A Subprefeitura Sé foi criada em 1973

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

Secretaria de Estado do Planejamento Comitê de Acompanhamento e Controle de Obras Florianopolis 20/03/2007 Florianopolis 20/03/2007.
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Fórum Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Consecti – Confap – Fórum de Sec. Municipais Rio de Janeiro – 24 de junho de 2010.
PARTICIPAÇÃO POPULAR E PODER PÚBLICO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
PLANO DE GESTÃO.
Os lugares que formam o mundo
Educação Permanente em Saúde :
1.
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
O Mundo Urbano Brasileiro
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
São Paulo Século XX Até 1910.
Políticas Públicas Municipais
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
Secretaria de Desenvolvimento
PROJETO MODELO DE CIDADE DIGITAL
PLENÁRIA FINAL.
TERRITÓRIO DE CONTRASTES É uma das Subprefeituras de maior contraste social, pois conta em seu território com excelentes índices econômicos (17% dos.
Ministério da Cultura.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville
SUBPREFEITURA BUTANTÃ SECRETARIA MUNICIPAL DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
CONCITIBA Advogada Sheila Branco Coordenadora Administrativa do CONCITIBA 1ª REUNIÃO CÂMARA TEMÁTICA DE HABITAÇÃO – CTHAB 26/março/2014 Sala Redonda.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Fórum Nacional de Educação
Click to edit Master text styles –Second level Third level –Fourth level »Fifth level AUTOVISTORIA CASS 20/02/2014.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
Política Nacional do Meio Ambiente
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
As diversas formas de organização da coletividade.
Projeto Modernização BH - Sabará Gestão Fundiária Diretoria de Projetos Ferrosos Sudeste 05/2014.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Biblioteca Pública Menotti del Picchia
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Secretaria de Desenvolvimento
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
CONSELHO LOCAL DE SAÚDE
MECANISMOS E PR Á TICAS DA GESTÃO DEMOCR Á TICA EM CURITIBA.
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
ESTATUTO DA METRÓPOLE REGIÃO METROPOLITANA DE APUCARANA
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
SÃO SEBASTIÃO DA VARGEM ALEGRE
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE GESTORES DO SUS Proposta preliminar – ENSP-FIOCRUZ.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
A Regulação dos Serviços de Saneamento Básico nas Regiões Metropolitanas BRASÍLIA, 17 de agosto de 2015 C ARLOS R OBERTO DE O LIVEIRA.
SANEAMENTO AMBIENTAL E A CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
Brasília - 16 de outubro de 2013 PACTO FEDERATIVO Descentralização, Experiência de Santa Catarina. TULIO TAVARES SANTOS Secretario Adjunto do Planejamento.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

A Subprefeitura Sé foi criada em 1973 26,2km² de área 8 distritos 431 mil habitantes 131 praças 52 Baixo de Viadutos 17 estações de metrô 3,5 milhões de pessoas/dia Maior parte dos bens tombados da cidade e equipamentos culturais A Subprefeitura Sé foi criada em 1973 Por exemplo, há no centro 53 das 332 salas de cinema da cidade, 136 das 254 salas de teatro, 33 de 93 Centros Culturais, Casas de Cultura e Espaços Culturais, 38 dos 124 museus .

Surgimento da Subprefeitura Em 1958, por meio do Decreto 3.270/58 institui-se 19 subprefeituras. Foram criadas pela Lei 6.882/66 as AR’s: Sé, Vila Mariana, Pinheiros, Santana, Penha, Mooca e Pirituba. Em 1973 é criada a Subprefeitura Sé. Ao longo do tempo, até final do governo Jânio, eram 33 AR’s. Surgia a necessidade de alguém que cuidasse da manutenção de sua região, como podar árvores, tapar buraco e etc.

