Proenex / UEMG ENADE / 2009. SINAES Instituído pela Lei no 10.861/2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Enade 2011 Questões Operacionais.
Advertisements

AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes UFRGS - SAI Setembro 2004.
1 Orientações gerais sobre o ENADE Orientações gerais sobre o ENADE Fundamentação ENADE ENADE É pautado em preceitos da Constituição (Art.
ENADE DEAES/INEP/MEC.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Arquitetura e Urbanismo Biologia Ciências Sociais Computação Engenharia Filosofia Física Geografia História Letras Matemática Pedagogia CST em Construção.
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
Curso Técnico em Meio Ambiente
Faculdade Brasileira de Educação e Cultura
Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
SEMANA DE PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO 2008/2
EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES
ACADÊMICO, O QUE VOCÊ PRECISA SABER?
Colégio Sete de Setembro Faculdade Sete de Setembro
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
Enade UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
V CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
Universidade de Passo Fundo Comissão Própria de Avaliação Divisão de Avaliação Institucional Enade.
PRÓ-REITORIA COMUNITÁRIA SERVIÇO DE APOIO PEDAGÓGICO E SOCIAL (SAPES) 08 de abril de 2006 ENCONTRO DE REPRESENTANTES DE CLASSE (PRIMEIROS SEMESTRES)
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Prof. Dr. David Lopes Neto
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica COMGRAD/Mec Comissão de Graduação do Curso de Engenharia Mecânica.
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2014
UFRGS Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - Marlis Polidori 2009.
Enade Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes2009 Unioeste Pró-Reitoria de Graduação Assessoria de Legislação Educacional.
Sistemas de inscrição dos alunos regulares Para o Enade 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.
Legislação, princípios, diagnóstico e resultados.
ENADE 2010 : Cursos de Saúde ENADE 2010 : Cursos de Saúde Salvador, 23 de Fevereiro de 2010 Profª Rose Lacerda Diretora Acadêmica Profª Rose Lacerda Diretora.
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns.
Questionário do Estudante Enade
2015 ENADE. O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade.  Componente curricular obrigatório;  Aferir o desempenho dos estudantes em relação.
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Coordenação: Profª Miriam Cembranelli Aliandro Varella SCS – Shopping Venâncio 2000 – Bloco B 60 – 3º Andar CEP: Fone.
Deliberação CEE N.º 105/2011 Dispõe sobre as diretrizes para elaboração e aprovação de Plano de Curso e emissão de Parecer Técnico para cursos de Educação.
O CASO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE (UNI-RN)
AVALIAÇÃO, GESTÃO E QUALIDADE
Antes de decidir, pense no estudante. Coordenação-Geral de Regulação da Educação Superior a Distância COREAD/DIREG.
Antes de decidir, pense no estudante. Coordenação-Geral de Autorização* e Reconhecimento de Cursos de Educação Superior CGARCES/DIREG.
Assessoria de Avaliação Institucional
Marco regulatório da Educação a Distância João Roberto Moreira Alves CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho de Estudantes.
ENADE 2015 Assessoria de Avaliação Institucional.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
ENADE - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COORDENAÇÃO-GERAL DO EXAME NACIONAL.
Transcrição da apresentação:

Proenex / UEMG ENADE / 2009

SINAES Instituído pela Lei no /2004 Objetivo. Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, nos termos do art. 9, VI, VIII e IX, da LDB. LDBEN 9394/96 Art.9º A União incumbir-se-á de: IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino. § 3º As atribuições constantes do inciso IX poderão ser delegadas aos Estados e ao Distrito Federal, desde que mantenham instituições de educação superior

Avaliação do desempenho dos estudantes Objetivo: aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, suas habilidades no que se refere às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Realizada por meio da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes– ENADE.

EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES– ENADE Legislação básica: Lei n Lei no , de 14/04/04– Institui o SINAES e dá outras providências Portaria MEC nº 2.051, de 09/07/04 Regulamenta os procedimentos do SINAES; Portaria INEP nº 107, de 22/07/04 107, de 22/07/04 – Operacionaliza do Enade Portarias de diretrizes para a prova – por área avaliada. ENADE 2009: Portaria Normativa MEC nº 1, de 29/01/09 Determina as áreas e os cursos superiores de tecnologia que serão avaliados no Enade 2009 e dá outras providências.

ENADE– Principais aspectos Objetivos básicos: -Contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes; -Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; - Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; -Avaliar comparativamente a forma a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas.

Principais aspectos (cont.). Aplicado periodicamente a estudantes das áreas selecionadas a cada ano, ao final do primeiro e último período do curso, garantida uma nova aplicação em tais áreas em um prazo máximo de três anos. É admitida a utilização de procedimentos amostrais. Em 2009, o ENADE será censitário. Prova única para ingressantes e concluintes.

.. Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação. - Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação regular em relação ao ENADE, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento. -É vedada identificação nominal do resultado do estudante avaliado. - O resultado individual fornecido exclusivamente ao estudante.

ENADE– Principais aspectos (cont.). A inscrição dos estudantes habilitados ao ENADE é de responsabilidade do dirigente da IES.. A não inscrição de estudantes habilitados pela IES poderá ensejar a aplicação das sanções previstas na legislação, como, por exemplo, a suspensão temporária de abertura de processo seletivo de cursos de graduação.

Portaria Normativa MEC nº 1, de 29/01/2009 Áreas e Cursos Superiores de Tecnologia a serem avaliados em 2009: Administração Arquivologia Biblioteconomia Ciências Contábeis Ciências Econômicas Comunicação Social Design Direito Estatística Música Psicologia Relações Internacionais Secretariado Executivo Teatro Turismo Cursos Superiores de Tecnologia em: Design de Moda Gastronomia Gestão de Recursos Humanos Gestão de Turismo Gestão Financeira Marketing Processos Gerenciais.

Estudantes habilitados: Ingressantes: estudantes do final do primeiro ano que tiverem concluído até 1º de agosto de 2009, entre 7% a 22% (inclusive) da carga horária mínima do currículo do curso da IES. Ingressantes: estudantes do final do primeiro ano que tiverem concluído até 1º de agosto de 2009, entre 7% a 22% (inclusive) da carga horária mínima do currículo do curso da IES. Concluintes: estudantes do final do último ano do curso que tiverem concluído, até 1º de agosto de 2009, pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES; e Estudantes na condição de possível concluinte no ano da realização do Exame. Concluintes: estudantes do final do último ano do curso que tiverem concluído, até 1º de agosto de 2009, pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da IES; e Estudantes na condição de possível concluinte no ano da realização do Exame.

Estudantes dispensados do ENADE 2009 Estudante que colar grau até 31 de agosto de 2009; Estudante que colar grau até 31 de agosto de 2009; Estudante matriculado e cursando atividade curricular fora do Brasil, na data do Exame, em instituição conveniada com a IES de origem; Estudante matriculado e cursando atividade curricular fora do Brasil, na data do Exame, em instituição conveniada com a IES de origem; Estudante dispensado nas situações acima não deve ser inscrito pela IES. Estudante dispensado nas situações acima não deve ser inscrito pela IES.

Instrumentos de avaliação e questionários aplicados: Prova: 10 questões de Formação Geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas); 30 questões do Componente Específico da área avaliada (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas); Questionário de percepção sobre a prova; Questionário socioeconômico (Estudante): busca levantar, junto aos estudantes, informações socioeconômicas e acadêmicas. (Remetido aos estudantes antes da prova e entregue –voluntariamente -no dia do Exame). Questionário destinado ao Coordenador: busca reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso (coletado nos quinze dias subseqüentes à prova via Internet).

O ENADE é desenvolvido com o apoio técnico das Comissões Assessoras de Área, compostas por professores de IES públicas e privadas, buscando contemplar as diversas regiões do País. Elas traçam as linhas que serão seguidas na avaliação, mas não são responsáveis pela elaboração das provas.

Data e horário do Exame: 8/11/2009, 13h – horário oficial de Brasília. O Manual do ENADE 2009 definirá os procedimentos técnicos indispensáveis à operacionalização do Exame, divulgado pelo INEP em 31 de março de Instruções aos dirigentes e coordenadores sobre procedimentos de inscrição de estudantes habilitados junto ao INEP – até 29/05/2009. Definição, pelas Comissões Assessoras de Áreas, das Diretrizes para a prova – até o dia 26 de junho de 2009.

Inscrições: Período: 1º a 19/06/2009: apenas estudantes irregulares de anos anteriores; Parecer 781/2004 do CEE/MG “... nenhuma Instituição de Ensino Superior, legitimamente integrada no Sistema Estadual de Educação, está obrigada ao cadastramento previsto e definido, quer pela Lei nº de 14 de maio de 2004 (SINAES), quer pela Portaria nº de 13 de maio de 2004 (CONAES)”.. Período: 29/06 a 31/08/2009: apenas estudantes regulares de 2009; Processamento: exclusivamente por meio da página da Internet

Alteração de localidade de prova Para estudantes em desenvolvimento de estágio curricular fora da sede do curso ou estudantes de curso de educação a distância (responsabilidade da IES). Para estudantes em desenvolvimento de estágio curricular fora da sede do curso ou estudantes de curso de educação a distância (responsabilidade da IES). Período: 1º a 10/09/ por meio da página da Internet Período: 1º a 10/09/ por meio da página da Internet Divulgação dos locais de provas – até o dia 26 de outubro de 2009 Divulgação dos locais de provas – até o dia 26 de outubro de 2009