O LIVRO – Do Autor ao Leitor

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Advertisements

Características básicas de controle de estoque
Sérgio Elias Vieira Cury
LOGÍSTICA Operador Logístico.
Projeto Gráfico do Livro “Reciclagem e Desenvolvimento Sustentável”
LEITOR Avaliadores SISTEMA HIERÁRQUICO Administrador Editor Gerente Editor Editor Seção Ed.Texto, Ed. Layout Ed.Pro- va AUTOR Instala, informático Customização.
Planilhas Eletrônicas
II Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia Estratégias para indexação de periódicos Helenice Jane Cote Gil Coury.
ESTRATÉGIAS DE EXPORTAÇÃO
Sistemas de Informação
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
SITE – ESPAÇO + P R O J E C T O F I N A L.
Procedimentos de seleção de trabalhos científicos Lewis Joel Greene E ditor, Brazilian Journal of Medical and Biological Research Professor Titular, Depto.
I ENCONTRO SUL-AMERICANO DE EDITORES CIENTÍFICOS DA ÁREA DA SAÚDE.
Composição e Projeto Gráfico
MPRR Notícias MP do Estado de Roraima Cláudia Cavalcante.
CAPÍTULO 8 A FORMAÇÃO DE PREÇOS.
Introdução ao Composto de Marketing
Universidade de Brasília
PLANO DE NEGÓCIO.
Políticas Científicas
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Quando você escolhe a Port Folium, não tem caixinha de surpresas...
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
Teoria da Contabilidade
TÍTULO: Sub-título (a letra pode ser menor se o título for muito grande) Nome e Sobrenome do Autor, Nome e Sobrenome dos Co-autores
Brand Equity Patrimônio da Marca.
Nesta apresentação foram utilizadas ilustrações de Sandra S erra e Amélie Bouvier, encontradas nas obras:
COMO ELABORAR UM MANUAL DA QUALIDADE
BRIEFING Conjunto de dados comerciais ou de marketing que servem de base para estudos de promoção e merchandising, elaboração de campanhas e confecção.
AGÊNCIA Conceito tradicional Produção Mídia Atendimento / planejamento
DIAGRAMAÇÃO Margens.
Academico Professor Data
Ilustração.
Estrutura física da revista
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
TIPOLOGIA E DESIGN.
Etapas de produção da revista
Formação de Preços Aula 3 – Marketing e Clientes.
FTAD Formação Técnica em Administração Aula 07 - ACI Prof. Arlindo Neto.
CRM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT Autor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto.
FERRAMENTAS DE MARKETING
DISCIPLINA : GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS
Titulo do Trabalho ou Nome da Empresa
Douglas Pereira da Silva
Como elaborar uma apresentação em PPT para defesa de TCC
PLANO DE PRODUÇÃO – LIVRO PROPRIETÁRIO
Loja Online Smart Ecommerce completo, com layout responsivo
SEJAM BEM VINDOS! PROCESSO SELETIVO PASSO 1: APRESENTAÇÃO (aprox.: 45 min) PASSO 2: TESTE (aprox.: 30 min) PASSO 3: FILME (aprox.: 1h e 30 min) PASSO.
do autor ao livro: as diversas etapas do processo editorial
Capítulo 19 O Mercado Global.
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
DESENVOLVENDO OS PRODUTOS E SERVIÇOS
SWAP.
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
Escola Básica Infanta D. Mafalda
Projeto Engenharia de Software e Técnicas de Programação Avançada
Edição de livros didáticos Um compartilhar da matemática Igor Nóbrega.
PLANO DE TRANSIÇÃO DE CARREIRA
Pearson Education Conteúdo Soluções Parcerias Instituição de ensino.
Livro e Leitura em Alagoas “ BREVE PANORAMA DO LIVRO NO NORDESTE” II Fórum da Rede Nordeste do Livro e da Leitura – 9 Bienal do Livro da Bahia Salvador-Ba-
Concurso Cultural Alocado e divulgado nas principais editorias do iG, ainda conta com grande divulgação nas redes sociais. O formato conta com grande.
ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS
AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE EXPORTADORA
ROTEIRO DE PLANO. PLANO  CAPA  Introdução ( Defender a importância de se ter um veículo próprio de comunicação)  Definição do público-alvo ( além do.
Administração de Materiais e a estrutura organizacional.
CATÁLOGO DE PRODUTO Projeto Interdisciplinar. Projeto Nosso projeto é a criação de um produto multifuncional, e a produção de um catálogo do mesmo produto.
Projeto de Terminologia da Saúde Biblioteca Virtual em Saúde Ministério da Saúde.
Plano de produção ou plano operacional
Transcrição da apresentação:

O LIVRO – Do Autor ao Leitor PLINIO MARTINS FILHO Caricaturas da Iconografia do Livro.

