O ROMANTISMO WEBQUEST – 11ºano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Resumo e Síntese.
projeto de pesquisa Modelos
OBJETIVO APOIAR A COMPREENSÃO E A EXPOSIÇÃO DOS TEMAS
Prof.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2 ( Gloriosas!!!)
Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.
COMUNICAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO EM ENCONTROS E CONGRESSOS COMUNICAÇÃO ORAL PÔSTER ACADÊMICO.
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
O QUE É ARTE? 1ª série do Ensino Médio.
1 - Organizando Dados 2- Preparando o Pôster
Romantismo “Se quisermos defender a liberdade, precisamos negar o mundo exterior.” (Fichte)
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
A arte renascentista História.
Metodologia Científica Divulgação de resultados
Arte e representação.
A arte e a mentalidade barroca
NTD de Interpretação Textual e Literatura Professora Francisca Barros
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Professora: Aíla Rodrigues
Webquest.
Rozane Suzart Gesteira e Adriano Canabarro Teixeira
ARTIGO CIENTIFICO.
Arte e representação.
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
9ºANO – HISTÓRIA PORTUGAL: DO AUTORITARISMO À DEMOCRACIA
Curso de Pedagogia Introdução à Prática da Pesquisa em Educação I: Fontes Professora: Maria Fátima Aucar Soler.
Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.
A arte e seus sentidos.
Como Estruturar Um Trabalho Escolar?
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
O Artigo Científico Cultura, Língua e Comunicação
Psique revivida pelo beijo de Eros – Antonio Canova – Museu do Louvre
Iniciação Científica º Série/EM.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Elaboração de relatório
Replicação Metas Curriculares de Português
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Planejamento da Rotina Semanal
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
O TROVADORISMO MARCO INICIAL: A RIBEIRINHA, 1189/1198 Autor: Paio Soares de Taveirós Gênero: Cantigas (poesia) e novelas de cavalaria.
Henri Matisse 31/12/1869 – 03/11/1954.
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
O que é Arte? Qual a sua utilidade? Como é representada a arte?
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
FICHAMENTO.
Projeto Brasilidade: “Oscar Niemeyer: Arquiteto do Século” Profª Talita Mazzali Medeiros e Turma 9° Ano Introdução Com o intuito de trabalhar as riquezas.
a importância da leitura
Resumo e Síntese.
Tânia Maria Santana Botêlho
Estrutura para trabalho acadêmico Kirlla Cristhine Almeida Dornelas, Psicóloga/Pesquisadora, Dr a. DOCENTE Psicologia Organizacional.
Política, ética e sociedade.  Tema 1 – Direitos humanos Tema 2 – A Política Normativa Tema 3 – Autonomia Política Tema 4 – Liberalismo e Democracia Tema.
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 deSertã 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR E ESTRUTURAR UM TRABALHO COM CORRECÇÃO 3º CICLO.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Vamos conhecer melhor a nossa Biblioteca!?
 A arte barroca originou-se na Itália (Século XVII) mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano,
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
Seminário Temático Epistemologia da Ciência. Tema I: O problema do método científico: O que é método? E por que método? Textos de Referência: Discurso.
Gêneros textuais/discursivos: a produção de gêneros acadêmicos
História e Análise Crítica da Arte e do Design Manejo conceitual das categorias freqüentes em História da Arte em geral e do Design em particular para.
TAREFAPROCESSORECURSOSCONCLUSÃOAVALIAÇÃO Luz e cor são inseparáveis. Se não existir luz, não pode haver cor. INTRODUÇÃO.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Transcrição da apresentação:

O ROMANTISMO WEBQUEST – 11ºano PINTURA ESCULTURA LITERATURA ARQUITECTURA MÚSICA HOME INTRODUÇÃO PROCESSO TAREFAS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO RECURSOS HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes

HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes INTRODUÇÃO “O Romantismo não reside na escolha dos temas, nem na verdade exacta, mas na maneira de sentir. Quanto a mim, o romantismo é a expressão mais recente e mais actual do belo. Quem diz romantismo diz arte moderna, isto é, intimidade, espiritualidade, cor, aspiração ao infinito, expressos através de todos os meios artísticos.” Baudelaire, “Salão de 1846” in Cadernos de História A5, Tempos espaços e protagonistas . Pinto, Ana Lídia, et al Porto Editora Este trabalho pretende a abordagem ao Romantismo nas suas várias vertentes para que os alunos percepcionem o carácter inovador e de clivagem com a ordem estética clássica e académica anterior, onde a liberdade na criação e o sentir individual são a expressão estética da ideologia liberal. HOME INTRODUÇÃO PROCESSO TAREFAS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO RECURSOS HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes

HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes PROCESSO Os alunos formam cinco grupos de trabalho, pesquisam em livros e na web. Organizam a informação pesquisada segundo o que é solicitado nas tarefas e apresentam o trabalho aos colegas de turma. HOME INTRODUÇÃO PROCESSO TAREFAS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO RECURSOS HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes

O ROMANTISMO NA PINTURA Elaborar uma apresentação em Power Point sobre a “Expressão da sensibilidade” na pintura romântica. Contemple os autores apresentados no seu manual de História e outros que entender pertinentes. Não exceda 20 slides. Para cada quadro apresentado, não esqueça a identificação da pintura, de acordo com as regras de Metodologia. Sugere-se a exploração das seguintes rubricas temáticas: Características gerais da pintura romântica ( cores, temas, perspectiva…) Estados de alma; Sentimento da Natureza; O nacionalismo; O fascínio do exótico e o interesse por eventos contemporâneos. Termine a apresentação com o comentário ao quadro que tiver reunido as preferências , de acordo com a sugestão em Metodologia. HOME INTRODUÇÃO PROCESSO TAREFAS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO RECURSOS HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes

