FISIOLOGIA HUMANA Fisiologia Humana Prof. Dr. Rogaciano Batista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Constituintes do Sangue e suas funções
Advertisements

O SISTEMA CIRCULATÓRIO. FUNÇÕES conduz oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de.
Sistema circulatório.
Sistema Cardiorrespiratório 9º ano
Fisiologia do Exercício
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA CÉLULA
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Células Sanguínea Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
Professor: Indíara Jorge Latorraca
Sistema Excretor O Sistema Excretor tem como função eliminar os resíduos de origem celular e de manter regulação osmótica, isto é, o equilíbrio dos fluídos.
Sistema Circulatório.
Sistema Respiratório.
Sistema Cardiovascular
SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR
SISTEMA EXCRETOR Colégio militar de fortaleza 8º ano
A importância dos alimentos
Sistema Cardiovascular Colégio INEDI - Turmas 71 e 72.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
VAMOS ESTUDAR O SISTEMA CIRCULATÓRIO? Só se for agora!
FISIOLOGIA É o estudo da matéria viva
Alimentos e Nutrientes
Elementos Químicos no Corpo Humano
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
Aula 9 – Fisiologia do Sistema Cardiovascular II
SISTEMA CIRCULATÓRIO.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
Os elementos Químicos no corpo Humano
TRANSPORTE DE NUTRIENTES E OXIGÉNIO ATÉ ÀS CÉLULAS
Fundamentos Químicos da Vida
Histologia Professora Ana Maria.
REGULAÇÃO DO DÉBITO CARDÍACO
SISTEMA CIRCULATORIO.
SISTEMA CARDIOVASCULAR
FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA Fisioterapia – FMRPUSP
Aula 45 Excreção Humana.
Fisiologia humana.
Sistema Respiratório.
Sangue.
Fisiologia do Exercício
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP FISIOLOGIA DO EXERCICIO
O sangue e a linfa.
Coração Veias pulmonares Veias cavas Artéria aorta Artéria pulmonar Vênulas Arteríolas Sangue Capilares.
Sistema Cardiovascular
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
Sistema Cardiovascular
ANATOMIA dos SISTEMAS CURSO DE RADIOLOGIA
FISIOLOGIA HUMANA ProfªMarly Unello Rosinha.
Profa Caroline Pouillard de Aquino
Cap. 03 – Água e Sais Minerais
CORAÇÃO: O MÚSCULO CARDÍACO
Fisiologia do Sistema Cardiovascular
INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA HUMANA
Fisiologia do sistema respiratório
Sistema cardiovascular
FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR.
Regulação do meio interno
Função, Constituintes, Mecanismo de ação
FISIOLOGIA HUMANA.
Função circulatória.
Potencial de Membrana Praticamente todas ás células do corpo, tem o exterior positivo e o interior negativo e são excitáveis( como as nervosas e musculares),
SISTEMA RESPIRATÓRIO Profa. Debora S. Marini
SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.
Sistema circulatório.
Prof. Oscar Kenji Nihei Disciplina de Fisiologia Humana e Biofísica
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
Sistema cardiorrespiratório Unidade 6 Planeta Terra — 9.º ano.
O Sistema Circulatório
Caroline Pouillard de Aquino
Transcrição da apresentação:

FISIOLOGIA HUMANA Fisiologia Humana Prof. Dr. Rogaciano Batista <rogarbatista@yahoo.com.br>

FISIOLOGIA HUMANA – Na FH estamos voltados para as características específicas do corpo humano que fazem dele um ser vivo. AS CÉLULAS COMO UNIDADES FUNCIONAIS DO CORPO A unidade básica da vida, no corpo, é a célula, e cada órgão é um agregado de muitas células diferentes, mantidas unidas por estruturas extracelulares de sustentação. Por exemplo, os glóbulos vermelhos do sangue , 25 trilhões em cada ser humano, transportam oxigênio dos pulmões para os tecidos.

LÍQUIDO EXTRACELULAR – O AMBIENTE INTERNO As células são capazes de viver, crescer e realizar suas funções específicas, enquanto as concentrações adequadas de oxigênio, glicose, diferentes íons, aminoácidos, substâncias gordurosas e outros constituintes estiverem disponíveis nesse meio interno; DIFERENÇAS ENTRE OS LÍQUIDOS EXTRACELULAR E INTRACELULAR O líquido intracelular difere significativamente do líquido extracelular; de modo particular, contém grande quantidade de íons potássio, magnésio e fosfato, em vez dos íons sódio e cloreto , encontrados no líquido extracelular.

MECANISMOS HOMEOSTÁTICOS DOS PRINCIPAIS SISTEMAS FUNCIONAIS HOMEOSTASIA O termo homeostasia é usado pelos fisiologistas para significar a manutenção das condições estáticas, ou constantes, no meio interno. Todos os órgãos e tecidos do corpo realizam funções que ajudam a manter essas condições constantes. SISTEMAS DE TRANSPORTE DO LÍQUIDO EXTRACELULAR – SISTEMA CIRCULATÓRIO O líquido extracelular é transportado para todas as partes do corpo em duas etapas: A 1ª etapa é representada pelo movimento do sangue por todo o corpo, ao longo dos vasos sanguíneos e; A 2ª etapa é representada pelo movimento de líquido entre os capilares sanguíneos e as células.

