PERSONALIDADE E EMOÇÕES

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Transcrição da apresentação:

PERSONALIDADE E EMOÇÕES Curso de Administração Disciplina: Comportamento Organizacional Professora Cláudia Márcia Gomes de Oliveira

Personalidade Por que umas pessoas são calmas e passivas enquanto outras são agressivas e agitadas? Alguns tipos de personalidade são mais adaptáveis a determinado tipos e trabalho?

Traços de personalidade PERSONALIDADE E EMOÇÕES Personalidade Total agregado das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais. Traços de personalidade Características marcantes que podem descrever o comportamento de uma pessoa.

Determinantes da Personalidade PERSONALIDADE E EMOÇÕES Determinantes da Personalidade Hereditariedade Ambiente Situação

Determinantes Hereditariedade – estatura, beleza dos traços, o sexo, o temperamento, a força, a flexibilidade muscular...ou seja perfis biológicos, psicológicos, fisiológicos advindos dos pais. Ambiente – exercem pressão a cultura, normas familiares, amigos, grupos sociais. Situação – influencia os efeitos da heriditariedade e do ambiente. A personalidade de uma pessoa pode mudar em determinada situação. Ex. igreja, entrevista de emprego...

Traços de Personalidade PERSONALIDADE E EMOÇÕES Traços de Personalidade Indicador de Tipos Myers-Briggs Teste de personalidade que indica quatro características e classifica as pessoas em 16 tipos diferentes de personalidade. Tipos de personalidade: E ou I – extrovertidos versus introvertidos S ou N – bom senso versus intuitivos T ou F – racionais versus emocionais. P ou J – perceptivos versus julgadores.

Dezesseis traços primários de Myers-Briggs 1. Introvertidos - 2. Menos inteligentes - 3. Emocionalmente instáveis - 4. Submissos - 5. Cautelosos - 6. Pragmáticos - 7. Tímidos - 8. Insensíveis - 9. Confiantes - 10. Práticos - 11. Francos - 12. Autoconfiantes - 13. Conservadores - 14. Dependentes - 15. Descontrolados - 16. Calmos - Extrovertidos Mais inteligentes Emocionalmente estáveis Dominadores Irresponsáveis Escrupulosos Ousados Sensíveis Desconfiados Imaginativos Astutos Inseguros Experimentadores Auto-suficientes Controlados Tensos

Traços de Personalidade – Modelo Big Five PERSONALIDADE E EMOÇÕES Traços de Personalidade – Modelo Big Five Extroversão Sociável, gregário e afirmativo. Amabilidade Receptivo, cooperativo e confiante. Consciência Responsável, confiável, persistente e organizado. Estabilidade emocional Calmo, autoconfiante e seguro. Abertura para experiências Identifica alguém em termos de sua imaginação, sensibilidade e intelectualidade.

PERSONALIDADE E EMOÇÕES Principais atributos de personalidade que influenciam o comportamento organizacional Centro de controle Maquiavelismo Auto-estima Automonitoramento Assumir riscos Personalidade tipo A

PERSONALIDADE E EMOÇÕES Centro de controle O grau em que as pessoas acreditam ter controle de seu próprio destino. Internos Indivíduos que acreditam ter controle do que acontece com eles. Externos Indivíduos que acreditam que o controle do que acontece com eles está nas mãos de forças externas, como a sorte ou o acaso.

PERSONALIDADE E EMOÇÕES Maquiavelismo Grau em que um indivíduo é pragmático, mantém distância emocional e acredita que os fins justificam os meios. Condições que favorecem o maquiavelismo: Interação direta. Poucas regras e regulamentos. Envolvimento emocional dos outros.

Auto-estima Automonitoramento PERSONALIDADE E EMOÇÕES Auto-estima Grau em que os indivíduos gostam de si mesmos. Automonitoramento Traço de personalidade que mede a capacidade do indivíduo para ajustar seu comportamento a fatores externos situacionais.

PERSONALIDADE E EMOÇÕES Assumir riscos Ajustar essa característica aos requisitos do trabalho de cada um pode trazer benefícios à organização. Executivos propensos a correr riscos Tomam decisões mais rápidas. Utilizam menos informações para tomar decisões. Atuam em organizações menores e mais empreendedoras. Executivos menos propensos a correr riscos São mais lentos para tomar decisões. Precisam de mais informações para tomar decisões. Atuam em grandes organizações, com ambientes mais estáveis

Tipos de Personalidade PERSONALIDADE E EMOÇÕES Tipos de Personalidade Tipo A: 1. Está sempre em movimento, andando e comendo rapidamente. 2. Impacienta-se com o ritmo em que a maior parte das coisas acontece. 3. Tenta pensar ou fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo. 4. Não consegue suportar os momentos de ócio. 5. É obcecado por números, medindo seu sucesso em termos de quantas coisas consegue acumular. Tipo B: 1. Nunca sofre de sentimento de urgência e da impaciência que o acompanha. 2. Não sente necessidade de demonstrar suas realizações e conquistas. 3. Faz as coisas por prazer e de forma tranqüila, sem se preocupar em provar sua superioridade. 4. Consegue relaxar sem se sentir culpado.

