Debate sobre a maioridade penal no Brasil Professor Reginaldo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Advertisements

A União Europeia Daniel Tavares 2/2/2009.
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
Paises Participantes da Copa
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Sistemas Eleitorais Jairo Nicolau.
Regionalização do continente americano
Blocos Econômicos.
Projeto de Geografia.
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
Prof. Jeferson C. de Souza
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
BLOCOS ECONÔMICOS E ACORDOS
União Europeia.
União Europeia.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
Blocos econômicos mundiais
Docente: Pedro Moreira
Embarcando o que a sua empresa tem de melhor para o mundo
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
MOBILIDADE DA POPULAÇÃO
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
Editado pela Karin Strobel e Heloir Montanher 2010.
A EUROPA DOS 28.
União Européia.
Igreja de Monte Belo Vitória - ES Igreja da Irlanda do Norte
Sociedade das Nações, também conhecida como Liga das Nações, foi uma organização internacional, a princípio idealizada em Janeiro de 1919, em Versalhes,
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
O Brasil e a Convenção de Viena sobre Contratos de Venda Internacional de Mercadorias Eduardo Grebler Outubro 2009.
IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 IV Reunião da Rede IberoAmericana Fortaleza Junho de 2002 Rede Externa das OPCs Teresa Fontela.
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
União Europeia Unidade na diversidade.
Este trabalho foi realizado por:
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
AMÉRICA LATINA.
O papel das organizações internacionais
Igreja de Monte Belo Vitória - ES Igreja da Irlanda do Norte
Independência da América Espanhola
UNIÃO HOMOAFETIVA “ O afeto merece ser visto como uma realidade digna de tutela” Maria Berenice Dias Alunos: Alfredo Ferreira Diane Rossini Luiz Gustavo.
A UNIÃO EUROPEIA A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi fundada em 1951 pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mais conhecidos.
Cozinheiros Da Economia
Resultados preliminares
UNIÃO EUROPÉIA.
EU PORTUGAL E O MUNDO.
Importação e Exportação
CONQUISTAR O RESPEITO DO MERCADO É ALGO QUE FAZEMOS TODOS OS DIAS NESSES 20 ANOS DE HISTÓRIA.
Desafios da União Europeia na Atualidade
Coordenação Internacional da Pesquisa: Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
FASE DO CAPITALISMO FINANCEIRO DOUTRINA: NEOLIBERALISMO
UNIÃO EUROPÉIA.
MERCADOS PRIORITÁRIOS
O Brasil começou a ser colonizado já trazendo problemas na área da infância e juventude: crianças órfãs, escravos, índios desalojados,... A política da.
União Europeia Sílvia Neto.
Objectivo - Eliminar progressivamente os controlos das fronteiras internas e estabelecer um regime de Livre Circulação para todas as pessoas que sejam.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Trabalho e educação: juventude encarcerada
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Plataforma Mundial de E-commerce local
A EUROPA DOS 27.
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia, atualmente composta por 27 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra.
Regulação de Infra-Estrutura: Uma Ênfase no Setor de Telecomunicações Luiz Guilherme Schymura Instituto Fernando Henrique Cardoso São Paulo, 13 de julho.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Código das Melhores Práticas de Governança Danaine Rosiane.
SISTEMA CARCER Á RIO NACIONAL. PERCENTUAL PRESOS (atualizado até 12/2008) Total de Presos = – Dez/2008 Fonte: INFOPEN - Relatórios Estatísticos.
 REGIONALIZAÇÃO COM BASE NO CRITÉRIO HISTÓRICO-CULTURAL
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
S EGURANÇA E NERGÉTICA NA A MÉRICA DO S UL. Brasil Elaborado a partir da Base de Dados do IEA, para o ano de ( kbep – 1,8%) Petróleo e.
Transcrição da apresentação:

Debate sobre a maioridade penal no Brasil Professor Reginaldo

Quem morre por homicídio no Brasil? Considerando apenas vítimas do sexo masculino, o índice de assassinatos foi de 50,7 por 100 mil habitantes em 2009, enquanto para as mulheres, o índice cai para 4,4 (11 vezes menor); Em 2002, 72% dos civis mortos pela polícia do RJ eram jovens negros; RESULTADO: - Censo 2010: existem 95,9 homens para cada 100 mulheres. Em 2000 eram 96,9 homens; - Expectativa de vida em 2013: 71,3 anos (homens) e 78,6 anos (mulheres). Diferença de 7,3 anos.

