Gestão de Custos na área de saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GERENCIAMENTO DE CUSTOS
Advertisements

Custo Departamental.
Custos ... afinal, o que é isto?
Diferença entre terminologias
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Produtividade & Desempenho
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
CONCEITO CONTABILIDADE DE CUSTOS
Engenharia Clínica Dr. Gustavo Grottone
CUSTOS.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
CUSTOS EM RESTAURANTES
ESQUEMA BÁSICO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Aula 06 Assunto: Revisão da Classificação dos custos: Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis. Correção dos Exercícios.
Aula 05 Assunto: Terminologia básica e classificação dos custos.
Novos Serviços Prestados
GLOBAL BUSINESS CONSULTING.  Por meio da contabilidade de custos você pode gerenciar o custo e preços de venda dos produtos ou serviços vendidos por.
Custeio por Absorção Prof. Carlos Alexandre.
Metodologia para coleta e análise de dados econômicos e financeiros de sistema iLPF Marcelo Carauta e Rafael Chen.
CONTABILIDADE GERENCIAL
MÉTODOS DE CUSTEIO.
SISTEMA DE GESTÃO BASEADO EM CUSTOS
Prof. Vicente Eudes MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS PROF. VICENTE EUDES
PRODUTO INTERNO BRUTO Bibliografia: Lanzana, Antonio Evaristo Teixeira. Fundamentos e atualidades. 3ªEDIÇÃO. EDITORA ATLAS.
Contabilidade de Custos
Custeio ABC “É uma metodologia que surgiu como instrumento da análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impactam o consumo.
Tema 4– Critérios ou Métodos de Custeio
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc.: Custos Industriais Prof. Jorge Marques
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
PRINCIPAIS TERMOS USADOS EM CUSTOS
ANÁLISES DE CUSTOS E RENTABILIDADE DE PRODUTOS
Orçamento dos custos indiretos de produção
Contabilidade Geral Aula 5 – Contabilidade de Custos
à nova era do Consumo Mundial!!!
CUSTEIO POR ABSORÇÃO E CUSTEIO VARIÁVEL.
Preço na Prestação de Serviços
Custos com Embalagens e Manutenção de Estoque
Administração e Análise de Custos Prof.Mônica
Slides de apoio ao livro
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Contabilidade de Custos
CONTABILIDADE GERENCIAL
Custos: conceitos gerais
Como deve ser classificada a Propaganda do Produto
GESTÃO DE CUSTOS Prof. Hamilton Silva
Etapas do processo orçamentário
CONTABILIDADE DE CUSTOS
SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Profº. Altair Borgert.
Disciplina: Contabilidade Gerencial Profº. Altair Borgert.
Custeio Variável e Custeio por Absorção
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Gestão de Custos Aula 3.
Gestão de Custos Aula 2.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Gestão de Custos Aula 1.
PLANEJAMENTO OPERACIONAL
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Contabilidade de Custos x Financeira x Gerencial
Elza Ferreira Alexandre
Custos Indiretos de Fabricação
FLUXO DE CAIXA.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistema de custeio direto ou variável Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação.
Estrutura e Análise dos Custos da Produção Aula 5 Professor: Engº. Ms. Abraão Freires Saraiva Júnior 21/03/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO.
Orçamento e Custeio (Cont. Custos) Prof. Jurandyr Costa Seixas.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Sistemas de custeio Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação de preços de venda.
Transcrição da apresentação:

Gestão de Custos na área de saúde Décio Henrique Franco Aula na FOP / UNICAMP em 21/06/2012

Custos Custos são medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com os quais uma organização, uma pessoa ou um governo, têm de arcar a fim de atingir seus objetivos, sendo considerados esses ditos objetivos, a utilização de um produto ou serviço qualquer, utilizados na obtenção de outros bens ou serviços.

Custos Custos diretos: podem ser diretamente apropriados a um objeto de custo bastando haver uma medida objetiva de consumo. Este tipo de custo relaciona-se com o produto final, não havendo nenhum tipo de rateio. Os mais comuns são: o material utilizado e mão-de-obra direta (horas de mão-de-obra utilizada) (CHING, 2001, p.16)

Custos Custos indiretos: não estão ligados diretamente ao produto ou serviço para se relacionarem a eles dependem da utilização de recursos, estimativas, rateios ou seja, estes custos não se identificam apenas com um produto ou serviço mas sim com mais de um ou com todos e devem ser rateados entre estes produtos e serviços produzidos. Os exemplos mais comuns são: seguros, aluguéis e energia elétrica (CHING, 2001, p.16).

Custos Exemplo: Imagine que um hospital queira investir em nova tecnologia, e o centro de custos “Depto. de Urologia” esteja pensando em comprar um aparelho de litotripsia para tratamento de pacientes com cálculos renais. Como deve agir?

Custos

Custos Primeiro passo: Qual o custo total da aquisição? Aquisição do equipamento; Transporte até o local de funcionamento; Construção e renovação da área física; Instalação técnica do aparelho; Testes iniciais de funcionamento; Compra do material permanente; Custo ligado a operação do aparelho (pessoal).

Custos Conceito de Depreciação Valor resultante de um cálculo do custo total do aparelho relacionado com sua vida útil, expresso em alguma medida de tempo – anuais ou mensais. Normalmente é um valor fixo para o total do período considerado.

Custos Os custos de operação, por outro lado, dependem mais do volume de atendimento. Exemplo: Custos do salário do pessoal técnico; Custos do pessoal de suporte administrativo; Custos de medicamentos e material de consumo.

Custos Custo por tratamento ou paciente atendido. Custo médio de tratamento: O custo médio representa apenas o custo total do procedimento dividido pelo número de pacientes atendidos ou previstos.

