Trabalho realizado por:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AprenderEnsinar Matemática nos primeiros anos. Que desafios?
Advertisements

Algoritmos e conceitos: O que fazer com a divisão?
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1
Matemática para todos Educação Básica
As capacidades transversais nos novos programas de Matemática
1Educadora Alda Pinto. Nas actividades apresentadas pretende-se que as crianças desenvolvam competências para serem capazes de participar na vida em grupo,
O Início da Comunicação
Como os professores lidam com os erros
2 - A comunidade matemática e as suas práticas discursivas
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
As TIC e o currículo do 1.º ciclo do Ensino Básico.
1 Introdução à Programação Linguagem R. 2 Introdução A aprendizagem de uma linguagem de programação desenvolve a capacidade de raciocínio e análise do.
Introdução à Programação Linguagem R
Reflexão do Professor.
ESTUDO ACOMPANHADO.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Liliani Lecco Dettogni
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
“Ver para Dizer Ciência”
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Apropriação de Resultados
JOGO DO 24.
Actividade 3 – trabalho de grupo Analise uma ferramenta ou recurso TIC
Avaliar Competências: Uma Medida Possível?
Maria Goreti Fernandes PATIC’07 Projectos e Aprendizagens com as TIC
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
Linguagens didático-pedagógicas para o ensino da
Programa Ler e Escrever
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
mathsisfun Aceder de 2 formas aos conteúdos Por anos de escolaridade, incluindo o jardim de infância por temas : geometria, puzzles,números.
A compreensão na leitura
Análise de uma ferramenta ou recurso
Desenvolvimento do conceito de número no 1.ºano
Estratégias informais de cálculo
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REGISTRO 06/07/2007 “RESOLVENDO PROBLEMAS”
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Seminário Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º CEB
OPERAÇÕES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Cortinas.
P.A.M. 1º Ciclo 9 de Fevereiro de Principais Objectivos Promover o gosto de Matemática Utilizar recursos diferentes dos habituais em sala de aula.
Formação Contínua em Matemática para professores do 1º Ciclo
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Encontro Construindo o futuro com as TIC Évora, Julho 2006 Exploração de aplicações interactivas na aprendizagem da Matemática.
MEDIAÇÃO.
Perguntas de Modelação
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
A EQUIPA O PROTÓTIPO ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO foto “Super Himalayas” Alunos: Ana Pereira, Ana Silva, Andreia Leal, Aníbal silva, Bruno Amorim,
 Como os alunos vinham a trabalhar com os robôs da Lego Mindstorms, resolvemos premiá-los pela motivação e empenho que mostraram nas diversas tarefas.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Conceitos e Procedimentos
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
MATEMÁTICA E ESPAÇO Formação Geral Componente Curricular: 1ª Semana
O QUE É TEORIZAR? -É estabelecer uma distância com relação ao sujeito e ao que o rodeia. O distanciamento permite-me ver com clareza a validade e a energia.
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
PROJETO OS ANIMAIS.
Como subtrair facilmente Professor Vaz Nunes (Ovar – Portugal) Por favor, não coloque esta.
Matemática D U Nome Data Ler e escrever números
POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? POR QUE É PRECISO UM INVESTIMENTO NO ENSINO DO CÁLCULO MENTAL? Cecília Parra INFLUENCIA.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

Trabalho realizado por: Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo Colar de contas Trabalho realizado por: Maria Helena Aleixo Universidade de Évora, 2007

Estrutura da apresentação Tarefas realizadas Objectivos gerais das tarefas Estratégias utilizadas Aprendizagens realizadas pelos alunos Balanço da actividade

Tarefas realizadas Construção dos colares Comparação dos colares Contagens Posicionamento de números Composição e decomposição de números Procurar regularidades

Objectivos gerais das tarefas Desenvolver o sentido de número: Estabelecer relações numéricas; Calcular mentalmente. • Desenvolver o raciocínio matemático: - Procurar regularidades.

Estratégias utilizadas Colar de 20 Contar 10, 15 e 20 contas. Ver quantos agrupamentos de 5 existem. Marcar 5, 10, 15 e 20 no colar e no modelo do colar. Mostrar diferentes quantidades de contas em diversas zonas do colar. Decompor um agrupamento de 5 de todas as formas possíveis. Mostrar agrupamentos de 5 em diferentes zonas do colar (composição).

Estratégias utilizadas Colar de 20 (continuação) Marcar diferentes números no colar e no modelo do colar e explicar como contaram. Decompor 10 contas de diferentes formas. Marcar vários números na recta numérica.

Estratégias utilizadas Colar de 100 Contar 20, 30, 40…… contas. Ver quantos agrupamentos de 10 existem. Marcar diferentes números no colar e explicar como contaram. Assinalar no colar e no modelo do colar 10, 20, 30…, até 100. Marcar diferentes números no modelo do colar. Explicitar regularidades numéricas nas contagens.

Aprendizagens realizadas pelos alunos Os alunos aprenderam: a contar, primeiro até 20 e depois até 100; a contar de 5 em 5 e de 10 em 10 a partir de diferentes números; a relacionar os números com os marcos principais do colar; a somar e a subtrair mentalmente; o conceito de multiplicar; a reconhecer regularidades na soma e na subtracção (+10 e -10, +20 e -20);

Aprendizagens realizadas pelos alunos Os alunos aprenderam: a marcar números no modelo do colar e na recta numérica; a compor e a decompor números; a explicitar o modo como pensaram utilizando uma linguagem correcta.

Compor e decompor números Trabalhos dos alunos

Compor e decompor números Trabalhos dos alunos

Conceito de multiplicar Trabalhos dos alunos

Marcar números no modelo do colar Trabalhos dos alunos

Marcar números no modelo do colar e na recta numérica Trabalhos dos alunos

Marcar números no modelo do colar contando de 10 em 10 Trabalhos dos alunos

Balanço da actividade O colar de contas revelou ser um instrumento valioso na aprendizagem da Matemática que despertou o interesse e a motivação dos meus alunos. Desenvolveu nos alunos muitas competências, nomeadamente o cálculo mental, a compreensão de algumas relações numéricas, a composição e decomposição de números e a capacidade de descobrir regularidades. A actividade realizada será retomada no próximo ano lectivo.