Aula 17 – Democracia e Ditadura

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tenho muita tosse, mas a minha mãe disse que tinha de vir às aulas!
Advertisements

PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
25 de Abril de 1974.
Nosso país segue o sistema de democracia representativa.
DITADURA Ijuí, 24 de Março de 2008.
Regimes autoritários nos anos 30
Regimes de Extrema Direita
A FUNÇÃO DOS JURISTAS DO LARGO SÃO FRANCISCO, DE 1967 A 1969 XXXXX
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof° Davi Ruschel.
INTRODUÇÃO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS
REGIMES TOTALITÁRIOS FASCISMO E NAZISMO
Voto e cidadania.
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
A Boneca e a Rosa Branca.
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
Restaurados por Cristo – Mulher hemorrágica
Admire as belezas naturais da Suíça e leia com
AULA 1 – Relações de Poder (Cap 21, pág 267)
Pegadas na areia
Curso Direito à Memória e à Verdade
Área de Integração Democracia e cidadania
CASADOS...  .
A RAZÃO E A EMOÇÃO A RAZÃO E A EMOÇÃO.
Pegadas na Areia Ligue o Som.
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
O que é o Estado? Capítulo 16.
Experiências das Três Leis de Newton
A BORBOLETA E O CAVALINHO
NAZISMO, FASCISMO E REVOLUÇÃO CUBANA
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
(1) A presidência Constitucional de Getúlio Vargas; (2) A esquerda e a direita vão à luta; (3) O Golpe de 1937: voltamos à ditadura;
DEMOCRACIA Tradução literal: “governo do povo”. Ao longo da História, o conceito foi utilizado ideologicamente como “governo do povo, pelo povo e para.
REGIMES AUTORITÁRIOS = ESTADOS TOTALITÁRIOS
Na época da ditadura, conhecíamos o nosso inimigo. Ele nos usurpava a liberdade, tentava calar as vozes insurgentes e ostentava um imponente uniforme.
NA INJUSTIÇA, MOSTRA-ME O TEU CAMINHO SENHOR!
Sociologia – Ens. Médio Prof.º Renan
Democracia.
Onde? Principalmente ITA, ALE, POR e ESP. Características básicas:
Fascismo alemão (nazismo)
ABENÇOADOS SÃO OS QUE SE RENDEM A DEUS
Amizade é isso... Ligue o Som.
REGIMES TOTALITÁRIOS Prof. Fernando Gondim.
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CURSO DE DIREITO Profª: Kátia Paulino dos Santos 30/7/ :41 1.
Disciplina de Filosofia Prof.ª: Thayanne Siqueira
(Os 10 mandamentos da ideologia socialista)
Cidadania: dever de todos, prática de poucos. Janayna Stefany
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
NAZISMO E FASCISMO.
O ESTADO NOVO.
A ORIGEM DO MAL "Deus é Amor e Todo-Poderoso, mas, o mau existe."
“De fato, embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares...
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
PEGADAS NA AREIA.
EDSON PAES apresenta By Edson Paes SALVADOR By Edson Paes No caminho da esperança... Conheci um grande amigo... Alguem que já tinha na lembrança... Mas.
Formatado por Cris Sousa Um dia, o professor de Química de um grande colégio, enquanto a turma estava no laboratório, percebeu um jovem que coçava continuamente.
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
Pegadas na areia....
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
PEGADAS NA AREIA Clicar Slides.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
Transcrição da apresentação:

Aula 17 – Democracia e Ditadura

Tipologia de regimes ditatoriais NATUREZA DO PODER EM EXERCÍCIO Ditadura autoritária Baixa inserção popular e capacidade de propaganda limitada. Uso da maquina estatal para repressão à oposição Ex: Francisco Franco (espanha); Oliveira Salazar (Portugal) Ditadura totalitária Controle, por meio do partido único, da economia, comunicação e educação. Presente em toda formação social, condicionando a vida do cidadão em todas as esferas. Ex: Adolf Hitler (Alemanha); Josef Stalin (URSS)

O que faz um Estado ser totalitário? Um regime totalitário destrói as alternativas a ele. Um regime totalitário afirma conhecer as leis da natureza e da história, que achamos serem a origem de todas as leis. Esta lei será imposta sobre a vontade de todos os homens. Hannah Arendt

Tipologia de regimes ditatoriais OBJETIVO DO PODER Ditadura conservadora Buscam manter um status quo sob ameaça. Ditadura revolucionária. Transforma as estruturas políticas visando estabelecer uma nova ordem.

Assim como nós lutamos Trabalhe pela vitória! Alemanha vive! Mães, lutem por seus filhos

Um povo, um império, uma bebida. Coca é isso. Hitler está construindo. Ajude. Compre produtos alemães. Um povo, um império, uma bebida. Coca é isso.

Assim como a natureza não deseja a associação de um indivíduo fraco com um forte, ela quer ainda menos a mistura de uma raça superior com uma inferior pois, se ela quisesse, todo seu trabalho de criação, feito por centenas de milhares de anos, poderia ser arruinado com um sopro. A experiência histórica nos fornece inúmeras provas disso. Ela mostra com claridade assombrosa que em toda mistura de sangue ariano com o de raças inferiores o resultado foi o fim de um povo culto. (Hitler. Minha Luta. Cap. 11 Raça e Povo in: http://en.wikiquote.org/wiki/My_Struggle)

Um relato de tortura – ditadura militar brasileira Vieram então socos de todos os lados. Insistiram na pergunta, com socos na boca do estômago e no tórax. Mal podendo falar, eu disse que meu nome estava na carteira de identidade. Aumentou a violência. Ligaram fios e vieram os choques. Fiquei muda daí para a frente. Quando paravam os choques, vinham as perguntas. Mas meu silêncio continuava. Eu só pensava que ali estava terminando a minha vida [...] Fui colocada no pau de arara. Conheci o terror da dor física, da violência quase insuportável, e a dor de alma diante daquele horror que eu jamais imaginara que pudesse existir, embora já tivesse lido relato sobre torturas. Eram pontapés na cabeça e choques por todo o corpo. Minha indignação cresceu violentamente quando resolveram queimar minha vagina e meu útero. [...] E eu seguia muda. A raiva era tanta que não conseguia gritar [...]. Colocaram uma bacia no chão e o sangue continuava a cair. Não sei quanto tempo isso durou nem quantas vezes aconteceu esse ritual macabro. Assombrava-me ao perceber que, nos intervalos, eles comiam, conversavam, como se há instantes não estivessem cometendo aquelas atrocidades. Relatório Azul (1997), Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1998, p. 307. Apud GINZBURG, Jaime. Escritas da Tortura in: O que Resta da Ditadura. Edson Telles e Vladimir Safatle (orgs.). São Paulo: Boitempo, 2010.

A democracia Democracia: δῆμος (dêmos) + κράτος (kratos)  poder do povo Algumas questões surgem: Quem é o povo? Como o povo participa do poder? O que o poder regula? Quais seus limites? Distinção básica de modelos de democracia: Representativa ou Liberal (elege-se representantes que tomam as decisões) Participativa ou Direta (participação direta da população no processo de decisão) Características gerais de regimes democráticos. Realização de eleições livre para o executivo e o legislativo. Direito de voto amplo. Garantia e proteção das liberdades civis e individuais. Controle das instituições legais, de segurança e repressão.