Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor? Qual o papel do bibliotecário na formação do leitor?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Atendimento ao Aluno
Advertisements

LINGUAGEM: SIGNIFICAÇÃO E CONTEXTOS
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Letramento: um tema em três gêneros
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
Semiótica – Teoria dos Signos
Composição e Projeto Gráfico
LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS
Os níveis básicos da leitura
Texto verbal, não verbal e sincrético
Semiose na experiência cinemática da cultura de meios
Ursula Blattmann Universidade Federal de Santa Catarina Departamento de Ciência da Informação Leitura: jornada com afetos e cuidados.
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Professsora: Aíla Rodrigues
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
Literatura Linhas de Pesquisa
Etnografia e Etnologia
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Ler deixa de ser um ato de decodificar e passa a ser um ato cognitivo
A importância do ato de Ler
História da comunicação.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Universidade Federal do Amapá
Formação do leitor literário.
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
O que é a linguagem? Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo e qualquer processo humano capaz de.
Trabalhando com o texto escrito em sala de aula
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Revisão para a prova Códigos Visuais.
Semiótica.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
O que é hermenêutica? Hermenêutica significa interpretar, e é um termo de origem grega. Hermenêutica na Bíblia é a compreensão das escrituras, para compreender.
SISTEMAS DA MEMÓRIA DE LONGO PRAZO (Atkinson e Shiffrin)
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
Semiótica e comunicação III
LEITURA: O QUE É? Criatividade
 Os dicionários costumam definir tradução como “ato ou efeito de traduzir”. Enquanto ato, leva o tempo que o tradutor emprega no seu trabalho; como efeito,
Por que alfabetização tecnológica do professor?
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
Estágio Supervisionado II
Problemas da Estética.
A leitura: uma prática cultural
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
Apresentação Objetivo Produzir o espetáculo infantil______________ do autor_______________. E promover oficinas de jogos teatrais, e breve historia da.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
ALFABETIZAÇÃO.
REFLEXÕES SOBRE DISCURSO E LEITURA DA OBRA DE ARTE VISUAL.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
Transcrição da apresentação:

Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor? Qual o papel do bibliotecário na formação do leitor?

Origem da palavra leitura A palavra leitura vem do verbo latino legere que, segundo o Dicionário Houaiss, significa recolher, escolher, captar com os olhos.

A leitura verbal - Da Antiguidade até a Idade Média – atividade para uma elite erudita. - Século XVIII – Europa – publicação de romances a baixo custo e jornais contendo folhetins literários. - Século XIX – mulheres ganham acesso à leitura e à escola. - Século XX - Cultura de massa.

O leitor O leitor é “(...)parte integrante do ato de leitura, não apenas como pólo questionador, mas também como elemento de impulso reestruturante da obra pelo autor (Luiza Lobo)”. Estética da Recepção (Hans Robert Jauss, 1967).

Texto “Um conjunto de estruturas inter- relacionadas”. “Unidade mínima da cultura”. Iuri Lotman

O texto É um conjunto organizado de signos. Signo é a representação parcial de um objeto ou idéia (Peirce). Nenhum signo é capaz de representar o signo em sua totalidade. Signo é a presença de uma ausência.

Semiose Um signo, ao representar o objeto, em contato com um intérprete, produzirá interpretantes, ou seja, novos signos.

Categorias do signo Os signos podem ser divididos em categorias, de acordo com a relação que se estabelece entre o signo e o objeto que ele representa.

Categorias do signo Ícones: relacionam-se ao objeto por analogia ou semelhança. Índices: relacionam-se ao objeto por indicação ou indício. Símbolos: relacionam-se ao objeto por convenção.

Categorias fenomenológicas Primeiridade: é uma qualidade, um puro sentir. Secundidade:são as leis físicas, a ação e reação. Terceiridade: é o raciocínio.

O texto Pressupõe um código e uma sintaxe. Ler pressupõe o domínio do código e da sintaxe do texto (verbal ou não verbal).

O texto verbal requer: Decodificação (domínio do código). Decifração (compreensão profunda do código).

O texto não verbal “É uma experiência quotidiana (...). A manifestação quotidiana é apreendida por meio da leitura”. Lucrécia D´Aléssio Ferrara

O texto intersemiótico Associação complexa de signos verbais e não verbais. Requer o domínio dos códigos verbais e não verbais. O texto verbal (sobretudo o poético) pode apresentar marcas do não verbal.

Exemplo de intersemiose “Acho que a chuva ajuda a gente a se ver” (Caetano Veloso). Signo e objeto se aproximam. O som é um ícone do objeto.

A leitura Integra sensações. Associa percepções. Desperta a memória de nossas experiências sensíveis e culturais, individuais e coletivas.

A leitura Exige envolvimento, emoção e prazer estético.

Repertório Quanto maior o repertório do leitor, quanto maior o seu domínio dos diversos códigos de linguagem, maior a sua capacidade de realizar e aprofundar a leitura de qualquer texto.

O papel do professor de literatura “Ampliar a compreensão do texto, reencontrar um contexto de cultura que acrescente um certo prazer à leitura”.

É preciso “(...) recuperar uma utopia que articule a literatura com a vida humana, por mais atribulada que esteja”. Maria Inês Batista Campos

Formar o leitor significa: Dar condições para ele descobrir que sua convivência com o texto e a escrita antecede sua relação com a instituição chamada literatura. ZILBERMAN, R. & SILVA, EZEQUIEL. Literatura e Pedagogia, ponto e contraponto.

A literatura “Está presente em boa parte dos momentos de sua vida; e talvez por ser destituída de mistério e sacralidade, trata-se de uma atividade boa e agradável”. ZILBERMAN, R. & SILVA, EZEQUIEL. Literatura e Pedagogia, ponto e contraponto.

O leitor ideal Observa, com “olhos livres”, o universo que o cerca. Relaciona códigos variados e percebe o texto em suas estruturas mais profundas. Relaciona-se com os produtos da cultura.