TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paulo Rogério Mudrovitsch de Bittencourt Dimpna
Advertisements

APOSTILA DE NEUROPATOLOGIA
TRAUMA CRÂNIO-ENCEFÁLICO
Sistema Nervoso.
MOTRICIDADE VOLUNTÁRIA
CBB 5018 ANATOMIA HUMANA II Aula prática dirigida nº 04 SUMÁRIO:
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Sistema Nervoso.
José Roberto Tude Melo-Neurocirurgia-HUPES
Sistema Nervoso Central
Tecido Nervoso.
ALTERAÇÕES VASCULARES
OSTEOCONDRITE DISSECANTE
Ausência de consciência
Sistema nervoso Conceito:
DIENCÉFALO E TELENCÉFALO
SISTEMA NERVOSO O Sistema nervoso consiste de agregação altamente complexa de células. Neurônios: células especializadas em receber e transmitir sinais.
MEDULA ESPINHAL Parte do sistema nervoso central (SNC)
Trauma hepático.
EXERCÍCIOS PARA PROVA PRÁTICA
FUNÇÕES DO SISTEMA NERVOSO
SISTEMA NERVOSO.
Fisiologia Humana Sistema Nervoso.
Anatomia Macroscópica
IMAGIOLOGIA NAS LESÕES DO JOELHO DO ATLETA
EMBRIOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO
Professora: Moniki Barbosa
IMAGINOLOGIA CERVICAL NO TRAUMA
Profª Maria de Fátima, adaptado por Profª Enfº Débora Rinaldi Nogueira
Profa. Danielle Accardo de Mattos
Divisão do Encéfalo Telencéfalo Corpo Caloso Diencéfalo Mesencéfalo
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
SERVIÇOS COMPLEMENTARES
ANATOMIA MACROSCÓPICA E ENVOLTÓRIOS
Sistema Nervoso.
BIOLOGIA I.
Aula 1 Larissa T Genaro Neuroanatomia.
C ASO 03 Caroline nº18 Felipe nº Germano nº. Radiologia EFHS, 32 ANOS, SOLTEIRO, NATURAL E PROCEDENTE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, CAMINHONEIRO, CATÓLICO,
Profª Me Camila Mantoani
SISTEMA NERVOSO.
Sistema Nervoso.
Osteomielite Diagnóstico e Encaminhamento.
LESÕES DEGENERATIVAS DA COLUNA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA
IMAGENS APLICADAS A EMERGÊNCIAS
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Carla Bruxel Télio Fróis Marcelo Cardozo
Anatomia Seccional do Crânio.
MEDULA ESPINAL NEUROANATOMIA 2009.
Colégio Maria Imaculada
SISTEMA NERVOSO (OBJETIVOS ESPECÍFICOS I PARTE)
Sociedade Brasileira de Intensiva-SOBRATI
Traumatismo Raquimedular TRM
DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL DAS CEFALÉIAS
Tecido Nervoso.
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
A marcação vai da base do seio esfenoidal ao topo do corpo caloso.
PROFESSORA: ROSANA MORAES
Cérebro e Cerebelo Profa. Mirelle Saes
Disciplina de Fisiologia
Sistema Nervoso Professora Fabiana Silva. Característica Capta e Recebe Estímulos Elabora a Informação Emiti a Resposta.
Sistema Nervoso. Sistema Nervoso Células NEURÔNIOS IMPULSO NERVOSO SALTATÓRIO FORMADA PELOS OLIGODENTRÓCITOS – SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) FORMADA.
SISTEMA NERVOSO.
Anatomia do sistema nervoso dos animais domésticos
Sistema Nervoso – parte 1
Alunos:Eduardo F. Sovrani, Luvas Ev, Mario Schepainski Junior.
TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA CRÂNIO. Tomografia Computadorizada Tubo de raios-x que emite radiações movendo- se em círculo em torno do paciente. Ao invés.
ANATOMIA DA CABEÇA E DO PESCOÇO
Transcrição da apresentação:

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA Prof.: Walkiria Shimoya Bittencourt Marcos Adriano Salicio

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA Método de produção de imagens através de raio x. Hounsfield, Godfrey; médico britânico, desenvolveu a tomografia para uso clinico-ganhou prêmio nobel –1972.

Neste as imagens são geradas através de secção do corpo em "fatias" consecutivas e paralelas e não mais através da sobreposição de todo o volume do corpo. Este novo método foi denominado de "Tomografia Computadorizada".

