CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA 2006-2010 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Advertisements

Co-Infecção TB/HIV Fábio Moherdaui Programa Nacional de DST/Aids
DTS/Aids/Hepatites Virais
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DE EPIDEMIAS CONCENTRADAS
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Programa Nacional de DST e Aids Apoio às SES para elaboração do PAM 2009.
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
As “outras” IST em Cabo Verde
Maria da Luz Lima Mendonça Lisboa 18 de Março de 2010 III Congresso da CPLP sobre Infecção VIH/sida e Doenças de Transmissão Sexual Como está a CPLP a.
São Tomé e Principe A Prevenção da Transmissão Mãe – Filho (PTMF)
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Transmissão Mãe – Filho
Direcção-Geral da Saúde
O HIV/SIDA em Moçambique Maputo, Março de PNC ITS/HIV/SIDA - MISAU
AS OUTRAS INFECÇÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL
Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde
Política Nacional de Saúde do Idoso
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
5º conselho Hospitalar Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
VIH/SIDA em Crianças Guiné-Bissau Apresentador: Dr. David da Silva Té Lisboa: 19 de Março de 2010.
Testes em meio laboral A dupla responsabilidade perante o trabalhador e o empregador e a responsabilidade pela transmissão da infecção Joana Tavares de.
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
Prevenção VIH/SIDA- Droga III Conferência CPLP VIH/SIDA 16 a 19 Março
Como está a CPLP a formar profissionais habilitados para responder aos vários níveis de cuidados exigidos pelo VIH e outras infecções de transmissão sexual?
United Nations Development Programme
Vamos Falar sobre… SIDA.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Programa Nacional de Controle da Malária Reunião da CAMS
1 MINISTÉRIO DA SAÚDE DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PDRH Maputo, Outubro de 2011.
VIH/SIDA.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
SEB - Secretaria de Educação Básica DASI - Diretoria de Articulação e Apoio aos Sistemas da Educação Básica casos notificados; pessoas.
Estratégia Nacional para Redução dos Acidentes do Trabalho
Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS.
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
Melhoria da Qualidade dos CUIDADOS DE Saude
Animação Sociocultural
XXV CONSELHO CONSULTIVO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
SITUAÇÃO ACTUAL DO TARV EM ADULTOS
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Projeto de Desenvolvimento Institucional das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva VI Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores.
Orientações Básicas e Agenda Integrada
PROMOÇÃO, PREVENÇÃO E PROTEÇÃO
Mesa Redonda: O papel de Portugal, a nível nacional e internacional na Cooperação Internacional Investigação de uma Vacina para o VIH O papel de Portugal.
III CONGRESSO DA CPLP SOBRE HIV/SIDA E INFECÇÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL O IMPACTO DO HIV SOBRE OS RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Lisboa, Março de 2010.
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Ciências Naturais 9.º ano
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
ÁREA TÉCNICA SAÚDE DO IDOSO
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Vulnerabilidade PrevençãoDST HIV AIDS 2010 Nelio Zuccaro
Ministério da Saúde Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT -
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
1 Dia Mundial de Luta contra a Sida 1 de Dezembro de 2004 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DO VIH/SIDA EM CABO VERDE Dra Maria de Lourdes Monteiro.
Situação epidemiológica do VIH/SIDA em Cabo Verde Praia, Fevereiro de 2007 Direcção Geral de Saúde Programa de Luta contra a SIDA/ Serviço de Epidemiologia.
Visa ampliar o acesso masculino aos serviços, estimular o homem a cuidar mais de sua saúde e reduzir a transmissão vertical de doenças.
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
1 EPIDEMIOLOGIA DO VIH/SIDA CABO VERDE, Programa de Luta contra a SIDA do Ministério da Saúde Praia, Novembro de 2005.
Tratamento Anti-retroviral em Cabo Verde 1 Dez 2004 – 1 Dez 2005 Praia, 01 de Dezembro 2005 Programa de Luta contra a SIDA Programa de Luta contra a SIDA.
Política Nacional DST/HIV
Transcrição da apresentação:

CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA

Cabo Verde Evolução da infecção VIH-SIDA, e óbitos 1999 –

Cabo Verde Casos notificados VIH por idade e género,

Cabo Verde, VIH – Casos novos notificados de 2004 a 2008, por motivo de diagnóstico (percentagens relativas) 4

Cabo Verde – Agenda da Cooperação Diminuir a epidemia baixando o risco de transmissão do VIH; Intensificar a promoção do acesso universal à prevenção da infecção pelo VIH, especialmente entre os adolescentes e entre as mulheres jovens; Aumentar os esforços de prevenção da infecção pelo VIH, utilizando estratégias baseadas em factos, tendo em atenção as desigualdades de género. 5

Agenda da Cooperação Fortalecer a participação e a mobilização dos adolescentes nas actividades de prevenção e nas intervenções voltadas para casais; Conduzir pesquisas de avaliação sobre os serviços existentes para identificar disparidades no acesso à informação e aos serviços, 6

Agenda da Cooperação Continuar a estratégia de testagem rápida para diagnosticar casos de VIH em gestantes e, caso sejam seropositivas, em seus filhos e parceiros; Implementar programas de tratamento e prevenção à transmissão vertical mais efectivos e eficazes; 7

Agenda da Cooperação Assegurar o acesso ao tratamento de segunda linha e de infecções oportunistas. Tratamento das doenças associadas ao VIH/SIDA 8

Agenda da Cooperação Implementar estratégias de comunicação mais eficazes para aumentar a demanda por informação, acesso e uso dos serviços de tratamento e prevenção; Criar um ambiente favorável para enfrentar a epidemia, com acções de mobilização social voltadas à redução do estigma e ao aumento do uso de serviços 9

Agenda da Cooperação Expandir os programas de mobilização social e as acções de prevenção; Apoiar as actividades dos Centros de Informação e Aconselhamento para Jovens e de associações de jovens 10

Capacitar formadores, capacitar os profissionais de saúde a todos os níveis (diagnóstico e tratamento de ITS/SIDA e prestação de cuidados a infectados pelo VIH e doentes com SIDA); Reforçar a capacidade institucional e maior utilização da assistência técnica 11 Agenda da Cooperação

Obrigado pela vossa atenção! Ildo Carvalho Médico de Saúde Pública Gabinete de Estudos, Planeamento e Cooperação Ministério da Saúde – Cabo Verde 12 Cabo Verde Agenda da Cooperação