aula da semana - 03 à 07 de Agosto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento platônico
Advertisements

Psicologia e práticas educativas.
Ética - Visão Histórica
Aristóteles O pai, Nicômaco, era médico. Daí deve ter surgido seu interesse pelas ciências empíricas, especialmente as naturais. Estudou na Academia Platônica.
aula da semana - 03 à 07 de Agosto
Platão e a Teoria das Idéias
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
História da Filosofia ANTIGA
Criação: Marlos Urquiza Cavalcanti
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
Aristóteles e o mundo sensível
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
Filosofia, retórica e democracia
Os pilares do conhecimento Ocidental Sócrates, Platão e Aristóteles
Revisão: Baixa Idade Média (Filosofia Medieval)
Platão e o mundo das Ideias
Há realmente leis da natureza? Como é que chegamos a conhecê-las?
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
Aristóteles 384 a.C – 322 a.C Natural de Estagira
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Aristóteles, O Estagirita.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
O mundo das ideias de Platão
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Matéria: Homem Cultura e Sociedade Prof. Wendel Lima de Freitas
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
O QUE É FILOSOFIA ?.
INFORMÁTICA.
Sócrates, Platão e aristóteles
Aristóteles.
PLATÃO.
O que vim fazer neste mundo?
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
“Uma vida não questionada questionada não merece ser vivida.”
História da Filosofia ANTIGA
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
René Descartes ..
As bases da ciência moderna
Platão.
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
René Descartes ..
Filosofia moderna.
Teoria do conhecimento: Aristóteles
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Sócrates “Só sei que nada sei”.
Alicerces da filosofia ocidental
Teoria do conhecimento
Sofistas A retórica.
PLATÃO.
OS SOFISTAS.
FILOSOFIA Professor Fernando Petry
Professor: Suderlan Tozo Binda
Período sistemático Aristóteles
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
Filosofia Moderna.
A doutrina spinoziana do paralelismo entre:
Estética Antiga Objetivos do texto:
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Sócrates e o nascimento da Filosofia
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Aristóteles e o mundo sensível.
Aristóteles de Estagira
Das aparências ao mundo das idéias.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Transcrição da apresentação:

aula da semana - 03 à 07 de Agosto AULA DE FILOSOFIA aula da semana - 03 à 07 de Agosto Olá seres pensantes. Vamos aproveitar essa semana para revisar o conteúdo e exercitar o que estudamos em nossas aulas de Filosofia. Nos próximos slides temos o conteúdo para revisarmos e aprendermos mais um pouquinho. Afinal, “conhecer é poder”. Procedimento: - Use o matérial de didático (apostila) (volume 03). - Leia os slides desse power point. NÃO ESQUEÇA! - No blog de Filosofia tem um arquivo de TAREFA DE CASA. - Faça o download. - Resolva os exercícios. - Devolva a tarefa concluída para o professor logo no retorno das aulas.

ARISTÓTELES período antropológico

ARISTÓTELES nasceu na Macedônia, na cidade de Estagira – em 384 a.C. Seu pai, Nicômaco, trabalhou como médico na corte do rei Amintas II, pai de Felipe II da Macedônia e avô de Alexandre, o Grande.

A escola de Isócrates Isócrates fora um discípulo do sofista Protágoras. Escola de Filosofia e Oratória. Seus ensinamentos baseavam-se na linha dos sofistas e estavam voltados principalmente para a formação de oradores e de cidadãos que desejassem ascender na vida política. Assim, a escola de Isócrates introduzia e desenvolvia os jovens no mundo da retórica, da oratória e da argumentação.

Academia, a escola de Platão Platão fundou sua escola em 384 a.C. A Filosofia que Platão ensinava em sua escola estava preocupada em demonstrar que as ações humanas não deveriam ser guiadas por relativismos ou mesmo orientadas por valores instáveis. “Não entre aqui aquele que não é geômetra.” Platão defendia a idéia de que o mundo inseguro e fluido dos jogos de palavras (opinião ou doxa) produzidos pelos sofistas somente manteria o aprendiz no erro e na escuridão da caverna. Já o verdadeiro conhecimento, a episteme, levaria o aprendiz para longe da ilusão da doxa. Somente a episteme conduziria o homem à contemplação das Idéias eternas e perfeitas.

