Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Introdução O que é um sistema de controlo? Definição Controlo de posição de um elevador Controlo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Instrumentação de Sistemas - INS
Advertisements

Sistemas Realimentados
Controle Digital Prof. Cesar da Costa 1.a Aula – Variável de Processo.
Controle Digital - CDG Prof. Cesar da Costa
Controle Digital - CDG Prof. Cesar da Costa
Controle de Processos por Computador
Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário. 5. 4
Análise de Resposta Transitória e de Regime Estacionário. 5. 8
RECURSOS HUMANOS SELECCÇÃO.
Sistemas Realimentados
Sistemas Realimentados Introdução
1.a. FUNÇÃO DE TRANSFERÊNCIA
1. RESPOSTA DE UM SISTEMA SISTEMAS II SISTEMA RESPOSTA TOTAL =
1.1. CONTROLADOR DIGITAL CONCEITO: sistema de dados amostrados, implementado por um hardware que executa uma lei de controle. LEI DE CONTROLE: programa.
1. CONTROLE DE PROCESSO SISTEMAS I
1. SISTEMAS LINEARES E NÃO-LINEARES
CAPÍTULO 2 1. Introdução 2. Sistemas mecânicos passivos
CAPÍTULO Equações dinâmicas de um robô
Controle de processos Apontamentos de aula 2.
Maria Isabel Ribeiro António Pascoal
SELEÇÃO DA BOMBA HIDRÁULICA DE FLUXO
Cap 6 – Efeitos da Realimentação e Erros em Regime Permanente
Métodos Experimentais
Características de sistemas de controle
Realimentação de estados Estimadores de estados (C. T
Validade de aproximação de Segunda Ordem
Dilatação Térmica Material didático informativo sobre Metrologia 3D
Introdução aos Sistemas de Controle – Controle de Malha Aberta
Instrumentação 5ª. aula.
Sistemas de Controlo: Realimentação
AT: Esquemas especiais de controle
Aula teórica 7: Realimentação de Sistemas
Aula 7 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 6 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Modelagem de Sistemas Dinâmicos
Introdução e conceitos fundamentais de sistemas multivariaveis.
Introdução aos Sistemas de Controle
Projecto de Controladores
Análise da resposta em freqüência FONTE: bode(50,[ ]) 50
Aula 11 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 14 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Conceitos Básicos de Automação
Aula 5 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 12 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Aula 8 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
SISTEMAS DE CONTROLE Definição:
Aula Teorica 5: Resposta dinâmica dos Sistemas Lineares
Aula 9 Disciplina: Sistemas de Controle 1 - ET76H
Compensadores PID R(s) E(s) U(s) Y(s) Controle proporcional:
Modelo básico de um amplificador FONTE: deas. harvard
Conteudo: Sistemas com resposta inversa
Controle Digital Prof. Flávio Vidal, MSc..
Controle Automático I Docentes Eng. Suzauddin M. Mendes Aulas teóricas
CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Compensador em atraso FONTE: control. utoronto
Projeto de sistemas de controle pelo Método do Lugar das Raízes
Introdução à disciplina
Sistema de controle com compensação em retroação
Professora Michelle Luz
Testes (verificação e validação)
Controle de Freqüência - Aspectos Gerais
Root-Locus Introdução Regras para construção do root-locus para
Germano Maioli Penello
Sistemas de Controle III N8SC3
Critério de Nyquist Introdução Método de Nyquist
Prof. Dr. Mário Luiz Tronco
Sistemas Digitais Licenciatura em Eng. Informática Copyright © ESTGP 2011 Powered by Sérgio Correia.
Controle de Sistemas Dinâmicos Sistemas de Controle - Implementação analógica Fevereiro Departamento de Eletrotécnica MA9 - Análise pelo método.
Adolfo Fernandes Herbster Universidade Paulista
Introdução O que é um sistema de controlo?
Transcrição da apresentação:

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Introdução O que é um sistema de controlo? Definição Controlo de posição de um elevador Controlo de temperatura com operador humano Controlo em malha fechada Sistemas de controlo em cadeia fechada Objectivos do controlo Diagrama de blocos Fases no projecto de controlo

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie O que é um sistemas de controlo? Um conjunto de sub-sistemas (dispositivos electrónicos, sistemas de computação, actuadores, etc) e um processo (instalação) que interactuam de modo a levar a saída desse processo a exibir um comportamento desejado. Sistema de controlo Entrada: estimulo Resposta desejada Resposta efectiva Saída: resposta