A volta da Subprefeitura 1989: Criação do modelo de Subprefeitura como órgão de gestão local (LOM – Art. 77) 1993/2001: Continuidade das AR’s 2002: Implantação do modelo de Subprefeitura (Lei 13.999/2002) e criação do Conselho de Representantes 2005: Reorientação das Coordenadorias nas Subprefeituras 2006/2012: Reorientação Orçamentária e Executiva das Subprefeituras 2013: Criação e Eleição dos Conselhos Participativos das Subprefeituras

Distritos da subprefeitura sé

No distrito Sé se encontra o centro velho da cidade (marco zero) . Como áreas importantes do distrito, podemos citar: Mercado Municipal onde também se encontra a zona cerealista e a 25 de março. Além disso, há o Parque Dom Pedro, a Catedral da Sé, o Pátio do Colégio, o Triângulo histórico e outras áreas como Largo São Bento e o Largo São Francisco. É uma área rica em bens materiais tombados, (26), sem levar em conta os que estão em processo de tombamento.

A República, centro expandido a partir da inauguração do primeiro viaduto do Chá, em 1892, abrange o chamado centro novo e possui características mais diversas. Na região, coexistem moradias e comércios e está inserido em seu território: Câmara Municipal, Palácio dos Correios, Teatro Municipal, Praça da República, Avenidas Ipiranga e São João e o boêmio Largo do Arouche. Além disso, a Rua Santa Ifigênia que se especializou no comércio de produtos eletrônicos

O distrito da Bela Vista é um dos poucos bairros paulistanos que ainda guarda inalteradas as características originais do seu traçado urbano e divisão do solo. Além disso, observam-se neste distrito inumeráveis cantinas e teatros, que fazem parte da história local., tornando-o um bairro de elevado potencial turístico no âmbito nacional.

O distrito do Bom Retiro é atualmente conhecido como complexo das artes, por ter em seus limites o bairro da Luz, que concentra, entre outras coisas: Pinacoteca, Museu da Língua Portuguesa, Sala São Paulo e o Jardim da Luz. O distrito também é famoso pelo variado comercio de roupas, nas ruas José Paulino e São Caetano.

Neste distrito, há uma concentração de comércios e serviços, sobretudo nos arredores do Largo do Cambuci, Rua dos Lavapés, Independência e a Avenida Lins de Vasconcelos. Recentemente, por conta desta característica residencial, o bairro passou por uma supervalorização imobiliária.

Neste distrito estão localizados bairros como a Vila Buarque, Pacaembu e Higienópolis, criados no inicio do século XIX. Suas ruas são arborizadas e largas. Além disso, conta com “diversidade estética das edificações, inspiradas em modelos europeus”. Dos equipamentos localizados neste distrito, sobressaem-se o estádio do Pacaembu e as bibliotecas Mário de Andrade e Monteiro Lobato. Além deles, dos 39 imóveis tombados, destacam-se: Fundação Escola de Sociologia e Política, Cemitério da Consolação, Instituto Mackenzie e o teatro Cultura Artística.

A Liberdade é um distrito de uso misto com habitações e comércios. É um distrito marcado pela comunidade oriental e outras comunidades como bolivianos e nigerianos. Fazem parte dele a baixa do Glicério e a Aclimação.

Santa Cecília é um distrito nascido no período industrial Santa Cecília é um distrito nascido no período industrial. Originalmente era um bairro fabril e operário com pequenas manufaturas e grandes fábricas sobretudo na várzea da Barra Funda. Hoje, possui diversidade de ocupação e uso. Em seu território é possível observar residências de médio e grande porte, sobretudo no Campos Elísios. Dentre os dezesseis imóveis tombados, estão o DOPS e Estação Júlio Prestes.