Aristóteles funda o Liceu Aristóteles funda sua escola peripatética. A escola tornou-se famosa e ficou conhecida como Escola dos Peripatéticos. Aristóteles gostava de caminhar com seus alunos pelos jardins do Liceu enquanto ministrava suas aulas. Durante longas caminhadas, as discussões se acirravam e os assuntos se aprofundavam. Por este costume de caminhar divagando, os alunos de Aristóteles ficaram conhecidos como peripatéticos (perambulantes). O Liceu se voltara para estudar o mundo físico, a natureza, e o que entendemos hoje por Biologia e pelas Ciências Naturais.

Metafísica o estudo do ser enquanto ser! Não os objetos, nem suas características, mas o ser dos objetos.

Segundo Aristóteles, a investigação da verdade apresenta dificuldades, que podem estar não nos objetos de nossa investigação, mas em nós mesmos (limitações e autodeterminação).

Pensar Analiticamente > Aristóteles tinha um espírito observador. > Olhava atentamente para os seres vivos e percebia que suas partes, folhas, pernas, frutos, olhos, etc., funcionavam em sincronia e perfeição. > Uma coisa influenciava outra e era a causa de outra ainda. Tudo estava relacionado. > Então, para compreender uma qualquer coisa era preciso primeiro conhecer as partes que a formavam. > Compreendendo a relação que estas partes mantinham entre si, era possível perceber o todo.

O ATO DE ANALISAR Separar um todo em suas partes constituintes. 2. Observar atentamente e estudar os pormenores de cada uma das partes de um todo, com o objetivo de conhecer sua natureza, suas funções, relações, causas, etc.

Pensamento Analítico Pensamento que tem por objetivo reduzir a realidade complexa, de difícil apreensão, em seus elementos básicos e constituintes, para, a partir de seus elementos, compreender esta realidade como um todo em si mesma. > qual é a relação entre esta forma analítica de pensar de Aristóteles e sua discordância com Platão?

Em primeiro lugar esta visão analítica de Aristóteles rompe com o pensamento de Platão na medida em que valoriza a observação e as informações oferecidas pelos sentidos. Assim, quando Aristóteles afirma ser importante estudar a maneira como os elementos de uma estrutura se relacionam para, a partir da experiência da observação, chegar-se a conclusões sobre o porquê desta estrutura, ele está se afastando da Filosofia e dos métodos utilizados por seu mestre. Platão afirmava ser a experiência produzida pelos sentidos, fontes de erros e de enganos – doxa, como ele mesmo dizia. Para Platão a única forma de encontrar o caminho da verdade era por meio da razão. Somente a razão seria capaz de conduzir a alma ao mundo claro e iluminado das Idéias. Este mundo material, o mundo onde você e eu vivemos, o mundo da experiência sensível de que fala Aristóteles, era, segundo Platão, apenas sombras da verdadeira realidade.

Aristóteles, por sua vez, dizia que os sentidos são um ponto de partida importante para a compreensão do mundo. Só há um mundo e é este que pode ser percebido por nossos sentidos. É neste mundo sensível que vivemos e é dele que devemos retirar o conhecimento. Somente a partir da análise criteriosa do mundo que nos cerca poderemos perceber as relações que as coisas apresentam entre si. Para Aristóteles, seu mestre cometeu um grave equívoco: duplicou o mundo, e esse não é o melhor caminho para compreendê-lo.

Assim, segundo Platão e seu dualismo matéria-idéias, primeiramente, no Mundo das Idéias, existe a idéia ou forma perfeita de cachorro. Essa idéia ou forma perfeita somente é acessível à alma humana por intermédio da razão. A partir desta perfeição inicial seriam formados os cachorros como os que conhecemos pelos nossos sentidos, latindo, coçando as pulgas e fazendo a maior bagunça.