Marco Antônio Martins Almeida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º Deepwater Brazil Congress O MERCADO DE APOIO OFFSHORE
Advertisements

Seminário Sobre Geração Distribuída
O RISCO NA EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO E
Transformações na Indústria Mundial do Gás Natural
Política e meio ambiente
A Nova Lei do Gás – Lei nº /09
Comissão Especial da Lei do Gás Presidente: Deputado Max Rosenmann (PMDB/PR) Relator: Deputado João Maia (PR/RN) Apresentação de Parecer sobre as seguintes.
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL
CONSELHO DE PETRÓLEO, ENERGIA E QUÍMICA INSTALAÇÃO 21 de julho 2003 MEMBROS Arthur Carlos Gerhardt Santos – Coordenador; Alberto Machado Neto – Sub-Coordenador;
Objetivo e metodologia de trabalho
Objetivo e metodologia de trabalho
A Importância da Geração Termelétrica no Sistema Elétrico Brasileiro
Indústria de Gás Natural no Brasil
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
ESPÍRITO SANTO: PORTAL NORTE DO PRÉ-SAL
SEMINARIO GÁS NATURAL RIO CAPITAL DA ENERGIA
Condições atuais de suprimento ao Sistema Interligado Nacional
XXV Seminário de Balanços Energéticos Globais e Utilidades
Hidrocarbonetos não convencionais ECG – TCE/RJ.
Perspectivas Globais da energia solar
Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN PROGRAMA DE RECUROS HUMANOS DA ANP– PRH-ANP14 PETRÓLEO E GÁS NA MATRIZ ENERGÉTICA NACIONAL; GÁS NATURAL:
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
REFORMA ELÉTRICA A Experiência Brasileira
Comentários Sobre as Linhas de Financiamento à Inovação Sem a pretensão de esgotar o tema, a análise dos editais e linhas de financiamento com o objetivo.
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Treinamento do SINERCOM
Região Sudeste Cap. 34.
Características do Setor Elétrico Brasileiro
Mesa Redonda- Eficiência Energética na Indústria
Projeto Integração Energética Brasil-Argentina
O Planejamento do Setor Elétrico o Planejamento dos Recursos Hídricos
Diálogos Capitais Infraestrutura – o motor do crescimento
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES INVESTIMENTOS PRIVADOS NA MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos.
TERCEIRO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INTEGRAÇÃO ENERGÉTICA LATINO- AMERICANA. Geopolítica e Geonegócios da energia no terceiro milênio. Prerrogativas e.
Universidade Jorge Amado – UNJORGE Engenharia De Petróleo e Gás
Política de Desenvolvimento e Uso do Gás Natural
1º Workshop FRENLOG Cabotagem Entraves e Soluções Agosto / 2015.
Sistemáticas dos Leilões
GESTÃO DE TRANSPORTE E FROTAS
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
O Novo Marco Regulatório da Indústria Brasileira de Gás Natural: Oportunidades trazidas pela Lei do Gás Superintendência de Comercialização e Movimentação.
AGOSTO 2010 Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia Contribuições para AP 016/ ANP Fundada em novembro 04 Cristiano Abijaode.
Regulação dos serviços locais de gás natural: desafios e oportunidades Carina Lopes Couto Superintendente de Regulação dos Serviços de Gás Canalizado.
Maio/2008 A indústria do gás natural no Brasil. Princípios da Regulação Estabilidade Mercado Regulado para Competição Garantia do Interesse Público Atenção.
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
1 Luiz Fernando Figueiredo IBCPF - Junho de 2001 Banco Central do Brasil A Conjuntura Econômica e a Importância do Planejamento Financeiro.
República Federativa do Brasil Ministério de Minas e Energia Thiago Guilherme Ferreira Prado Coordenador-Geral de Planejamento de Energia Elétrica Substituto.
Ministério de Minas e Energia GÁS NÃO-CONVENCIONAL Clayton de Souza Pontes Coordenador-Geral da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis.
A Indústria do Gás Natural no Brasil e o Papel da ANP
A Exploração e Produção de Gás Natural no Brasil 12ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios Senado Federal - agosto/2013 Silvio Jablonski Chefe de.
Cenários da Regulação do Setor Energético no Brasil O Setor do Petróleo IX Congresso Brasileiro de Regulação Waldyr Martins Barroso Diretor - ANP 20 de.
Orçamento de vendas. Considerações Gerais Interdependência com as outras áreas da empresa Mola propulsora do orçamento global Deverá ser o mais realista.
Energia no Brasil e Rio Grande do Sul Grupo Infra-Estrutura Energia Assembléia Legislativa Grupo Infra-Estrutura Energia Assembléia Legislativa Porto Alegre,
1 Sistemas de Energia – SIE Professora: Camila Bastos Módulo VIII.
O Setor do Petróleo no Brasil: 13ª Rodada de Licitações - Blocos Exploratórios Waldyr Martins Barroso Diretor - ANP 21 de setembro de 2015.
Eduardo Carlos Spalding Comissão de Energia ABAL – Associação Brasileira do Aluminio SEMINÁRIO DA COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
1 Sistema de Suprimento de GNL no Estado do Rio Grande do Sul 20 de maio de 2008.
ANP - Consulta Pública nº 16/2010 Apuração dos cálculos da Participação Especial de modo que passem a ser considerados os volumes de gás natural consumidos.
José Carlos Frederice Coordenador de Conteúdo Local Salvador, 10 de novembro de Conteúdo Local e o incentivo à indústria nacional.
Cenários de regulação do setor energético no Brasil Atual e Futuro (energia, petróleo e gás canalizado) IX Congresso Brasileiro de Regulação Associação.
Ministério de Minas e Energia ABAR Associação Brasileira de Agências de Regulação O Futuro do Setor Energético do Brasil Altino Ventura Filho Secretário.
Projeto Pólos de Biodiesel Centro-Sul e Norte. Apresentação Parceria entre Plural Consultoria, Pesquisa e Serviços e Ministério do Desenvolvimento Agrário;
PARTICIPAÇÕES GOVERNAMENTAIS E INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES PETROLÍFERAS Getulio da Silveira Leite Superintendente de Controle das Participações Governamentais.
Segurança Energética com foco no Gás Natural 28 de Maio de 2008 VI Congresso Brasileiro de Planejamento Energético José Cesário Cecchi Superintendente.
1 Minuta do Edital da Chamada Pública para contratação de capacidade de transporte de gás natural nº 01/2014-ANP referente ao gasoduto Itaboraí-Guapimirim;
Ministério de Minas e Energia CONGRESSO NACIONAL - CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO Audiência Pública “Debater.
Ministério de Minas e Energia Resultados e desdobramentos da 11ª Rodada de Licitações de blocos exploratórios de petróleo e gás natural na Bacia da Foz.
Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura Financiamentos do BNDES para Infra-Estrutura
Transcrição da apresentação:

