MICROECONOMIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
OFERTA E DEMANDA II: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MACROECONOMIA AULA 1.
Cleber Archanjo de Souza AULA 4 – 23/11/06 ENGENHARIA ECONÔMICA I.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Economia e Mercado 3ª AULA.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
O Modelo da Procura e Oferta
Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
Economia & Mercados Prof. Allex Sander.
Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Teoria Econômica AULA 2 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Microeconomia – aula 7 Microeconomia para Administração
Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Economia e Mercado 4ª AULA.
Introdução a Microeconomia
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
Economia e Mercados Profa. Patrícia Rodrigues Costa de Sá.
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
DEMANDA x OFERTA.
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
MACROECONOMIA MICROECONOMIA DEFINE-SE PELA: APRESENTA: TEM FOCO NOS:
Sistema Econômico / Organização Econômica
OFERTA E DEMANDA: COMO O MERCADO TRABALHA
Assuntos preliminares
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
Economia e Análise de Mercado
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
Oferta e Demanda.
CAPÍTULO 3 © 2006 Pearson Education Macroeconomia, 4/e Olivier Blanchard O mercado de bens Olivier Blanchard Pearson Education.
Harcourt, Inc. items and derived items copyright © 2001 by Harcourt, Inc. Macroeconomia Aberta: Conceitos Básicos Capítulo 31.
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo Divisão do Estudo Econômico Microeconomia: é o ramo da Teoria Econômica que estuda o funcionamento do mercado.
Economia Conceitos Básicos.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
COMPLEMENTAÇÃO Aula 4 (1) - MICROECONOMIA Prof Isnard Martins
ECONOMIA Prof. Renato Torquato. Para que estudar Economia?
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
MACROECONOMIA MICROECONOMIA DEFINE-SE PELA: APRESENTA: TEM FOCO NOS:
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo
Sistema Monetário. O Significado da Moeda Dinheiro é um ativo da economia utilizado pelos indivíduos na aquisição de bens e serviços de outros indivíduos.
Transcrição da apresentação:

MICROECONOMIA

MACROECONOMIA MICROECONOMIA DEFINE-SE PELA: APRESENTA: TEM FOCO NOS: RELAÇÃO ENTRE EMPRESAS E CONSUMIDORES 3 ELEMENTOS ATUANTES AGREGADOS ECONÔMICOS DA QUAL ADVÉM: QUE SÃO: QUE SÃO: RELAÇÃO ENTRE OFERTA E PROCURA CONSUMIDOR, EMPRESA E PRODUÇÃO RENDA, EMPREGO, JUROS, TÍTULOS CÂMBIO ETC... QUE DEFINE: CUJA ESTRUTURA É COMPOSTA DE: OS PREÇOS BENS DE SERVIÇO MERCADO DE DIVISAS: CÂMBIO, DOLAR... MERCADO DE TÍTULOS: DÉFICIT E SUPERÁVIT MERCADO DE TRABALHO MERCADO MONETÁRIO JUROS

MICROECONOMIA, trata do comportamento das empresas, famílias, indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação as preferências dos consumidores ( demanda). Estuda os Monopólios ( um vendedor), Oligopólios (um conjunto de empresas do mesmo ramo), Monopsônios (um comprador) e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços. MACROECONOMIA, estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores.

X ECONOMIA = CIÊNCIA DA ESCASSEZ NECESSIDADES RECURSOS HUMANAS ILIMITADAS RECURSOS PRODUTIVOS LIMITADOS X RENOVAÇÃO SOFISTICAÇÃO TERRA TRABALHO CAPITAL

FATORES DE PRODUÇÃO TERRA : TERRAS CULTIVÁVEIS, FLORESTAS, MINÉRIOS; ÁGUA, PETRÓLEO TRABALHO: MÃO DE OBRA; TRABALHO INTELECTUAL CAPITAL: (BENS DE CAPITAL) MÁQUINAS, FERRAMENTAS EQUIPAMENTOS, INSTALAÇÕES, INSTRUMENTOS 2]

EFICIÊNCIA ECONÔMICA, É A UTILIZAÇÃO, DA MELHOR FORMA, DOS FATORES DE PRODUÇÃO, PARA CONSEGUIR ATENDER, O MÁXIMO POSSÍVEL, AS NECESSIDADES HUMANAS.

