ECONOMIA EMPRESARIAL 1ª aula ECOA14 S E DP 18/08/2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
Dez Princípios de Economia
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Economia e Mercado 3ª AULA.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
INTRODUÇÃO Definições de Economia
Pensando como um Economista
CÁLCULOS FINANCEIROS 1ª aula MATB07 19/01/2012
DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado.
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
CÁLCULOS FINANCEIROS 1ª aula MATA12 – 14/08/2013.
CÁLCULOS FINANCEIROS 1ª aula DP 02/05/2012.
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
Análise da Oferta de Mercado
O Modelo da Procura e Oferta
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Microeconomia – aula 14 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Jornalismo Econômico Micro e Macroeconomia
UNIDADE 1: INTRODUÇÃO A Escassez: O Problema Econômico
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Economia e Mercado 4ª AULA.
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
Introdução a Microeconomia
BENS ECONÔMICOS CATEGORAIS.
Introdução à Microeconomia
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
CIÊNCIAS CONTÁBEIS ECONOMIA - REVISÃO Profa. Me. Zélia Halicki.
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
OPERAÇÕES NO MERCADO DE CAPITAIS – 1ª aula OMCB03 20/02/2014.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Dez Princípios de Economia
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
FUNDAMENTOS NEOCLÁSSICOS PARA A LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
Avaliação da Viabilidade Econômico Financeira em Projetos - 1ª aula 08/04/15.
Introdução à Economia Prof. Rui Brandão. Noções de Microeconomia Definições preliminares.
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
ECONOMIA INTERNACIONAL
Sistema Econômico / Organização Econômica
OFERTA E DEMANDA: COMO O MERCADO TRABALHA
Conceito de Economia A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade. Do confronto entre as necessidades ilimitadas e a limitação de recursos.
Macroeconomia Introd. Macro. Medidas de Atividade Econômica
Assuntos preliminares
TÓPICOS ESPECIAIS DE FINANÇAS
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Professor Julio Cesar da Silva Tavares
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
ECONOMIA EMPRESARIAL 2ª aula ECOA14 S E DP 25/08/2015.
ECONOMIA CONCEITOS BÁSICOS.
Oferta e Demanda.
O MECANISMO DE MERCADO O MECANISMO DE MERCADO OU SISTEMA DE PREÇOS É O RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA INDIVIDUAL. O PREÇO DE MERCADO.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia Conceitos Básicos.
Prof. Jorge Sant' Anna Aula 02
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Noções de Microeconomia
2 Raciocínio Econômico. Copyright © 2004 South-Western/Thomson Learning Raciocínio Econômico Toda área de conhecimento tem o seu jargão. Matemática integral.
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
Transcrição da apresentação:

ECONOMIA EMPRESARIAL 1ª aula ECOA14 S E DP 18/08/2015

Profº. Rene Sanches - Graduação em Economia - Universidade Mackenzie; - Pós-Graduação em Finanças na Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo; - Perito Econômico Financeiro – CORECON

Experiência Profissional: Alguns Experiência Profissional: Alguns...anos na área Bancária & Financeira Banco Safra – Mesa de operações (Ativos e Passivos) BankBoston – Área técnica da mesa – Gerente Financeiro Controlbac – Consultoria na área bancária Banco Mercedes-Benz – Gerente Geral de Cobrança e Área Jurídica. BTG Pactual - (Securitizadora) Telefônica - Gerente Executivo Sócio na R$$ Consultoria Financeira. Diretor Financeiro - CONESPA

Palestras realizadas: - Câmara Alemã de Comércio – Lei de Falências; - CRECI-SP – Cons.Reg. dos Corretores de Imóveis – Lei de Falência ; - CINGAPURA – Processos de recuperação de créditos – Congresso Mundial – (Banco Mercedes-Benz) - PORTO RICO – Revisão de processos bancários - Banco Mercedes-Benz ; - CANADÁ – Revisão de Processos de Cobrança - Banco Mercedes-Benz.  

Apresentação dos alunos: Nome: Formação: Empresa onde trabalha: Experiência no mercado financeiro? Conhecimento sobre Cálculo Financeiro e HP12-C?

