Crescente influência brasileira na América Latina O governo Lula abriu dezenas de novas representações diplomáticas especialmente em países de Terceiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Articulação da Pan-Amazônia Mesa A crise e os planos do capital para a Amazônia Belém (Pa), de julho de 2009.
Advertisements

América do Sul C.4 – p. F37 3ª Série EM.
SAIBA TUDO E MAIS UM POUCO SOBRE ELE.
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Globalização e as novas fronteiras do mercado e dos conflitos.
”Mudança Climática, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza"
O QUE É ? A ALCA ( Área de Livre Comércio das Américas ) , foi formulada em 1994, nos EUA,na primeira Cúpula de Chefes de estado e governo das América.
Mercosul Carla nº05 fernanda..nº09 flávia nº10
São Paulo, 08 de fevereiro de 2006.
Cúpula da América Latina e do Caribe - CALC Agora são CELAC
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Projeto de Geografia Mercosul
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
AMÉRICA PLATINA E BRASIL
A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS.
AMÉRICA LATINA, BLOCOS ECONÔMICOS E A REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
BLOCOS ECONÔMICOS.
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Independência da América espanhola
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Políticas para a Cooperação Cultural de Organizações Internacionais
PRINCIPAIS PROJETOS DA AMAZÔNIA
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR AULAS 05 E 06 BRICS.
Prof. José Victor GayLussac
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
Comércio Internacional
ACESSO EDUCAÇÃO PRÉ-VESTIBULAR BRICS.
ULISSES GAYÃO. NO 20 GUILHERME BARREIRA
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
A Crise entre Equador e Colômbia sob a ótica da Venezuela
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
A RÚSSIA E A COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
Os Blocos Econômicos Alguns conceitos
PREVIDÊNCIA SOCIAL INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL EducaçãoPrevidenciária.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Sistemática de Importação e Exportação
Política Externa: o Desafio de torná-la Relevante FORUM CLP.
Agência dos Estados Unidos para o Comércio e Desenvolvimento
Lycia Lima – Banco Mundial. 2 3  Os artigos que compõe este livro foram apresentados na Quinta Conferência Anual da Rede realizada em Bogotá, Colômbia,
Roteiro da Aula Convivência
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Organizações Internacionais
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Argentina Nome oficial: República Argentina Federação de 23 províncias e uma cidade autônoma (Buenos Aires) É o oitavo maior país do mundo em área territorial.
CUBA Após quase cinco décadas no poder, Fidel Castro foi um dos líderes que permaneceu por mais tempo no poder em todo o mundo. Raul Castro, seu irmão,
Política Externa Brasileira
Defesa e integração sul-americana
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Política externa do Brasil O Brasil defende: –A autodeterminação dos povos –A não-ingerência –A cooperação internacional coerente com os princípios do.
O mundo dividido na era da Globalização
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
A nova regionalização do mundo
Após a Guerra Fria, uma das características mais importantes foi o início do novo modelo econômico neoliberal. NEOLIBERALISMO  é a retirada progressiva.
Características da economia das Américas Central e do sul
EXÉRCITO BRASILEIRO PROJETOS ESTRATÉGICOS DO EXÉRCITO.
Os grandes projetos PCN (1985) - Programa Calha Norte - Calha Norte é a faixa de fronteira no extremo norte do Brasil. Com quase seis mil quilômetros.
TERCEIRA CONFERÊNCIA DE CT&I IVAN ROCHA REGIONALIZAÇÃO DE C&T MARÇO DE 2005 CGEE.
1985 – 1990 A REPÚBLICA NOVA: A POLÍTICA EXTERNA DE JOSÉ SARNEY.
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – CDES AGENDA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
UMA ABORDAGEM SETORIAL NO FOMENTO À PESQUISA EM SAÚDE NO BRASIL Conferência Regional Sudeste de Ciência e Tecnologia Belo Horizonte, 3 de agosto 2005 Reinaldo.
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Transcrição da apresentação:

Crescente influência brasileira na América Latina O governo Lula abriu dezenas de novas representações diplomáticas especialmente em países de Terceiro Mundo O Brasil deseja integrar o Conselho de Segurança Permanente da ONU O Brasil busca a liderança regional e ampliação de sua influência para a América Latina e África –Ampliação das relações Sul-Sul

MINUSTAH Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti, é uma missão de paz criada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 30 de abril de 2004, por meio da resolução 1542, para restaurar a ordem no Haiti Os objetivos da missão são principalmente: –Estabilizar o país. –Pacificar e desarmar grupos guerrilheiros e rebeldes. –Promover eleições livres e informadas. –Formar o desenvolvimento institucional e econômico do Haiti

UNASUL É uma organização intergovernamental composta pelos doze Estados da América do Sul fundada dentro dos ideais de integração sul- americana multissetorial, conjugando as duas uniões aduaneiras regionais: o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Comunidade Andina de Nações (CAN). O tratado constitutivo da organização foi aprovado durante Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Brasília, em 23 de maio de 2008.

