Sócrates “Só sei que nada sei”.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O pensamento socrático
Advertisements

As origens da Filosofia Carla G Meassi
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande Do Sul Sócrates Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese Fernanda Erthal Seibert.
Sofistas Sócrates Platão Aristóteles.
Filosofia Espírita (Org. por Sérgio Biagi Gregório)
Ética - Visão Histórica
Filósofos Clássicos: Sócrates, Platão e Aristóteles
Professor Marcelo Rocha Contin
- EDUCAR -.
DO MITO À RAZÃO: A FILOSOFIA CLÁSSICA
Julgamento de Sócrates.
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
Sofistas Sec. V a.c. O foco de suas atividades passa a ser o próprio homem e a sociedade. O termo sofista significa sábio, mas com o decorrer do tempo,
Casar é como ir a um restaurante com as amigas:
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
- Educar -.
MITO O mito é uma forma de narrativa que não explica racionalmente a origem das coisas e a realidade, pois utiliza lendas e histórias sagradas para interpretá-las.
Educar.
APREDENDO A ORAR.
Por: Gusttav, Larissa, Lucas e Rauan
Revisão para Avaliação I
O CASAMENTO Você tem duas opções na vida: permanecer solteiro
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
O Triplo Filtro.
Platão e o mundo das Ideias
Filosofia, retórica e democracia
Os pilares do conhecimento Ocidental Sócrates, Platão e Aristóteles
Platão e o mundo das Ideias
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
O poder das perguntas O que é?
O QUE É FILOSOFIA ?.
Sócrates, Platão e aristóteles
Quem é Jesus Cristo? Lucas 9:
PLATÃO.
– Educar – Rubens Alves.
NASCIMENTO DA FILOSOFIA
Filosofia Grega: Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles
O Divisor de águas na filosofia grega. Douglas Fernando Blanco
Filosofia da Grécia Aline Fernandes; Bruna Santos; Cássia Fernanda;
As três Peneiras de Sócrates
Uma nova Filosofia Sócrates (469 a.C a.C.).
Prof. Ricardo Filosofia
Platão.
Teoria do conhecimento: Aristóteles
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Sócrates: o patrono da filosofia
Alicerces da filosofia ocidental
- Educar - “Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que.
Textos e citações do Rubem Alves
Diálogo crítico A filosofia de Sócrates era desenvolvida mediante o diálogo crítico (ou dialética) com seus interlocutores. Este diálogo pode ser dividido.
SÓCRATES 469 – 399 a.C..
PERÍODO SOCRÁTICO >Os sofistas inauguram o período socrático.
FILOSOFIA.
Sócrates A dialética.
Platão e o Mito da Caverna
O conhecimento na antiguidade
Antiguidade grega e romana
Filósofos Clássicos: Sócrates, Platão e Aristóteles
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Das aparências ao mundo das idéias.
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

Sócrates “Só sei que nada sei”

Biografia Sócrates viveu em Atenas por volta de 469 a 399a.C. Filho de uma parteira e um escultor. Conviveu com intelectuais, artistas, aristocratas e políticos. Por volta dos 38 anos, passou a percorrer as ruas, praças e ginásios e dialogar com as pessoas que se dispusessem a procurar a verdade e o bem. Sócrates foi acusado de desrespeitar os deuses do Estado e de corromper os jovens. Foi julgado e condenado à morte por envenenamento (cicuta). Ele se recusou a fugir ou a renegar suas práticas para salvar a vida. Enfrentou a morte rodeado por seus amigos, em 399 a.C. Biografia

Contexto histórico Atenas: capital da democracia e do saber Democracia ateniense - restrita aos cidadãos livres (homens, maiores de 21 anos) deixando de fora, mulheres, estrangeiros e escravos.  Filosofia antes de Sócrates: Pré-socráticos = filósofos da natureza. Preocupavam-se com a physis (fenômenos naturais) e a arché. Filosofia a partir de Sócrates: Mudança de foco = questões existenciais e humanas. Levar as pessoas ao autoconhecimento, sabedoria e busca pela verdade e pelo bem. Contexto histórico

Sofistas: educadores profissionais (cobravam para ensinar), igualmente se voltavam para o homem, mas com objetivo de formar as elites dirigentes. Preocupavam-se em ensinar um saber enciclopédico e desenvolver a retórica e persuasão. A eloqüência era a principal habilidade esperada de um político para os debates e discussões nas ágoras.  Sócrates criticava os sofistas, que exerciam seu ofício pelo dinheiro e não buscavam a verdade e os valores essenciais, mas sim um método de ilusão pelo poder. Sofistas

“Mas nunca fui mestre de ninguém: se, pois, alguém se mostrou desejoso da minha presença quando eu falava, e acudiam à minha procura jovens e velhos, nunca me recusei a ninguém. Nunca, ao menos, falei de dinheiro; mas igualmente me presto a me interrogar os ricos e os pobres, quando alguém, respondendo, quer ouvir o que digo. e se algum deles se torna melhor, ou não se torna, não posso ser responsável, pois que não prometi, nem dei, nesse sentido, nenhum ensinamento. E, se alguém afirmar que aprendeu ou ouviu de mim, em particular, qualquer coisa de diverso do que disse a todos os outros, sabei bem que não diz a verdade.” (PLATÂO) Apologia de Sócrates

“Só sei que nada sei”: Humildade e o desejo de saber sempre mais “Só sei que nada sei”: Humildade e o desejo de saber sempre mais. Não existem verdades absolutas. “Uma vida não refletida, não merece ser vivida”: importância da reflexão, da busca pelo autoconhecimento e pela verdade. Sair da opinião (senso comum) em busca da verdade, pelo diálogo. Pensamentos

Método Exortação: Convidar a pessoa a participar de um debate; Indagação:Ouvir a opinião da pessoa, partindo do senso comum, do que ela acha que sabe sobre o tema. Ironia: Perguntar, fingindo ignorar o tema. Levar o outro a pensar. Maiêutica: Parto de ideias: criar as suas próprias ideias. Diálogo: fazer perguntas sobre algo e mostrar as contradições na fala do outro e a ignorância sobre o assunto. Método

"parto das idéias (expresso pela palavra maiêutica), momento de reconstrução do conceito, em que o próprio interlocutor ia polindo as noções até chegar ao conceito verdadeiro por aproximações sucessivas. O processo de formar o indivíduo para ser cidadão e sábio devia começar pela educação do corpo, que permite controlar o físico”. (NOVA ESCOLA) MAIÊUTICA

Platão foi o principal discípulo de Sócrates Platão foi o principal discípulo de Sócrates. Foi ele quem registrou algumas falas do mestre nas obras: “O banquete” “A república” “Apologia de Sócrates”. Sócrates não deixou nada escrito, porque valorizava o contato com as pessoas, o diálogo. Andava pelas ruas, praças e ginásios convidando as pessoas (desde mendigos a aristocratas) a diálogo e não se preocupou em escrever suas ideias. Discípulo

Bibliografia Chalita, G. Vivendo a Filosofia. São Paulo: Ática, 2007. PLATÃO. Apologia de Sócrates. Disponível em: http://www.revistaliteraria.com.br/plataoapol ogia.pdf Revista Escola Nova: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/m estre-busca-verdade-423245.shtml?page=2 Bibliografia