LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeiros Socorros Conceito:
Advertisements

MEMBRO SUPERIOR PROBLEMAS MAIS COMUNS.
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
MÚSCULOS. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Explicar a importância dos músculos para a locomoção; Identificar os principais músculos do corpo humano; Relacionar os.
DOENÇAS DO SISTEMA CIRCULATÓRIO E DO SANGUE. Objetivos Identificar as principais doenças do sistema circulatório e do sangue e as medidas cabíveis para.
Fraturas do Pé Fraturas de calcaneo= são mais graves quando atingem as superficies articulares sub-astragalinas e as que produzem alterações no ângulo.
FRATURAS DO JOELHO PLANALTO TIBIAL
Trabalho De Patologia Bursite Hernia De Disco Cervicalgia Tendinite
Trauma de extremidades
-São regiões de junção entre :
Liga Pernambucana de Emergências Projeto de Extensão
TRAUMATISMO CRÂNIOENCEFÁLICO- TCE
Alongamento (Continuação)
Ao final desta lição os participantes serão capazes de:
FERIMENTOS EM TECIDOS MOLES
Profa. Leticia Lazarini de Abreu
LESÕES MUSCULARES E ARTICULARES
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS TRAUMA DE EXTREMIDADES
PRINCIPIOS E TRATAMENTO DAS FRATURAS
Atendimento em Campo Fraturas e Luxações
FRATURAS ANTEBRAÇO E PUNHO
FRATURAS ANTEBRAÇO E PUNHO
Lesões desportivas primeiros socorros
Princípios Sobre Fraturas
FUNÇÃO NEURAL Capacitar os treinandos a:
TRAUMATISMO DE PELE AÇÃO DE UM AGENTE FÍSICO OU QUÍMICO ATUANDO SOBRE OS TECIDOS. A pele forma a cobertura externa do corpo. É constituída por três camadas.
Lesões de Membros Inferiores
POSTURA CORPORAL.
Lesões musculoesquelética
Entorses, Luxações e Fraturas
Fraturas e Imobilizações
HEMORRAGIAS Cezar Tchaikovski.
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
Introdução às fraturas
FRATURAS e LUXAÇÕES.
Fraturas e Luxações do Tornozelo
TRAUMATOLOGIA DOS MEMBROS INFERIORES NA CRIANÇA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
TENOSSINOVITE D´QUERVAIN
Somente Os Vingadores não se ferem
PREVENÇÃO DE DOENÇAS PROFISSIONAIS
Fraturas da Perna Karen Levy Korkes.
FRATURAS DOS MEMBROS SUPERIORES EM CRIANÇAS
Prof. Erika Meirelles de Castro
PRIMEIROS SOCORROS PARADA RESPIRATÓRIA; PARADA CARDÍACA; QUEIMADURAS;
Lesões de punho e mão no esporte
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Carolina Oliveira Priscila Alves Sandra Carriel Taise Swidzikiewicz
OSSOS E ARTICULAÇÕES Disciplina: Fundamentos de diagnóstico por imagem
Componente Curricular: Primeiros Socorros
Manipulação / Anatomia e Fisiologia /
FRATURA ÓSSEA ENFERMAGEM EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Equipe: Traumato e Reumato Elenir Santos; Marcia Barboza; Maria Marta.
Distúrbios Musculoesqueléticos
Lesões mais frequentes no futebol
ENTORSE, LUXAÇÃO, FRATURAS
Síndrome Compartimental
LESÕES ARTICULARES Prof ª. Dra. Taís Tinucci Socorros de Urgência
FRATURAS E LUXAÇÕES Alunos: Deborah E. Furtado Hugo Vianna Professora: Carolina Sampaio.
Transcrição da apresentação:

LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO Ossos: Fratura: É a ruptura total ou parcial do osso e podem ser fechadas ou expostas.   Fratura fechada: Na fratura fechada não há rompimento da pele, ficando o osso no interior do corpo. Fratura exposta: Fratura na qual há rompimento da pele. Neste tipo de fratura ocorre simultaneamente um quadro de hemorragia externa, existindo ainda o risco iminente de infecção.

LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO Sinais e Sintomas das Fraturas Sinais e Sintomas das Fraturas Identificação: Dor local: Uma fratura sempre será acompanhada de uma dor intensa, profunda e localizada, que aumenta com os movimentos ou pressão.   Incapacidade funcional: É a incapacidade de se efetuar os movimentos ou a função principal da parte afetada. Deformação ou inchaço: Ocorre devido ao deslocamento das seções dos ossos fraturados ou acúmulo de sangue ou plasma no local. Um método eficiente para se comprovar a existência de deformação é o de se comparar o membro fraturado com o são

LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO Crepitação óssea: É um ruído produzido pelo atrito entre as seções ósseas fraturadas. Este sinal, embora de grande valor para diagnosticar uma fratura, não deve ser usado como método de diagnóstico para não agravar a lesão.   Mobilidade anormal: É a movimentação de uma parte do corpo onde inexiste uma articulação. Pode-se notar devido à movimentação anormal ou à posição anormal da parte afetada. Este método, assim como o anterior, não deve ser forçado. No caso de dúvida, sempre considerar a existência da fratura.

FRATURAS DE RADIO E MALEOLO LATERAL

LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO LUXAÇÃO Luxação é um deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma das articulações do corpo. Em geral, acontece quando uma força externa atua direta ou indiretamente sobre uma articulação, empurrando o osso para fora da sua posição normal. As articulações que mais acometidas são ombros, dedos, joelhos, punhos e cotovelos.

LUXAÇÃO

Músculos e Tendões: Ruptura: solução de continuidade do Músculo ou Tendão Distensão: estiramento musculo-tendinoso (geralmente ruptura microscópica)

LESÕES TRAUMÁTICAS DO SISTEMA MUSCULO ESQULÉTICO CONTUSÃO MUSCULAR Considerada uma lesão traumática aguda, sem corte, decorrente de trauma direto aos tecidos moles, e que provoca dor e edema. A contusão vai de leve até uma grande infiltração de sangue nos tecidos circundantes, levando a equimose e, em casos graves, a síndrome compartimental . Síndrome compartimental é o aumento de pressão num espaço anatómico restrito com queda da perfusão sanguínea dos músculos e órgãos nele contido. O aumento da pressão dentro do compartimento/loja anatômica impede a entrada de mais sangue, causa diminuição do fluxo arterial e venoso e consequentisquemia dos músculos, nervos e demais órgãos. A Síndrome comportamental é caracterizada por parestesia, dor contínua, hipoestesia, edema e enrijecimento da região acometida

SINDROME COMPORTAMENTAL