1 de 32 Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades Telecentros.BR 07 de Maio de 2010 Distinguindo telecentros de laboratórios de informática.

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Transcrição da apresentação:

1 de 32 Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades Telecentros.BR 07 de Maio de 2010 Distinguindo telecentros de laboratórios de informática

2 de 32 Objetivo da reunião 1)Mostrar a diferença entre telecentro e laboratório de informática; 2)Compreender a função social da escola no entorno; 3)Importância de funcionamento nos finais de semana. 4)Explicar a importância do conselho gestor e como criá-lo;

3 de 32 O que são laboratórios de informática? - Espaço para realização de aulas. -Recurso didático como TV, DVD, etc. - Usado por professores para promover o ensino das disciplinas.

4 de 32 Contexto histórico da inserção dos laboratórios de informática nas escolas “A Política de Informática Educativa – PEI foi estabelecida a partir de 1981, com o objetivo maior de introduzir o computador no processo ensino-aprendizagem. Em 1983, é criado o Projeto Educação com Computadores – EDUCOM. A partir de 1986, é implantado o projeto Formar, objetivando a formação de professores e técnicos das redes municipais e estaduais. A partir de 1988, passam a ser implementados os Centros de Informática da Educação – Cieds.” (BRIGNOL, Maria Beatriz Sena, 2004)‏

5 de 32 Contexto histórico da necessidade de implantação de telecentros A inclusão digital é um novo direito de cidadania gerando benefícios em diversas dimensões, em especial para educação, trabalho, cultura e lazer da população. Dados do IBOPE NetRatings referentes a outubro de 2008 mostram que temos 43,1 milhões de usuários de internet no país, dos quais 23,7 milhões residenciais.

6 de 32 Contexto histórico da necessidade de implantação de telecentros Por sua vez, pesquisa do Cetic.Br/Comitê Gestor da Internet apontou que 61% da população nunca havia acessado a internet em Dentre os que possuíam acesso, segundo a pesquisa, os principais locais eram, em ordem decrescente em termos percentuais: centro público pago, casa, trabalho, casa de outra pessoa, escola e, por fim, centros públicos gratuitos

7 de 32 Contexto histórico da necessidade de implantação de telecentros A renda da maior parte da população não é suficiente para aquisição de serviços e a falta de habilidades que não se desenvolve automaticamente gera um processo de exclusão. Portanto, processos de formação são fundamentais para o uso efetivo e o aproveitamento pleno das tecnologias da informação e comunicação na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

8 de 32 Contexto histórico da necessidade de implantação de telecentros Para ampliar reverter este quadro o Governo Federal, desde 2003 vem desenvolvendo ações, focadas nos seguintes eixos: 1)Estímulo à aquisição de computadores, por meio do programa Computador para Todos; 2)Uso intensivo de tecnologias da informação e comunicação na educação, incluindo o fortalecimento do ProInfo; 3)Portal do Professor ;

9 de 32 Contexto histórico da necessidade de implantação de telecentros 4) Projeto Um Computador por Aluno, 5) Programa Banda Larga nas Escolas ; 6) Programa Computador Portátil para Professores; 7) Programa GESAC para conectividade a escolas e telecentros; 8) Cerca de 8 mil telecentros em funcionamento no país em 2009.

10 de 32 Contexto histórico da necessidade de implantação de telecentros Em 2007 um grupo operacional designado pelo Presidente Lula concluiu que a dimensão da inclusão digital que melhor precisava ser trabalhada referia-se aos telecentros para acesso comunitário. O grupo também concluiu que havia baixa consolidação orçamentária e institucional dos projetos de apoio a telecentros. Comunitário: Aquilo que é comum a todos que vivem em determinadas localidades. OBS: se o espaço é comum apenas a alunos e professores não é telecentro

11 de 32 Contexto histórico da necessidade de implantação de telecentros Assim o grupo entendeu que um programa de apoio aos telecentros deveria ter como desafios a ampliação e a unificação da oferta, a busca de sustentabilidade, a ampliação e a qualificação do atendimento e a formação de monitores de inclusão digital. O processo resultou na instituição do Programa Telecentros.BR, mediante o Decreto nº 6.991, de 27 de outubro de 2009, e a publicação de suas regras operacionais pela Portaria MP/MCT/MC nº 535, de 31 de dezembro de 2009.

12 de 32 Programa Escola Aberta Tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, ampliando as relações entre escola e comunidade e aumentando as oportunidades de acesso à formação para a cidadania, de maneira a reduzir a violência. Visa proporcionar aos alunos da educação básica das escolas públicas e as suas comunidades espaços alternativos, nos finais de semana, para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer, geração de renda, formação para a cidadania e ações educativas complementares.

13 de 32 Por que as atividades no fim de semana são importantes? - Redução da evasão escolar, da violência no interior das escolas e da depredação da estrutura física das unidades (Resultado de avaliação do Programa Escola aberta feita pelo MEC em Maceió) “É uma ressignificação da educação tanto pedagógica, quanto social. Os professores passam a conhecer melhor o aluno”, afirmou Milena Rodrigues, uma dos três técnicos do MEC, que vieram a Maceió.

14 de 32 Por que as atividades no fim de semana são importantes? - Redução da evasão escolar, da violência no interior das escolas e da depredação da estrutura física das unidades (Resultado de avaliação do Programa Escola aberta feita pelo MEC em Maceió) “É uma ressignificação da educação tanto pedagógica, quanto social. Os professores passam a conhecer melhor o aluno”, afirmou Milena Rodrigues, uma dos três técnicos do MEC, que vieram a Maceió.