Atribuições da subprefeitura

Por quê Subprefeitura? Aproximar o munícipe da gestão do território, promovendo transparência, controle e participação social; Garantir a distribuição eficiente dos recursos e serviços, atendendo demandas locais; Mediar disputas no território; Agilizar e acompanhar os serviços prestados, a execução e implantação de projetos e programas;

Art. 4° - Lei 13.999/02 Considerações: As Subprefeituras, órgãos da Administração Direta, serão instaladas em áreas administrativas de limites territoriais estabelecidos em função de parâmetros e indicadores socioeconômicos. Nenhuma subprefeitura deveria ter população maior que 500 mil habitantes, salvo pequenas exceções; Respeito aos limites dos distritos; Combinação de áreas desenvolvidas com áreas precárias, incentivando o desenvolvimento regional; Respeito a identidade política e cultural;

Definições previstas em Lei 13.999/02 I - constituir-se em instância regional de administração direta com âmbito intersetorial e territorial; II - instituir mecanismos que democratizem a gestão pública e fortalecer as formas participativas que existam em âmbito regional; III - planejar, controlar e executar os sistemas locais, obedecidas as políticas, diretrizes e programas fixados pela instância central da administração; IV - coordenar o Plano Regional e Plano de Bairro, Distrital ou equivalente, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo Plano Estratégico da Cidade; V - compor com Subprefeituras vizinhas, instâncias intermediárias de planejamento e gestão, nos casos em que o tema, ou o serviço em causa, exijam tratamento para além dos limites territoriais de uma Subprefeitura; VI - estabelecer formas articuladas de ação, planejamento e gestão com as Subprefeituras e Municípios limítrofes a partir das diretrizes governamentais para a política municipal de relações metropolitanas; VII - atuar como indutoras do desenvolvimento local, implementando políticas públicas a partir das vocações regionais e dos interesses manifestos pela população; VIII - ampliar a oferta, agilizar e melhorar a qualidade dos serviços locais, a partir das diretrizes centrais; IX - facilitar o acesso e imprimir transparência aos serviços públicos, tornando-os mais próximos dos cidadãos; X - facilitar a articulação intersetorial dos diversos segmentos e serviços da Administração Municipal que operam na região.

ORGANOGRAMA DA SUBPREFEITURA

A Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (CPDU) é responsável pela implantação e execução das políticas municipais e ações nas áreas de Controle e Uso do Solo e Licenciamento, Fiscalização e Planos de Desenvolvimento Sustentável (Habitacionais, Ambientais, de Transporte, Urbanísticos e de Uso do Solo) no âmbito da Subprefeitura.

A Coordenadoria de Manutenção e Infraestrutura Urbana cuida da implantação e execução das políticas municipais e ações de limpeza Pública e Manutenção e Reparos no âmbito da Subprefeitura; coordena, propõe, articula e participa de ações integradas de Manutenção da infraestrutura. Cabe à Coordenadoria de Projetos e Obras responder pela implantação dos Projetos e Novas Obras no âmbito da Subprefeitura; assegurar a execução e integração das atividades das Divisões de Próprios e Edificações, Drenagem, de Viários e Urgências Urbanas de acordo com a legislação, com as políticas públicas e diretrizes fixadas; assegurar a elaboração de projetos e a implantação de obras em conformidade ao Plano Regional da subprefeitura.

Na Coordenadoria de Administração e Finanças deve ser responsável por todas às áreas de pessoal e orçamentária da Subprefeitura. Dessa forma, cabe a ela responder pela implantação e execução das políticas municipais nas áreas de Administração, Gestão de Pessoas, Suprimentos e Finanças no âmbito da Subprefeitura.

Bibliografia Fundação Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (FINATEC); Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSP). 2004. Descentralização e Poder Local. A experiência das Subprefeituras no município de São Paulo. Editora HUCITEC. São Paulo. Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP); Secretaria Municipal de Cultura (SMC); Departamento do Patrimônio Histórico – Divisão de Preservação (DPH). 2012. Programa Patrimônio e Referências Culturais nas Subprefeituras. Coletânea em CD com dados dos 8 Distritos da Subprefeitura Sé. Kowarick, L.; Marques, E. (orgs.). 2011. São Paulo: Novos Percursos e atores. Sociedade, cultura e política. Editora 34. INCT – Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. CEM – Centro de Estudos da Metrópole. FAPESP. InfoCidade. <infocidade.prefeitura.sp.gov.br> PlanejaSampa. < http://programademetas.info/>