ORIGEM DOS NUTRIENTES DO LÍQUIDO EXTRACELULAR SISTEMA RESPIRATÓRIO O sangue capta oxigênio nos alvéolos, adquirindo, dessa forma, o oxigênio necessário pelas células. TRATO GASTRINTESTINAL Grande parte do sangue bombeado pelo coração também passa pelas paredes do trato gastrintestinal. Os diferentes nutrientes dissolvidos, incluindo os carboidratos , os ácidos graxos, os aminoácidos, são absorvidos, do alimento ingerido para o líquido extracelular do corpo.

REMOÇÃO DAS ESCÓRIAS METABÓLICAS REMOÇÃO DO DIÓXIDO DE CARBONO PELOS PULMÕES O dióxido de carbono é liberado, pelo sangue, para os alvéolos, e o movimento respiratório do ar, para dentro e fora doa alvéolos, leva o dióxido de carbono para a atmosfera. RINS - A passagem do sangue pelos rins remove do plasma a maior parte das outras substâncias, além do dióxido de carbono, que não são necessárias às células. Essas substâncias incluem a uréia e o ácido úrico, também incluem excessos de íons e de água dos alimentos, que poderiam se acumular no líquido extracelular.

REGULAÇÃO DAS FUNÇÕES CORPORAIS SISTEMA NERVOSO O (S.N) é composto por três partes principais: a parte sensorial de entrada (input), o sistema nervoso central (ou parte integrativa) e a parte motora de saída (output); O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal; Grande parte do sistema nervoso é chamada sistema autonômico. Ele atua em nível subconsciente, controlando muitas funções dos órgãos internos, incluindo o nível da atividade de bombeamento do coração, os movimentos do trato gastrintestinal e as secreções glandulares.

SISTEMAS DE CONTROLE DO CORPO O corpo humano contém milhares de sistemas de controle. Os mais intrincados são os sistemas genéticos de controle atuantes em todas as células, para controlar o funcionamento celular, bem como todas as funções extracelulares; Por exemplo, o sistema respiratório, atuando com o sistema nervoso, regula a concentração de dióxido de carbono, no líquido extracelular. EXEMPLOS DE MECANISMOS DE CONTROLE Regulação das concentrações de oxigênio e dióxido de carbono no líquido extracelular; A hemoglobina se combina com o oxigênio quando o sangue passa pelos pulmões. Em seguida, a medida que o sangue flui pelos capilares sanguíneos, a hemoglobina , não libera o oxigênio no líquido tecidual quando nele já existe muito oxigênio.

REGULAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL Diversos sistemas contribuem para a regulação da pressão arterial. Um desses, o sistema barorreceptor, é um exemplo de sistema de controle; Quando a pressão arterial aumenta até valores muito altos, os barorreceptores enviam barragens de impulsos para o bulbo encefálico; A falta desses impulsos produz diminuição da atividade de bombeamento do coração, além de dilatar os vasos sanguíneos periféricos, permitindo, assim, a maior facilidade com que o sangue flui pelos vasos.

VARIAÇÃO NORMAL DOS COMPONENTES IMPORTANTES DO LÍQUIDO EXTRACELULAR E SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS Por exemplo, o aumento da temperatura corporal em apenas 7ºC acima do normal, pode levar a um círculo vicioso de aumento do metabolismo celular, que literalmente, destrói as células;

CARACTERÍSTICAS DOS SISTEMAS DE CONTROLE A NATUREZA D FEEDBACK NEGATIVO DA MAIORIA DOS SISTEMAS DE CONTROLE A maioria dos sistemas de controle, no corpo, atua por feedback negativo, que pode ser mais bem explicado pela regulação da pressão arterial, a pressão aumentada produz série de reações que promovem a redução da pressão, ou pressão diminuída produz pressão aumentada. Nos dois casos, esses efeitos são negativos em relação ao estímulo inicial. FEEDBACK POSITIVO: PODE CAUSAR CICLOS VICIOSOS E MORTE Por exemplo se numa pessoa normal o coração bombeia 5 litros de sangue por minuto e esta perder 2 litros, será difícil o coração bombear com eficiência esta quantidade reduzida de sangue.

O FEEDBACK POSITIVO PODE SER ÚTIL A coagulação do sangue é exemplo de uso vantajoso do feedback positivo. Quando um vaso sanguíneo é rompido e começa a se formar um coágulo, múltiplas enzimas, chamadas fatores de coagulação, são ativadas no próprio coágulo;

O FEEDBACK POSITIVO PODE SER ÚTIL O parto é outro exemplo de como o feedback positivo pode ter papel valioso, através das contrações uterinas tornam-se intensas e o feto força a saída pela cérvix, que por sua vez induz o estiramento do corpo do útero.