Método de avaliação Prova a ser realizada no dia: 15/09 Lista de presença: Preferencialmente ao final da aula. e-mail: rene.sanches@globo.com

ECONOMIA Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.

ECONOMIA EMPRESARIAL Objetivo Apresentar conceitos fundamentais sobre Ciências Econômicas, tendo como finalidade o melhor entendimento sobre políticas financeiras e movimentos econômicos.

- Funcionamento de uma economia de mercado; - A oferta e a demanda; ECONOMIA EMPRESARIAL - A lei da escassez; - Funcionamento de uma economia de mercado; - A oferta e a demanda; - Inflação; - O papel do governo na economia; - O equilíbrio e estrutura de mercado; - Noções de microeconomia; - Noções de macroeconomia; - O conceito de elasticidade e suas aplicações; - Moeda e sistema bancário. Apresentar conceitos importantes para entender a Ciência Econômica

Qual o significado de necessidade humana? A LEI DA ESCASSEZ A escassez é um dos conceitos básicos da teoria econômica e representa a insuficiência de bens para satisfazer os desejos ilimitados das pessoas. Mas porque as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos são escassos?é Qual o significado de necessidade humana? Resp.: A necessidade humana “é a falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfazê-la”.

Mas o que significa escassez? A escassez significa a situação em que os recursos são insuficientes para atender os desejos ou necessidades da população. Escassez é diferente de Pobreza. A pobreza significa que algumas necessidades básicas, tais como alimentação, vestuário e habitação, não foram atendidas, quer sejam em sua totalidade ou mesmo parcialmente.

ESCASSEZ Escassez é também um termo que descreve uma disparidade entre a quantidade demandada de um produto ou serviço e o montante fornecido no mercado. Especificamente, a escassez ocorre quando há excesso de demanda e, portanto, é o oposto de um excedente.  Escassez é o problema econômico fundamental de se ter desejos humanos praticamente infinitos em um mundo de recursos limitados. Ele postula que a sociedade tem meios de produção e recursos insuficientes para atender aos desejos e necessidades de todos os seres humanos.

AGENTES ECONÔMICOS Os agentes econômicos (famílias, empresas e governo) se deparam com o problema da escassez de recursos. Por sua vez, estes também possuem inúmeras necessidades. Os agentes econômicos são pessoas de natureza física ou jurídica que contribuem para o funcionamento do sistema econômico, seja ele capitalista ou socialista.

AGENTES ECONÔMICOS O agente econômico Governo atua no sistema econômico produzindo bens e serviços através de empresas. As Empresas produzem e comercializam os bens e serviços e suas decisões são guiadas para obter o máximo de lucro. As Famílias são proprietárias dos recursos produtivos que são fornecidos às empresas. • As famílias buscam maximizar a satisfação de suas necessidades.

RECURSOS PRODUTIVOS Os recursos produtivos ou fatores de produção referem-se aos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), ao capital, a terra ou recursos naturais. A remuneração do fator de produção terra é o aluguel, do trabalho é o salário, da capacidade empresarial é o lucro e do capital os juros. O fator de produção capital também se refere ao conjunto dos edifícios, máquinas, equipamentos e instalações disponíveis na sociedade para a produção.

Bens Livres e Bens Econômicos Bens livres, são aqueles cuja quantidade é ilimitada e não são apropriáveis. Exemplo: o ar presente na atmosfera. Bens econômicos, estes são escassos, apropriáveis e possuem valor no mercado. Exemplo: metais, terras, etc

Bens Econômicos Os bens econômicos são classificados em Bens materiais e Bens imateriais ou serviços. Os bens materiais são aqueles de natureza material e são tangíveis, ou seja, podem ser tocados. Os bens imateriais ou serviços são intangíveis e acabam no mesmo momento da produção. É o serviço prestado pelo médico, pelo professor e pelos consultores.

Bens Materiais Os bens materiais podem ser classificados em: a) Bens de consumo. Estes podem ser duráveis e não duráveis; b) bens de capital. Os bens de consumo satisfazem diretamente às necessidades dos indivíduos. Os Bens de consumo duráveis são utilizados durante um tempo relativamente longo. O automóvel da família, a televisão da sua casa, assim como a geladeira, são bens duráveis. Os Bens de consumo não duráveis são usados apenas uma vez ou poucas vezes. Exemplo: Leite, roupas, etc.

