CARIACICA Espírito Santo Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Desenvolvimento Local & Territórios
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Glauco Arbix Universidade de São Paulo - USP 13 de dezembro de 2006 CGEE – ABDI – FIESP - ANPEI Inovação Tecnológica e Segurança Jurídica Ambiente Institucional.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Apresentação do Projeto
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
FÓRUM REGIONAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE DO CEARÁ
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Sebrae e promoção de sistemas produtivos locais Juarez de Paula SEBRAE/NA.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Centrais de Negócio Sociedade de Propósito Específico
1 Uma lei em favor do Brasil Uma lei em favor do Brasil Outubro/2009 Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas: O que foi feito e o que falta fazer!
Desenvolvimento Local e Sustentabilidade Gilson Domingues Cardoso Gerente de Desenvolvimento e Planejamento Vitória 19 de novembro de ª Gestão das.
Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas
DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Foco do Sebrae Empresa de Pequeno Porte - Brasil
Movimento Brasil Competitivo
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
Fabiano André Vergani
Sociedade da Informação no Brasil
1ª Reunião de Monitoramento 2009 – 31/03/09 Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo Pernambuco: As Oportunidades e os Desafios para as.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª Conferência Brasileira de Arranjos Produtivos Locais Novembro/2011 Mesa: Inovação, Conhecimento.
4º Seminário Nacional de Gestão Pública Salvador 27 maio 2009 “Programa - Bases para o Desenvolvimento Municipal” Brasília / 2010 Programa Bases para o.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Compras Governamentais
LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
FÓRUM ESTADUAL DAS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE FEMEP/GO I REUNIÃO ORDINÁRIA Goiânia, 04 de fevereiro de 2010.
Cariacica Rede Empreendedora
IV Encontro Nacional 21 e 22 de Outubro de
Programa de Desenvolvimento Local fundamentado na Lei Geral
A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e as Compras Públicas
Políticas Públicas para APLs de Base Mineral
Premissas Dados das Microrregiões.
EXPRESSO EMPREENDEDOR
GRANDES COMPRADORES E PEQUENOS FORNECEDORES: COMPRAS GOVERNAMENTAIS
Benefícios da participação em CGV
1 LC nº 123/ A importância das MPEs Pessoal ocupado (IBGE) Empregos formais criados no Brasil nos 10 últimos anos (BNDES) Estabelecimentos comerciais,
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior 31 de Março de 2004 Construindo o Brasil do Futuro.
O Estado é grande, sua gestão é muito complexa e vivemos uma era de enormes desafios para o país.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS SEDE NACIONAL.
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
MAIO DE 2002 INOVAÇÃO FINANCEIRA E CAPITAL DE RISCO PARA MPES -SEMINÁRIO ALIDE-
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Competitividade e Inovação Influenciando o Crescimento Empresarial: a perspectiva dos empreendedores de empresas de base tecnológica Fernando Paiva IV.
Soluções Energéticas Bandes, uma instituição que há 48 anos participa da promoção do desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e que se moderniza a.
14ª REUNIÃO ORDINÁRIA /06/2012. PAUTA  Calendário  GAT  Bureau de Inteligência em Políticas Públicas do Sebrae-PR  Fóruns Regionais: Assinatura.
Estudo de Competitividade de Destinos Turísticos Introdução ao Estudo Resultado e Análise das Dimensões Conclusões.
AGENDA 2013 Rede Nossa São Paulo Plano Diretor Estratégico Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
XVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS Frederico Cavalcanti Montenegro Associação ITEP/OS 04 de novembro de 2011 XVIII CONGRESSO BRASILEIRO.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Ciclo de Debates “Estado, Planejamento e Administração Pública no Brasil – Ano III” Tema: Políticas Municipais Geradoras Renda e Trabalho 01 de Outubro.
/ SEBRAE GUARAÍ 2015 LEI COMPLEMENTAR 123/06.
Propor soluções para a implantação de políticas de desenvolvimento sustentável nas micros e pequenas empresas da região de Tubarão. Ciências Sociais –
Objetivos do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
Melhoria do ambiente de negócios na cidade de São Paulo Brasil Mais Simples 2016 PAINEL 3: LICENCIAMENTO.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
AUDIÊNCIA PÚBLICA PRS 01/2013 SENADO FEDERAL COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E TURISMO – CDR PROF. DR. MAURO BENEVIDES FILHO. 21 DE OUTUBRO DE 2015.
A política de compras públicas no Brasil e as micro e pequenas empresas Renato Garcia Poli/USP VIII Conferencia Anual sobre Compras.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
6º PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO PREVIDENCIÁRIA.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA.
Transcrição da apresentação:

