Orlando Silva A HORA E A VEZ DO PAÍS DO FUTEBOL

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Transcrição da apresentação:

Orlando Silva A HORA E A VEZ DO PAÍS DO FUTEBOL Possibilidades para o Setor de Serviços Palestra: Orlando Silva Ministro do Esporte

O Futebol é o esporte nº 1 em todos os mercados* O Futebol tem os fãs mais fiéis do que qualquer outro esporte individual* A Copa do Mundo FIFA ™ 2006 foi o evento global mais adorado no mundo* * Dados: Pesquisa Sponsorship Intelligence/Publicis relativos à Copa da Alemanha 2006

Maiores Eventos Esportivos do Planeta Impactos Econômicos em US$ bilhões Evento Impactos Diretos* Impactos Indiretos* Total 1º Olimpíadas 3 10 13 2º Copa do Mundo 3,5 7 10,5 3º America’s Cup 1,5 6,5 8 4º Fórmula 1 (anual) 2 5º UEFA 1,0 2,5 Fonte: Allianz Economic Impact report into the America’s Cup *Impactos Diretos: eventos, espectadores e patrocinadores *Impactos Indiretos: construção civil, turismo, hospitalidade e transporte

Benefícios Macroeconômicos da Copa do Mundo Os benefícios macroeconômicos da Copa do Mundo não se manifestam no ano do evento. Normalmente os países têm um impacto negativo no crescimento durante o ano do evento Nos 2 anos seguintes os países sede apresentam crescimento médio superior aos dois anos anteriores ao evento

Crescimento do PIB em países sede - Em % Ano e País 2 anos antes Durante 2 anos depois 1986 - México -0,5 -3,1 1,5 1990 - Itália 2,4 2,0 2,5 1994 – EUA 3,3 4,0 3,1 1998 – França 2,2 1,9 2002 – Coréia/Japão 2,8 3,6 3,2 Fonte: Assessing the impact of the World Cup of Soccer on Host Countries’ Economies – Center for American Progress

O Impacto da Copa é variável de acordo com as condições econômicas de cada país Números publicados pelos países através de metodologia particular Fonte: Ministério do Interior da Alemanha

O Impacto da Copa sobre o turismo é variável de acordo com a acessibilidade de cada país *Estimativa Fonte: PricewaterhouseCoopers

Copa da Alemanha 2006 32 Times 64 Jogos 3 milhões de espectadores em 12 estádios 18 milhões de espectadores nas festas dos torcedores nas 12 cidades anfitriãs

Copa da Alemanha 2006 Cobertura local: Mais de 500 Estações de TV - 71.000 horas. Equivalente a mais de oito anos de transmissão corrida - 4.250 jornalistas - 1.200 fotógrafos 13.400 profissionais de TV e Rádio Total de 18.850 profissionais de mídia

Copa da Alemanha 2006 Audiência: De 25 a 30 bilhões de espectadores em mais de 240 países 83% assistiu mais de uma partida Na média, cada pessoa assistiu 13 jogos O site oficial do evento (FIFAworldcup.com) teve 4,2 bilhões de acessos.

Copa da Alemanha 2006 Crescimento dos setores durante o evento (de 09 a 23 de junho) Hotel e alimentação: 29% Indústria de Alimentação: 24% Companhias Aéreas: 52% Companhias de Seguro: 29% Áudio-Visual e Mídia: 25% Publicidade: 18% Fonte: DIHK (Der Deutsche Industrie- und Handelskammertag - Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio)

Copa da Alemanha 2006 Crescimento dos setores com relação ao mesmo período do ano anterior (entre junho e julho) Setor Crescimento Acréscimo em Vendas Indústria de Alimentação 4% € 300m Alimentação (abastecimento de hotéis, restaurantes, aviões etc.) 6,7% € 35m Hotelaria 8,5% € 220m Casas noturnas, bares e discotecas 4,7% € 34m Eletrônicos (televisores de tela plana): 5,2% (entre dezembro de 2005 e junho de 2006) € 227m Fonte: Germany’s Federal Statistical Office

Entrada de turistas estrangeiros na Alemanha durante a Copa 2006 Entre junho e julho de 2006 – 12,5 milhões de pernoites com turistas estrangeiros (Mais 19,3% com relação ao ano anterior) Nos primeiros sete meses de 2006 - 30 milhões de pernoites com turistas estrangeiros (Mais 11.5% com relação ao ano anterior)