Bens de Capital Os bens de capital são todos os bens utilizados no processo de produção e que permitem produzir outros bens. Os bens podem ser classificados em: Bens finais, pois já sofreram as transformações necessárias para seu uso ou consumo e Bens intermediários, quando passam por novas transformações antes de se converterem em bens de consumo.

Bens de Capital Os bens podem ser produzidos e possuídos, ou podem ser não exclusivos. Os bens produzidos e possuídos, como a sua televisão ou a sua motocicleta são conhecidos como bens privados. Enquanto os bens não exclusivos ou bens públicos são aqueles cujo consumo é feito simultaneamente por vários indivíduos. Exemplo: Um parque público.

Crítica à ideia Econômica da Escassez A escassez, assim como várias premissas do pensamento socioeconômico dominante no século XX, tem sido questionada por vários estudiosos recentes. A escassez é questionada, quando coloca como inesgotáveis dois insumos fundamentais: as energias renováveis e a capacidade humana de produzir inovações tecnológicas. Porém, o pressuposto da escassez é conveniente para as teorias que priorizam a concorrência, a acumulação individual e a dominação pela escassez.

OFERTA E DEMANDA A teoria de oferta e demanda explica os preços e as quantidades dos bens transacionados numa economia de mercado e suas respectivas variações. Na teoria microeconômica em particular, refere-se à determinação do preço e quantidade num mercado de concorrência perfeita. Para o mercado de um bem, a demanda mostra a quantidade que os possíveis compradores estariam dispostos a comprar para cada preço unitário do bem.

OFERTA E DEMANDA A demanda é frequentemente representada usando um gráfico relacionando o preço com a quantidade demandada. A teoria da demanda descreve os consumidores individuais como "racionais" que escolhem a quantidade "melhor possível" de cada bem, em função dos rendimentos, preços, preferências, etc.

OFERTA E DEMANDA A lei da demanda diz que, o preço e a quantidade demandada num determinado mercado estão inversamente relacionados. Em outras palavras, quanto mais alto for o preço de um produto, menos pessoas estarão dispostas ou poderão comprá-lo. Quando o preço de um bem sobe, o poder de compra geral diminui (efeito renda) e os consumidores mudam para bens mais baratos (efeito substituição). Outros fatores também podem afetar a demanda. Por exemplo, um aumento na renda desloca a curva da demanda para cima.

OFERTA E DEMANDA Oferta é a relação entre o preço de um bem e a quantidade que os fornecedores colocam à venda para cada preço desse bem. A oferta é normalmente representada através de um gráfico relacionando o preço com a quantidade ofertada. Assume-se que os produtores maximizam o lucro, o que significa que tentam produzir a quantidade que lhes irá dar o maior lucro possível.

OFERTA E DEMANDA A oferta é tipicamente representada como uma relação diretamente proporcional entre preço e quantidade. Ou seja, quanto maior for o preço pelo qual uma mercadoria pode ser vendida, mais produtores estarão dispostos a fornecê-la. O preço alto incentiva a produção.

OFERTA E DEMANDA Num mercado de trabalho competitivo, por exemplo, a quantidade de trabalho empregada e o preço do trabalho (o salário) são modelados pela demanda por trabalho (pelas firmas) e pela oferta de trabalho (pelos potenciais trabalhadores). A economia do trabalho estuda as interações entre trabalhadores e empregadores através desses mercados, para explicar os níveis de salários e outros rendimentos do trabalho, o desenvolvimento de competências e capital humano, e o (des)emprego.  

OFERTA E DEMANDA Na análise de oferta e demanda, o preço de um bem equilibra as quantidades produzidas e consumidas. Preço e quantidade são habitualmente descritos como sendo as características mais diretamente observáveis de um bem produzido no mercado. Oferta, demanda e equilíbrio de mercado são construções teóricas que relacionam preço e quantidade.  A teoria econômica pode especificar sob que circunstâncias os preços podem funcionar como um mecanismo de comunicação eficiente para regular a quantidade.