Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Tópicos Especiais em Sistemas Distribuídos
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Projetos de Aprendizagem
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Equivalente à média dos países da OCDE
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
Os Indicadores O objetivo dos Indicadores da Qualidade na Educação – Indique é disseminar indicadores qualitativos de educação que mobilizem a comunidade.
Equivalente à média dos países da OCDE
S PLANEJAMENTO 2014 FBB005-Chart avulso Bruno Faveri.
Programa Ler e Escrever
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
1° dia de aula Recepção.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
CURRICULO +.
Equivalente à média dos países da OCDE
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Planejamento e 7 de março de 2014.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS ACESSA ESCOLA PARA APOIO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO CURRÍCULO+ NAS ESCOLAS.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
Grupo : Secretaria de Educação Santa Catarina. Foco: 1 IE: INFRAESTRUTURA Pontos Relevantes: De que forma se da a definição das escolas a receber equipamentos.
Videoconferência com PCNP de Tecnologias Educacionais CETEC 14/11/2014.
REUNIÃO DE ALINHAMENTO DIRETORES / GOE 2014
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Porto Alegre, 10 e 11 de dezembro de 2009 ENCONTRO REGIONAL DO PDE Escola Fortalecimento dos Comitês Estratégicos.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
NÚCLEO PEDAGÓGICO DER-ITU ABRIL / 2012
Plano de Ação Participativo - PAP
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Escola Acessível – PDDE Estrutura
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Melhor Gestão, Melhor Ensino
Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Escola... Qual o perfil da sua?.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
PROJETO FOCO NO SARESP SETEMBRO/2015.
Semana do SARESP/SAEB /10/2015 CGEB/CIMA
Construção conjunta com os Supervisores e Diretores de Escola: estratégias de ação e mobilização para reduzir as faltas dos alunos e abandono esco lar.
BASE LEGAL + Prevista no Art.210 da Constituição Federal: "Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Reunião de Diretores de Escola 22/06/2015 DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO ROSANA GUERRIERO ANDRADE.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE LIMEIRA 11 DE MAIO DE 2016.
vídeo
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
O papel pedagógico do órgão gestor
1º Ciclo de Acompanhamento Formativo 2016
PDDE SUSTENTÁVEL O Programa Dinheiro Direto na Escola(PDDE) Escolas Sustentáveis prevê recursos a serem empregados:   •para a melhoria da qualidade.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Turno: Diurno 1º DIA – 01/02 (quarta-feira) 7h30 Acolhimento 8h Abertura – Apresentação da proposta de trabalho 8h30 Exibição do Vídeo Institucional 9h.
Transcrição da apresentação:

Balanço: Projeto Quem Falta Faz Falta GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO 24 de setembro de 2015

BALANÇO QUEM FALTA FAZ FALTA Nova Resolução – apoio na implementação; Piloto Ligação aos Pais; Práticas regionais; Próximos passos. 2

1. NOVA RESOLUÇÃO 608 ligações efetivadas Divulgada no dia 18 de agosto (cartazes foram disponibilizados); Ligação para 629 escolas com maior índice de faltas para reforçar trabalho das DE (semana de 07 de setembro): 608 ligações efetivadas Conhece projeto? 95,2% Conhece o site do projeto? 50,5% Acha importante a ação QFFF? 96,3% 3

2. PILOTO LIGAÇÃO AOS PAIS 3 Diretorias de Ensino Centro Sul, Mogi das Cruzes, Sorocaba Principais Resultados: ~70% dos pais agradeceram; ~50% dos alunos retornaram/interromperam ciclo de infrequência; Desafio: cadastro! 5.700 pais / conseguimos 1.800 (32%) Ação de atualização de cadastro será lançada em breve e estruturação da expansão em 2016 será iniciada em outubro; 4

