Física Metodologia de Ensino.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eveline de Oliveira Medeiros 4° Período
Advertisements

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Professora: Danielle Palagano da Rocha Escola Estadual Reynaldo Massi.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072 Introdução às Medidas em Física Bloco I, 12 a Aula (7/06/2005)
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Modelagem Matemática na Física
O MÉTODO CIENTÍFICO O que você acha disso?
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
O desafio de ensinar matemática
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
OS TRÊS PORQUINHOS.
Exercício 01: - Um goleiro bate um tira de metas (bola que é chutada parada do chão, próximo as traves do gol) com uma bola de massa m, em um campo de.
01. Depois de anos de interrupção, ocorreu no ano de 2005 a retomada de lançamentos do ônibus espacial pela NASA, desta vez com sucesso. Nas imagens divulgadas.
Lançamento horizontal
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Juliana Lucindo Ferreira – PCNP Física
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
O Uso Pedagógico do Blog
Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Formas de Interação.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Queda Livre e Lançamento Vertical
Relatório da atividade
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Assunto: Correção dos exercícios (Capítulo 12)
A Matemática da cesta básica
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
Desenvolvimento de simulações para o ensino de Física através do software Easy Java Simulation – Ciências naturais - Física Gabriel Siqueira Sombrio –
REVISÃO ENERGIA MECÂNICA.
Curso sobre Revista.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Forma Canônica e Definições
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar Professor:
AULAS PREPARATÓRIAS ENEM 2013
Agora que você já refletiu e percebeu a importância da aprendizagem por projetos, vamos colocar a “mão na massa”. Primeiramente vamos refletir sobre algumas.
Franceline Michailoff
Clóvis Danilo Emanuel Fábio. Projeto Inicial x Execução.
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
HIDRODINÂMICA Conceitos iniciais
PROFESSOR: Jefferson Rodrigues TURMA: 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Conservação da Energia Mecânica Exemplos Resolvidos
LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Física.
Educação Infantil Docente: Profª Ana Paula Monteiro
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Galileu e a Torre de Pisa
Atrito Plano inclinado sem atrito Plano inclinado com atrito
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
EVENTO DE ESPORTE EDUCACIONAL
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Teorema da Energia Cinética
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina REVISÃO DO ENSINO MEDIO 1. MEDIDAS A: CINEMÁTICA UNIDIMENSIONAL.
Transcrição da apresentação:

Física Metodologia de Ensino

Física é DIFÍCIL? SIM! FÍSICA É DIFÍCIL! Motivo 1: propaganda. Mais reprova nos vestibulares. Motivo 1: propaganda. Motivo 2: dificuldades básicas: NATUREZA: Observação – descrição, classificação, relação, dedução Matemática (Raciocínio Proporcional) Linguagem (leitura, interepetação, escrita)

Dificuldades no Raciocínio Proporcional. Exemplos de “problemas”: Um analgésico deve ser ingerido na quantidade de 3mg por kg de massa corporal do paciente, mas a dose máxima é de 200mg. Cada gota contém 5mg do remédio. Quantas gotas devem ser prescritas a um paciente de 80kg? Um livro possui 200 folhas, que totalizam uma espessura de 2cm. A massa de cada folha é 1,2g e a massa de cada capa do livro é 10g. a) Qual a massa total do livro? b) Qual a espessura de uma folha? O problema é conceitual e não apenas procedimental e é esse: × ÷ !!!

Dificuldades na Leitura e Escrita. Relatório de PISA 2000: “Em leitura, a média brasileira é de 383 pontos (trigésimo primeiro lugar, último), a média do conjunto dos países é de 499 pontos, a média finlandesa (primeiro lugar) é de 548 pontos e a média mexicana é de 428 pontos (trigésimo lugar, penúltimo). Note-se que os resultados do Brasil são inferiores aos do conjunto de países avaliados, bem como aos do primeiro colocado, a Finlândia. Além disso, observa-se que os resultados dos alunos brasileiros também são inferiores aos dos alunos de um país mais próximo ao Brasil em termos sócio-econômicos, o México.” - Fábio D. Waltenberg, “Iniqüidade Educacional no Brasil. Uma Avaliação com Dados do PISA”, Revista EconomiA, Julho 2005.

Por quê ensinar Física? Resposta óbvia: pelo mesmo motivo que ensinar Português, Artes, etc: é parte do conhecimento humano e, enquanto humanos, vivemos em sociedade! A questão na verdade é: no Ensino Médio... O quê ensinar da Física? O quanto aprofundar? Que método utilizar? As respostas devem incluir: Objetivo 1: cotidiano (aquecimento global, o funcionamento do motor dos carros, produção e consumo de energia, etc?). Objetivo 2: vestibular (o vestibular surgiu em função da escola, ou a escola em função do vestibular?).

Trocando a fim pelos meios. Metodologia convencional: Metodologia “politicamente correta” (Ex.: Paulo Freire): MEIO Exposição do cotidiano: notícias, tecnologia, eventos, fenômenos, etc. FIM Ensinar Física FIM Compreensão do cotidiano: notícias, tecnologia, eventos, fenômenos, etc. MEIO Análise Física (é apenas 1 meio)

Ensino de Física: Imagens Mentais. Exemplo de questão objetiva para verificação da imagem mental de lançamento horizontal: “A figura abaixo representa o ponto onde o avião da foto acima soltou uma bomba, e a bomba depois de alguns segundos, enquanto ainda pode-se desprezar a resistência com o ar. Desenhe, na figura, a posição do avião neste instante (considere que manteve constante sua trajetória e velocidade), a trajetória do avião (uma linha pontilhada), e a trajetória da bomba (outra linha pontilhada). O avião está sendo observado do chão, de lado. Dica: lembre o valor da velocidade vertical da bomba no início para desenhar a sua trajetória corretamente! “ Avião no momento em que soltou a bomba Bomba alguns segundos depois

Ensino de Física: Imagens Mentais. Respostas de alunos: Para quê e como ensinar a calcular o tempo de queda, alcance horizontal, etc., se não saímos do básico?

Ensino de Física: Imagens Mentais. Apagador e giz: qual chega ao chão primeiro, se têm as mesmas condições iniciais? Experimento. Professor: “Sem ar, até uma pena e um martelo cairiam juntos!” Aluno: “Duvido!”, falem ou não. Ver vídeo! Outro exemplo de “Duvido!”: dilatação térmica dos corpos.

Ferramentas para construção de Imagens Mentais. Filmes demonstrativos, indutivos, introdutórios, conclusivos, expositivos, etc.. (Exemplos...) Vídeos do “You Tube” (www.youtube.com.br) Ex.: motor de carro, equilíbrio de corpo extenso. Experimentos (exemplos: ver site; mais?): Em grupos, coletivos, em casa (com fotos), etc..

Projetos Bimestrais. Abordagem de conteúdos de maneira global e incisiva (bimestre). Exemplos (ver site): Trebuchet – lançamento oblíquo. Máquinas térmicas – termodinâmica. Instrumentos musicais – ondas, acústica. Outros?

Internet e Interação: Aproximação do Espaço do Aluno Site “Física Real”: www.fisicareal.com Está aberto a colaborações de qualquer pessoa. Disponibilização do material de aula (vídeos, apresentações, listas de ex., relatórios de alunos, etc..) Orkut – discussão, avisos, atendimento, etc.. YouTube – sugestões de vídeos, uploads. MSN – atendimento extra-aula (?). E-mail – “spans” para turmas.

Planejamento. Saber onde você quer chegar, desde o início. Ver exemplo...