CARIACICA Espírito Santo Brasil Helder Salomão Prefeito Municipal

CARIACICA 3ª maior cidade do Espírito Santo (350.000 habitantes) Está entre as 100 cidades do Brasil com receita per capita abaixo de R$ 1.000,00 Menor receita per capita do Espírito Santo

CARIACICA Instabilidade política por mais de 30 anos Ausência de diálogo e de planejamento Falta de credibilidade do Poder Público

Desenvolvimento Econômico e Educação Planejamento Estratégico (2005/2008 e 2009/2012) Desenvolvimento Econômico e Educação

CARIACICA REDE EMPREENDEDORA

Cariacica Rede Empreendedora 1 - Legislação 2 - Participação da Sociedade 3 - Acesso ao Crédito 4 - Estímulo ao Mercado 5 - Educação e Capacitação

Cariacica Rede Empreendedora 6 - Ciência e Tecnologia 7 - Associativismo 8 - Difusão e Intercâmbio 9 - Desburocratização 10 - Compras Governamentais

1) Legislação 2006 - Brasil 2007 - Cariacica Lei Geral de Incentivo às Micro e Pequenas Empresas 2007 - Cariacica Lei Municipal de Incentivo às Micro e Pequenas Empresas 1º município do Brasil a regulamentar a Lei Geral

2) Participação da Sociedade Fórum Empresarial Consultivo

3) Acesso ao Crédito Banco Sol Nossocrédito

4) Estímulo ao Mercado Feira de Negócios 2010

5) Educação e Capacitação Qualificação Profissional Comércio Total

6) Ciência e Tecnologia Telecentros

Associações de Micro e Pequenas Empresas 7) Associativismo Associações de Micro e Pequenas Empresas Casa Sol

8) Difusão e Intercâmbio Rede de Prefeitos Empreendedores

9) Desburocratização Alvará Online CIAMPE

10) Compras Governamentais Serviços para a área pública

Resultados Aumento de 25% no número de empresas formais Redução de tributos Aumento da arrecadação

Resultados CIAMPE – Abertura e Regularização de Empresas em 48 horas Alvará Online – Abertura de Empresas em 5 minutos

Resultados Participação de Cariacica na Abertura de Empresas no ES Fonte: Junta Comercial do ES

Resultados COMPRAS PÚBLICAS Aumento da participação das micro e empresas de pequeno porte nas compras municipais

Servidores Municipais CAPACITAÇÃO Servidores Municipais Contabilistas Empreendedores

Padronização dos editais PROCEDIMENTO Padronização dos editais

Resultados Aumento da competitividade nos processos licitatórios Economia de 26% nas aquisições por meio de pregão eletrônico Maior participação de empresas do município nas compras públicas

Resultados Estímulo ao desenvolvimento da economia local Promoção dos pequenos empreendedores locais Atração de novos investimentos

Resultados Ampliação da capacidade de investimento Aumento da arrecadação municipal Ampliação da capacidade de investimento Geração de novos empregos

Resultados Incentivo à inovação tecnológica Redução das desigualdades Redução da miséria

Feitos inéditos Cariacica teve a maior taxa de crescimento de emprego na Grande Vitória em 2009 (SEBRAE) Cariacica registrou a maior variação positiva do PIB na Grande Vitória (IJSN) Cariacica está entre as 20 cidades do ES com maior crescimento do PIB per capita (IBGE)

Feitos inéditos Cariacica foi a 4ª cidade que mais investiu em obras no ES em 2009 (Revista Finanças dos Municípios Capixabas) Cariacica foi a 73ª cidade que mais investiu em obras no Brasil em 2009 (Revista Finanças dos Municípios Brasileiros – Multicidades)

Resultados

Resultados PRÊMIOS Prêmio Prefeito Empreendedor – Etapa Estadual e Categorias Compras Governamentais, Desburocratização e Implantação da Lei Geral - 2010 Prêmio Prefeito Empreendedor – Etapa Estadual e Categoria Desburocratização – 2007 Cidades Mais Dinâmicas do Brasil – Atlas do Mercado Brasileiro – Gazeta Mercantil - 2007 Prêmio Prefeito Empreendedor – Etapa Nacional e Categoria Compras Governamentais - 2010

Empreendedorismo Empreender é transformar idéias inovadoras em boas práticas de gestão e com isso mudar a vida das pessoas em nossas cidades. (Helder Salomão)

OBRIGADO! www.cariacica.es.gov.br