3. PRÁTICAS REGIONAIS Diversas customizações/complementações regionais do QFFF foram observadas entre agosto e setembro; Alguns exemplos... Centro Sul: Encontro com os Grêmios; Leste 1: Encontro com os Grêmios (participação dos pais) / Encontro de mães; Pirassununga: projetos especiais para as quartas-feiras envolvendo esporte; São Roque:  foco nas escolas críticas quanto ao fluxo (várias já possuem 0% de evasão) Penápolis: trabalho específico com os pais; São Vicente: articulação com a Promotoria / Orientações e elaboração de vídeos com o PCNP de Tecnologia para tornar as aulas mais atrativas / Trabalho com os alunos acolhedores do Ensino Integral / Estudo de caso de uma escola fictícia para análise do fluxo. Ao longo de outubro e novembro “boas práticas” serão sistematizadas para replicação em 2016; 5

APLICATIVO DI@RIO DE CLASSE Secretaria Escolar Digital

APLICATIVO DI@RIO DE CLASSE Qual o principal problema que o aplicativo visa endereçar? Problema Acompanhamento sistemático da frequência dos alunos pelos professores, equipes gestoras das escolas e Diretorias de Ensino é, em geral, pouco efetivo, o que dificulta a realização de ações preventivas e/ou intervenções específicas. Diagnóstico Problema surge, em grande medida, devido a forma de se registrar a frequência (manual – via Diário de Classe), que dificulta a consolidação dos dados e praticamente impossibilita o compartilhamento das informações em tempo real. 7

APLICATIVO DI@RIO DE CLASSE Importante consideração para a formulação de um solução: Professores já possuem uma alta carga de tarefas operacionais – portanto, qualquer que seja a solução, proposta não pode ser entendida como “mais um trabalho a ser feito”. 8

APLICATIVO DI@RIO DE CLASSE Principais características do aplicativo: Navegação intuitiva e de fácil manuseio (versão atual foi construída com mais de 100 professores da Rede); Não depende da Internet, permitindo o uso na sala de aula – sincronização com o SED no momento em que se conecta com a internet; Permite o fácil acompanhamento sobre as faltas de cada um dos alunos, em tempo real;

O que o aplicativo oferece? O objetivo do aplicativo é prover uma alternativa ao Diário de Classe manual, portanto, ele contempla as mesmas “partes” da sua “versão física”: Frequência Registro de Aula Avaliação 10

O que o aplicativo oferece? O objetivo do aplicativo é prover uma alternativa ao Diário de Classe manual, portanto, ele contempla as mesmas “partes” da sua “versão física”: Frequência ROBSON CARDOSO DO AMARAL Registro de Aula Avaliação 11

Como funcionará o Projeto Piloto? Adesão – professores deverão se inscrever através de um formulário até dia 06/10 (mais informações serão disponibilizadas); Esses professores receberão orientações específicas sobre o piloto; NITs e PCNP TE também serão envolvidos; Utilização do aplicativo durante o 4º bimestre, com dados reais, com o objetivo de auxiliar a SEE, através de devolutivas sobre o uso, na finalização do desenvolvimento para lançamento oficial em 2016.

Implementação Sistêmica Cronograma de implementação 3º Bimestre 4º Bimestre Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro 2016 FASE 1 Teste de usabilidade em 5 DEs FASE 2 Preparação da Fase 2 Implementação do Piloto Professores Voluntários em toda a Rede FASE 3 Preparação da Fase 3 Implementação Sistêmica Abertura para toda a Rede 13

SARESP/SAEB, Fluxo, Base Nacional Comum GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CGEB/CIMA/SUBSEC Reunião de Dirigentes de Ensino 22 de setembro de 2015

Como melhorar o IDESP/IDEB? RELEMBRANDO… Como melhorar o IDESP/IDEB? Apoio às Escolas Aprendizagem Fluxo (Reprovação e Abandono) Acompanhamento 15

