CIDADES-JARDIM UTOPIA QUE SE TORNOU REALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fonte: Comstock/Royalty Free
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
POLUIÇÃO do solo.
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
E.E.BRAZ SINIGÁGLIA PROJETO: URBANIZAÇÃO Batayporã / MS 2009.
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
Campo e cidade: diferentes modos de vida
ESCOLA DE ARQUITETURA E URBANISMO PROF. EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF
A RUA COMO UNIDADE BÁSICA
Marca Empresa/Empreendimento
VITÓRIA – 452 ANOS Léa da Silveira Seixas.
Os lugares que formam o mundo
Planejamento urbano Urbanismo, gestão urbana e planejamento urbano
Paisagismo - Horticultura
“Conservação do passeio público”
O mundo em nossas mãos 6ºA.
A história dos Zoológicos
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Projeto de Gestão de Crise
PLANEJAMENTO URBANO DE LONDRES APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
A AFIRMAÇÃO DO MODERNISMO
Parque Natural do Alvão
Projeto terra Há relações entre o campo e a cidade?
A primeira Revolução Industrial
PARTIDO ARQUITETÔNICO
Origens da Cidade Moderna
M A P A S Noções de Cartografia para estudantes do 6º Ano
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
P R O J E T O arquitetônico
Urbanização Brasileira
URBANISMO Figura 01 – imagem do filme a fantástica fábrica de chocolate. Fonte: .
O CAPITALISMO CONCORRENTE E AS CIDADES
MESOPOTÂMIA.
O Urbanismo Culturalista
O Rio de Janeiro e as Copas
O rio de janeiro e as Copas
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Dentro de um imenso país Cheio de Sol, Nasceu uma linda cidade! Planejada pela esperança E construída pelos sonhos... Dentro de um imenso país Cheio de.
Etapa de Conceituação Projeto Arquitetônico IV
PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA
Características importantes para uma boa integração das árvores com o meio ambiente urbano.
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
Área Urbana e Área Rural.
A CIDADE MODERNA Busca de um novo modelo de cidade;
FUNDAÇÃO MOVIMENTO ONDAZUL RUA ALCINDO GUANABARA, 15/1401 CENTRO CEP RIO DE JANEIRO - RJ TEL/FAX (21) /
Revolução Russa.
Urbanização, Sociedade de consumo e desenvolvimento sustentável
Requalificação da Praça Angra do Heroísmo
REVOLUÇÃO CUBANA 18/04/2017
A ARTE NA ÁREA DA CONSTRUÇÃO
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE – UNIPLI DEPARTAMENTO DE TURISMO TURISMO E POPULAÇÃO LOCAL: A RELAÇÃO ENTRE O TURISTA E O MORADOR DE RIO DAS OSTRAS,
Urbanização mundial e brasileira
URBANISMO.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
NATIONAL Fonte: CHILE formulageo.blogspot.com.br GEOGRAPHIC.
periodização da vida como construção social
A HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE BETIM
PASSEIO PARA: - usp - museu de zoologia - parque do Ibirapuera
Da queda da monarquia à formação da URSS.
REVOLUÇÃO RUSSA 1917.
BOLSISTA: GIOVANA TAVARES LOPES 1°ano D
GERAIS  Apoiar a melhoria das aprendizagens e consolidar conteúdos do programa da área curricular disciplinar de geografia A (11º ano) através da observação.
Políticas de proteção de áreas verdes
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Biblioteca Pública José Lutzenberger Janeiro de 2005 Criação do cargo de bibliotecário;
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
Revolução Russa 1917 Prof. Alan. Antecedentes: Situação Social e Econômica 85 % da população vivia no campo A Rússia era dividida em Latifúndios (grande.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
Transcrição da apresentação:

CIDADES-JARDIM UTOPIA QUE SE TORNOU REALIDADE GRUPO: JAQUELINE, FRANCIELI E LARISSA ARQ13

EBENEZER HOWARD Nasceu 29 de janeiro de 1850 Londres. Morreu 1º de maio de 1928 (78 anos) Hertfordshire. Ficou conhecido pela publicação de Garden Cities of To-morrow, publicado pela primeira vez em 1898 sob o título Tomorrow: a Peaceful Path To Real Reform, a descrição de uma cidade utópica onde as pessoas vivem de forma harmônica com a natureza. A publicação resultou na fundação do Garden City Movement.

Londres no século XIX No século XIX Londres vivia as conseqüências da Revolução Industrial, que por sua vez causou grandes transformações na paisagem de Londres, e também na vida de seus habitantes.

Impulsionado pelo ‘caos’ que o rodeava, Ebenezer Howard (1850-1928) cria o movimento de Cidades- Jardim, que consiste em uma comunidade perfeita e auto-suficiente, numa cidade verde que alia a praticidade dos centros urbanos com a salubridade do campo.