Marco Antônio Martins Almeida LANÇAMENTO DO PEMAT 2022 Marco Antônio Martins Almeida Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis Ministério de Minas e Energia Brasília (DF), 26 de março de 2014

OS ESTUDOS DE EXPANSÃO DA MALHA E O PEMAT Decreto 7.382/2010 - Art. 6º § 1o   Para proposição dos gasodutos a serem construídos ou ampliados , o Ministério de Minas e Energia deverá elaborar o Plano Decenal de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário do País, preferencialmente revisto anualmente, com base em estudos desenvolvidos pela Empresa de Pesquisa Energética - EPE Estudos de expansão da malha Plano de Expansão da Malha - PEMAT Os estudos de expansão da malha de transporte dutoviário de gás natural serão realizados a partir de informação fornecidas por agentes da indústria de gás natural

CONSIDERAÇÕES INICIAIS Transporte de Gás Natural é ATIVIDADE ECONÔMICA, não se constituindo, em qualquer hipótese, prestação de serviço público Para a construção ou ampliação de gasodutos é imprescindível a existência de carregadores dispostos a contratar capacidade em processo de Chamada Pública O PEMAT favorece a coordenação de decisões dos agentes envolvidos na cadeia produtiva do gás natural no Brasil, contribuindo para ancorar as expectativas e motivar as decisões dos agentes econômicos A Licitação para a Concessão assegura que a prestação do serviço de transporte de gás natural será suportada por renda anual máxima. O transporte de gás natural é um investimento com remuneração assegurada por 30 anos