Personalidade proativa PERSONALIDADE E EMOÇÕES Personalidade proativa Identifica oportunidades, mostra iniciativa, age e perservera até que a mudança desejada ocorra. Cria mudanças positivas em seu ambiente, apesar dos obstáculos ou independentemente deles.

Teoria da adequação da personalidade ao trabalho (Holland) PERSONALIDADE E EMOÇÕES Teoria da adequação da personalidade ao trabalho (Holland) Tipos de personalidade: Realista Investigativo Social Convencional Empreendedor Artístico Identifica seis tipos de personalidade e propõe que a adequação entre o tipo de personalidade e o ambiente ocupacional determina tanto a satisfação quanto o nível de rotatividade no trabalho.

Tipologia de personalidades e ocupações congruentes de Holland

Relações entre tipos de personalidade e de ocupação PERSONALIDADE E EMOÇÕES Relações entre tipos de personalidade e de ocupação

Uma grande variedade de sensações que as pessoas experimentam PERSONALIDADE E EMOÇÕES Emoções Sentimento Uma grande variedade de sensações que as pessoas experimentam Humores Sentimentos que costumam ser menos intensos que as emoções e não possuem um estímulo contextual Emoções Sentimentos intensos direcionados a alguém ou a alguma coisa

Dissonância emocional PERSONALIDADE E EMOÇÕES Esforço emocional Quando um funcionário expressa emoções desejáveis pela organização durante transações interpessoais. Dissonância emocional Inconsistências entre as emoções que sentimos e aquelas que projetamos.

As verdadeiras emoções de uma pessoa. PERSONALIDADE E EMOÇÕES Emoções sentidas As verdadeiras emoções de uma pessoa. Emoções demonstradas Emoções requeridas pela organização e consideradas apropriadas para um determinado cargo.

PERSONALIDADE E EMOÇÕES Quanto mais próximas duas emoções estiverem uma da outra neste continuum, mais provável é que sejam confundidas pelas pessoas.

Dimensões emocionais Variedade das emoções Positivas Negativas PERSONALIDADE E EMOÇÕES Dimensões emocionais Variedade das emoções Positivas Negativas Intensidade das emoções Personalidade Exigência do trabalho Frequência e duração das emoções Quantas vezes as emoções são demonstradas Por quanto tempo as emoções são exibidas

Emoções e Gêneros Mulheres Mostram maior expressão emocional. PERSONALIDADE E EMOÇÕES Emoções e Gêneros Mulheres Mostram maior expressão emocional. Experimentam as emoções mais intensamente. Demonstram com mais freqüência as emoções. Sentem-se mais confortáveis expressando suas emoções. São melhores na percepção de indícios não verbais ou paralingüísticos. Homens Mostrar as emoções não é consistente com a imagem masculina. São menos hábeis na percepção das emoções alheias. Precisam menos de aprovação social, assim como não precisam muito expressar emoções positivas.

PERSONALIDADE E EMOÇÕES Eventos Afetivos

Aplicações no estudo do comportamento organizacional PERSONALIDADE E EMOÇÕES Aplicações no estudo do comportamento organizacional Capacidade e seleção As emoções influenciam o desempenho dos funcionários. Tomada de decisões As emoções são um aspecto importante do processo de tomada de decisões na organização. Motivação O comprometimento emocional com o trabalho e a alta motivação estão intimamente ligados. Liderança As emoções são importantes para a aceitação das mensagens transmitidas pelos líderes.

Conflitos interpessoais PERSONALIDADE E EMOÇÕES Conflitos interpessoais Os conflitos no ambiente de trabalho e as emoções das pessoas estão intimamente relacionados. Atendimento ao cliente O estado emocional do funcionário influencia o atendimento ao cliente, o que, por sua vez, afeta o relacionamento com o cliente. Desvios de comportamentos no ambiente de trabalho As emoções negativas podem levar a diversos desvios de comportamento. Falhas na produtividade. Roubos e destruição do patrimônio da empresa. Ações políticas. Agressões pessoais.

Bibliografia ROBBINS, Stephen Paul. Comportamento Organizacional. 11ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.