Quais são as principais causas da violência no Brasil? Enorme desigualdade social, racial e falta de oportunidades; Desemprego principalmente entre os jovens (taxa de 15% em Taxa geral era de 6,7%); Ineficiência da justiça, que ainda trata desigualmente os criminosos conforme a classe social; Impunidade e sensação de impunidade; falta de presídios e inadequação dos existentes: escolas do crime.

América Latina, a região mais desigual da Terra (ONU)

Brasil, o quarto país mais desigual da América Latina Brasil Brasil, índice de Gini segundo o IPEA: 2001: 0, : 0,527

Argentina: 154 Obs.: de 1995 a 2005 a população brasileira aumentou 15% e o número de presos 100%.

Em 2098 “todos” os brasileiros estarão na cadeia: teremos 228,7 milhões de presos???

macrocefalia urbana A macrocefalia urbana e o crescimento do crime organizado O processo de favelização e de precarização da assistência social pelo Estado, leva ao crescimento do Estado paralelo (crime organizado) enquanto aparato social;

Propostas para a contenção da violência  Maior preparação e repressão policial ao crime;  Legislação mais rigorosa;  Auxílio das Forças Armadas no combate ao crime organizado (88% da população apoia esta ideia) e ocupação de fronteiras;  Pena de morte ou prisão perpétua para crimes hediondos;  Necessidade urgente de reforma do código penal.  Redução da maioridade penal (16 anos);

21 anos  Japão 19 anos  Áustria 18/21 anos  Alemanha  Espanha  Grécia  Inglaterra  Países de Gales  Itália  Holanda Maioridade penal em alguns países 18 anos  Argentina  Argélia  Brasil  Bulgária  Colômbia  Chile  China  Costa Rica  Croácia  El Salvador  Eslováquia  Eslovênia  Equador  Finlândia  França  Guatemala 17/18 anos  Polônia 17 anos  Estônia 16/18 anos  Bélgica 16/18/21 anos  Bolívia  Romênia 16/21 anos  Escócia  Portugal 15/18 anos  Dinamarca  Suíça  Suécia 15 anos  Turquia 14/18 anos  Canadá 14/16 anos  Rússia 12/16 anos  EUA  Holanda  Honduras  Hungria  Irlanda  Lituânia  México  Nicarágua  Noruega  Panamá  Paraguai  Peru  República Dominicana  República Checa  Uruguai  Venezuela

POR QUÊ?  Esta fixação majoritária decorre das recomendações internacionais que sugerem a existência de um sistema de justiça especializado para julgar, processar e responsabilizar autores de delitos abaixo dos 18 anos. 42 países da tabela (79%) adotam a maioridade penal aos 18 anos ou mais UNICEF: a forma como o Estado e o Direito trata suas crianças e adolescentes é um indicador infalível na avaliação do processo civilizatório e de desenvolvimento.

32 mil adolescentes de 16 e 17 anos deram entrada nas unidades de cumprimento de medidas socioeducativas no país em 2014.

Ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Pepe Vargas: “Temos 26 milhões de adolescentes no Brasil. Os 23 mil que estão cumprindo medidas com privação de liberdade representam 0,08%. Segundo o Ministério da Justiça, em 2011, somente 1% dos crimes foi cometido por menores. Se considerarmos apenas homicídios e tentativas de homicídio, o índice cai para 0,5%.

PROPOSTA DE 2007 (rejeitada em 2014 na PROPOSTA DE 2007 (rejeitada em 2014 na Comissão de Constituição e Justiça do Senado) redução da maioridade penal para 16 anos nos casos de crime hediondo e dos equiparados a este, como tráfico, tortura e terrorismo, desde que laudo técnico psicológico, elaborado por junta designada por juiz, ateste a plena capacidade de entendimento do adolescente que praticou o ato ilícito. A proposta sugere que o cumprimento da pena seja realizado em local distinto daquele em que estarão detidos os maiores de 18 anos.

O posicionamento da sociedade Instituições que se manifestaram contra a mudança na legislação: Anistia Internacional CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) CONADA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) Ministério Público Pesquisa do Datafolha realizada nos dias 09 e 10/04/2015, afirma que 87% de entrevistados declaram ser favoráveis à redução da maioridade penal.declaram ser favoráveis