LINHA DO TEMPO Publicação da Portaria MME nº 130 (procedimentos para consulta aos agentes pela EPE) Publicação da 1ª versão do PEMAT e Início do ciclo 2014-2023 Seminário de Lançamento da Metodologia para elaboração do PEMAT Realização de workshops com os principais agentes da indústria 2012/2013 Jan-fev/14 Nov/11 Abr/13 19-21, fev/14 26, mar/14 Coleta de informações e elaboração da versão preliminar do Plano 13,jan-26,fev/14 Consulta Pública do PEMAT

FALTA DE OFERTA ESTRUTURANTE CAPAZ DE SUSTENTAR A EXPANSÃO DA MALHA DESAFIOS PARA O PEMAT OFERTA DEMANDA Definições/confirmação dos potenciais em bacias terrestres Baixo conhecimento das reservas de recursos não convencionais (shale gas, CBM/CSG ) Liberdade de escolha do produtor quanto a utilização do gás natural (decisões diferentes levam a soluções logísticas diferentes) Incertezas intrínsecas à atividade de exploração e produção de hidrocarbonetos Incertezas sobre o volume de gás natural do Pré-Sal e sobre quantidade de gás a ser reinjetada (maior recuperação de óleo) Competitividade do gás frente a seus substitutos Identificação dos mercados potenciais no horizonte dos estudos INFRAESTRTUTURA Mais de 70% da produção de gás natural em campos offshore – malha de gasodutos concentrada no litoral Transporte de gás natural é atividade econômica (requer carregadores dispostos a contratar capacidade) Assimetria de Informações para a elaboração dos estudos de expansão FALTA DE OFERTA ESTRUTURANTE CAPAZ DE SUSTENTAR A EXPANSÃO DA MALHA

BALANÇO MALHA INTEGRADA – PDE 2022

Malha de Transporte Existente Infraestrutura e Exclusividade 9.244 km de gasodutos GRANDE EXPANSÃO RECENTE Publicação da Lei do Gás

MALHA DE GASODUTOS ATUAL PRINCIPAIS BACIAS E FOLHELHOS GERADORES

CONSIDERAÇÕES FINAIS Expectativa de pouca expansão da malha no curto prazo (grande expansão recente) Necessidade de um “choque de oferta” que ancore a expansão da malha Rodadas de licitação de blocos ocorrida em 2013 poderão contribuir para a ampliação da oferta de gás, e da malha de transportes Alternativas de expansão serão aprofundadas na medida em que forem confirmados os potenciais das bacias terrestres

AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS Provocação por terceiros Critério de Avaliação Balanço Demanda e Oferta Preço Máximo Competitivo Elegível à proposição Gasoduto Itaboraí /RJ– Guapimirim/RJ Sim Avaliação das opção de Interligação – EVTE simplificado Critério de Avaliação Balanço Demanda e Oferta Preço Máximo Competitivo Elegível à proposição Bacia do São Francisco ou Malha Integrada Sudeste – MG   Bacia do São Francisco (João Pinheiro/MG) –Betim/MG Sim Não* Ampliação do GASBEL Não** N.A.*** Não GASBOL ou Malha Integrada Sudeste – Região Sul Ampliação Trecho Sul do GASBOL Penápolis/SP - Canoas/RS (“Chimarrão”) Malha Integrada Sudeste, ES ou RJ – Vale do Aço/MG Piúma/ES – Manhuaçu/MG – Ipatinga/MG Macaé/RJ – Manhuaçu/MG – Ipatinga/MG Sistemas Isolados Bacia do Parnaíba (Santo Antônio dos Lopes/MA) – Barcarena/PA Fonte: PEMAT 2022 - Elaboração EPE. * Oferta baseada em Recursos Contingentes (RC) e/ou Recursos Não Descobertos (RND); ** O atendimento da demanda potencial associada à alternativa requer o corte do atendimento de outras demandas da malha integrada. *** Não Aplicável por não satisfazer ao primeiro critério, o do balanço de demanda e oferta.

OBRIGADO spg@mme.gov.br