Goiânia, junho de 2013 ♦ Relat ó rio Anual de Gestão - RAG ♦

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Plano Plurianual
Advertisements

MESA 3 PAPEL DO CONSELHO DE SAÚDE APÓS A LEI COMPLEMENTAR Nº141/12
Modelo Assistencial Modelo assistencial (ou de atenção) é a representação simplificada da organização ideal dos serviços, combinando diversas formas de.
ROGER DOS SANTOS ROSA (*)
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
NORMAS E FLUXOS DO CONTRATO ORGANIZATIVO DA AÇÃO PÚBLICA DA SAÚDE
RELATORIO ANUAL DE GESTÃO (RAG)
“O Perfil dos Conselhos Municipais de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo e Mecanismos de Acompanhamento do Relatório de Gestão Regional”. O TRABALHO.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
Planejar é preciso, viver não é preciso.
INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO SUS
PLANO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
INSTRUMENTOS DE GESTÃO DO SUS
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
Proposta de encaminhamentos SITUAÇÃO DO ENVIO DOS RELATÓRIOS ANUAIS DE GESTÃO – RAG DE 2007 E 2008 NO ESTADO DA BAHIA.
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
Ciclo de Planejamento PPA.
Termo de Compromisso de Gestão TCG
Instrumento de planejamento e Indicadores em Ouvidoria
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE PLANEJAMENTO
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
3ª OFICINA PROFAPS 10 a Belém/PA ESTADO : AMAPÁ.
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
(Artigo 17 da Instrução Normativa nº 36/ TCE) 2º BIMESTRE DE 2011 Elaborado por: Serviço Municipal de Planejamento Serviço Municipal de Planejamento.
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
RESOLUÇÃO 0037/2011 Proposta de conversão das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança - USAIMC em Unidades de Atenção Primária Saúde da Família - UAPSF.
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Planejamento em Saúde Goiânia, junho de 2013.
PORTARIA 2344 de 06 de outubro de 2009 ASPLAN /GASEC.
Seminário: “A efetivação do SUAS nos Estados”
Sistema de Apoio à Elaboração do Relatório de Gestão
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
RELATÓRIO DETALHADO DO QUADRIMESTRE ANTERIOR
Revisita ao PPP.
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
PERSPECTIVAS NA ÁREA DA SAÚDE. PACTO PELA SAÚDE Conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as três esferas de gestão que inova nos processos.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
PACTUAÇÃO DOS INDICADORES REGIONAIS
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
O Processo de Planejamento PlanejaSUS - Foi regulamentado pela Portaria nº 3085 de 1/12/2006 Lei 8080 de 19/09/1990 Lei 8142 de 28/12/1990 Atuação continua,
Transcrição da apresentação:

Goiânia, junho de 2013 ♦ Relat ó rio Anual de Gestão - RAG ♦

Elementos constitutivos:  As diretrizes e os objetivos são extraídos do Plano de Saúde-PS, as Ações e Metas Anuais da PAS, sendo recomendável que sua apresentação observe os eixos orientadores adotados no PS (condições de saúde da população, determinantes e condicionantes de saúde e gestão em saúde);  As Ações Anuais definidas e as não definidas na PAS, as metas previstas e alcançadas;  Os recursos orçamentários previstos e executados; observaçoes específicas, relativas às ações programadas e não realizadas, que se fizerem necessárias;  A análise da execução da PAS, a partir das ações programadas, e das não programadas, das metas estabelecidas, explicitando os resultados obtidos; e as recomendações, tanto para a PAS do ano seguinte, quanto para eventuais ajustes do Plano.  Esta análise deve ser feita após a finalização das informações de cada Diretriz. Relatório Anual de Gestão - RAG

Ano: (do exercício) Identificação (Município): Ata ou resolução reunião do Conselho de Saúde (que aprovou a Programação Anual de Saúde - PAS): Diretriz (extraída do Plano de Saúde - PS): Objetivo (extraído do PS): Meta Anual (extraída ao PAS): Devem incluir aquelas constantes do Termo de Compromisso de Gestão. Obs.: É recomendável que as diretrizes, objetivos e metas do PS sejam apresentadas segundo os eixos orientadores adotados: condições de saúde da população, determinantes e condicionantes de saúde e gestão em saúde. Ações Anuais (conforme constam na PAS)* Meta da Ação Recurso Orçamentário R$ (1,00) Observações PrevistaRealizadaPrevistoExecutado Relatório Anual de Gestão - RAG

 Exemplos de quadro RAG: Ano: 2013 Identificação: Secretaria de Municipal de Saúde de Xxxx Ata ou resolução reunião do Conselho de Saúde: Resolução Nº ttt/2013/ CMS. Diretriz: Expansão e efetivação da atenção básica de saúde Objetivo: Efetivar a atenção básica como espaço prioritário de organização do SUS no município, promovendo a articulação intersetorial e com os demais níveis de atenção à saúde. Meta anual: Aumentar 04 ESF, implantar 02 ESB, construir uma UBS e capacitar 40 técnicos da atenção primária em diagnóstico de estimativa rápida no período de Ações Anuais Metas Anuais (conforme constante da PAS) Recursos Orçamentários Observações PrevistasRealizadasPrevistosExecutados Implantação de Equipas de Saúde da Família 04 equipes 04 equipes20.500, ,00Custo de equipamentos a menor do estimado Implantação de Equipes de Saúde Bucal 02 equipes 01 equipe35.000,00 Estimativa de custo subestimada Curso para técnicos da Atenção Primária em diagnóstico por estimativa rápida 40 técnicos Não realizada50.000,000,00Convênio não concretizado em tempo hábil Construção de Unidade Básica de Saúde – UBS 01 UBS , ,00Aumento do custo da mão de obra; utilizou-se recurso complementar do Tesouro Municipal

 Introdução, com apresentação de dados e caracterização da esfera de gestão correspondente; ato ou reunião que aprovou a PAS, registro de compromissos técnicos e políticos. Termo de Compromisso de Gestão e suas prioridades (no máximo três ou quatro parágrafos);  Quadro sintético com o demonstrativo do orçamento (recomenda-se a apresentação do quadro constante do documento encaminhado ao Tribunal de Contas, elaborado segundo definições legais);  Quadro com os elementos constitutivos do RAG (conforme modelo proposto);  Análise da execução da PAS, com a avaliação do alcance das ações e metas no ano e a sua correspondência com os objetivos do PS; explicações acerca de eventuais mudanças ocorridas no cumprimento das ações e metas; avaliação do cumprimento dos compromissos contidos nos pactos interfederativos e outros estabelecidos no nível local, como o TCG ( análise sintética). Esta análise deve ser feita após a finalização das informações de cada Diretriz.  Recomendações relativas à PAS do ano seguinte e eventuais ajustes no PS, com as explicações das razões para tal. Relatório Anual de Gestão - RAG Estrutura do RAG