Erton W. Vieira ewvs@cin.ufpe.br | @ertonw Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
ENGENHARIA DE SOFTWARE Garantia de Qualidade de Software
Gerenciamento do escopo
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Gerência de Projetos Wesley Peron Seno Introdução
Débora da Silva Orientadora: Maria Inés Castiñeira
GUG Porto Alegre/Brasil Desenvolvimento em GeneXus, Métodos Ágeis e Scrum.
Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010.
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Mitos e Problemas Relacionados ao Software
Faculdade de Ciências Sociais de Aplicadas de Petrolina – FACAPE
Alexandre Paiva Guylerme Velasco
Qualidade de Software Aula 2
USABILIDADE.
um processo ágil de desenvolvimento de software
O processo do design da interação
Comparação e Avaliação de Métodos Ágeis de Software
Como Desenvolver Sistemas de Informação
TSDD Teste de segurança durante o desenvolvimento.
FDD.
Métodos Ágeis Agile Modeling, ou AG
Extreme Programming.
RUPinho Qualidade de Software
Técnicas e Projeto de Sistemas
Engenharia de Software
Desafios do desenvolvimento de software
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Fundamentos de Engenharia de SW
Cap 2 – Processo de Software
Avaliação Experimental de Técnicas Ágeis de Desenvolvimento
Avaliação Experimental de Técnicas Ágeis de Desenvolvimento
Capability Maturity Model (CMM)
Engenharia de Software
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Qualidade de Software Aula 2 / 2014/1
Introdução à Qualidade
Introdução e Fundamentos Engenharia de Requisitos
Engenharia de Software
Introdução à Engenharia de Software
Teste de Software Conceitos iniciais.
O que é? É o processo de investigação técnica com intuito de identificar a qualidade, a segurança e a exatidão do software desenvolvido. A validação do.
Capítulo 10 – Qualidade de Produtos de Software Escrito por: Renata Araújo Vírginia Chalegre Apresentado por: Cleice.
Técnicas e Projeto de Sistemas
Engenharia de Software
Integração.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Técnicas e Projetos de Sistemas SUBSEQUENTE 1.
Metodologias Ágeis Para o Desenvolvimento de Software
Métodos Ágeis e Programação Extrema (XP)
Engenharia de Software
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína ANA PAULA LIMA.
Engenharia de Requisitos
Metodologias Tradicionais Ágeis Manifesto Ágil 2001.
Processo e Qualidade.
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Engenharia de Software
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína XP (EXTREME PROGRAMMING) Pós-Graduação em Engenharia de Software Metodologias.
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
Uma Análise no ciclo de vida de Gestão de Projetos com foco em Melhoria de Processos Híbridos para o desenvolvimento de software Hugo Vieira Lucena de.
Robson Godoi Grupo de Estudos em Processos de Desenvolvimento CIN - UFPE Outubro 2002.
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
Introdução – ISO Conceitos relacionados a Norma NBR ISO/IEC 12207; Procedimentos de ciclo de vida e desenvolvimento de software; Objetivos e a estrutura.
PROJETO SPICE ISO Integrantes: Erickson Balzaneli
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
SCRUM Development Process Universidade Federal de Pernambuco Lenylda Albuquerque
Engenharia de Produtos
Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
CMMI Capability Maturity Model Integration
Gustavo Comeli, Giullyan Kuntze, Maria Inés Castiñeira Ciência da Computação, Pedra Branca (PMUC) Introdução Um dos indicadores de Qualidade de software.
Transcrição da apresentação:

Erton W. Vieira ewvs@cin.ufpe.br | @ertonw Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira ewvs@cin.ufpe.br | @ertonw

Roteiro 1. Introdução 2. Metodologias Ágeis. 3. Design Centrado no Usuário 4. Qualidade de Software 5. Pontos em comuns DCU x Met. Ágil x Qualidade de Software 6. Benefícios da interação entre os conceitos.

Introdução Até a década de 80, quando começaram os esforços para o estudo em Interação Homem-Computador (IHC), os profissionais das ciências da computação eram os únicos que se envolviam nos processos de desenvolvimento de software

Introdução Com a complexidade e o tamanho dos sistemas computadorizados atuais torna praticamente impossível de construí-lo sem organização. É necessária a utilização de técnicas de engenharia de software. Entre os diversos métodos utilizados, está um grupo que esta em evidência, as metodologias ágeis.

Metodologias Ágeis O pesquisador Boehm (2003) afirma que desde os anos 2000 estamos em uma tendência para o desenvolvimento ágil de aplicações de software devido a um ritmo acelerado de mudanças e inovações na tecnologia da informação e comunicação, em organizações e no ambiente de negócios.