15 de 32 Exemplos que dão certo 1) Fortaleza - CE Torneios de futsalAulas de culinária

16 de 32 Exemplos que dão certo 1) Fortaleza - CE Oficina de bonecasOficinas de pintura

17 de 32 Exemplos que dão certo 2) Ribeirão das Neves - MG Oficina de violãoOficinas de balé

18 de 32 Exemplos que dão certo 3) Teresina-PI Oficinas de ginástica “Por meio do programa, a escola passa a oferecer, além da educação formal, mais cultura, mais esporte, mais diversão, e ainda traz os pais para dentro da escola. É uma forma de complementar a escolarização de todos”, Eliane dos Santos, coordenadora do Escola Aberta.

19 de 32 Exemplos que dão certo 4) Cachoeira do Sul - RS Campeonatos de ping pong “(...) O Escola Aberta é fundamental para a interação social e contribui para as comunidades que não tem locais apropriados para realizarem atividades esportivas. Este projeto deve ser seguido e ampliado a todas as escolas”, destaca Nelcio Silva de Morais, monitor do Projeto na escola Borges de Medeiros.

20 de 32 Exemplos que dão certo 5) Aracaju - SE Oficinas de pintura em tecido e Campeonatos de xadrez “Esta é uma da atividade que estimula a criatividade, ocupa positivamente a mente e ainda contribui com a renda familiar”, destaca a profa. Clédida Machado, técnica da Secretaria de Educação do Estado de Sergipe.

21 de 32 Exemplos que dão certo 6) Bahia - BA Teatro Estudos comprovam que, aos finais de semana, o índice de violência entre jovens com idades entre 13 e 27 é muito alto e, por meio do Escola Aberta, a Secretaria da Educação do Estado vem apostando na integração entre escola e comunidade, interferindo nas áreas urbanas em situação de risco, a fim de mudar essa realidade.

22 de 32 Por que em Russas atividades como essas não dão certo no fim de semana? Como a informática pode contribuir para a consolidação dessa prática?

23 de 32 Exigências do Programa Telecentros.BR? -Criação do Conselho Gestor de cada telecentro, acompanhado de Ata de criação assinada pelos membros da comunidade. - Incentivo à participação da comunidade do entorno.

24 de 32 O que é Conselho Gestor do telecentro? Documento de criação do espaço que garante o acesso público e universal com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no entorno da escola/associação.

25 de 32 Criação e Composição do Conselho Gestor do telecentro - Deve ser criado mediante reunião com a comunidade do entorno (alunos, pais de alunos e outros moradores da região) -03 pessoas da comunidade - 02 representantes do poder público (PAD, SEMED, etc)

26 de 32 Equipe João Paulo de Oliveira - Coordenador Geral Funcionário público do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Estado do Rio Grande do Norte, lotado no setor de ensino e assuntos estudantis. Atuou como professor dos programas especiais de formação de professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROFORMACAO e Projeto Pedagogia da Terra/UERN), tendo participado ainda do projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão da UERN, para capacitação de professores com software livre. Márcia Maria de Oliveira Santiago – Coordenadora Executiva Professora da Rede Pública Municipal de Russas. Atuou como coordenadora de Cursos do Projeto ABC até É professora do Colégio Raimundo Pelópidas de Araújo, tendo lotação provisória no Colégio Estadual Governador Flávio Marcílio.

27 de 32 EQUIPE Jezmael Oliveira Basílio – Web Master Atuante como bolsista na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tem experiências em Webdesign (HTML, CSS e Criação de layout), multimídias e também em programação (Java, ActionScript e C). Tem ampla experiência com design gráfico e já atuou na construção de websites comercial e para instituições públicas. Higo da Silva Lima – Coordenador de Comunicação Atualmente é repórter de cotidiano do Jornal de Fato, em Mossoró (RN). Já atuou na cobertura jornalística pelo site empauta.net e com Assessoria de Imprensa e redação jornalística pela agência Zumba Comunicação e Marketing. Tem artigos acadêmicos publicados em diversos periódicos do Brasil, com estudos em música popular e Análise do Discurso. Em 2008, foi o vencedor do Prêmio Dorian Jorge Freire de Jornalismo, na categoria Webjornalismo

28 de 32 EQUIPE Naraline Basílio de Oliveira – Secretária e Facilitadora Estudante do curso de Administração da Universidade Potiguar (UNP). Professora da Rede Pública Municipal de Russas com mais de 13 anos de experiência na educação. Ozenir da Silva Maia Ferreira – Coordenadora de assuntos Pedagógicos e comunitários

29 de 32 EQUIPE DE FACILITADORES Adriano Ferreira Júlio César Jocieldo Anderson Freitas (Coordenação de comunicação)

30 de 32 MINUTA DA REUNIÃO Horário reunião: 18h Início: 18:10h Término: 19:30h Quantidade de convocados: 14 Quantidade de presentes: 07 Ausentes: 07 Ausências justificadas: 0

31 de 32 MINUTA DA REUNIÃO Principais deliberações: Entrega do documento do Conselho Gestor: 29/05 Horário de funcionamento do telecentro: 29/05 Ata de criação: 29/05

32 de 32 Obrigado pela atenção! Obrigado(a) pela atenção! Projeto Ação Digital - PAD Trav. João de Deus, s/n, Centro, Russas – Ceará. CEP: Funciona na sede do Projeto ABC Contato: (88) / (88) / (88)