GENERALIDADES Trata-se de uma radiografia de secções do corpo que permite visualização mais precisa de lesões muito pequenas para serem vistas em radiografia convencionais ou demonstra detalhes anatômicos encobertos por estruturas sobrejacentes. Obs: A unidade tomográfica pode localizar a imagem com precisão de apenas 1mm.

GENERALIDADES Os exames obtidos através de imagens são coadjuvantes no estabelecimento de um diagnóstico, portanto, a clínica continua “soberana”, em especial para o Fisioterapeuta . Para o Fisioterapeuta estes exames são de grande valia para a localização de lesões e para acompanhar a evolução do quadro.

A preocupação do Fisioterapeuta deve permear no que a referida lesão implica no processo de reabilitação. Nem sempre os achados em imagens radiográficas são condizentes com a clínica apresentada no momento.

AS MÃOS DO FISIOTERAPEUTA DEVEM SER SENSÍVEIS E HÁBEIS, POIS APESAR DOS EXAMES COMPLEMENTARES REPRESENTAREM UM AUXÍLIO INESTIMÁVEL, DEVEMOS ENTENDER QUE NADA SUBSTITUI UM EXAME CRITERIOSO, NADA SUBSTITUI AS MÃOS DE UM PROFISSIONAL CAPACITADO.

TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA Vantagens: Ampla aplicação para visualização de ossos, hemorragias, isquemias, hematomas; etc Desvantagens: Custo alto Deslocamento do paciente à sala de exames.

OBTENÇÃO DA IMAGEM Raio X atinge um sensor de captura, estimulando a formação da imagem. Imagem pode ser contrastada em várias ponderações. Pode ser feito uso de meio de contraste injetável.

Quando há necessidade de localizar precisamente a topografia de uma patologia já detectada, a TC define sua extensão, caracteriza sua consistência, confirma ou determina o estágio da doença e orienta acesso percutâneo para biópsias, drenagem ou infiltração terapêutica.

Na Tomografia Computadorizada temos: Filtro duro = janela para visualização de osso Filtro mole = janela para visualização de parênquima

TERMOS TÉCNICOS No Raio X utiliza-se: Na Tomografia Computadorizada: HIPERTRANSPARENCIA: quando a imagem é escura, radiotransparente; HIPOTRANSPARENCIA: quando a imagem é mais branca, radiopaca Na Tomografia Computadorizada: Hiperdensidade: imagem mais densa Hipodensidade: imagem mais escura

CONHECER ANATOMIA

Divisão anatômica do SNC - cérebro (telencéfalo e diencéfalo) - Encéfalo (tálamo, hipotálamo) - cerebelo - mesencéfalo - tronco encefálico - ponte - bulbo - Medula espinhal

Encéfalo e suas partes

SNC Caixa craniana (encéfalo) Coluna vertebral (medula) Meninges (dura-máter, aracnóide e pia-máter) Líquor celaforraquidiano Substância cinzenta (corpos neurônios) Substância branca (prolongamentos)

TC CRÂNIO NORMAL

LESÃO AGUDA Isquemia (hipodensidade) Hemorragia (hiperdensidade)

HEMORRAGIA INTRACEREBRAL

Janela ossea demonstrando fratura de cranio

FRATURA

HEMATOMA SUBCUTÂNEO

HEMATOMA agudo HEMATOMA EPIDURAL

ABCESSO

HEMATOMA SUBDURAL CRÔNICO

Hidrocefalia (derivação VP)

COMO INSPECIONAR UM EXAME? RX: De fora para dentro Observar as incidências. TC: Observar a varredura (seqüência dos cortes),de superior para inferior. Número de fotos e paginação das lâminas.

COMO SOLICITAR UM EXAME? Saber o que se quer ver; Saber os tipos de exames indicados para cada caso; Custo.

Indicações TC crânio tumores encefálicos; processos infecciosos; doenças vasculares; doenças degenerativas; TCE; Pós – operatório recente; mal-formações.

É usada para detectar: lesão cerebral; fraturas cranianas em casos de trauma craniano; Hemorragia (causada por ruptura de aneurisma em paciente com dor de cabeça súbita; coágulos ou sangramento de vaso cerebral em pacientes com sintomas de acidente vascular cerebral); tumores cerebrais; hidrocefalia (aumento dos ventrículos cerebrais onde circula o líquor); doenças ou malformações cranianas; malformações arteriovenosas; localização adequada para realização de biópsia do cérebro;

OBRIGADO!