Ferramentas da Qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA (Caderno de Metodologia da Unisul)
Advertisements

DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS
BENCHMARKING.
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Técnicas e métodos de observação em Psicologia
FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO
Amintas engenharia.
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
O Ciclo PDCA Método de gestão, uma forma de trabalho, que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas e dos meios e ações.
CONCEITOS ELEMENTARES
PROJETO DE PESQUISA.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Metodologia Científica
Projeto 1 Introdução 1.1 Tema 1.2 Problemática 1.3 Hipóteses
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
Pesquisa HOSS, Osni.
Engenharia de Software
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Gestão da Manutenção 7 -Técnicas Preditivas.
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
Auditoria da Qualidade
Avaliação Psicológica
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
BENCHMARKING.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Análise de Modo e Efeitos de Falha Potencial
Métodos Quantitativos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
Planejamento de estratégias:
PESQUISA Pesquisar é reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma pergunta e assim chegar à solução de um problema.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
1 - Introdução à Modelagem Matemática
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Professora Michelle Luz
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
Ferramentas apresentadas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
TEMA E PROBLEMA.
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
CUSTOS: DEFINIÇÕES BÁSICAS
Abordagem Sociotécnica
As Etapas da Pesquisa - TCC
Abordagem Sistemática Guilherme Amaral Avelino Avaliação e Controle de Sistemas de Informação.
O que é Técnica e o que é Pesquisa?
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Professora Michelle Luz
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
Sistema de Informações Gerenciais
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
Prof.ª Kelly Patrícia Dias
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Ferramentas da Qualidade
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 3 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site:
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
CMMI Capability Maturity Model Integration
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Transcrição da apresentação:

Ferramentas da Qualidade Coleta de Dados e Estratificação

COLETA DE DADOS • Processo que permite a obtenção de dados que, através de uma metodologia de análise específica, fornecem bases factuais/ evidências concretas para a tomada de decisão.

COLETA DE DADOS • Quando se realiza uma coleta de dados confiáveis, capazes de serem traduzidos em informações relevantes, tem-se a oportunidade de olhar a situação em análise com maior profundidade e realismo. Desaparece toda e qualquer suposição baseada em princípios desconhecidos, ou mesmo duvidosos. O “eu acho que…” não tem vez quando o assunto é qualidade. • Para que se planeje o processo de coleta de dados e seja possível elaborar uma folha de verificação apropriada, é preciso compreender os princípios básicos da geração de informações.

COLETA DE DADOS A Dinâmica da Coleta de Dados 1.) Determine quais são as necessidades de informações 5.) Avalie as informações 2.) Formule as questões que A Dinâmica da Coleta de Dados obtidas e estabeleça as traduzem de forma clara e conclusões e próximas ações explícita o que se deseja obter 3.) Organize a coleta de dados 4.) Realize a coleta de dados e para obter as respostas às compartilhe os resultados com perguntas formuladas todos os envolvidos

COLETA DE DADOS • Para conduzir com êxito a coleta de dados é preciso, portanto: Definir o Objetivo da coleta de dados Formular as Perguntas Definir a Quantidade e o Tamanho da Amostra de dados Definir os Pontos para coleta dos dados Elaborar o Demonstrativo e suas instruções para o registro da coleta de dados Determinar a Freqüência para coleta de dados Definir a Responsabilidade pela coleta de dados e Treinar os Responsáveis Conduzir a coleta de dados

ESTRATIFICAÇÃO • Processo que permite separar, criteriosamente, o conjunto de dados em categorias ou grupos mais específicos, fornecendo condições para uma análise mais detalhada e pormenorizada dos vários aspectos ou variáveis relacionados a uma situação. • Estratificar significa desdobrar, classificar, organizar os dados em categorias ou grupos que representem fatores críticos para a compreensão e interpretação da situação em estudo.

ESTRATIFICAÇÃO • Destacam-se como fatores típicos de estratificação: TEMPO: Agregação por períodos de tempo (turno, dia, mês,...) OPERADOR: Agregação segundo idade, experiência, sexo. MÁQUINA E TECNOLOGIA: Modelo, tipo, anos de utilização. PROCESSO E MÉTODO: Condições de operação (temperatura, pressão, velocidade, método de trabalho) MATERIAL: Fornecedor, composição, lote. MÉTODO DE MEDIÇÃO: Instrumento de medição, inspetor.

COLETA DE DADOS e ESTRATIFICAÇÃO • A riqueza das informações apresentadas em um Quadro Demonstrativo e das análises decorrentes de sua interpretação são influenciadas de forma muito significativa pela qualidade do processo de coleta de dados e estratificação. Daí a necessidade de se trabalhar adequadamente na geração da “matéria-prima” que irá alimentar todo o processo de análise e solução de problemas.

COLETA DE DADO e ESTRATIFICAÇÃO • Uma Coleta de Dados não Estratificada de maneira adequada pode conduzir à construção de um quadro distorcido da situação real, gerando interpretações inadequadas e disparando ações incoerentes.

COLETA DE DADOS e ESTRATIFICAÇÃO • A Coleta de Dados Estratificada corresponde à montagem de um quebra-cabeças : é possível retratar de maneira bastante evidente qual a contribuição de cada uma das partes na composição do quadro da situação real.