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie O que é um sistemas de controlo? Sistema de controlo Entrada: estimulo Resposta desejada Resposta efectiva Saída: resposta Controlo de posição de um elevador Resposta desejada – indicação do piso para onde se pretende ir Resposta efectiva – variação da altura do elevador com o tempo Requisitos: Pretende-se que não haja desnivelamento final Quando o elevador pára, não deve ficar a oscilar em torno da posição final O comportamento deve ser independente da carga A movimentação do elevador deve fazer-se sem solavancos

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Objectivo: manter a água quente a uma dada temperatura olhos – sistema medidor do erro cérebro – controlador – decide a acção a tomar músculos – actuador – executa a acção Termómetro: mede a temperatura da água (sinal de saída) Controlo de temperatura com operador humano O que é um sistemas de controlo? Controlador: homem

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Duas atitudes possíveis: 1)A válvula é fixada definitivamente na posição em que num dado momento corresponde ao valor desejado para a temperatura da água. controlo em malha aberta PROCESSO temperatura desejada temperatura efectiva sinal de comando perturbação No controlo em malha aberta, o sinal de saída não influencia o sinal de comando. Face a perturbações externas ou variações de parâmetros o sistema não tem possibilidade de se auto-corrigir. O que é um sistemas de controlo?

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie 2)O operador humano tenta permanentemente manter a temperatura da água próxima do valor desejado observando o termómetro e abrindo mais ou menos a válvula do vapor No controlo em malha fechada, o sinal de saída influencia o sinal de comando. A realimentação corrige o sinal de comando de uma forma que se pretenderá conveniente. O que é um sistemas de controlo? temperatura desejada temperatura efectiva sinal de comando PROCESSO perturbação controlo em malha fechada

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Mas, suponhamos que: 1)O operador humano abria ou fechava exageradamente a válvula ao detectar pequenos desvios da temperatura 2)A válvula do comando do fluxo de vapor se encontra muito distante do reservatório pelo que uma variação do fluxo de vapor ao nível da válvula manifestar-se-ia no reservatório com um atraso considerável A temperatura da água poderá apresentar oscilações eventualmente de amplitude crescente O que é um sistemas de controlo?

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Torna o sistema menos sensivel aos efeitos de perturbações externas ou de variação de parâmetros; Pode originar instabilidade associada a elevados ganhos e/ou atrasos; Controlo em malha fechada A introdução de realimentação No entanto, a realimentação pode também estabilizar um sistema que em cadeia aberta seria instável.

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Modificar o comportamento do sistema (processo) de modo a que o desempenho do sistema satisfaça determinadas especificações Fazer com que a saída do sistema (processo) siga uma entrada de referência Simultaneamente, garantir que o sistema controlado  é estável  tem boa rejeição de perturbações  responde rapidamente a alterações na entrada de referência Objectivos do controlo Sistemas de Controlo em Cadeia Fechada

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Sistemas de Controlo em Cadeia Fechada Diagrama de blocos

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Sistemas de Controlo em Cadeia Fechada Fases do projecto de controlo sistema físico modelação matemática A partir de considerações de ordem física, e de um conjunto adequado de hipóteses simplificativas, encontrar um modelo matemático que descreva os aspectos essenciais do comportamento do processo. Para ser útil, o modelo matemático não pode ser demasiado complicado nem demasiado simplificado. As previsões sobre o comportamento do sistema obtidas a partir do modelo matemático devem ser razoavelmente precisas.

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Sistemas de Controlo em Cadeia Fechada Fases do projecto de controlo sistema físico modelação matemática análise Estudar o comportamento do sistema físico através do modelo matemático que, dentro de certas limitações, o descreve. Uma vez derivado um modelo matemático do sistema completo, o modo como a análise é desenvolvida é independente da natureza física do processo.

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Sistemas de Controlo em Cadeia Fechada Fases do projecto de controlo sistema físico modelação matemática análise síntese/projecto Com base no modelo matemático determinado, obter controladores que façam com que o comportamento do sistema em cadeia fechada satisfaça determinadas especificações.

Introdução Fundamentos de Controlo DEEC/ISTIsabel Lourtie Sistemas de Controlo em Cadeia Fechada Fases do projecto de controlo Síntese/projecto teste/simulação O comportamento do modelo matemático do sistema em cadeia fechada é simulado com diversos sinais de teste e perturbações. O projecto do controlador terá de ser afinado até que o comportamento do modelo do sistema em cadeia fechada satisfaça todas as especificações. protótipo Construção, teste e afinação de um protótipo (sistema físico) até que o comportamento do sistema seja completamente satisfatório.