulada.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
Curso de Graduação em Gestão Pública
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1
O Programa PIBID na UFRN
Laboratório de Física (4CA) ACH 4021 Cálculo para Licenciatura (4CA)
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Orientações sobre o Estágio II
Prática como Componente Curricular
EVOLUÇÃO FUNCIONAL VIA NÃO ACADÊMICA
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL1212
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Questionário do Estudante Enade
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: O ESTADO DA ARTE DOS.
O papel do Estagio na Formação de Professores
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 (2015) 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151.
Bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra
MÓDULO CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS I CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA.
Docente: Dr. Arthur Vianna
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Título do Trabalho: A importância das monitorias para a formação do acadêmico do Curso de Matemática – Licenciatura, modalidade presencial, da UNISUL.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
2 COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa Coordenadora SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente.
Transcrição da apresentação:

DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS – DPP

Diretoria de Programas e Projetos Conselho Universitário – 11 e 12/12/2014 Responsável pela supervisão e acompanhamento de Programas e Projetos, permanentes ou temporários, vinculados ao ensino de graduação.

Programas e Projetos - Unespar – PIBID – PACTO –ENSINO MÉDIO – PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA – ESTÁGIOS – NÃO OBRIGATÓRIOS – PROJETOS TEMPORÁRIOS

Programa de MONITORIA ACADÊMICA

DADOS GERAIS PROJETOS RECEBIDOS50 DOCENTES ENVOLVIDOS46 DISCIPLINAS ATENDIDAS61 CURSOS QUE ENVIARAM PROJETO22 PROJETOS QUE ENVOLVERAM MAIS DE UMA DISCIPLINA14 Edital 001/2015 – PROGRAD/DPP Resolução 002/2015 – CEPE Edital 024/2015-PROGRAD

Cursos que enviaram Projeto

PROJETOS APROVADOS PARA MONITORIA COM BOLSA BOLSAS CONCEDIDAS30 DOCENTES ENVOLVIDOS21 DISCIPLINAS ATENDIDAS25 CURSOS COM BOLSAS12 PROJETOS QUE ENVOLVERAM MAIS DE UMA DISCIPLINA06

Cursos que tiveram projetos Aprovados

PROJETOS APROVADOS PARA MONITORIA VOLUNTÁRIA MONITORES47 DOCENTES ENVOLVIDOS26 DISCIPLINAS ATENDIDAS36 CURSOS COM MONITORIA VOLUNTÁRIA APROVADA10 PROJETOS QUE ENVOLVEM MAIS DE UMA DISCIPLINA08

Monitoria Voluntária - Cursos

RESOLUÇÃO 002/ CEPE

MONITORIA O Programa de Monitoria Acadêmica da UNESPAR caracteriza-se por oportunizar o desenvolvimento de ações didático- Pedagógicas adicionais, sob a orientação de um docente, no âmbito das disciplinas regularmente ofertadas nas grades curriculares dos Cursos de Graduação da UNESPAR – visando apoiar as atividades de ensino.

Art. 6º Os objetivos do Programa de Monitoria são: I. Oportunizar ao acadêmico Monitor a experiência com o processo de ensino e aprendizagem; II. Proporcionar aos acadêmicos o aprofundamento nos conhecimentos teóricos/práticos da disciplina, favorecendo a compreensão e complementação de seus estudos;

Art. 6º Os objetivos do Programa de Monitoria são: III. Contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem na Graduação; IV. Apoiar o aprendizado dos discentes dos cursos de graduação que apresentem maior grau de dificuldade em disciplinas/unidades curriculares e/ou conteúdo.

Art. 9º Compete ao Monitor: I. Programar em conjunto com o docente Orientador as atividades de Monitoria, bem como desenvolvê-las junto aos acadêmicos; II. Realizar atendimento discente presencial; III. Efetuar controles de atendimento aos acadêmicos e de atividades desenvolvidas, por meio de formulários de acompanhamento mensal;

Art. 9º Compete ao Monitor: IV. Elaborar o relatório final de atividades, conforme modelo proposto pela PROGRAD, submetendo tal relatório ao Orientador; V. Cumprir os horários estabelecidos para a Monitoria; VI. Fornecer informações ao Orientador sobre o andamento da Monitoria, sempreque solicitado.