Como melhorar o IDESP/IDEB? 3) Piloto do Aplicativo Di@rio de Classe HOJE FALAREMOS SOBRE: Como melhorar o IDESP/IDEB? Apoio às Escolas Aprendizagem Fluxo (Reprovação e Abandono) 1) SARESP/SAEB 2) Quem Falta Faz Falta 3) Piloto do Aplicativo Di@rio de Classe Acompanhamento 16

SEMANA DO SARESP/SAEB (Antigo “Dia do SARESP”)

SEMANA DO SARESP/SAEB Quando será o SARESP e o SAEB (Prova Brasil)? SAEB/Prova Brasil: 3 a 13 de novembro Coordenadores de Polo (350) – indicados pela DEs – estabelecem junto aos Diretores das Escolas as datas de aplicação no Polo; SARESP: 24 e 25 de novembro; Quando será a “Semana do SARESP/SAEB”? 5 – 10 de outubro; Semana do SARESP/SAEB será lançada por meio de uma videoconferência (CGEB/CIMA/SubSec) para DE’s (Dirigentes / Supervisores / NPE / CIE) e Escolas (equipe gestora) no dia 5 de outubro; 18

Objetivos específicos da “Semana” SEMANA DO SARESP/SAEB Objetivos específicos da “Semana” (i) Disseminar junto a equipe escolar os objetivos e formato de aplicação das avaliações, assim como os pontos em comum entre elas; 19

Objetivos específicos da “Semana” SEMANA DO SARESP/SAEB Objetivos específicos da “Semana” (ii) Reconhecer a evolução histórica dos resultados das avaliações do SARESP por meio da nova plataforma “Foco Aprendizagem” a fim de refletir sobre os resultados e, principalmente, planejar ações pontuais até os dias de aplicação das avaliações; 20

Objetivos específicos da “Semana” SEMANA DO SARESP/SAEB Objetivos específicos da “Semana” (iii) Planejar a aplicação da “Simulado Online SAEB – 2015” com vistas a trabalhar o gênero “item” junto aos alunos e apoiar o direcionamento de ações pontuais a partir do retorno dos resultados em tempo real; IMPORTANTE: essa orientação não indica que o simulado terá de ser obrigatoriamente aplicado na semana de 05 a 10 de outubro. A semana tem por objetivo principal organizar a escola para realização dessa ação assim que possível (pode ser na semana de 05 a 10 ou logo depois). 21

Objetivos específicos da “Semana” SEMANA DO SARESP/SAEB Objetivos específicos da “Semana” (iv) Planejar ações de mobilização dos alunos e comunidade escolar como um todo para assegurar ampla participação e engajamento para com a realização das avaliações. MATERIAL ORIENTADOR ESPECÍFICO SOBRE OS 4 OBJETIVOS SERÁ DISPONIBILIZADO NO DIA 05 DE OUTUBRO. 22

4. Articulação Regional SEMANA DO SARESP/SAEB Importante cada Dirigente de Ensino elencar um Supervisor de Ensino para articular a “Semana do Saresp/SAEB” no âmbito de sua Diretoria de Ensino Dirigente definir “coordenador” até o dia 30/09; Enviar email para SubSec; 23

A BASE NACIONAL COMUM e a participação da SEE-SP

BASE NACIONAL COMUM – ELABORAÇÃO

CRONOGRAMA DE DISCUSSÃO – PROPOSTA MEC Documento da versão preliminar da BNC 16/09 Seminário Nacional da BNC 23 a 25/09 Ciclos de formação na discussão nas regionais (primeira Ouvidoria) 17/09 a 20/10 Proposta para Dia da Base Nacional Comum para que todas as escolas discutam a BNC 21/10 Sistematização das contribuições das regionais de Ensino para discussão da BNC Até dia 15/12 Envio para o Ministério da Educação no sistema do documento final do estado Até 15/04/16

COMO SE DARÁ A PARTICIPAÇÃO DA SEE-SP?

PARA SABER MAIS E ACOMPANHAR OS TRABALHOS Site oficial do MEC http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Movimento pela BNC http://movimentopelabase.org.br/