O ROMANTISMO NA ESCULTURA Elaborar uma apresentação em Power Point sobre a “Expressão da sensibilidade” na escultura romântica. Contemple os autores apresentados no seu manual de História e outros que entender pertinentes. Não exceda 10 slides. Enuncie as características gerais da escultura desta época. Apresente algumas obras, temas e autores, não esquecendo de referir obras e autores nacionais. Seleccione um à sua escolha e comente-a detalhadamente. Para cada obra apresentada, não esqueça a identificação da escultura, de acordo com as regras de Metodologia. HOME INTRODUÇÃO PROCESSO TAREFAS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO RECURSOS HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes

O ROMANTISMO NA ARQUITECTURA Contemple os arquitectos apresentados no seu manual de História e outros que entender pertinentes. Não exceda 20 slides. Para cada edifício apresentado, não esqueça a identificação do monumento, de acordo com as regras de Metodologia. Deve referir os revivalismos históricos e os exotismos, com referências concretas a monumentos quer em Portugal quer no estrangeiro. Elaborar uma apresentação em Power Point sobre a “Expressão da sensibilidade” na arquitectura romântica. Apresentar em pormenor um edifício à sua escolha. HOME INTRODUÇÃO PROCESSO TAREFAS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO RECURSOS HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes

HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes O ROMANTISMO NA MÚSICA Elaborar uma apresentação em Power Point sobre a “Expressão da sensibilidade na música romântica”. Contemple os autores apresentados no seu manual de História e outros que entender pertinentes. Não exceda 20 slides. Apresente as características gerais da música romântica. Faça a biografia de três músicos da época romântica. Apresente extractos musicais de obras representativas dos seguintes géneros: Ópera; Sinfonia; Técnica instrumental; Apresente os apontamentos musicais com uma nota introdutória sobre o compositor, temática da obra, como foi aceite na época, e outras curiosidades. HOME INTRODUÇÃO PROCESSO TAREFAS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO RECURSOS HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes

O ROMANTISMO NA LITERATURA Elaborar uma apresentação em Power Point sobre a “Expressão da sensibilidade na Literatura romântica”. Contemple os autores apresentados no seu manual de História e outros que entender pertinentes ( Tem de apresentar obrigatoriamente um português). Não exceda 20 slides. Para cada autor apresentado, não esqueça a sua correcta identificação, nacionalidade e fotografia. Fazer um pequeno resumo biográfico de acordo com as regras de Metodologia, principais obras e sua temática. Deve apresentar excertos de obras em que as características da literatura romântica estejam presentes, em poesia e prosa. HOME INTRODUÇÃO PROCESSO TAREFAS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO RECURSOS HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes

HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes AVALIAÇÃO O Trabalho será avaliado de acordo com os seguintes critérios: Itens de avaliação Critérios a observar Pontuação Total Desempenho individual Autonomia 10 20 200 Pontos = valores Cumprimento das tarefas / responsabilidade Desempenho em par Interactividade Respeito pelo colega Produto Final Conteúdo do Power Point Pertinência e organização da informação seleccionada 50 120 Abordagem de todos os itens do processo Correcção ortográfica e gramatical Apresentação gráfica Apresentação oral Encadeamento do discurso e clareza da linguagem 15 40 Recursos utilizados Capacidade de esclarecer dúvidas colocadas HOME INTRODUÇÃO PROCESSO TAREFAS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO RECURSOS HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes

HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes CONCLUSÃO No final da realização de cada um dos trabalhos e da apresentação feita na turma, os alunos terão apreendido como as várias expressões que a Arte Romântica adquiriu, demonstram: O predomínio da sensibilidade e da imaginação sobre a razão e pelo individualismo; A revolta contra as normas sociais e religiosas; A exaltação da liberdade e da emancipação das nações; A evasão das realidades do quotidiano para lugares exóticos e épocas distantes como a Idade Média; HOME INTRODUÇÃO PROCESSO TAREFAS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO RECURSOS HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes

HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes RECURSOS http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=404 http://museusnaescola.eselx.ipl.pt/static/instance/Museu_do_Chiado/propostas/actividades1.html http:// www.artyclopedia.com (Enciclopédia virtual de arte) http://www.uc.pt/artes/6spp.com (Seis séculos de Pintura portuguesa) Pereira, Paulo (dir.), 1995 – História da Arte Portuguesa, Lisboa, Círculo de Leitores. Pijuan, J (dir), 1972 – História da Arte, vol 8, Mem Martins, Publicações Europa- América/Alfa Rodrigues, Fernando C. – Didacta - Enciclopédia Temática ilustrada, vol. Arte e História, Beta-Projectos Edit., Lisboa, 1988 (assunto: arte) Saraiva, J.Hermano (dir.), 1983 – História de Portugal,vols. 5 e 6, Lisboa, Publicações Alfa. Saraiva, A. J. e Lopes, Óscar, 1993 – História da literatura Portuguesa, 17ªedição, Porto, Porto Editora Manuais de História de 11º ano (Módulo 5: unidades 5.2) Manuais de História de 8º ano (Tema E: unidade E 2) Enciclopédias (procurar entradas relativas aos temas e personalidades pretendidas) Os génios da música, ed. Revista Sábado. HOME INTRODUÇÃO PROCESSO TAREFAS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO RECURSOS HISTÓRIA – 11º ano / Profª Helena Lopes