TEXTO: Água virtual, escassez e gestão: O Brasil como grande “exportador” de água.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Advertisements

Periodização do livro do João Manuel “O Capitalismo Tardio”
IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO
Agropecuária.
Bibliografia: texto [11]
Movimentos Internacionais de Fatores
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Agropecuária Victor Hugo.
Desenvolvimento Sustentável: Uma Revisão Crítica
O ESTUDO DA NATUREZA E AS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
Trabalho realizado por: Beatriz Gonçalves Laura Brito
CAP. 2 COMÉRCIO E TECNOLOGIA: O MODELO RICARDIANO 1
Os principais Produtos
Escola Superior de Guerra
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
22 de março Dia Mundial da Água
CANADÁ.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Perspectivas Econômicas para 2013: Brasil e Rio Grande do Sul.
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA
Economia Internacional
Prontidão da Equipe: perguntas instigantes a serem respondidas antes de iniciar um processo de Padrões Abertos Existe um nível mínimo de capacidade instalada.
9 – Os complexos agroindustriais
PERSPECTIVAS DOS MERCADOS MUNDIAL E NACIONAL PARA PRODUTOS AGROPECUÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL: PORQUE DEVEMOS MANTER OS INCENTIVOS À CADEIA DA SUINOCULTURA.
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Fundamentos de economia
Escola 2,3 Ciclos Dr. José de Jesus Neves Júnior
Assessoria Econômica da FEDERASUL
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
O Armazenamento.
VII Simpósio Nacional da Indústria de Suplementos Minerais
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL A Inserção Comercial Brasileira.
Oficinas de Gestão de Recursos Hídricos: critérios para a cobrança pelo uso da água na bacia do Itajaí Construção do Plano de Recursos Hídricos da Bacia.
ECONOMIA INTERNACIONAL
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
Desenvolvimento sustentável
a) substituição de importações por similares nacionais.
Economias de escala, concorrência imperfeita e comércio internacional
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
Agropecuária, produção e estrutura fundiária no Brasil
PROF. ADEMIR AMARAL.
AGRICULTURA BRASILEIRA EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO E O CRESCIMENTO DOS DEMAIS SETORES;EXISTE CORRELAÇÃO POSITIVA ENTRE ESSE CRESCIMENTO.
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Marketing de Relacionamento
REDAÇÃO – ENEM/2016 ESTRUTURA E TEMAS.
Distribuição da água doce e salgada na Terra.
3ª CONFERENCIA “POLÌTICA E GESTAO DA EDUCAÇAO SUPERIOR NOS PAISES E REGIOES DE LINGUA PORTUGUESA ” Gestão Estratégica nas Instituições de Ensino Superior.
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Tratamento dos efluentes hídricos utilizados no processo de branqueamento da celulose.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia Conceitos Básicos.
Barbárie e Modernidade: o Agronegócio e as transformações no campo.
Desenvolvimento Econômico e Industrialização Periférica: Cinquenta anos do pensamento da Cepal Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba Grupo.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
CLUBE DE ROMA POLÍTICAS AMBIENTAIS INTERNACIONAIS Prof. a THAIS ESPINOLA DE OLIVEIRA LIMA Centro Universitário Unicuritiba.
Europa: espaço agropecuária
Responsabilidades do setor privado na governança da terra: Lições do caso Pepsi e Coca Brasília, 28 e 29 de Agosto de 2014.
Limites do Crescimento Um pouco de história No ano de 1962 um grupo formado por 30 pessoas reuniram-se para discutir os dilemas da sociedade e o futuro.
Trajetória histórica da Logística Curso de Administração Prof.° Paulo Alencar.
Transcrição da apresentação:

TEXTO: Água virtual, escassez e gestão: O Brasil como grande “exportador” de água

Na atual conjuntura do mercado internacional de commodities, o Brasil ocupa um espaço muito importante, sendo um dos maiores exportadores de soja, carne e açúcar. A disponibilidade de terras cultiváveis e de recursos hídricos, além dos custos relativamente baixos de produção, fazem com que o Brasil ocupe essa posição de destaque no cenário internacional. Em termos ambientais mais amplos, significa a transferência de um recurso ambiental que o Brasil possui em grande quantidade, a água, para países que não dispõem desse recurso. O setor agrícola é o principal usuário de água do país, e que esse setor está cada vez mais voltado para abastecimento do mercado externo.

Em sua essência, água virtual diz respeito ao comércio indireto da água que está embutida em certos produtos, especialmente as commodities agrícolas, enquanto matéria-prima intrínseca desses produtos. Ou seja, toda água envolvida no processo produtivo de qualquer bem industrial ou agrícola passa a ser denominada água virtual. Sendo assim, a concepção de água virtual se apóia em um argumento relativamente simples, muito embora exista uma grande complexidade para sua aferição empírica. Para estimar estes valores, deve-se considerar a água envolvida em toda a cadeia de produção, assim como, as características específicas de cada região produtora, além das características ambientais e tecnológicas. OU SEJA, foi necessário estimar o volume de água contido em cada um destes produtos em cada uma das regiões, seguindo os seguintes critérios: os parâmetros climáticos da região; as características do produto (evapotranspiração); a produtividade (t/ha); e o comércio internacional.

As conseqüências do aumento da produção e exportação de produtos agrícolas como a soja, assim como a carne, apresentam aspectos importantes a serem considerados. Consolida, por um lado, a posição estratégica do Brasil dentro da economia internacional e, por outro, uma realidade na qual o país se torna um grande exportador de água. Assim, embora tenhamos uma das maiores reservas de água doce do mundo, é possível que essa abundância relativa venha a se tornar um motivo de importantes negociações e conflitos futuros. A discussão sobre água virtual abre espaço também para questionamentos ainda mais profundos. Um desses questionamentos, que tem apresentado pouca repercussão ainda no Brasil, diz respeito à produção de alimentos, discutindo a quantidade de água empregada na produção e o significado dessa produção em termos nutricionais.

A questão central, defendida por Pimentel (2004), é que o volume de água gasto em alguns produtos é muito elevado, e que haveria possibilidades de diminuição significativa da demanda de água a partir de modificações na dieta alimentar de várias populações. Nos próximos 50 anos ainda assistiremos ao crescimento da população mundial, que deve se estabilizar por volta de 9 bilhões de habitantes... uma questão importante a ser enfrentada é como alimentar essa população, principalmente considerando que a produção de alimentos está estreitamente relacionada com a disponibilidade de água, e que alguns dos alimentos exigem muito mais água para serem produzidos do que outros. Tendo em mente esses processos e uma perspectiva de mais longo prazo, talvez comece a fazer sentido a idéia de se discutir os atuais padrões de alimentação.