Standard 5 Usando os resultados para a melhoria contínua.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO BAURU ORIENTAÇÃO TÉCNICA PARA DIRETORES DE ESCOLA E PROFESSORES COORDENADORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO EIXO.
A avaliação da aprendizagem na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Desenvolvimento do trabalho Manhã do dia Conceitos e características da avaliação em larga escala. Conceitos e características da avaliação em larga.
2º Encontro Formativo da SAAI
DESENVOLVIMENTO HUMANO
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
LIVRO REGISTRO DE CLASSE Documento legal que explicita como foi feito aquilo que foi planejado e, portanto, deve estar em consonância com os documentos.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Secretaria da Educação e Cultura
TRABALHO DE CONCLUSÃO COLÉGIO LUTERANO CONCÓRDIA
Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
Trabalho por projetos Pedagogia de projetos.
Língua de escolarização: estudo comparativo
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
“Buscando procedimentos comuns na supervisão”
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Estratégias ou procedimentos – São as atividades que realizará e os instrumentos para alcançar os objetivos propostos. Cada passo da estratégia deve.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Avaliação Diagnóstica
A Função do Professor Articulador
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Erros e Acertos na Avaliação Escolar
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
Metodologias de Auditoria de Sistemas da Qualidade
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
Atividade complementar 04 e 05
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
Gestão Pedagógica Miriam Godoi
XI ENARSE Brasília 2013 CASE - AMERICANA - SP VIRTUAL & PRESENCIAL UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Estudos Sobre Avaliação da Aprendizagem
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
DIRETRIZES NORTEADORAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO ESTADO DE SÃO PAULO – 2015 – 2018 GABINETE DO SECRETÁRIO Comunicado SE-1, de
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
Considerações iniciais
Devolutiva do acompanhamento às UEs
  Diretoria de Ensino Leste 2 Núcleo Pedagógico Orientação Técnica - Programa: Ler e Escrever Anos Iniciais 2016.
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
O papel pedagógico do órgão gestor
1 Formação Pedagógica Inicial de Formadores/as Módulo Acompanhamento e Avaliação da Formação Módulo Julho 2011.
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Transcrição da apresentação:

Standard 5 Usando os resultados para a melhoria contínua.

A escola estabelece e mantém um sistema abrangente e claramente definido de avaliação dos alunos. 1.O sistema apenas produz dados 2.O sistema produz dados resultantes de avaliação múltiplas. 3.O sistema produz dados resultantes de avaliações múltiplas, incluindo testes externos. 4.O sistema gera dados resultantes de avaliação abrangentes e múltiplas, incluindo testes externos e utilizando-as de forma abrangente. Conclusão do grupo: ???

Considerações. A Escola do Futuro está implementando seu processo avaliativo, pautando- o nas premissas da Avaliação Formativa. Com estes procedimentos o estudante já é avaliado de forma mais abragente e a retomada dos conteúdos também é processual garantindo mais eficácia na aprendizagem. A equipe de professores está recebendo formação desde o início do ano para poder desenvolver este processo avaliativo. A Escola, no programa nacional, também participa da prova Anglo e passará a participar da prova Brasil/SARESP. No programa internacional, a escola participa de provas de certificação como o TOEFL e implementará em 2015 o MAP (usado nas escolas internacionais como Graded, Chapel, Americana de Porto Alegre, Campinas, etc)

Considerações. A avaliação diagnóstica é outro processo que trouxe um caráter mais abrangente, permitindo que o acompanhamento e os encaminhamentos dados a aprendizagem possam ser orientados de forma mais individualizada. Visão dos pais. Visão dos alunos.

Visão dos professores.

Profissionais e equipe de apoio continuamente recolhem, analisam e aplicam o que aprenderam, comparando dados, inclusive verificando as tendências apontadas na referida análise. 1.Pouco ou nenhum procedimento de análise e aproveitamento dos dados é feita pela equipe. 2.Alguns processos e procedimentos de coleta, análise e aplicação de dados são feitos pela equipe. 3.Processos e procedimentos sistemáticos, para coleta, aplicação através de múltiplas fontes são utilizados de forma consistente pela equipe. 4.Processos e procedimentos sistemáticos de coleta, análise a aplicação de dados de múltiplas fontes são utilizados e documentados pelos profissionais e equipe de apoio. Conclusão do grupo:

Considerações. A orientação educacional e a coordenação pedagógica centralizam os dados sobre os alunos para que os professores possam acompanhá- los de forma mais individualizada. Os resultados das avaliações diagnósticas e da prova Anglo são utilizados como norteadores das das intervenções pedagógicas. Os resultados das avaliações processuais e parciais estão sendo utilizados como dados. A Escola está instalando um novo sistema que otimizará o processamento, a comparação e a utilização dos dados de forma mais efetiva.