MAX WEBER 1864-1920.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

AS INSTITUIÇÕES TOTAIS
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
Cultura e Cultura Popular
*Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Professora: Karina Oliveira Bezerra
Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
CULTURA ORGANIZACIONAL
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
O que é uma instituição social?
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
MAX WEBER ( ).
Max Weber.
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
Desenvolvimento organizacional
Indivíduos e sociedade:
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
A Rede Social.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Disciplina – Teoria Sociológica II para CSO– UFSC 2011/2 Prof Juliana Grigoli.
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Diferenças entre ação social e relação social
Fato social.
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Emile Durkheim e o fato social
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Émile Durkheim (1858 – 1917) Max Weber (1864 – 1920)
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
O Individualismo Metodológico
Max Weber.
MAX WEBER INTRODUÇÃO: Weber e seu tempo.
MAX WEBER SOCIOLOGIA COMPREENSIVA
M ETODOLOGIA C OMPREENSIVA – M AX W EBER Profª: Gabrielle Bertolli.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Sociedade, Educação e Desencantamento: A Racionalização da Vida.
Max Weber e as ações sociais
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Afinal, o que é política? Definição geral Pode ser pensada como negociação para compatibilizar interesses; Pode estar relacionado com o que diz.
A idéia de sociologia econômica - cap.2 - (Virgínio)
Sociologia Clássica e Educação
Estrutura e Dinâmica Social
Max Weber Introdução. Sociologia Compreensiva. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Tipologia da Ação Social.
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Três Advertências Iniciais:
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
AÇÃO SOCIAL MAX WEBER – ( ) Professora Helena Vetorazo.
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
31/03/2009 “Festa” pelo golpe de 1964 cria polêmica no Rio de Janeiro
Ética da Responsabilidade
CONCEITOS PRINCIPAIS E SIGNIFICADOS GERAIS
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Max Weber.
A sociologia de Max Weber ( )
PERSONALIDADE: por que estudar?
Weber | «Individualismo metodológico»
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
CURSO DE ACONSELHAMENTO PIB SJCAMPOS
Aula 2 Liberdades individuais e coerção social Os primeiros estudos sociológicos A escola sociológica francesa Émile Durkheim (1858 – 1917) Considerado.
Max Weber Luciano Mendes.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

MAX WEBER 1864-1920

OBJETO DA SOCIOLOGIA – A AÇÃO SOCIAL Diferentemente de Durkheim, o ponto de partida da sociologia de Weber (1864-1920) não estava nas entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de investigação é a ação social, a conduta humana dotada de sentido ou motivo, isto é, de uma justificativa subjetivamente elaborada. O sentido ou motivo da ação individual deve envolver ou referir-se a outros indivíduos: daí o seu caráter social. A ação de escrever uma carta para alguém é, por exemplo, uma ação social, pois quem escreve tem um motivo, no qual outras pessoas estão envolvidas.

A SOCIEDADE: RESULTADO DAS AÇÕES SOCIAIS Para Weber, a sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas, e sim o conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente. Assim, Weber, partindo do indivíduo e de suas motivações, pretende compreender a sociedade como um todo. Cada sujeito age levado por um motivo que é dado pela tradição, por interesses racionais ou pela emotividade. O motivo que transparece na ação social permite desvendar o seu sentido, que é social na medida em que cada indivíduo age levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos. Ex.: O tráfico de drogas (fato social) resulta da ação de vários indivíduos: quem planta, quem prepara, quem vende, quem consome etc.

AÇÃO E RELAÇÃO SOCIAL Weber distingue a ação da relação social. Para que se estabeleça uma relação social é preciso que o sentido da ação seja compartilhado. Por exemplo, um sujeito que pede uma informação a outro estabelece uma ação social: ele tem um motivo e age em relação a outro indivíduo, mas tal motivo não é compartilhado. Numa sala de aula, em que o objetivo da ação dos vários sujeitos é compartilhado, existe uma relação social. A escola, nesse sentido, só existe porque muitos indivíduos orientam reciprocamente suas ações num determinado sentido, no caso estudar, aprender, ser aprovado no vestibular etc. Desse modo, a existência da escola está vinculada a determinados tipos de relações sociais que os indivíduos praticam.

TIPOS DE AÇÃO SOCIAL 1ª) Ação tradicional: é a ação que é guiada pela obediência aos hábitos, costumes, crenças aprendidas, que estão fortemente enraizados na vida do indivíduo. Este tipo de ação é mais ou menos inconsciente, e geralmente não é questionada, já que o indivíduo imagina que agir de tal maneira é correto porque as coisas sempre foram daquele jeito. Ex.: Cerimônias de casamento, festas de formatura, festas de fim de ano, soltar foguetes durante a Copa do Mundo, fazer discursos durante a festa de aniversário, cantar o “parabéns pra você” etc.

2ª) Ação afetiva: é uma ação baseada mais no estado emocional da pessoa do que em meios racionais. As emoções são uma força muito grande no que diz respeito à motivação do comportamento humano. Exemplos: - Mudar de escola porque os amigos, de quem se gosta muito, também o farão; - Não ir a uma festa porque um inimigo estará lá;

3ª) Ação racional com relação a valores: ação determinada pela crença num valor considerado importante, independente do êxito desse valor na realidade. É a ação pela qual se busca um objetivo que, em si mesmo, pode até não ser racional, mas que é perseguido por meios racionais. Exemplos: Participar de alguma instituição beneficente com o simples propósito de servir ou ajudar; A ação de um terrorista que, após longo planejamento, detona uma bomba num mercado.

4ª) Ação racional com relação a fins: pode ser definida como uma ação na qual o meio utilizado para atingir um objetivo é sempre e totalmente racional. Nesse caso, a ação não é orientada por um sentimento ou por um valor pessoal, mas por um fim objetivamente estabelecido. Esse tipo de ação também é chamado de ação tecnocrática e caracterizam as sociedades capitalistas industrializadas modernas. Exemplos: - Ajudar famílias carentes a fim de ser eleito vereador; - “Puxar saco” do chefe para tentar melhorar o cargo na empresa.