Art. 9º Compete ao Monitor: § 1º É vedado ao Monitor substituir o Orientador em aulas, avaliações ou quaisquer outras tarefas próprias e exclusivas de docentes. § 2º As atividades de Monitor não podem coincidir com o horário das atividades, acadêmicas a que o discente estiver submetido.

Art. 10º Compete ao Orientador I. Executar o processo de seleção de Monitores, observados os critérios pertinentes, conforme edital específico; II. Programar, juntamente com o Monitor, as atividades da Monitoria, estabelecendo um plano de acompanhamento dos acadêmicos convergente com a disciplina a ser atendida;

Art. 10º Compete ao Orientador III. Encaminhar o Projeto de Monitoria e o Plano de Trabalho do Monitor ao Colegiado de Curso responsável pela apreciação, conforme modelo comum a todos os cursos; IV. Orientar o Monitor nos aspectos teóricos, didáticos e metodológicos relacionados à atividade de Monitoria, fornecendo-lhe os subsídios necessários para a atuação;

Art. 10º Compete ao Orientador V. Organizar, com o Monitor, horário de trabalho que garanta o exercício efetivo da Monitoria; VI. Avaliar o desempenho do Monitor. VII. Encaminhar mensalmente ficha de frequência e de atividades desenvolvidas pelo Acadêmico Monitor para a Divisão de Graduação.

Art. 11 Compete ao Colegiado de Curso: I. Divulgar o processo de seleção dos Projetos de docentes para seleção de Monitoria Acadêmica; II. Aprovar os Projetos dos Docentes e os Planos de Trabalho dos Monitores; III. Divulgar o processo de seleção de Monitores e os resultados no(s) Curso(s) relacionado(s);

Art. 11 Compete ao Colegiado de Curso IV Divulgar o horário e local de trabalho do Monitor; V. Disponibilizar local, equipamentos e materiais didático-pedagógicos necessários à Monitoria.

PROJETOS DE MONITORIA COM BOLSA

CAMPUSNº DE PROJETOS APROVADOS Nº DE BOLSAS APUCARANA0306 CAMPO MOURÃO06 CURITIBA I0103 PARANAGUÁ0204 PARANAVAÍ0506 UNIÃO DA VITÓRIA0305

CAMPUS APUCARANA 03 PROJETOS 06 BOLSAS COLEGIADO / CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE BOLSAS FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA ELEMENTAR2 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL2 GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL2 TOTAL DE BOLSAS6

CAMPUS CAMPO MOURÃO COLEGIADO / CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINASNº DE BOLSAS CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I1 GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR1 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO1 TOTAL DE BOLSAS3

CAMPUS CAMPO MOURÃO COLEGIADO / CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL DISCIPLINASNº DE BOLSAS CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I1 GEOMETRIA ANALÍTICA1 INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO1 TOTAL DE BOLSAS3

CAMPUS CURITIBA I COLEGIADO / CURSO: LICENCIATURA EM MÚSICACOMPOSIÇÃO E REGÊNCIA SUPERIOR EM INSTRUMENTOSUPERIOR EM CANTO DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE BOLSAS PERCEPÇÃO MUSICAL I E II MORFOLOGIA I E II3 TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL I E II TOTAL DE BOLSAS3

CAMPUS PARANAGUÁ COLEGIADO / CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE BOLSAS BIOLOGIA CELULAR ( BACHARELADO E LICENCIATURA) 2 ZOOLOGIA I (BACHARELADO E LICENCIATURA) 2 TOTAL DE BOLSAS4

CAMPUS PARANAVAÍ COLEGIADO / CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE BOLSAS BIOLOGIA CELULAR1 ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS1 TOTAL DE BOLSAS2