Cidades-Jardim Em 1898 o movimento das cidades-jardim se intensificou graças Ebenezer Howard, que separou as ideias utopistas em possíveis de concretizar das irrealizáveis. Para Howard, o possível e o impossível estavam em quais aspectos era necessário coletivizar e quais deixarem a cargo da iniciativa privada. Percebendo que os lotes quanto mais próximos do centro eram mais inflacionados, fazia com que os proprietários utilizassem ao máximo o terreno através da verticalização das construções, que por sua vez inchavam mais ainda o centro das cidades e a afastava do campo, aumentando o congestionamento do trânsito, a poluição, bem como a desigualdade social.

O que Howard propunha era eliminar a especulação privada, preocupava-se com todo habitante da cidade, desde o operário até o burguês, por isso apoiava o coletivismo, o bem comum que só seria possível se houvesse o planejamento da cidade, ou seja, limitar a cidade a certo número de habitantes. Sustentava a idéia de que o campo devia fundir-se com a cidade, assim seria possível unir os benefícios dos relacionamentos e serviços públicos que a cidade dispunha com o estilo de vida tranqüilo que o campo oferecia.

Lecthworth Em 1093, inicia a construção de Lechtworth a 50 km de Londres, planejada por B. Parker e R. Unwi que foram contratados por Howard que não era técnico. O plano da cidade consiste em um conjunto de regras meticulosas que detalha desde a relação da casa com o entorno, como o tipo de cerca e plantas que serão utilizadas, o controle de criação de animas doméstico, o número de profissionais da cidade.

PLANO DE LECHTWORTH

Welwyn Welwyn é a segunda tentativa de Howard, que começou a ser construída em 1919 planejada pelo arquiteto Louis de Soissons. Desta vez o cinturão agrícola é reduzido ainda mais, o terreno para implantação da cidade é menor, e o numero de habitantes aumenta para 50 mil. Welwyn atinge 35 mil habitantes antes da segunda guerra. Por estar localizada próxima a Londres teve maior sucesso, pois a cidade ainda é atraída pela metrópole. O paisagismo é bem disposto, as casas não possuem muro entre si e a rua, passeios com gramas, arbustos e intenso arvoredo, dispostos junto às vias com pouco transito de passagem. Em Welwyn, o espaço urbano e rural mantém uma excelente continuidade, o quê atingiu alta qualidade ambiental.

PORQUE AS CIDADES-JARDIM DE EBENEZER HOWARD NÃO DERAM CERTO?

CIDADES QUE ADOTARAM A IDEIA DE CIDADE JARDIM.

MARINGÁ-PR Varias socialistas, urbanistas dentre outros já pensavam em organizar a cidade, para que a população pudesse viver melhor. Assim com Howard, Raymond Unwin e seu sócio Barry Parker projetaram várias cidades jardim, a cidade de Maringá usou essas idéias, esses pensamento e assim construíram uma cidade jardim. Maringá nasceu na prancheta de desenhos do Arquiteto e Urbanista Jorge de Macedo Vieira, criou um projeto considerando na época, 1945, como um dos mais arrojados e modernos, seguindo apenas a orientação da Cia que exigia largas avenidas, muitas praças e espaços para árvores

Parque Japão

CURITIBA-PR O Jardim botânico, tem a estufa abriga plantas características da floresta atlântica do Brasil.Sua arquitetura, em estrutura metálica e estilo art-noveau, foi inspirada em um palácio de cristal que existiu em Londres, no século 19. Destaca-se Também pelo enorme jardim em seu entorto

Parque Birigui

LONDRINA -PR Londrina, um município do Paraná, conhecida pelas belezas naturais e por diversos pontos turísticos.

Londrina tem muita integração da natureza ao meio urbano

AMSTERDAM -HOLANDA Capital da Holanda, Amsterdam é uma lendária cidade de canais (são 165), onde cada agrupamento de quarteirões é uma ilhota ligada à outra por charmosas pontes. Entorno dos canais quase se tornam túneis verdes.

Um parque muito conhecido mundialmente é o Vondelpark

Praça Rembrandt Praça central de Amsterdan conhecida como a Rembrandtplein.

REFERÊNCIAS MACÊDO, José Emerson Tavares de, A cidade de Londres no século XIX: Uma abordagem sobre os marginalizados. Disponível em: <http://eduep.uepb.edu.br/alpharrabios/v2n1/pdf/A_CIDADE_DE_LONDRES.pdf > Acesso em 15 de outubro de 2012. FREITAS, Luana, Outros planos Urbanos. Disponível em: <http://cidades- jardins.blogspot.com.br/> Acesso em 15 de outubro de 2012. PIRES, Cristiane, Cidade-Jardim de Ebenezer Howard. Disponível em: <http://cidadejardimecidadeindustrial.blogspot.com.br/2008/11/cidade-jardim- de-ebenezer-howard.html> Acesso em 15 de outubro de 2012. RALIV, Leandro, Cidades Infernais. Disponível em: <http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2011/12/cidades- infernais_01.html>Acesso em 15 de outubro de 2012. BENÉVOLO, Leonardo. História da cidade. 4ª ed. São Paulo: PERPECTIVA, 2007. GOMES, Paulo Catto, Partido. Disponível em: <http://paulocattogomes.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html> Acesso em 16 de outubro de 2012.