Reino Fungi Rosana Moraes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REINO FUNGI REPRESENTANTES: os fungos
Advertisements

Fungos.
Reino Fungi Edilson Soares.
Professora Francine Mariotti
Características e classificações dos fungos.
Os fungos, também conhecidos como bolores, são organismos :
Reino Fungi.
REINO FUNGI Amanita muscarina.
REINO FUNGI.
Profª: Gleice Cristina
1. História Evolutiva dos Fungos
fungos Características: São seres eucariontes.
REINO FUNGI.
Fungos.
Por que devemos estudar estes seres vivos?
BIOLOGIA – YES, WE CAN! Prof. Thiago Moraes Lima
Profª Marcia Conceição
Micologia: é o ramo da Biologia que estuda os fungos.
BIOLOGIA -Reino Fungi-
Fungos Sônia Lopes.
REINO FUNGI Prof. Edilson Soares
Professor: Warley Ferreira
FUNGOS.
REINO FUNGI OS FUNGOS.
Prof.: Samuel Bitu.
Professora Fernanda Landim
Quais são os representantes do reino fungi?
INTRODUÇÃO À MICOLOGIA
Reino Fungi Disponível em: . Acesso em: 29 maio 2011.
Reino Fungi.
Fungos.
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
O que são?.
- Apresentam as mais variadas formas.
Fungos REINO FUNGI.
FUNGOS Prof. Víctor Pessoa.
REINO FUNGI.
Fungos.
Professora Maria cecília Monteiro
DIVERSIDADE DE FUNGOS Luciano Garcia.
Reino Fungi.
Caderno 2 Professor Marcello
O Reino Fungi São Eucariontes Aclorofilados Heterótrofos por absorção
Reino Fungi.
Reino Fungi Representado pelos fungos São heterótrofos
Morfologia e ultra-estrutura de fungos
REPRESENTANTES: os fungos
FUNGOS.
FUNGI.
REPRODUÇÃO NOS FUNGOS Scheilla Bastos.
Reino Fungi.
Cap. 8 e 9 – 1º SÉRIE EM Professora: Alexsandra Ribeiro
REINO FUNGI.
Fabricação de queijos Produção de antibiótico, vitaminas e hormônios.
FUNGOS Scheilla Bastos.
Fungos Estrutura - Unicelulares: fungo constituído de uma única célula eucarionte, heterotrófica e dotada de uma parede celular de quitina. Ex. Saccharomyces.
O Reino Fungi São Eucariontes Aclorofilados Heterótrofos por absorção
Reino Fungi.
Fungos.
REINO FUNGI.
Reinos e Domínios . Em 1969 Robert Whittaker agrupou os seres vivos em 5 reinos: Monera Protista Fungi Plantae ou Metaphyta Animalia ou Metazoa . Recentemente.
FUNGOS Scheilla Bastos.
SôniaLopes. ChytridiomycotaZygomycotaAscomycotaBasidiomycota Basidiocarpo Basidiósporo Ascocarpo Ascósporo Corpo de frutificação Zigósporo Perda do flagelo.
AndersonMoreira Facebook: Anderson Moreira Profissional hotmail.com.
REINO FUNGI ZACA/MAUÁ. Características Gerais:  Eucariontes;  Pluricelulares a maioria (hifas dando origem ao micélio);  Exclusivamente heterótrofos.
Reino Fungi Amsterdan Rebouças.
Reino Fungi Rosana Moraes.
REINO DOS FUNGOS.
Transcrição da apresentação:

Reino Fungi Rosana Moraes

Orelha –de -pau Cogumelo Cogumelo Cogumelo Leveduras Orelha –de -pau

Micoses

Importância ecológica e econômica dos fungos Os fungos são heterotróficos, obtém seu alimento a partir de matéria orgânica, sendo decompositores ou parasitas de seres vivos os quais lhe servem de alimentos. Os fungos saprófitas decompõe resíduos completos de plantas e animais, transformando-os em formas químicas mais simples, que retornam ao solo tornando o solo mais fértil (fertilizantes, humos), mas o crescimento dos saprofitos também podem causar prejuízo, causando o apodrecimento de matérias utilizados pelo homem: madeira tecidos alimentos e outros artigos Os fungos são, também, importantes na fermentação industrial, são utilizados para: Fabricação da cerveja Fabricação do vinho Produção de antibióticos (penicilina) Produção de vitaminas e de ácidos orgânicos (ác. cítrico) A fabricação de pães e o amadurecimento de queijos também dependem da atividade saprofítica dos fungos. Como parasitas, os fungos causam doenças vegetais, humanas e animais, embora a maior parte das micoses seja menos severa que as produzidas por bactérias (bacterioses) ou vírus (viroses).

Roquefort Camembert Gorgonzola

Características dos fungos São eucarióticos São heterotróficos Em sua maioria são filamentosos, algumas espécies são unicelulares, leveduras. Apresentam parede celular composta de quitina, polissacarídio também presente em animais. O exoesqueleto dos artrópodes é quitinoso. O glicogênio é o polissacarídio de reserva dos fungos, assim como nos animais.

Organização corporal dos fungos Todos os fungos multicelulares são constituídos por filamentos microscópicos ramificados, as hifas. O conjunto de hifas forma o micélio, que forma o corpo do fungo multicelular.