Crescimento dos principais mercados emissores de turistas para a Alemanha durante a Copa 2006: Reino Unido 35,9% Estados Unidos 21,2% Suécia 19,2%

Crescimento de outros mercados emissores de turistas para a Alemanha durante a Copa 2006: Brasil 255,8% Trinidad-Tobago 405,1% África do Sul (próxima Copa) 40,2%

Entrada de divisas com o turismo Estimativa de € 800 milhões gastos por turistas na Alemanha durante a Copa 2006 Entre € 4,8 - 5,5 milhões arrecadados com hotel (Crescimento de 4% com relação ao ano anterior)

Entrada de divisas com o turismo A indústria do turismo da Alemanha teve um crescimento de 19,3% com a realização da Copa 2006

Impacto econômico da Copa 2006 na Alemanha Negócios no varejo: € 2 bilhões a mais circulando na economia Cerca de 40 mil vagas temporárias de empregos geradas

Investimentos Públicos Alemanha 2006 € 3.9 bilhões na construção de rodovias € 500 milhões no controle do tráfego € 3,58 bilhões investidos em transporte local € 2 bilhões em infra-estrutura de estádios

Outras oportunidades A Copa de 2006 consolidou a Alemanha perante o mundo como uma nação moderna e de grandes oportunidades.

Outras oportunidades Com um povo hospitaleiro, receptivo e alegre, desfazendo assim uma imagem anterior distorcida

Outras oportunidades Várias campanhas sociais, de marketing e institucionais projetaram a “Marca Alemanha” de forma positiva por todo o mundo

Copa da África do Sul 2010 Estimativa de Investimentos: Cotada para receber 3.1 bilhões de dólares em patrocínio e direitos de transmissão 2 bilhões de dólares foram reservados pelo governo para sediar a Copa (1.4 bilhão de dólares para estádios e 1.1 bilhão para transporte público e infra-estrutura). Estádios: 4 novos e 6 reformados

Copa da África do Sul 2010 Estimativas de Retorno: 1.2 bilhão de dólares arrecadados em taxas governamentais 350 mil visitantes gastando U$ 1.6 bilhões

Copa da África do Sul 2010 Estimativas de Retorno: 3 milhões de ingressos disponíveis para as partidas (1/3 sul africanos, 1/3 para visitantes e 1/3 para patrocinadores) Estimativa de 130 mil empregos criados até 2010

Copa do Brasil 2014 É uma homenagem ao futebol brasileiro, que é o único pentacampeão do mundo É também uma homenagem à América do Sul, porque todos os países do continente apoiaram a nossa candidatura

Copa do Brasil 2014 Promoção do Brasil no mundo Modernizar em infra-estrutura Qualificar serviços Constituir rede de Arenas

Cidades-sede Candidatura de 18 cidades-sede brasileiras inscritas no projeto que foi apresentado à FIFA pela Confederação Brasileira de Futebol. Serão escolhidas 10 ou 12 cidades-sede.

Cidades-sede A Fifa fará uma inspeção e anunciará quais serão as cidades até março de 2009. Além delas, também serão escolhidas outras 32 cidades que receberão as seleções para aclimatação.

Investimentos Setor Público – Investimentos na área de transportes, portos, aeroportos, infra-estrutura de telecomunicações, rede hoteleira, os serviços de hospitalidade, serviços na área de segurança pública.

Investimentos Setor Privado – Rede hoteleira, arenas esportivas, estádios para construir ou reformar. Já fomos procurados por várias empresas do Brasil e de fora do Brasil interessadas em participar de investimentos para a Copa do Mundo

Cumprimento de Exigências Atualmente o Governo Brasileiro faz reuniões interministeriais com todos os setores do governo envolvidos no projeto e a CBF, para dar cumprimento às garantias exigidas pela FIFA para a realização do evento.

Ministérios envolvidos: Esporte (coordenador) Cidades Turismo Transporte Fazenda Planejamento, Orçamento e Gestão Relações Exteriores Justiça Casa Civil Presidência da República

Modernização do futebol brasileiro A copa é uma oportunidade para que o futebol brasileiro se modernize, aproveitando o ambiente criado e as instalações que ficarão disponíveis após a copa.

Obrigado.