ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Relevo terrestre e suas formas fundamentais
Advertisements

O RELEVO TERRESTRE AGENTES INTERNOS E EXTERNOS DO RELEVO
Título - RELEVO BRASILEIRO: Classificação do relevo brasileiro
As formas de relevo Prof. Neno
Trabelho de Geografia... Formas e relevo da região sul
Professor Fabio Limeira
AMÉRICA Relevo.
RELEVO TERRESTRE O relevo terrestre corresponde às diversas configurações e diferenças de nível da superfície terrestre: montanhas, planaltos, depressões.
A Dinâmica da Litosfera
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
O Relevo Brasileiro Prof. Felipe. Estrutura geológica.
Antonio Neto Lima Bonfim
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Agentes externos de formação do relevo e Tipos de relevo
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Estrutura Geológica e Relevo
Geografia 7º A ; 7º B Tema: Meio Natural Subtema: Relevo Unidade 1: Grandes conjuntos de relevo.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Módulo 17 – Brasil: relevo, hidrografia e litoral
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS NO BRASIL
Professor Luciano Henrique
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
Relevo e estrutura geológica
Placas Tectônicas; Rochas e Relevo
Estruturas Geológicas
Relevo e solo – formação e classificação
BOM DIA.
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA Prof. Paulo 1.
Crédito : JEFERSON B.SANTOS
Capítulo 7 – Estrutura geológica
Capítulo 1 Estrutura geológica
Morfologia do Relevo - Grandes estruturas: Os registros de fósseis descobertos nos Andes, revelam que as Cordilheiras emergiam de oceanos.
O que é Relevo? Professor Jefferson.
Relevo se divide basicamente em três grandes
RELEVO.
GEOMORFOLOGIA TERRESTRE
Relembrando a litosfera
O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.
RELEVO.
Capítulo 8 – As estruturas e as formas do relevo
RELEVO BRASILEIRO Professor Edu Marinho.
Relevo Estudos Ambientais.
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Tempo Geológico Também conhecido como tempo da natureza.
Centro de Ensino Superior do Amapá
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO
Usar animação do portal positivo Teoria da tectônica de placas.
Relevo: relevo brasileiro
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
(Agentes internos e externos)
ROCHAS. CICLO DE FORMAÇÃO DAS ROCHAS Processos formadores de rochas Material que dá origem às rochas Processos destruidores de rochas.
A tectônica das placas.
Prof. José Victor 2 período 2015
Classificação do relevo brasileiro
MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA.
RELEVO: DINÂMICAS INTERNA E EXTERNA
Estrutura geológica – o conjunto de diferentes rochas de um lugar e os vários processos geológicos sofridos por elas dão aos terrenos desse lugar uma.
A dança dos continentes
Planaltos Cadeias de montanhas Depressões Planícies
ESTRUTURA GEOLÓGICA A Geologia e a geomorfologia reconhecem três domínios estruturas ou macroformas estruturais do relevo terrestre: os crátons ou áreas.
Coluna Geológica Eons: Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico;
ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA. As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes.
As principais formas de relevos terrestre
Transcrição da apresentação:

ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA

Crátons ou plataformas Os crátons ou plataformas sofreram, no decorrer do tempo geológico,intenso processo erosivo. Isso explica por que apresentam, de modo geral, relevos rebaixados ou desgastados. Atualmente a maioria configura-se como baixos planaltos e assumem até mesmo feições de depressões. Constituem exceções os que se localizam no norte do Brasil e nas Guianas, pois apresentam elevadas altitudes se comparados aos demais encontrados na Terra.

Quando afloram, ou seja, ficam expostos e submetidos aos agentes de erosão, recebem o nome de escudos. Os escudos cristalinos são as estruturas menos presentes em nosso território, constituindo cerca de 36% do país. Separados em três grandes conjuntos, denominados Escudo das Guianas, Escudo Brasil Central e Escudo Atlântico. São constituídos basicamente por rochas metamórficas (gnaisses, micaxistos, mármores e quartzitos) e magmáticas (granitos e sienitos), em determinadas regiões interceptados por falhas e fissuras na crosta terrestre que já estiveram ativas em alguma época remota.