Metodologias Ágeis Manifesto Ágil Indivíduos e interações sobre processos e ferramentas; Programar sobre documentar; Colaboração do cliente sobre negociação de contratos; Responder a mudanças sobre seguir o plano

Metodologias Ágeis Crystal, Dynamic Systems Development, eXtreme Programming (XP), SCRUM

Metodologias Ágeis

Design Centrado no Usuário É uma abordagem que requer não só que os designers prevejam como os usuários de um determinado produto irão utilizar uma interface, mas que também testem a validade de suas suposições com usuários reais.

Design Centrado no Usuário Etapas: Identificar requisitos dos usuários e do cliente, Criar soluções alternativas Construir protótipos testáveis Avaliar com usuários

Design Centrado no Usuário Principais técnicas Entrevista com usuários e stakeholders Observação em campo Questionários Card Sorting Personas Prototipação Testes com usuário

Qualidade de Software Pressman (1995) já definia a qualidade de software como sendo a “conformidade a requisitos funcionais e de desempenho explicitamente declarados, a padrões de desenvolvimento claramente documentados e as características implícitas que são esperadas de todo software profissionalmente desenvolvido”.

Qualidade de Software Bueno (2005) afirma que “a Garantia de Qualidade de Software (SQA) é uma atividade que é aplicada ao longo de todo o processo de engenharia de software”. Ela abrange: métodos e ferramentas de análise, projetos, codificações e teste; revisão técnica formal que são aplicadas durante cada fase da engenharia de software; estratégia de testes de múltiplas fases; controle de documentação dos softwares e das mudanças; procedimento para garantir a adequação aos padrões de desenvolvimento; mecanismo de medição e divulgação.

Pontos de interceção DCU x Met. Ágil x Qualidade de Software Metodologias Ágeis Design Centrado no Usuário

DCU x Metodologias Ágeis Apesar de suas características principais aparentarem semelhanças, designers e profissionais de DCU (Design Centrado no Usuário) ainda sentem dificuldades em se adaptar rapidamente, ao que se foi convencionado como Design Ágil, ou seja, práticas de DCU incorporadas aos desenvolvimento ágil de software

DCU x Metodologias Ágeis Semelhanças: Desenvolvimento interativo; Ênfase sobre o usuário; Gerência da equipe.

DCU x Metodologias Ágeis Diferenças: Alguns designers defendem a produção de documentos para apoiar suas decisões, ele é bem descritivo. As metodologias ágeis procuram a documentação mínima. Na utilização de métodos de design centrado no usuário para desenvolver softwares o designer tende a entender o usuário o máximo possível antes de desenvolver um wireframe. Nas metodologias ágeis a programação é primada no desenvolvimento.

Metodologia Ágil X Qualidade de Software A abordagem ágil modificou a forma de desenvolvimento de software. As metodologias ágeis também mudaram a forma de atividades de SQA. Documentações não são muito pesadas, mas apenas o que o cliente/usuário necessita

Metodologia Ágil X Qualidade de Software Muitas características já incorporadas na filosofia ágil tem um potencial de garantir a qualidade do software produzido. Tais como a Refatoração, Test-Driven Development (TDD), Programação em Par

Qualidade de Software x DCU Norman (1993) declara que quando as pessoas sentem dificuldade em operar algum produto, a falha não é delas, a falha é do design do produto.

Qualidade de Software x DCU A ISO 9241 define a usabilidade como a capacidade de avaliar o uso de um produto por um grupo específico de usuários, em um contexto específico, coletando dados sobre: Eficácia: Exatidão e a integralidade de como os usuários atingem os objetivos específicos; Eficiência: Os usuários gastos em relação a exatidão e a integralidade de como os usuários atingem os objetivos. Satisfação: Conforto e aceitação no uso.

Qualidade de Software x DCU

Benefícios da interação entre os conceitos A abordagem ágil é a resposta rápida para as necessidades de mudança e desenvolvimento rápido que as empresas dispõem. Integrando o conhecimento da garantia de qualidade convencional as metodologias ágeis, o desenvolvimento de sistemas complexos pode ser maximizado.

Benefícios da interação entre os conceitos Maior qualidade de codificação implica em uma menor necessidade da atividade de garantia de qualidade, como revisões e inspeções. E esta maior qualidade no código é alcançada através de métodos como refatoração e programação em pares, bandeiras do Manifesto Ágil

Benefícios da interação entre os conceitos Como a participação ativa do usuário no desenvolvimento do sistema, compreender o que os usuários querem e esperam de um produto e desenvolver características que os usuários precisam impactam tanto no desenvolvimento (tempo e recurso) como no sucesso. A colaboração entre os membros da equipe é constante pois o trabalho é realizado com grupos muito unidos e com a necessidade de comunicar a todo momento.

Benefícios da interação entre os conceitos Com os ciclos curtos de desenvolvimento os testes com usuários são constantes e suas impressões (boas ou ruins) sobre o sistema são logo captadas, facilitando com que os projetos não sejam aplicados de forma incorreta.

Conclusão