UNASUL Tem como objetivo construir, de maneira participativa e consensual, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos. Prioriza o diálogo político, as políticas sociais, a educação, a energia, a infra-estrutura, o financiamento e o meio ambiente, entre outros, com vistas a criar a paz e a segurança, eliminar a desigualdade socioeconômica, alcançar a inclusão social e a participação cidadã, fortalecer a democracia e reduzir as assimetrias no marco do fortalecimento da soberania e independência dos Estados. Órgãos que compõem a estrutura institucional da UNASUL: a)Conselho de Chefes de Estado e de Governo; b)Conselho de Ministros das Relações Exteriores; c)Conselho de Delegados; d)Secretaria Geral.

UNASUL Conta com oito conselhos ministeriais: a)Energia; b)Saúde; c)Defesa; d)Infraestrutura e Planejamento; e)Desenvolvimento Social; f)Problema Mundial das Drogas; g)Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação; h)Economia e Finanças. Conta com dois Grupos de Trabalho: a)Integração Financeira; b)Solução de Controvérsias em Matéria de Investimentos

Relação Venezuela-Colômbia 1º/03/2008 – exército colombiano mata o nº2 das FARCs (Raúl Reyes) invadindo espaço equatoriano Hugo Chávez ordena o fechamento da embaixada da Venezuela na Colômbia e desloca tropas para a fronteira O Equador rompe relações com a Colômbia O governo brasileiro atua como mediador para amenizar a crise Agosto/2010 – Venezuela e Colômbia reatam relações e encerram a crise

Relação Venezuela-Colômbia Agosto de 2015 – desabastecimento crônico na Venezuela que acusa colombianos de efetuar contrabando na fronteira para prejudicar o governo bolivarianista Expulsão de colombianos naturalizados e/ou residentes na Venezuela Brasil e Argentina se oferecem para mediar esse novo desentendimento

SIVAM Fazer frente às ameaças de soberania brasileira na Amazônia A finalidade é o monitoramento da Amazônia Legal. Para tanto, foram criados subsistemas de monitoramento com os seguintes objetivos: a)Monitoramento da atividade aérea - Inclui no seu acervo de sensores, radares bidimensionais e tridimensionais, bem como a capacidade de integrar informações de aviões de alarme aéreo antecipado, integrados por meio de enlace de dados. b)Monitoramento da região amazônica - cuja responsabilidade é da Casa Civil da Presidência da República, através do SIPAM. Suas capacidades vão desde o monitoramento da mata amazônica, unidades de conservação, meteorologia, vigilância do espectro eletromagnético, vigilância terrestre e célula de comando e controle de operações.

Desafios impostos ao Brasil na nova ordem mundial Eliminar as crônicas vulnerabilidades externas: –Econômica –Política –Militar –Tecnológica Preservar a autonomia do Estado brasileiro para enfrentar três desafios: disparidades, vulnerabilidades e realizar seu potencial Promover a multipolarização do sistema mundial

Exercícios: 1.B 2.B 3.C 4.E

5. a)Pode significar um enfraquecimento do bloco. b)Aumento do monitoramento e influência geopolítica dos EUA na região. c)Redução da influência brasileira no Cone Sul, um dos objetivos que o país tem para se firmar como uma potência regional.

6. a)Sim. O aquífero guarani pode garantir o abastecimento de água em uma região de grande concentração populacional, expressiva produção agrícola e industrial. b)Sim. A utilização conjunta dos recursos hídricos, desde que bem gerenciada, pode aproximar os países do Mercosul fortalecendo- os também no cenário internacional pelo domínio de importante reserva hídrica. c)Infiltração de agrotóxicos utilizados exageradamente em atividades agropecuárias e destino e deposição inadequada de resíduos sólidos, especialmente o lixo industrial.