Tipos de Hifas Cenocíticas – são tubos contínuos, sem divisões transversais, preenchidas por um massa citoplasmática com centenas de núcleos. Septadas – apresentam paredes transversais (septos) delimitando compartimentos

Hifas cenocíticas Hifas septadas Tipos de Hifas Hifas cenocíticas Hifas septadas

Hifas

Micélios

Nutrição dos fungos De acordo com a nutrição os fungos são autotróficos por absorção. São saprófitas (ou sapróbios) e parasitas. Os saprófitas se alimentam de matéria orgânica animal ou vegetal morta e os parasitas vivem dentro de ou sobre organismos vivos (animais ou vegetais), deles retirando seus alimentos, absorvem nutrientes em vez de ingeri-los, secretando enzimas digestivas no substrato onde se desenvolvem. Essas enzimas catalisam a quebra de moléculas grandes em molécula suficientemente menores para serem absorvidas pelas hifas.

Principais grupos de fungos Filo Cythridiomycota: unicelulares ou multicelulares; hifas cenocíticas; apresentam flagelo em algum estágio do ciclo de vida. Filo Zygomycota: não formam corpo de frutificação, formam esporos sexuados chamados zigósporos. Filo Ascomycota: hifas septadas; formam esporos sexuados chamados ascósporos; em hifas especializadas denominadas ascos; algumas espécies formam corpo de frutificação. Filo Basidiomycota: hifas septadas; formam esporos sexuados chamados basidiósporos, em hifas especiais, os basídios. Filo Deuteromycota; reúne fungos sem classificação definida, nos quais não se conhecem processos sexuais de reprodução.

Reprodução assexuada Fragmentação – o micélio fragmenta-se e origina novos micélios. Brotamento – fungo Saccharomyces cerevisae Nesse tipo de reprodução forma-se um broto ou gêmula, que pode ou não permanecer ligado à célula original. Se permanece ligado forma um cordão de células interligadas.

Reprodução assexuada Esporulação

Reprodução sexuada Os “fungos verdadeiros” – zigomicetos, ascomicetos e basidiomicetos – apresentam processos de reprodução sexuada em que ocorre fusão de núcleos celulares haplóides, com formação de zigotos diplóides. Estes dividem-se imediatamente e formam por meiose (meiose zigótica) para formar células haplóides que se diferenciam e em esporos.

Ciclo sexuado de ascomicetos e basidiomicetos (geral) Asco (com ascósporos) R! Hifas férteis (2n) Basídio (com basidiósporos) Fusão de núcleos cariogamia Esporos (n) Corpo de frutificação Germinação e desenvolvimento Fusão de hifas Hifas monocarióticas Hifas dicarióticas (n) (n) plasmogamia

Ciclo de vida Ascomiceto Ascocarpo Asco dicariótico Cariogamia (zigoto)2n Asco com ascósporo meiose Esporo (-) germinando Hifas reprodutoras dicarióticas (n + n) Esporo (+) germinando 4 núcleos haplóides 8 ascósporos (n) Hifa + e hifa - mitose Germinação Ascósporos (n)

Ciclo de vida de Basidiomicetos 4 basiodiósporos haplóides Hifa (-) Germinação Hifa (+) meiose Esporos (n) (2n) (n) (n) Cariogamia (fusão dos núcleos) (n) (n) Hifas dicarióticas (n) Basidiomyota Plasmogamia (fusão das hifas) (n) (n) (n)

Fungos decompositores Os fungos decompositores obtêm seus alimentos pela decomposição da matéria orgânica. Eles podem atuar como saprófitas ou sapróbios, degradando a matéria orgânica presente no corpo dos organismos mortos. Juntamente com as bactérias saprófitas compõem o grupo dos decompositores, de grande importância ecológica na reciclagem de nutrientes. Apesar desse aspecto positivo da decomposição, os fungos também são responsáveis pelo apodrecimento de alimentos, de madeira utilizada em construções e de tecidos, provocando sérios prejuízos econômicos.

Doenças causadas por fungos Fungos parasitas São parasitas fungos que se alimentam de substâncias retiradas do corpo de organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-os. Esses fungos provocam doenças em plantas e animais, inclusive no ser humano. Doenças causadas por fungos Nas plantas eles são a causa da ferrugem do cafeeiro, por exemplo, e de pequenas manchas negras, indicando necrose em folhas de amendoim. Nos seres humanos os fungos causam micoses, como as couro cabeludo, da barba(pitríase) e das unhas, pé-de-atleta e rachadura entre os dedos. O fungo Candida albicans, provoca no ser humano o “sapinho” na boca e candidíases vaginais. Infecções por Candida atacam também o coração, o sangue e o cérebro (uma das formas de meningite). Histoplasmose, é uma doença grave que ataca os pulmões. Ela é provocada pelo fungo Histoplasma capsulatum, que pode se desenvolver em fezes de pombos, de outras aves e de morcegos. A pessoa adquire ao inalar os esporos desse fungo.

Fungos mutualísticos Liquens – são associações simbióticas, geralmente mutualísticas entre um fungo e uma alga. Nos liquens , a alga, que é autotrófica, realiza fotossíntese e fornece matéria orgânica para o fungo. O fungo que é heterotrófico fornece proteção à alga, além de reter sais e umidade, necessários a ambos. A reprodução dos liquens acontece por meio de propágulos vegetativos denominados sorédios.