Frei Edgar Alves Pereira, OFM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
O QUE É A PASCOM?.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Agências de Notícias Imprensa Jovem Programa Nas Ondas do Rádio Secretaria Municipal de Educação SP 2011.
Este é um projeto que norteará as ações e procedimentos adotados no projeto rádio do Programa Nas Ondas do Rádio, incluídos no Programa Ampliar. A proposta.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
PNEDH e compromisso do Estado
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aulas 07 e 08
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Afinal, o que é PASTORAL da COMUNICAÇÃO?
A Escola e as Mudanças Sociais
DIVERSIDADE E VALORES:
Pederneiras- São Paulo
A Escola Sabatina e os Pequenos Grupos..
Quando falamos em aprender...
Perfil do Profissional
O Uso Pedagógico do Blog
Marco Doutrinal e Marco Operativo
CURRICULO +.
RÁDIO ANTONIO PRUDENTE
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
Arquidiocese de Brasília
FESTIVIDADE DA ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Hábitos do bom evangelizador infanto-juvenil
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Registro de Estudo de Caso
SITUAÇÕES.
Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem
Retrato da Escola Básica Adriano Mosimann
Rádio. Rádio O que é rádio? Rádio é um recurso tecnológico das telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção.
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Gestão Participativa e Democrática Rogério Pereira Simões
Universidade Corporativa Procenge
PROJETO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO Lucimara Aparecida da Silva.
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
O universo do cinema mudo no teatro
Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM
Aluna: Maria Eunice Gennari Silva Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Zeila Miranda Ferreira Setembro/2006.
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Quadrangular vila industrial
“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16)
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATU SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA PROMOÇÃO DA.
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Transcrição da apresentação:

Frei Edgar Alves Pereira, OFM O Rádio na Escola como instrumento de Evangelização Uma experiência do Colégio Sagrado Coração de Jesus Pires do Rio – GO Frei Edgar Alves Pereira, OFM

Especialista em Comunicação Frei Edgar Alves Pereira, OFM Especialista em Comunicação freiedgar@yahoo.com.br

COMUNICAÇÃO

O ser humano é um ser que se comunica. A comunicação é uma expressão e uma necessidade da pessoa.

“O Rádio é um veículo de comunicação de massa capaz de informar, entreter e interagir.”

PROJETO RADIO ESCOLA

POR QUE POSSUIR UMA RÁDIO NA ESCOLA? – Porque rádio é o veículo de comunicação mais democrático que existe! – Porque leva a voz das pessoas pra muito mais longe... - Porque é uma ferramenta poderosa para que as pessoas se fortaleçam e consigam o que precisam.

PRA QUE FAZER RÁDIO? Entre outros motivos, para reunir pessoas em volta do microfone e elas: – falarem o que sentem e pensam sobre todo assunto que julgarem importante; – entrevistarem pessoas que podem esclarecer o que acontece no ambiente escolar e fora dele; – contarem suas histórias;

– cantarem suas músicas; – divulgarem seus próprios artistas, esportistas, cientistas; – discutirem mais sobre o lugar onde moram e estudam; – reclamarem do que não gostam ou não concordam; – divulgarem festas da cidade e da própria escola.

Ações pedagógicas: = Criar uma turma de voluntários (alunos e professores) para serem os responsáveis pela comunicação do Colégio = Envolver os alunos e professores nos programas da rádio escola

= Envolver o Projeto Educar para a Vida e PROAP realizando programas para serem transmitidos na Rádio Escola Por exemplo: Programa sobre o Cerrado.

Por que fazer evangelização numa Rádio Escola ? O rádio é um veículo de grande atuação de aprendizagem e através desta mídia, podemos evangelizar as pessoas das mais diferentes classes sociais, níveis intelectuais, e outras diferenças sociais.

É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel importante na evangelização atual. A escola também tem esse papel social, no entanto, enquanto a linguagem do rádio é mais acessível ao seu publico, em muitas ocasiões não acontece na escola. A deficiência no processo de comunicação entre escola e aluno é tida como um dos entraves na concretização do processo ensino-aprendizagem. Utilizar estratégias de comunicação de rádio neste processo e ampliar as possibilidades de sua concretização.

Estratégias tais como uso adequado da voz, utilização de recursos de áudio para facilitar a transmissão de conhecimentos, adaptação de processos educativos/evangelizadores com uso do rádio, além da criação de laboratório de comunicação o qual o aluno poderá mostrar sua capacidade criativa, de trabalhar em equipe, a possibilidade de mostrar seu talento, são algumas das vantagens que este projeto poderá proporcionar a escola.

Com a escola com a comunicação cada vez mais envolvente e uma participação cada mais parceira entre educadores e evangelizadores, a Palavra de Deus deverá ajudar eliminar, consideravelmente, as críticas sobre a Igreja principalmente entre os jovens.

A evangelização na Rádio Escola terá assim um caráter juvenil e certamente o projeto Rádio Escola amplia a possibilidade na melhoria da qualidade de comunicação e concorre para auxiliar o processo de transmissão de conhecimentos. Além disso, esta nova forma de evangelização vai implementar a linguagem de rádio no processo de catequese dentro da escola.

OBJETIVO RELIGIOSO A meta deste projeto é estruturar um núcleo de comunicação de rádio com finalidade pedagógica e evangelizadora. Para isso as pessoas envolvidas deverão realizar produções que possam atender as necessidades internas e suprir uma catequese que muitas vezes é nula mesmo numa escola confessionalmente católica.

Esta é apenas uma nova experiência que estou realizando depois de anos trabalhando em rádios comerciais. Este projeto ainda precisa ser aperfeiçoado, mas já esta em desenvolvimento na pequena Pires do Rio. A Rádio Escola é um projeto que propõe à comunidade escolar (educadores, educandos, pais, direção, colaboradores da escola, amigos da escola etc) o uso do meio RÁDIO para uso da evangelização.

A Evangelização pode, através da RADIO ESCOLA contribuir para uma Catequese que envolva a criança/jovem como um todo.

MUITO OBRIGADO PAZ E BEM