KARL MARX Nasceu em Trier – Renânia 1818 Pai – Heindrich (Advogado)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os ideais éticos.
Advertisements

Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Camille Monet e a Criança
Etimologia da palavra Estado
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
A Psicologia Sócio-Histórica
UNA - CIÊNCIAS GERENCIAIS CURSO SEQUENCIAL DE CERIMONIAL E ETIQUETA DISCIPLINA: ESTUDO DAS ESTRUTU- RAS DE PODER UNIDADE III: OS PROJETOS EM DISPUTA: SOCIALISMO.
Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
(Socialismo Científico)
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
(Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
Georg Wilhelm Friedrich Hegel
Marxismo e a Ciência Política
A Sociologia clássica de Karl Marx
BEM-VINDO À DISCIPLINA
MAX WEBER E A ÉTICA PROTESTANTE
Filosofia Professor Breno Cunha
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
Materialismo histórico e dialético
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Karl Marx e a História da Exploração
Na Roma Antiga era assim:
MATERIALISMO HISTÓRICO
A Filosofia Existencialista
O materialismo histórico
A sociologia de Karl Marx
Para uma visão marxista das relações internacionais
Karl Marx. Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (Alemanha) 05/05/1818 foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna,
CSO 089 – Sociologia das Artes
Contexto, obras e conceito de educação
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
F I L O S O F I A.
Karl Marx (1818 – 1883).
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Aula de Sociologia – Karl Marx
MONTESQUIEU MARX ESTADO
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e as modos de produção social
Karl Marx e a Sociologia
K ARL M ARX Delilian Fogliatto Luciana Oliveira Luís Fernando Baldissera Sociologia da Educação I-A Prof. Neusa Chaves Batista.
3ª AULA – MARX E A CATEGORIA TRABALHO
Prof. Esp. Jefferson Luis Brentini da Silva
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Platão: Filósofo grego utopista
Modos de Produção Em Karl Marx.
A CRÍTICA AO CAPITALISMO Prof. Max DANTAS
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Universidade Estadual do Norte do Paraná
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
Professor: Suderlan Tozo Binda
MARX E A CRÍTICA À RELIGIÃO
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
Marx e a educação.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx.
Profª Luciana Miranda A tradição hegeliana.
THIAGO DA HORA PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA.
Karl Marx 1818 – 1883 d.C. Prof. Juliano Batista Máxima: “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Transcrição da apresentação:

KARL MARX Nasceu em Trier – Renânia 1818 Pai – Heindrich (Advogado) Esposa – Jeny von Vestphalem Univ. de Bonn Estudou Direito Gostava da bebida Gastar o dinheiro do pai Presidente da “Trier Tavern Society”  Univ. de Berlim Gastava mais do que os filhos dos ricos (estudante boêmio) Morte do Pai (1838)  Univ. de Iena Submete sua tese de Filosofia Grega

“Turba de ateus , que se autoproclamavam deuses”. Marx como jornalista Escreve e edita o Rheinishe Zeitung – liberal de classe média 1843, muda para Paris une-se a outros jovens denominados “Turba de ateus , que se autoproclamavam deuses”. Edita uma revista política (inicia interesse pelo comunismo) Engels homem rico – “vida dupla”. Década de 1840 Constroi as fundações históricas e filosóficas para um estudo do capitalismo  

O MATERIALISMO HISTÓRICO Hegel Ludwig Feuerbach HEGEL A filosofia almeja conhecer o desenrolar das idéias , o espírito humano e as idéias conduzem a história. O mundo material (o que vemos e tocamos) e as instituições seguem o caminho das idéias. P/ Hegel Podemos traçar o caminho da história através dos nacionalismos dominantes: Egito, Grécia . Prússia representava o líder da sua época. Porém : Marx rejeitou o idealismo de Hegel

LUDWIG FEUERBACH – “ A essência do cristianismo” Deus é simplesmente uma projeção dos desejos, necessidades e atributos humanos. O homem criou Deus; Deus não criou o homem. A verdadeira substância, o homem, levou à idéia de Deus. Por isso que Marx chamaria a religião “ o ópio do povo” “Uma vez que as pessoas pudessem projetar os seus anseios em Deus numa vida futura, eles aceitariam passivamente as condições materiais e a injustiça”.

O MÉTODO HEGELIANO – A DIALÉTICA Hegel insistia que a história, assim com a realidade não segue um padrão uniforme e gradual. A história consiste na luta entre forças que se opõem. Toda idéia contém o seu contrário. A luta entre essas idéias produz uma síntese, uma nova tese. A nova tese se confronta com sua antítese. O mundo está sempre em transformação. A história nunca se repete.

“Esqueça o estudo da religião, da ética ou do nacionalismo” MARX FUNDE O MÉTODO DIALÉTICO COM O MATERIALISMO ( Materialismo dialético ou materialismo histórico) Para Marx: “ A história acontece na terra” “Esqueça o estudo da religião, da ética ou do nacionalismo” O homem procura com afinco as necessidades básicas da vida. Não existe história sem o homem. E não existem homens sem alimento. “O primeiro ato histórico é a produção dos meios que satisfaçam essas necessidades”

Curso da história: Determina o curso da história a partir da escravidão para o feudalismo, do feudalismo para o capitalismo, e do capitalismo para o socialismo. Cada sistema de produção cria classes governantes e governadas. Cada época é marcada por uma determinada maneira de extrair a renda para os governantes. A necessidade da classe governante esta sustentada no trabalho da classe subalterna. A classe dominante desenvolve as crenças, as leis, o cultivo, a religião, a moralidade e o patriotismo que apoiarão o processo de produção. Marx chama as idéias, as leis de superestrutura.

“O modo de produção da vida material condiciona a vida social, política e intelectual. Não é a consciência dos homens que determina a sua existência, mas , pelo contrário, é a sua existência social que determina a sua consciência”.   “Os homens fazem a sua própria história, não sob circunstâncias escolhidas, senão sob circunstâncias diretamente encontradas, dadas e transmitidas no passado. A tradição de todas as gerações passadas pesa como um pesadelo no cérebro dos vivos”.

Porém: História de todas as sociedades até agora existentes é a história da luta de classes. Onde os proprietários extorquem os trabalhadores. Desde que o trabalhador receba benefícios simbólicos a economia segue seu rumo. A rebelião acontece quando a tecnologia do processo produtivo muda tornando o antigo processo produtivo obsoleto. A classe governante sempre defronta com uma ameaça quando a terra, o trabalho, o capital ou a tecnologia mudam.