CAMPUS PARANAVAÍ COLEGIADO / CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE BOLSAS CÁLCULO DIFERENCIAL E GEOMETRIA ANALÍTICA2 FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA ELEMENTAR1 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I1 TOTAL DE BOLSAS4

CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA COLEGIADO/CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE BOLSAS CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I1 TOTAL DE BOLSAS1

CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA COLEGIADO / CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE BOLSAS ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS 2 ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS I E II TOTAL DE BOLSAS2

CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA COLEGIADO / CURSO: PEDAGOGIAQUIMICA BIOLOGIAGEOGRAFIA FILOSOFIALETRAS DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE BOLSAS DIDÁTICA 2 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I,II E III TOTAL DE BOLSAS2

PROJETOS DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

CAMPUSNº DE PROJETOS APROVADOS Nº DE MONITORES APUCARANA0506 CAMPO MOURÃO02 PARANAGUÁ0818 PARANAVAÍ1116 UNIÃO DA VITÓRIA0304

CAMPUS APUCARANA COLEGIADO / CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE MONITORES GEOMETRIA ANALÍTICA E ÁLGEBRA LINEAR1 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO1 ANÁLISE REAL1 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II1 TOTAL DE MONITORES4

CAMPUS APUCARANA COLEGIADO / CURSO: SECRETARIADO EXECUTIVO TRILINGUE DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE MONITORES TÉCNICAS DE REDAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICAS SECRETARIAIS I 2 TOTAL DE MONITORES2

CAMPUS CAMPO MOURÃO COLEGIADO / CURSO: MATEMÁTICA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE MONITORES CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II1 TOTAL DE MONITORES1

CAMPUS CAMPO MOURÃO COLEGIADO / CURSO: LETRAS DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE MONITORES LINGUÍSTICA I1 TOTAL DE MONITORES1

CAMPUS PARANAGUÁ COLEGIADO / CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Bacharelado e Licenciatura) DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE MONITORES ZOOLOGIA DE VERTEBRADOS E EMBRIOLOGIA ANIMAL COMPARADA 2 HISTOLOGIA BÁSICA2 QUÍMICA BÁSICA APLICADA2 GENÉTICA MOLECULAR APLICADA2 ANATOMIA E FISIOLOGIA ANIMAL COMPARADA2 BOTÂNICA I ( BACHARELADO E LICENCIATURA)4 GENÉTICA I2 MICROBIOLOGIA E GENÉTICA DE MICRORGANISMO2 TOTAL DE MONITORES18

CAMPUS PARANAVAÍ COLEGIADO / CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE MONITORES GENÉTICA GERAL E HUMANA1 ZOOLOGIA DE DEUSTEROSTÔMIOS1 ANATOMIA E MORFOLOGIA VEGETAL1 BIOQUÍMICA1 QUÍMICA GERAL1 FÍSICA APLICADA À BIOLOGIA1 TOTAL DE MONITORES6

CAMPUS PARANAVAÍ COLEGIADO / CURSO: ENFERMAGEM DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE MONITORES ANATOMIA HUMANA E FISIOLOGIA HUMANA2 SEMIOTÉCNICA4 TOTAL DE MONITORES6

CAMPUS PARANAVAÍ COLEGIADO / CURSO: GEOGRAFIA DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE MONITORES CARTOGRAFIA2 TOTAL DE MONITORES2

CAMPUS PARANAVAÍ COLEGIADO / CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE MONITORES ÁLGEBRA1 TOTAL DE MONITORES1

CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA COLEGIADO / CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE MONITORES TÉCNICAS DE PESQUISA E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 ZOOLOGIA DE INVERTEBRADOS I E II3 TOTAL DE MONITORES5

CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA COLEGIADO / CURSO: PEDAGOGIAQUIMICA BIOLOGIAGEOGRAFIA FILOSOFIALETRAS DISCIPLINAS ENVOLVIDASNº DE MONITORES PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO 1 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I,II E III TOTAL DE MONITORES1