Custos Próximo passo é definir: Custos diretos Exemplo: A depreciação do aparelho e o salario do operador são custos diretos. Custos indiretos (overhead) Exemplo: O salário do porteiro geral, do zelador, ou do pessoal do arquivo médico.

Custos CUSTO TOTAL Custo direto Custo indireto

Custos Custos totais para um objeto de custo, porém, incluem tanto os custos diretos como uma parcela justa dos custos indiretos, que será alocada ao objeto de custo pelo sistema de contabilidade de custos implementado.

Custos Tipos de Custos: Custos Fixos Sem relação com o volume de atendimento. Custos Variáveis Diretamente relacionados com o volume de pacientes.

Caso da aula Aparelho de litotripsia custa $ 1 milhão. Tem vida útil de cinco anos. Custo fixo: A depreciação é $ 200.000 ano. Custo variável: $ 210 por paciente Quais os custos totais para se operar o aparelho durante um ano? Limite do aparelho: 2400 procedimentos anuais. (10 por dia x 20 dias x 12 meses)

Caso da aula Tabela 1. Custos totais do serviço de litotripsia ($ 1,00) Volume de atendimento (A) Custo fixo depreciação (B) Custo variável por paciente (C) Custo total variável (D) = (A) x (C) Custo total (E) = (B) + (D) 960 $ 200.000 $ 210 $ 201.600 $ 401.600 1200 $ 252.600 $ 452.000 2400 $ 504.000 $ 704.000

Caso da aula Qual seria o custo médio por procedimento do serviço de litotripsia? R: Depende da quantidade de pacientes atendidos no ano.

Caso da aula Tabela 2. Custo médio por procedimento de litotripsia 960 Volume de atendimento (A) Custo fixo (B) Custo fixo por paciente (C) = (B) / (A) Custo variável por paciente (D) Custo médio (E) = (C) + (D) 960 $ 200.000 $ 208,33 $ 210 $ 418,33 1200 $ 166,67 $ 376,67 2400 $ 83,33 $ 293,33

Caso da aula Suponha que o hospital já atende a 1200 pacientes por ano, e de repente, é procurado por um programa de seguro saúde que quer mandar mais 1200 pacientes por ano, mas que só quer pagar $ 250 por exame. Deve o hospital aceitar o serviço, sabendo que o equipamento tem capacidade ociosa, mas que o pagamento estaria $43,33 abaixo do custo médio para os 2400 procedimentos?

Caso da aula Tabela 2. Custo médio por procedimento de litotripsia 960 Volume de atendimento (A) Custo fixo (B) Custo fixo por paciente (C) = (B) / (A) Custo variável por paciente (D) Custo médio (E) = (C) + (D) 960 $ 200.000 $ 208,33 $ 210 $ 418,33 1200 $ 166,67 $ 376,67 2400 $ 83,33 $ 293,33 Proposta da empresa: $ 250,00, ou seja, $ 43,33 a menos

Caso da aula Não aceitar? A Gestão de custos vai considerar: O custo fixo já existe e não vai ser alterado com o aumento de pacientes O custo variável vai aumentar. Para cada novo paciente, seriam gastos $ 210 em custos variáveis e seria recebido $ 250 em renda, ou seja, aumento de renda de $ 40 por paciente atendido.

Caso da aula Tabela 1. Custos totais do serviço de litotripsia ($ 1,00) Volume de atendimento (A) Custo fixo depreciação (B) Custo variável por paciente (C) Custo total variável (D) = (A) x (C) Custo total (E) = (B) + (D) 960 $ 200.000 $ 210 $ 201.600 $ 401.600 1200 $ 252.600 $ 452.000 2400 $ 504.000 $ 704.000

Caso da aula O impacto financeiro seria positivo e assim descrito: Renda extra: $ 250 x 1.200 pac. = $300.000 Custo extra:$704.000 - $452.000 = $252.000 (-) Aumento na renda bruta = $ 48.000 O hospital deveria então aceitar todo paciente que atendesse essas condições? NÃO!

Caso da aula A análise de custos na saúde nunca será perfeita devido ao tipo de cliente atendido. Clientes são diferentes Ou seja, apresentam custos variáveis diferentes....

Caso da aula Exemplo. Existem apenas 2 tipos de clientes para tratamento de litotripsia: Tipo 1 custa $ 230 para tratar Tipo 2 custa $ 350 para tratar Custo médio é $ 290 O SUS ou Convenio pagam $ 320

Custos Roteiro para implantação de um sistema de apuração de custo da produção Conhecimento da organização de modo geral; Conhecimento dos produtos e do sistema de produção; Definição dos centros de custos; Conhecimento dos componentes do custo; Identificação dos custos diretos e indiretos; Identificação dos custos mais importantes;

Custos Roteiro para implantação de um sistema de apuração de custo da produção... Definição dos critérios de rateio e de direcionadores de custos; Definição do controle dos estoques e método de avaliação; Definição dos formulários do sistema; Definição da contabilização dos sistemas; Definição dos relatórios de controle gerencial. (Adaptado de PEREZ JUNIOR, OLIVEIRA E COSTA, 2008, p. 309-311)

Referências CHING, Hong Yuh. Manual de custos de instituições de saúde. São Paulo: Atlas, 2001. FALK, James Anthony. Gestão de custos para hospitais. Conceitos, metodologias e aplicações. São Paulo: Atlas, 2008. PEREZ JUNIOR, José Hernandez. OLIVEIRA, Luis Martins de. COSTA, Rogério Guedes. Gestão estratégica de custos. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2008