TABELA CONSIDERANDO A UTILIZAÇÃO DE TODOS OS FATORES DE PRODUÇÃO CURVA DE POSSIBILIDADE DE PRODUÇÃO (CURVA DE TRANSFORMAÇÃO) Vamos imaginar uma economia que produza apenas dois bens: TABELA CONSIDERANDO A UTILIZAÇÃO DE TODOS OS FATORES DE PRODUÇÃO   SITUAÇÃO BEM A B C D E F MOTO 25 20 15 10 5 CELULAR 1.500 3.000 4.500 6.000 7.500

CUSTO DE OPORTUNIDADE QUANDO ANALISAMOS UMA SITUAÇÃO E TOMAMOS UMA DECISÃO POR UMA OPÇÃO EM DETRIMENTO DE OUTRA, O CUSTO DE OPORTUNIDADE É O RENDIMENTO DA SEGUNDA OPÇÃO QUE ESTAMOS DEIXANDO DE GANHAR. O CUSTO DE OPORTUNIDADE DE UM BEM É A QUANTIDADE DE OUTROS BENS DOS QUAIS SE ABRE MÃO PARA OBTER UMA UNIDADE A MAIS DESTE BEM.

TRADEOFF A TOMADA DE DECISÃO SE RESUME NO DITO POPULAR DE QUE “NADA É DE GRAÇA”. PARA OBTER UMA COISA QUE DESEJAMOS, EM GERAL TEMOS QUE ABRIR MÃO DE OUTRA COISA QUE GOSTAMOS. TOMAR DECISÕES EXIGE COMPARAR UM OBJETIVO COM OUTRO. TRADEOFF É UMA EXPRESSÃO QUE DEFINE UMA SITUAÇÃO EM QUE HÁ CONFLITO DE ESCOLHA. ELE SE CARACTERIZA EM UMA AÇÃO ECONÔMICA QUE VISA À SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA MAS ACARRETA OUTRO, OBRIGANDO UMA ESCOLHA. DISCIPLINAS/GASTAR A RENDA DA FAMILIA/GUERRA

MODELOS ECONÔMICOS ECONOMIA DE ECONOMIA DE R. UNIDO ________________________________________________________________________ R. UNIDO SUÉCIA EUA CHINA PLANEJAMENTO LIVRE CENTRAL MERCADO CUBA U. SOVIÉTICA ECONOMIA DE MERCADO COM CERTO NÍVEL DE INTERVENÇÃO ESTATAL

MODELOS ECONÔMICOS ECONOMIA DE PLANEJAMENTO CENTRAL OS PLANEJADORES DO GOVERNO DECIDEM QUAIS OS BENS E SERVIÇOS A SEREM PRODUZIDOS, DE QUE MANEIRA ISSO É FEITO E PARA QUEM. ENTÃO SE INFORMA ÀS FAMÍLIAS, ÀS EMPRESAS E AOS TRABALHODORES O QUE ELES DEVEM FAZER. (SOCIALISTA) __________________________________________________________________ ECONOMIA DE LIVRE MERCADO OS PREÇOS SE AJUSTAM PARA CONCILIAR DESEJO E ESCASSEZ (LIBERALISMO) ECONOMIA DE MERCADO COM INTERVENÇÃO ESTATAL O GOVERNO E O SETOR PRIVADO INTERAGEM BUSCANDO SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS ECONÔMICOS (MISTA)

FORÇAS ATUANTES É A QUANTIDADE QUE OS CONSUMIDORES ECONOMIA DE MERCADO FORÇAS ATUANTES É A QUANTIDADE QUE OS CONSUMIDORES DESEJAM ADQUIRIR A CADA PREÇO CONCEBÍVEL. É A QUANTIDADE QUE OS VENDEDORES DESEJAM VENDER A CADA PREÇO É O PREÇO PELO QUAL A QUANTIDADE OFER OFERTADA SE IGUALA À QUANTIDADE DEMANDADA. DEMANDA OFERTA PREÇO DE EQUILÍBRIO