Autor Romancista Contista Poeta Pesquisador Didático Autor x Editor Idiossincrasias

Editora Tipos de Editora Política Editorial / Projeto Editorial Cultural Comercial Acadêmica Didática Religiosa O que caracteriza

Editora Estrutura Básica Direção Administrativo Financeiro Editorial Divulgação / Marketing Equipe de Trabalho Editorial Núcleos mínimos de Administração

Organização Mínima de uma Editora

Editor Ser Editor é uma carreira “Mil” definições da palavra Editor O que faz um Editor Autor Tradutor Designer Gráfica Distribuidor Livreiro Leitor Editor Editor x Erros Editor Passivo x Ativo

Seleção Decisão Editorial Como chegam os originais Quem decide? Pareceristas / Leitores críticos Modelos de parecer O Fator Econômico Ciclo de vida útil de um livro Publica-se demais? Como os autores devem enviar seus originais Normas para apresentação de originais A importância do original completo Mecanismos de controle dos originais

Contrato A quem protege? Modelos padrão Cláusulas principais Porcentagens Domínio Público O que deve ter contrato O que a lei protege Que lei está em vigor Direitos morais e patrimoniais Transmissão dos direitos

Produção Editorial Pré-orçamento Preparação do texto Projeto gráfico Composição Revisão de prova Pré-impressão Impressão e acabamento

Pré-orçamento Decisão de como editar o livro Coleção Avulso Contagem de caracteres Ilustrações Tabelas Mapas Fórmulas

Preparação do Texto É o conjunto de todas as operações sobre o livro para deixá-lo pronto para editar. Níveis Marcação tipográfica Normalização Correção de estilo Copidesque Revisão técnica Revisão de tradução Quem faz Como escolher Considerações sobre Como corrigir

Sinais Utilizados para Corrigir Originais

Direitos Autorais Não é sábio pagar muito, mas é mal pagar muito pouco. Quando se paga muito, a perda de dinheiro é mínima, isso é tudo. Quando se paga muito pouco, algumas vezes se perde tudo, pois aquilo que se compra não representa o que se queria comprar. O bom senso proíbe pagar muito e pedir muito. Se se negocia com o pior pastor, é preferível agregar algo mais pelo risco que se corre. E se isto se realiza, se terá o suficiente para pagar algo melhor. John Ruskin (1819-1900)

Projeto Gráfico Importância para a Editora Quem faz? Design do livro x Design gráfico Identidade visual Capas Criação Funcionalidade Estética Matérias-primas Acabamentos

Projeto Gráfico Miolo Tipologia Matérias-primas Como apresentar Pré-textuais Aberturas Texto – páginas modelo Tipologia Matérias-primas Como apresentar

Composição Marcação Sistemas de composição Quem faz O que é uma boa composição

Folha de Marcação

Revisão de Provas Cuidados Técnicas Quem deve fazer? Quantas revisões são necessárias? Signos e sinais utilizados Controle de provas – data e qual a prova

Revisão de Provas Primeira Prova Leitura em dupla Como corrigir Check-list Segunda Prova Decalque Check-list Terceira Prova Conferir emendas Check-list

Pré-impressão Gerenciamento de cores Como obter o resultado desejado Provas de cores Fotolitos x CTP

Impressão Escolha da gráfica Qualidade de uma boa impressão Relação editor x gráfica Conhecimento do editor x qualidade final Exigência do leitor Imagens

Acabamento Tipos Encadernado Brochura Grampeado Controle Uniformidade da impressão Dobra Matéria-prima

Preço de Venda Como determinar Multiplicadores Modelo Livro brasileiro é caro? Fazer livro barato vale a pena?

Divulgação Distribuição Quem faz Como fazer Dificuldades Um dos gargalos Histórico Quem faz hoje Principal gargalo

Comercialização Distribuidor Livraria Governo Feiras e eventos Internet Escolas Porta a porta

Quem Prejudica a Livraria Vendas diretas? Feiras e eventos? Internet Escolas