Quando recobertos por formações sedimentares ( rochas sedimentares), recebem o nome de plataformas cobertas ou embasamento cristalino. Formam na verdade, um substrato, a base ou o "alicerce" das bacias sedimentares fanerozóicas. Na estrutura geológica do Brasil, existem várias cobeturas fanerozóicas, como, por exemplo, as das bacias intracratônicas do Paraná, do Parnaíba ou Meio-Norte e a do Amazonas. geoconceicao.blogspot.com/2012/07/os-cratons-ou-plataformas.htm

Bacias sedimentares As bacias sedimentares são depressões na superfície que, com o tempo, foram sendo preenchidas por sedimentos de três tipos principais diferentes de acordo com a origem: estruturas ou materiais de origem biológica como restos de animais, fragmentos de conchas, ossos, recifes de coral (até mesmo inteiros), ou restos de animais; materiais depositados pelo efeito da erosão de áreas adjacentes à bacia pela ação do vento, água, geleiras  ou rios; e materiais precipitados em corpos d’água dentro da bacia (quando no local da bacia existiu um lago, ou mesmo regiões ocupadas pelo mar, por exemplo).

As bacias sedimentares, assim como a maior parte do relevo terrestre, são áreas que estão em constante processo de renovação. Devido ao depósito constante de sedimentos, ou a outros fatores tectônicos, elas continuam “afundando” (movimento chamado de “subsidência”) cedendo espaço para mais camadas de sedimentos que vão sendo depositados. Só que este movimento é muito lento e não pode ser percebido facilmente em um período de tempo curto (a deposição de uma camada significativa de sedimentos leva alguns milhares de anos para ocorrer).

Bacias sedimentares

Bacias sedimentares brasileiras O Brasil tem cerca de 60% de seu território ocupado por bacias sedimentares divididas em três tipos: as de grande extensão, como as bacias Amazônica, do Parnaíba (ou Meio-Norte), do Paraná (ou Paranaica) e a Central; as de menor extensão, como as bacias do Pantanal Mato- Grossense, do São Francisco (ou Sanfranciscana), do Recôncavo Tucano e a Litorânea; as bacias muito pequenas denominadas de bacias de compartimento de planalto, como as bacias de Curitiba, Taubaté e São Paulo, entre muitas outras. www.infoescola.com › Geografia

Brasil:bacias sedimentares

Dobramentos Os dobramentos acontecem com maior frequência em áreas onde ocorre formação geológica sedimentar. Surgem a partir de pressões exercidas por placas litosféricas que se movem no sentido horizontal, essa força provoca o enrugamento do relevo. Os dobramentos são movimentos responsáveis pelo surgimento de regiões de grandes altitudes, das quais podemos destacar os Alpes, a Cordilheira dos Andes e do Himalaia, todas surgiram por meio do encontro entre duas placas litosféricas. www.mundoeducacao.com.br › Geografia

Dobramentos modernos São grandes estruturas formadas por rochas magmáticas e sedimentares pouco resistentes. Foram afetadas por forças tectônicas durante o período Terciário provocando o enrugamento e originando as cadeias montanhosas ou cordilheiras. Exemplos:Cordilheira dos Andes, as Montanhas Rochosas, os Alpes, o Atlas (noroeste da África) e o Himalaia. São frequentes os terremotos e as atividades vulcânicas. Apresentam também as maiores elevações da superfície terrestre. Os dobramentos resultam de forças laterais ou horizontais ocorridas em uma estrutura sedimentar que forma as cordilheiras. www.infoescola.com › Ciências › Geologia

Dobramentos antigos geoconceicao.blogspot.com/. Correspondem às estruturas orogênicas , mais antigas, datam do Pré-Cambriano. Exemplos: Montes Apalaches (EUA), Alpes Escandinavos (Península da Escandinávia, onde se localizam a Noruega e a Suécia), Montanhas Caledônicas (Escócia), Serras do Mar, Mantiqueira e do Espinhaço (Brasil) . Encontram-se bastante desgastadas, em virturde da ação exercida pelos agentes da erosão e da inexistência de movimentos tectônicos importantes que as modificassem ao longo do tempo geológico. geoconceicao.blogspot.com/.