(Representa o comportamento dos consumidores) CURVA DE DEMANDA (Representa o comportamento dos consumidores) Diversos consumidores desejam comprar um determinado bem e estão dispostos a pagar um certo preço. Dependendo desse preço os consumidores comprarão mais ou menos P Q

( Representa o comportamento dos produtores) CURVA DE OFERTA ( Representa o comportamento dos produtores) Os produtores desejam cobrar o maior preço possível e produzir bastante. P O Q

EQUILÍBRIO DE MERCADO P D Q

A CURVA DE DEMANDA Qx = Quantidade do bem x Px = Preço do bem x QUANTIDADE DEMADADA : SIGNIFICA AQUELE QUANTITATIVO QUE AS PESSOAS DESEJAM ADQUIRIR DURANTE UM CERTO PERÍODO DE TEMPO. EXEMPLO: PARA SUPRIR NOSSAS NECESSIDADES DE PRODUÇÃO, NECESSITAMOS ADQUIRIR 10 TONELADAS DE FARINHA DE TRIGO POR SEMANA, COM UM CONDICIONANTE “ O PREÇO ” PODEMOS AFIRMAR QUE O PREÇO É O PRIMEIRO FATOR QUE INFLUENCIA A QUANTIDADE DEMANDADA. Qx = f ( Px, Py, R, G ) Qx = Quantidade do bem x Px = Preço do bem x Py = Preço de outros bens R = Renda do Consumidor G = Gosto (Preferências individuais do consumidor)

EFEITOS DA VARIAÇÃO DO PREÇO DO PRÓPRIO BEM SOBRE A QUANTIDADE DEMANDADA Px = Preço do Refrigerante Qx = f (Px)   VAMOS IMAGINAR QUE OS OUTROS FATORES SEJAM CONSTANTES  “COETERIS PARIBUS” mantidas todas as outras varáveis constantes Qx = f ( Px, Py, R, G ) Py = Preço da água de coco, suco, chá etc... R = Renda do Consumidor que pode ganhar + ou - G = Preferência do consumidor, mais saboroso   Se: Px Qx Se: Px Qx

O consumo de um exclui o outro EFEITO DA VARIAÇÃO DO PREÇO DE OUTROS BENS SOBRE A QUANTIDADE DEMANDADA Qx = f ( Px, Py, R, G ) Qx = f ( Py ) Bem x Manteiga Bens Substitutos ou Bem y Margarina Bens Concorrentes Se : Py Qx Se : Qy _____________________________________________________ Bem x Manteiga Bens complementares Bem y Pão Se : Py Qy Qx O consumo de um exclui o outro O consumo acontece simultaneamente

c) EFEITO DA VARIAÇÃO DA RENDA SOBRE A QUANTIDADE DEMANDADA Qx = f (R) Qx= f (Px, Py, R,G) Bem Normal (Refrigerante/Cerveja) R Qx Se: R Qx ? Bem Inferior ( 2ª linha/Carne de 2ª) Bem de Consumo Saciado (Sal de Cozinha) R ΔQx = 0

EFEITOS DA VARIAÇÃO DO GOSTO OU PREFERÊNCIAS EFEITOS DA VARIAÇÃO DO GOSTO OU PREFERÊNCIAS INDIVIDUAIS SOBRE A QUANTIDADE DEMADADA Qx = f (G) Qx = f ( Px, Py, R, G ) Agora temos uma questão bastante subjetiva, pois trata-se de uma escolha muito pessoal. Exemplo 1: Vamos imaginar o mercado de guarda chuvas, no período de chuvas as pessoas dão mais utilidade, assim como acontece com roupas que estão na moda . Exemplo 2: É divulgado que um gênero alimentício não faz bem a saúde